24 de fevereiro de 2017

Manipulando o Mode 07 em Final Fantasy VI

Mode 07, um conceito de processamento gráfico criado há muito tempo pela Big-N e que fez um grande diferencial para o seu console de 16 Bits, o Super Nintendo. Para quem não conhece, o Mode 07 permitia manipular uma textura de modo a dimensionar e até rotacionar os ambientes em seus jogos, dando assim uma perspectiva de profundidade num cenário originalmente projetado numa superfície 2D. Vários jogos fizeram bom uso desse sistema como Pilotwings, F-Zero, Contra III: The Alien Wars (fase 2), Demon's Crest, Super Castlevania IV, Secret of Mana, Super Mario Kart, Terranigma, Chrono Trigger, Mega Man 7 (nos créditos), Tiny Toon Adventures, Axelay dentre outros, o projeto de Hardware do console era tão inteligente que nem parecia ser de 16Bits, mas sim 18. Todavia, reservei o dia de hoje somente para falar de uma bizarra experiência sobre Mode 07 realizada em Final Fantasy VI.

Há muito tempo enquanto eu ainda estudava os códigos de programação dos jogos de Super Nintendo, resolvi realizar uma série de experiências em Final Fantasy 6 que resultaram em alguns efeitos estranhos que me chamaram muito a atenção. Passei a manipular os valores de zoom e inclinação que demonstram muito bem o conceito de Mode 07 e Zoom. Conforme demonstrado no vídeo, fiz uns testes de Zoom e o Mode 07 ampliando ao ponto dos pixels ficarem enormes. Reparem como temos a impressão de que há um diferencial na velocidade de deslocamento da personagem devido a. Quando afastamos mais o zoom, reduz o impacto do pixelado dando a impressão de que o jogo parece bem mais coerente quanto as dimensões do mundo real em relação ao tamanho da personagem. Em contra partida, não temos boa visibilidade sobre onde estamos indo. O ultimo valor de Zoom é na verdade um afastamento de câmera, dá a impressão de uma vista aérea como se filmasse algum gigante caminhando pelos campos do World of Balance.
No vídeo também fiz uma comparação com e sem efeito Mode 07 para que pudéssemos observar a pureza dos gráficos sem o efeito de inclinação. Ao aloprarmos no valor do Mode 07, podemos avistar o horizonte bem mais ao longe. Você já tinha ouvido falar nesse efeito? Quais jogos você conhece que se utilizam destes recursos? Deixem a resposta aí nos comentários! Até a próxima, Vida Longa e Próspera!
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