Apesar do cenário da emulação de
videogames estar bastante avançado, com
muita variedade, filtros gráficos e cada vez mais perto da geração atual dos
consoles, nada é melhor que um bom e velho console para curtir um bom e
velho jogo que marcou a infância. Pode parecer besteira, mas entre esse
tipo de jogador mais apaixonado é unânime
a preferência por jogar em um hardware original, com um controle
original do que por emulação. Porém, essa preferência costuma ficar caro diante
dos preços abusivos de vendedores de SNES amarelos “raríssimos” do Mercado Livre brasileiro... e o pior não é
nem isso. No mesmo nível desses consoles, os jogos costumam estar supervalorizados também, tornando a missão de ter um boa coleção de jogos
preferidos muito difícil para o jogador e principalmente para suas carteiras.
O que é um Flashcart?
Visando contornar esse problema e
outros, como jogar versões modificadas de jogos, traduções não oficiais e
homebrews nos próprios consoles , foi criado o “flashcard”/“flashcart” ou mais
conhecido aqui como “Everdrive”. Esse hardware nada mais é que um cartucho de
videogame comum mas com entrada para cartão de memória SD ou micro SD. No
cartão é possível inserir qualquer jogo e quantos jogos quiser para o console
específico.
Ao ligar o console com este cartucho,
aparecerá uma lista de todas as ROMs contidas no cartão de memória e ao
selecionar o jogo, o hardware copia a própria ROM para uma memória flash do
cartucho, fazendo com que o console leia o conteúdo como se fosse no cartucho
comum.
Mega Everdrive X3
- ROMs de no máximo 8Mbytes (pode limitar algumas romhacks muito grandes);
- Não possui hardware para chaveamento de região (incompatibilidade de região jogos x console);
- Não possui o botão de pause para Master System;
- Os saves só ficam gravados após um “reset” no console (se desligar direto perde tudo);
- Não conta com opção de save-state;
- Não possui porta micro USB para desenvolvimento e programação de ROMs;
- A velocidade de leitura é menor comparado à versão mais completa do cartucho.
Este cartucho é ideal para quem não
quer gastar muito dinheiro em um flashcart e não se importa com velocidade de
carregamento da ROM. Costumo comparar à uma versão 1.0 seco de automóvel, onde
te leva a qualquer lugar assim como os outros, porém sem conforto de ar
condicionado, direção hidráulica e câmbio automático. Entretanto, apesar dessas
limitações, os cartuchos do Krikzz costumam ter uma ótima compatibilidade de
jogos igual aos dos seus irmãos maiores e o problema de região do jogo pode ser
contornado pela manipulação da ROM no PC, trocando sua região, ou procurar ROMs
alternativas já modificadas. Seu preço é de $49,00 dólares (ref. Mar/2017) e pode ser encontrado à venda no próprio site
do fabricante http://krikzz.com/store/
Mega Everdrive X5
- Serve como expansão de memória para o Sega/Mega CD;
- Possui o botão de pause do Master System no próprio cartucho;
- Possui suporte à cheats Game Genie e Play-Action Replay;
- Salva o jogo sem necessidade de resetar o console;
- Possui hardware de chaveamento automático de região;
- Carrega a ROM mais rápido que o X3 (em torno de 2 a 4 segundos).
Sua
compatibilidade é a mesma e com o mesmo tamanho de ROM (8MB). Funcionalmente, o
seu diferencial é justamente a adição dos cheats para os jogos, o botão de pause do Master e
expansão de memória para o SEGA CD, de resto é somente mais comodidade e
rapidez. Seu preço é de $89,00 dólares (ref. Mar/2017) no http://krikzz.com/store/
Mega Everdrive X7
O X7 é a “Ferrari” dos cartuchos para o Mega Drive. Possui todas características do anterior
porém com muito mais extras e com hardware bem superior:
- Tamanho suportado da ROM dobra, passando para 16MB;
- Maior quantidade de memória RAM (256KB);
- Leitura do cartão SD quase 3x mais rápido;
- Opção de save-state;
- Possibilidade de inserir BIOS de Sega/Mega CD;
- Opção de captura de tela;
- Menu do cartucho in-game (não precisa sair do jogo para acessar o menu do cartucho ou trocar de jogo);
Na prática, é uma opção interessante
para os amantes de romhacking e programação, pois consegue manipular a EPROM e
seu hardware tem praticamente o dobro de recursos , não apresentando problemas com jogos modificados
muito grande e lentidão. É o único que consegue rodar o jogo “Pier Solar” e vem
dentro da capinha personalizada dele. Porém, esse poderio todo tem um preço
salgado, seu preço é $166,00 dólares (mais de 3x o valor do X3) no http://krikzz.com/store/
Everdrive MD V.3
- Possui hardware de chaveamento de região automática;
- Salva o jogo sem necessidade de resetar o console;
- Possui suporte à cheats Game Genie e Play-Action Replay;
- Possibilidade de inserir BIOS de Sega/Mega CD;
Entretanto
por ser mais antigo, possui um hardware mais modesto, onde o tempo de
carregamento de ROM é bem grande (pode chegar mais de 30s). Além disso, o
processo de regravação da ROM na Flash é “limitado” (em torno de 100000 vezes),
ou seja, possui vida-útil (longa mas possui). Seu preço médio também fica entre
o X3 e X5 (ou até mais barato) e não está mais disponível na loja do Krikzz,
mas é encontrado facilmente por lojas afora. Ex: https://shop.retrogate.com/everdrive/everdrive-md-buy
NEO Myth MD 3 in 1
Dificilmente
é encontrado e costuma ser caro (entre $150 e $200 dólares), está na lista por
ser o único (até o momento) que conta com o chip YM2413, permitindo a
funcionalidade de som FM do Master System.
"Xing-Lings"
- Instabilidade nos jogos (travamento e slowdowns);
- Perda de saves;
- Pior qualidade de material, componente e montagem;
- Vida útil mais curta;
- Mais lento;
- Sem suporte à atualizações de Firmware e Software;
- Pode não funcionar em clones de Mega Drive;
- Chance de “brickar“ o próprio cartucho;
Tirando alguns desses
problemas que podem ou não ocorrer (de fato há relatos de cartuchos chineses
que morreram cedo e problemáticos e outros funcionando ainda por bastante tempo),
é a melhor opção para quem quer gastar menos ainda com flashcarts do Mega
Drive. Custa em torno de $29,00 dólares e pode ser encontrado em sites de
importação da China e Ebay.
Considerações Finais
Vale lembrar que todos esses cartuchos
(menos os chineses) contam com atualizações de software e firmware, contém
manual de instruções e sob hipótese alguma conseguem rodar o Virtua Racing por
este possuir um chip especial SVP não presentes nestes cartuchos. Para as ROMs
de 32X necessitam que o módulo 32X esteja instalado no console.
Já para outras plataformas, também existem seus respectivos Everdrives. Existem para: Super Nintendo, Nintendo 64, Game Boy, Nintendinho, Turbo Grafx, e recentemente um para NeoGeo.
Já para outras plataformas, também existem seus respectivos Everdrives. Existem para: Super Nintendo, Nintendo 64, Game Boy, Nintendinho, Turbo Grafx, e recentemente um para NeoGeo.
Não entrei em detalhes mais técnicos,
por não ser o objetivo do artigo. O objetivo é apenas apresentar e informar as funcionalidades
de cada cartucho mais úteis para a maioria dos jogadores.
Conclusão
Por possuir flashcarts para todos os gostos e bolsos, são opções bastantes interessantes para os apreciadores do Mega Drive. Mesmo jogadores mais puristas e colecionadores costumam possuir um pelo menos para testar, de forma plena, as milhares romhacks / homebrews espalhadas pela Internet e de comunidades especializadas. Já para jogadores sem essa ambição de colecionar, por um custo único, é possível ter toda a "biblioteca" do Mega Drive e Master System em um único cartucho para curtir sozinho ou relembrar os jogos preferidos com o amigo no segundo controle.
Poxa, bacana demais o post!
ResponderExcluirLegal que explicou a diferença, linkou e tudo mais. Pessoal costuma correr para os clones chineses e depois se arrependem, espero que este guia ajude todo mundo a não cair nessa ou pelo menos fazer de forma consciente.
Parabéns pelo texto!
Bacana.! Everdrive é a salvação, quanto ao tempo de vida útil, espero que o meu dure bastante, ele é um ''China Version'' e até então tem funcionado tranquilamente. Os slowdowns que tem, e sim, em alguns jogos, são dos próprios jogos do Mega em si, ou Mega Drive não tem slowdowns em seus jogos? Claro que tem.
ResponderExcluirVida longa a retro jogatina!
O que não faltavam era slows quando a tela enchia de coisas. Eu joguei muito "Sonic Jam" no Saturn nos anos 90 e, encostar num espinho carregando 200 anéis era tranquilo, mas no Mega que eu tinha antes... era dureza. kk
ExcluirAgora me dei o modelo "relançado" da Tectoy pela nostalgia (Mega2017) e, mesmo com as melhorias do Neto na ROM do sistema, é voltar aos meus tempos de moleque toda vez que faço um pulo errado no Sonic ou quando sou bombardeado de inimigos no SoR - talvez até um pouco mais pela diferença no HW; jogando Outrun mesmo dá pra sentir a música "desafinar" nos trechos mais complexos com curvas, tráfego e obstáculos. Como OR foi um dos jogos que eu só conheci pelo SEGA Ages também no Saturn, então esse não sei dizer se é normal, mas os outros dois acredito que mencionei acredito que tenham dado uma agravada, mas nada que anule a sensação de jogar no Mega que ainda é bem mais precisa do que emular no PC ou em qualquer pacote oficial ou easter egg de jogo que a SEGA lançou pra outros consoles de 2000 pra cá.
PS: Sem favoritismos aqui, mas verdade seja dita: o Super Nintendo era pior com os slowdowns.
Joguei jogos de master system no everdrive, porém, meu controle não voltou para a configuração de mega drive( ficou como master) Como eu faço para resetar o controle?? Eu não consigo entrar nos jogos com ele, pois o A e o Start não funcionam no master...eu consigo entrar usando um controle meio ruim que tenho, mas não sei como fazer ele voltar! Ajuda!
ResponderExcluirVocÊ tem ou sabe onde fazer o download do firmware do Everdrive MD V2 xingling?
ResponderExcluirA firmware krikz do everdrive MD v2, a Os v36 funciona normalmente. Mas atualiza pelo recovery do flashcard
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