31 de julho de 2015

“What the puck, man!?”

Onde se originam as grandes ideias e quantas delas se tornam marcos na história da humanidade ao ponto de influenciar a vida de milhares de pessoas? Claro que por este se tratar de um site de games, eu não poderia falar sobre Motores à vapor, Automóveis, Transistores ou a invenção do Plástico bolhas, que foram criações maravilhosas, mas terei de me restringir somente a games que também é algo maravilhoso. Hoje estarei trazendo à vocês um especial sobre Pac-Man, com curiosidades, fatos e mitos. Por exemplo, reza a lenda que durante um jantar ocorrido antes mesmo de eu completar 1 ano de idade, um jovem designer chamado Tōru Iwatani (岩谷 徹,) teve a brilhante ideia de criar um personagem de aparência simples baseado na forma resultante de uma pizza faltando apenas uma fatia, o que lembrava um ser circular com a boca aberta. Todavia, será esta uma inverdade? Continuem lendo para saberem mais sobre isso e muitas outras curiosidades referentes a Pac-Man.


Wak! Wak! Wak!

:V :| :V :| :V :| :V :|

29 de julho de 2015

Arte inGame - Phantasy Star III e suas técnicas

Oi pessoal!

A postagem de hoje é bem simples. Vou apenas comentar um pequeno assunto que é pertinente a toda obra de arte que passe por alguma tradução: a adaptação.

É bem verdade que Phantasy Star III pode suscitar os mais diferentes tipos de postagem. Não apenas a saga que podem acompanhar do Velberan com ele, como também as postagens do Yoz aqui mesmo no Desconstrutor, no Blog de Algol, por exemplo. E isso sem contar minha saga com ele que redigi de forma narrativa encerrando com análises e resenhas de vários elementos dele quando era colunista do Gagá Games.

Planejo falar dele em outras oportunidades desconstruindo alguns de seus elementos estéticos interessantes, mas desta vez focarei somente em uma pequena adaptação feita pela Sega of America para alguns termos do jogo original japonês. São elementos "inofensivos" até, mas explicarei a razão das aspas posteriormente.





27 de julho de 2015

Nintendo a Fabricante de Armas de Brinquedo

A Nintendo é conhecida pelos Ocidentais pelo seu conservadorismo e por ser uma das grandes empresas de games, mas poucos sabem que ela antes era uma fabricante de brinquedos e que no Japão na década de 70 a Nintendo tinha uma linha de armas de brinquedo.

24 de julho de 2015

Phantasy Star III EP.03 - O Príncipe dos Layan PT-BR

Como é possível NÃO nos recordarmos qual foi a ultima vez que fizemos algo, mas conseguimos lembrar qual foi a primeira? Assim foi com os jogos da série Phantasy Star, e no caso de Phantasy Star III, lembro que bati o olho nele pela primeira vez numa locadora chamada Dimensão que ficava no centro da cidade num lugar chamado New Shoping. Hoje estarei comentando o terceiro vídeo do GamePlay do Velberan a qual você assiste logo a segui: 



Mais adiante, no momento certo, mostrarei a arte do Sotério Salles.

22 de julho de 2015

Desafiando o invencível


Alguns dos mais curiosos e atentos gamers do mundo já devem saber da existência da fase de numero 256 de Pac-Man (Falarei melhor sobre isso numa postagem futura). Bem, 35 anos depois, heis que os maiores campeões de PAC-Man irão tentar o desafio de vencer essa fase (Será que descobriram um modo? Será ao menos que vão chegar lá), assistam ao vídeo do evento:

20 de julho de 2015

Phantasy Star III EP.02 - Os Guardiões dos Orakios PT-BR

Amigos de verdade nos acompanham em nossa jornada independente do que estivermos enfrentando e do tempo que dura essa luta, ainda mais se esses amigos forem ciborgues. :-) Para aqueles que acompanharam o POST ANTERIOR paramos logo após pegarmos a pedra de safira na ilha ao sul de Yaata. Vamos continuar a nossa aventura? Acompanhem junto com o vídeo a seguir:


18 de julho de 2015

Unreal Engine 4 [4.8.1] Sonic The Hedgehog e Mario / Kite Demo

Quando o personagem Sonic the Hedgehog (Sonikku za Hejjihoggu - ソニック・ザ・ヘッジホッグ) foi criado por Yuji Naka (SEGA) em 1991, ainda não fazíamos idéia de até que ponto as plataformas computacionais iriam evoluir em relação a geração de gráficos mais detalhados. O tempo se passou e veio trazendo consigo “facilitações” através de ferramentas de GameDevelopment “gratuitas” que põe no chinelo tudo o que já foi feito desde a aurora da criação de jogos de vídeo games. Recentemente o meu amigo Glefferson Vinícius de Lima me passou o link de uma nova versão de Sonic criado na ferramenta Unreal Engine 4 Free por um talentoso fan chamado CryZENx usando como base o tech demo “Boy and His Kite”.

Vamos ver como ficou esse trabalho? Confiram o vídeo a seguir:

17 de julho de 2015

Phantasy Star III EP.01 - Geração do Destino PT-BR

Assim como Jesus Cristo NÃO agradou a todos no mundo, do mesmo modo são as demais coisas e pessoas nessa vida. Querer ser admirado ou mesmo viver em paz como todos é pedir pelo desprezo alheio e até o ódio daqueles que o rodeiam independente da amizade e/ou laços consangüíneos, todos os vínculos de fidelidade desmoronam como um castelo de cartas soprado pelo vento.

Mas qual a razão disso?

Simples...

As pessoas pensam diferente e fazem escolhas diferentes, fora que eu costumo dizer que “A natureza favorece o caos!” Sim! Sempre foi, é e será assim até que deixemos de caminhar por esta bolinha de lama chamada Terra. Sabendo disso, logo concluímos que é impossível ter a receita preponderante do sucesso, ou seja, criar algo ou ser alguém de que todos gostem. Mas se a receita do fracasso é querer agradar a todos, qual seria então a receita do sucesso? Procurar desagradar a todos? Claro que não, todavia, ser o que se é ou fazer o que se pode sem trair suas convicções e honestidade para consigo mesmo, pode render algo que eu ate consideraria o mais próximo da perfeição: Algo ou alguém que se seja ao mesmo tempo amado para uns e odiado para outros.

15 de julho de 2015

Arte inGame: Shining Force III - Scenario 1 - Abertura

Olá pessoal!
Hoje, mais uma vez, não tive como evitar esbarrar na questão da música, mas gostaria de falar não dela isolada, mas em relação com um vídeo.

A abertura de Shining Force III é uma daquelas raras em que eu simplesmente não consigo cortar uma vez que tenha começado. E isso mesmo nas várias vezes em que reiniciava o game para voltar após acontecer algo ruim, ou eu ter tomado alguma decisão estúpida (algo muito comum em jogos de estratégia, convenhamos). Isso ainda é tão verdadeiro e forte para mim que, uma vez que tenha visto a abertura do primeiro cenário, sinto-me impelido a ver a do segundo, a do terceiro e, finalmente, fico na ânsia de colocar os três para rodar de novo e jogá-los do começo ao fim.

Mas agora estou fugindo um pouco do foco do tema desta postagem. Falaremos somente da abertura do primeiro cenário de Shining Force III e deixaremos os seguintes para alguma outra oportunidade (que certamente virá, sem sombra de dúvida).

Aproveitem o vídeo primeiro e, depois, falaremos dele com calma.



14 de julho de 2015

Personagem do Mês de Julho/2015 – Koopa Troopa:

Vilões, o que seriam das grandes histórias se não fossem eles? E o que seria dos grandes vilões se não tivessem seus fieis subalternos que os acompanham em suas cruzadas de vilania mesmo que a casa caia com a vitória do grande herói? Esse foi o princípio que definiu a escolha do personagem do mês para representar a comunidade Retro-Gamers Brasil G+ no mês de Julho, vamos ver como foi a votação e saber um pouco mais dos personagens que participaram?

13 de julho de 2015

Desconstrução do Nintendo DS Lite

Salve salve, tirem as crianças do pleisteixo que hoje temos uma desconstrução totalmente excelente.

Meu nome é Kurt Hectic e essa é a desconstrução do Nintendo DS Lite.


12 de julho de 2015

Morre Satoru Iwata

Se tem algo que me entristece, é trazer aqui para o Desconstrutor notícias como esta. Infelizmente perdemos Satoru Iwata, presidente da Nintendo a suceder Hiroshi Yamauchi em 2002. Satoro faleceu ontem dia 11 de julho de 2015 aos 55 anos, segundo consta no documento oficial da Nintendo.


O presidente Iwata, que já tinha faltado a E3 de 2014 pois lutava contra um cancro no ducto bilar. Satoru entrou como produtor para a Nintendo em 1980, e trabalhou no desenvolvimento de games como EarthBound e Balloon Fight.

Em 2013 agregou às suas funções ao cargo de CEO (Chief Executive Officer = Diretor Executivo) da Big-N.

Bem! Deixo meus respeitos e condolências, vá em paz, amigão.

10 de julho de 2015

Wild Protótipo da Nintendo/Sony Appeared

No passado a Nintendo fez uma parceria com a Sony para o lançamento de um novo console mas essa parceria não deu certo, entretanto nada impediu que algum protótipo fosse lançado. Depois de vários anos, apareceu na internet aquele que poderia ser o Playstation.




7 de julho de 2015

Caneca de café no formato do Joystick Playstation

Se você assim como eu, além de ser um Retro Gamer, aprecia um bom café da manhã e, melhor ainda, gosta de saborear este que é a principal refeição do dia com estilo, a solução para isso esta aqui mesmo no Desconstrutor:

3 de julho de 2015

it's over 16 bit

Após realizar as modificações visuais aqui no Gamer Desconstrutor, observei que algo ainda precisava ser mudado, que era a imagem do “Siga o Desconstrutor”, a qual eu usava como imagem do perfil um Joystick de Playstation quebrado, e como capa eu usei uma do Joy do Mega Drive num aspecto quebrado e com os componentes espalhados, o que resultou na imagem a segui:


1 de julho de 2015

Arte inGame: Flight - Xenogears

Olá pessoal!

A obra de arte que quero compartilhar com vocês é mais uma vez uma faixa musical. Dessa vez é a belíssima canção Flight da trilha sonora do jogo Xenogears para PSX.

Essa é uma obra para mim porque me faz lembrar na mesma hora em que a aprecio que poucos compositores conseguem fazer com que me sinta real e profundamente emocionado. Sou comovido de verdade por essa música que, não raro, até mesmo me leva às lágrimas.

30 de junho de 2015

24 Minutos para terminar Super Mario World de olhos vendados

Quando eu era mais novo, fui desafiado pelos amigos da locadora a terminar o primeiro Act do jogo Sonic 1 do Mega Drive de olhos fechados, precisei de um pouco mais de 15 minutos de treino até que quando foi pra valer...

...eu não consegui.
:-)
Mas o meu objetivo não é falar dos meus fracassos gamísticos em empreitadas esquisitas, mas comentar rapidamente sobre um cidadão que conseguiu terminar Super Mario World (SNES) inteirinho em um pouco mais de 23 minutos e de olhos completamente vendados após uma semana de treino.

Fraude ou veracidade?

29 de junho de 2015

Review - Top Gear 2


Salve salve, está na hora de mais um review para o Gamer Desconstrutor : )
Meu nome é Kurt Hectic e este é o review de Top Gear 2 para Super Nintendo.

Caixa da versão americana

26 de junho de 2015

Personagem do Mês de Junho de 2015 na Retro-Gamers Brasil no G+

Independente da idade a qual tenhamos, a condição de adulto ou criança não está centrado somente ao aspecto físico, mas na mente e no espírito. Se você pensa como um velho isso refletirá dessa forma não apenas em aparência, mas as pessoas ao seu redor também o verão como tal. Todavia, vários outros benefícios intrapessoal serão atrelados a uma bonificável vitalidade observável somente como um ser jovial. Fora que a natureza positiva de uma criança nos induz a tomar atitudes contrárias ao que muitas vezes os fatos da vida nos empurra de ruim.


Minha programação para este final de semana

^_^

23 de junho de 2015

Amor Nerd + Talento + 6 anos de trabalho = Crochê com mapa do Super Mario Bros 3

Rapaz! Que título foi este? Não importa, tudo o que importa é que eu não me canso de me admirar com as coisas que vejo na internet, desta vez um cidadão chamado Kjetil Nordin demonstrou não apenas seu amor e talento como a paciência ao fazer este maravilhoso cobertor feito em crochê com o mapa de Super Mario Bros 3, confiram as imagens clicando no título deste post.

22 de junho de 2015

Projeto Recriando Capas #1 - Final Fantasy V (Super Famicom)


E aê pessoal beleza o/

Bom o Yoz já me apresentou por aqui mas pra quem não leu eu sou o Soterio Salles, também atendo pelo nick MajinZERO e já andei contribuindo pelas sombras aqui com o blog, mas desta vez eu decidi aparecer trazendo pra vocês um bom post com conteúdo de qualidade.

E assim vai nascer aqui no Gamer Desconstrutor uma nova série de posts que irá se chamar Projeto Recriando Capas que vai trazer pra vocês várias versões feitas por fãs de uma capa de algum retro game.
Como isso vai funcionar? Ficou curioso? Então vai lendo o post todo pra poder conferir direito do que se trata. OK? Então vamos lá....

19 de junho de 2015

Super Mario 64: Mais um fã-remake em HD

Ainda no mês passado eu estava perambulando por aqui no Desconstrutor falando de uma versão do Sonic para Nintendo 64 que EU batizei como “Sonic The Hedgehog Plumber 64”, que nada mais era que um Hack onde o modelo poligonal do Mario era substituído pelo mod do Sonic no próprio game Mario 64. Lembram? Na mesma época eu estava acompanhando outro projeto de recriação em alta definição do clássico game Mario 64, e acabei topando com outro de mesma natureza. Bem, esta notícia já não é nova, mas mesmo assim senti vontade de comentar um pouco sobre o assunto aqui hoje:

Super Mario64 por Fadin

18 de junho de 2015

Estúdio Point of View Lança Protótipo de Sonic X-Theme

Uma coisa que sempre me chamou a atenção foram as versões protótipos de vários jogos de video games, primeiro pelo fato de muitas delas não só as vezes se restringirem a mostrar pequenos elementos que ficaram de fora como também os casos de jogos que são completamente diferentes em sua versão prototipada. A sensação é mais ou menos como se estivesse lendo “O Mundo de Sofia” onde você acaba viajando pela história do modo de pensar do ser humano, ou seja, com jogos é mais ou menos assim, as versões protótipos, alphas, betas e etc as vezes exibem um game tão diferente que, de certa forma, acaba revelando o intuito de como o jogo foi inicialmente planejado. Um desses projetos intrigantes com certeza foi o Sonic X-Theme.

17 de junho de 2015

Arte inGame: One's Side - Langrisser II

Olá pessoal!

A obra de arte que escolhi para iniciar efetivamente a nossa coluna "Arte inGame" é uma faixa chamada "One's Side" da trilha sonora do jogo Langrisser II lançado para Mega Drive.

Antes de tudo, convido-os a ouvirem e se deixarem levar por esta música através do link que compartilho com vocês logo abaixo.


16 de junho de 2015

Yoshi's Woolly World pra quem gosta de game novo com estilo retrô

Eu não sou de trazer para vocês conteúdos ou mesmo notícias sobre lançamentos em games para consoles de nova geração (Nesse caso o Wii-U), já que esse espaço virtual é dedicado a jogos antigos. Entretanto, enquanto perambulava pela internet, acabei topando com o trailer desse jogo nos sites do Reino do Cogumelo da NintendoPT e do Mundo Gamer e ao assistir isso, pensei em falar um pouco sobre esse jogo chamado Yoshi's Woolly World.

15 de junho de 2015

Review - Top Gear 3000



Salve salve, tire as crianças do Playstation que temos um novo review fresquinho para o Game Desconstrutor.


Meu nome é Kurt Hectic e este é o review de Top Gear 3000 para Super Nintendo.




Top gear 3000 (The Planet’s Champ: TG3000)

12 de junho de 2015

Alex Chun-Kidd-Li ^_^

Sejam bem vindos ao Desconstrutor de jogos, hoje estarei trazendo um exercício de Pixel-Art ou Sprite Customização que fiz a pedido de um amigo para a sua nova temporada de reviews e matérias de seu canal, a qual você checa a Lista de reprodução especial bastando clicar AQUI, e achei interessante escrever sobre isso para dar uma ideia bem básica de como eu procedo para criar essas coisas (Sprites Customizações).


Não! Você não esta vendo coisas, é realmente o Alex Kidd vestindo as roupas da Chun-Li.

10 de junho de 2015

Arte inGame: Introdução

Olá pessoal!


Antes de começar com as postagens propriamente ditas, achei que valeria a pena explicar o porquê dessa coluna existir, quais são meus objetivos com ela e se ela poderá ser ou não interessante para vocês.

Em minhas pesquisas sobre jogos em geral (e videogames mais especificamente) cheguei à conclusão de que, embora qualquer arte possa ser chamada de jogo, o contrário não é verdadeiro por definição. Mas, antes que me joguem pedras, vou explicar meu raciocínio mais abaixo.

8 de junho de 2015

Óculos de realidade virtual


A Sony recentemente anunciou que está querendo lançar um novo apetrecho para o PS4 que é o Morpheus (até o momento este é o nome, não sei se irar mudar). Com Morpheus você vai estar "imerso" no jogo aonde não vai se precisar mais da TV ou monitor (como preferir).

5 de junho de 2015

Se apresentando Samurai Nihon

Oi! Aqui é “Samurai Nihon” e farei parte da equipe do Gamer Desconstrutor! E será para mim uma honrar fazer parte do site. Vou tentar trazer curiosidade e informações importantes sobre o mundo dos jogos sempre que possível. Entendo mais sobre games japoneses então trarei matérias neste sentido, mas também trarei matérias sobre outros assuntos também. Mas não se preocupem as matérias saíram em português mesmo!