27 de setembro de 2023

Amigos que se vão, memórias que ficam

Às vezes a vida nos surpreende com sua brutalidade nos atingindo impiedosamente com experiências que nos desafiam a compreender o nosso papel no mundo. Antes mesmo da pandemia, eu já estava perdendo amigos para o único destino inescapável e irremediável. Eles foram parte da minha infância e adolescência, como Lee Anderson, Rosemberg Guerreiro e o Fabrício Rafael, amigos estes que compartilharam sorrisos e múltiplos momentos durante aqueles anos cheio de vida e inocência. Também havia aqueles que entraram na minha vida durante o período da adolescência, como Graciliano Trindade, que deixou suas marcas profundas nos recantos de minhas memórias (veja mais em seu tributo emocional AQUI). E, é claro, aqueles que se tornaram companheiros na minha jornada já na vida adulta, como Abraão Allmeida (MaomeAsa) que sempre foi uma pessoa a jamais negar ajuda mesmo quando ele não tinha para ele próprio. Falar deles agora é doloroso, pois quando alguém parte, parece que pedaços de nós também se desprendem e se perdem para sempre. Isso me faz perceber que a solidão se infiltra a cada despedida e que minha própria hora pode não estar tão distante quanto eu gostaria de acreditar.

20 de setembro de 2023

Tartarugas Ninjas SEM Destruidor? Não na Minha TMNT!

Krang: O Mestre do Sumiço e a Saga das Tartarugas Ninjas no Mega Drive:

Durante um bate-papo épico no grupo de games do WhatsApp, uma história mirabolante me foi despejada: a de que o Krang estava posando todo metido na capa do jogo, mas aí o danadinho decidia dar o cano e sumia no próprio jogo. Pensa só, aquela bolotinha rosa de chiclete mastigado enfiada numa latinha, fazendo cosplay de vilão malvado de segunda, estava apenas brincando de esconde-esconde. Numa tentativa inicial de título, me vi pensando: "Na Trilha do Krang Perdido no Baile das Tartarugas Ninjas do Mega Drive" (Sim, é longo, mas não tem como negar que te faz coçar a curiosidade). Só que, aí veio o plot twist: após umas investigações ninja no jogo, percebi que o dito cujo chicletinho não é um estranho perdido em sua própria festa como outrora me fora dito! Ele tá lá, encarando a gente de frente, pronto pra uma luta daquelas. O que significa que tive que jogar fora meu título maneiríssimo e adotar um novo: "Tartarugas Ninjas SEM Destruidor? Não na Minha TMNT!" Agora, vamos lá, explorar meus argumentos e caçar uns códigos virtuais enquanto continuamos essa jornada no ciberespaço.

Krang metendo a mão na massa

17 de setembro de 2023

F-ZERO 99 - Uma Corrida Espacial Maluca e Uma Grande Bagunça nas Pistas!

Olá, garotadas! Eis que eu acordo hoje pensando "vou tirar uma folga dos textos do blog e me focar noutras ciusas" quando repentinamente me deparo COM ISSO. Então, amiguinhos e amiguinhas, vocês estão preparados para uma aventura que tem tudo pra ser épica e que vai te fazer acelerar o coração e rachar o bico de tanto rir? Hoje, vamos falar sobre o aguardado retorno do primeiro jogo F-Zero, mas com um toque totalmente enlouquecedor: F-ZERO 99 - A Batalha Real nas Pistas Clássicas!

15 de setembro de 2023

Port Não Oficial de "Metal Gear" para Mega Drive Emerge das Sombras

Embora tenha sido o título do PlayStation, Metal Gear Solid, que realmente lançou a série furtiva de Hideo Kojima para o grande público, a franquia começou sua vida muito antes no computador doméstico MSX antes de ser portada para o NES, com elogios tanto dis críticos quanto em desempenhos comerciais. E vejam só! Não é que agora essa versão do jogo está sendo magicamente transportada para o Sega Genesis / Mega Drive pelo habilidoso coder @therealh0ffman, e o progresso está sendo mais rápido do que um gozo de um adolescente em sua primeira trepada.

13 de setembro de 2023

Aladdin – Desconstrução Ver. Super Nintendo

Atendendo ao pedido do meu amigo Velberan, hoje estarei trazendo a Desconstrução deste sensacional game chamado Alladin, e a versão que eu estarei usando é para Super Nintendo produzida pela Capcom e traduzida para Português pelos nossos tradutores tupiniquins de plantão. Nesta matéria ensinarei uma série de truques via códigos incluindo o como passar até do tal CHEFÃO IMPOSSÍVEL. Dentre as façanhas temos também códigos de life, vidas, maçãs infinitas, mais de uma maneira de ficar invencível, manipulação da quantidade de diamantes verdes, e também dos vermelhos para que você possa ver um encerramento diferente, fora que podemos ativar o Abú nas fases onde ele não deveria aparecer assim como fazê-lo seguir o protagonista do game durante vários desses estágios. Sendo assim, sem mais delongas, cliquem no título do texto para exibir o restante do mesmo caso ainda não tenham feito e curtam as Desconstruções.

11 de setembro de 2023

Rufem os Tambores: Sonic Delta 40Mb v0.77 - A Revolução Retrô no Mega Drive!

Numa galáxia não tão distante, onde um ouriço azulado corre desesperado em busca de anéis reluzentes e aventuras eletrizantes, trago notícias que vão agradar os ainda viventes no universo dos jogos retrô! Preparem-se para uma explosão de nostalgia, pessoal! Nessa versão turbinada do clássico Sonic 3 & Knuckles, a tela título é uma verdadeira obra de arte que mistura o estilo do Sonic 2 Beta com o Sonic 2 final com direito até a animação. Um verdadeiro espetáculo visual, digno de um ouriço super veloz como o Sonic. Mas isso não é tudo, meus amigos. O manolo que fez esta versão trabalhou duro durante anos para corrigir uma série de erros que costumavam assombrar os jogadores que queriam rodar o game no bom e velho Mega Drive real através dos bons e velhos Everdrives. Sim, aquele console que a gente ama de paixão! Emuladores podem até passar batido por esses percalços, mas no hardware real, é outra história. Aqui, não tem "Ctrl+Z" para te salvar!

8 de setembro de 2023

O Castelo: Uma Aventura Interativa na STEAM mais perto de você :-)

Você já teve a experiência de participar ativamente de uma história, moldando seu curso e assumindo o controle das decisões do protagonista? Em "O Castelo", você tem a oportunidade de se tornar um ouvinte engajado na jornada de Yaren, uma jovem em busca de sua liberdade.

Olá, crianças! Que tal vocês ouvirem uma história?

Claro, você pode optar por não ouvir a história, afinal, há dias em que estamos ocupados ou distraídos com outras obrigações. Mas, se você escolher acompanhar a narrativa de Yaren, saiba que não será um mero espectador. Neste jogo, você desempenha um papel ativo na trama, explorando diferentes possibilidades e assumindo a responsabilidade por suas escolhas enquanto acompanha a protagonista em sua jornada.

5 de setembro de 2023

SAGE 2023 - Demo Project 32X: Revivendo a Era Dourada dos 32X da SEGA no Blender

Olá, meninos e meninas! Preparem-se para uma viagem emocionante ao mundo dos games, onde o passado se encontra com o presente de maneira inesperada e empolgante. Nos últimos anos, temos testemunhado um verdadeiro renascimento nas mãos de fãs dedicados, que não têm motivação financeira alguma, mas sim uma paixão ardente por resgatar e dar vida a tecnologias antigas. Apesar de muitos o considerarem um tumor não apenas socado na entrada de cartuchos do Mega Drive como também no próprio mundo dos games, o SEGA 32X, também conhecido como "Project Mars" durante seu desenvolvimento, sempre foi um apetrecho que despertou muito a minha curiosidade, volta e meia eu me pegava imaginando quais os frutos gamísticos seriam obtidos se tivéssemos seu potencial extraído ao máximo. E como quase nunca eu contemplava projetos de fundo de quintal sobre ele, o que você acharia se eu dissesse que finalmente poderíamos realizar este sonho de ver seu potencial máximo? Bem! Ao menos uma imaginação do que seria visto caso o projeto fosse realmente uma criação de uma ROM de 32X.

30 de agosto de 2023

BioHazardBattle tipo e potência das armas (Demonstração)

Antes mesmo de criar este site, a qual você confere o post de abertura clicando AQUI eu já havia planejado e iniciado a escrita de um grande texto falando sobre esse Shoot-'em-Up da SEGA chamado Bio-Hazard Battle, lançado para Mega Drive no dia 30 de Outubro de 1992. Como a reunião de material foi muito grande, resolvi dividir tudo isso em 4 partes, um review básico que você confere clicando AQUI, um texto falando sobre as Nomenclaturas, Mitologia e Biologia acerca das bio naves a qual você pode conferir clicando AQUI, um projeto pessoal de tradução da ROM deste jogo a qual levei somente uma tarde para traduzir e escrever um post sobre o assunto a qual você confere clicando AQUI, e finalmente, fechando essa série, um texto com a Desconstrução do jogo que você acessa bastando seguir este link AQUI. Pessoalmente esses textos de Desconstrução representa a essência deste site, a razão por eu o ter criado. Mas porque eu ainda estou falando de Bio-Hazard Battle neste post...?

24 de agosto de 2023

A Nostalgia Através do Joystick, Limpezas e Pelos de Gato

Na encruzilhada entre a tecnologia e a memória, encontramos um reino de pixels e recordações que nos transporta a um passado onde a diversão era moldada por botões e aventuras digitais. A década de 1990, com sua aura mágica que só as lembranças podem nos proporcionar, se desenha um cenário de descobertas e criações, onde até mesmo os joysticks de três botões parecem cápsulas do tempo cheio de sentimentos incríveis. Entre os sons eletrônicos e a poeira dos cartuchos, surgem histórias que transcendem o tempo, como a do joystick que eu desmontava para limpar, uma espécie de ritual técnico que me transformava em um alquimista das plataformas. E em meio a esse universo, uma figura inusitada ganha destaque: Uma gata vira-latas que, com sua felpuda presença, confirma que os consoles eram mais do que meras máquinas, eram refúgios de carinho e aconchego. Nessa fusão de tecnologia e afeto, cada foto se torna um elo entre um passado muito distante e um que parece que foi ontem, um convite a explorar a nostalgia com olhos curiosos e corações gratos.

21 de agosto de 2023

GamerDesconstrutor está de Volta e mais Desconstrutivo do que Nunca!

Claro que esse título foi sensacionalista demais para a proposta pela qual o blog se propõe a partir de hoje. Mas vamos lá, caros leitores e aventureiros da nostalgia virtual dos games antigos! Depois de um intervalo que mais pareceu uma pausa prolongada para dar aquela olhada em todos os easter eggs possíveis (Mente que eu gosto), o GamerDesconstrutor está oficialmente ressurgindo das cinzas digitais que nem uma fênix que coleciona mais mortes do que se possa imaginar. E que melhor forma de voltar do que com uma avalanche de jogos antigos, lembranças épicas e, claro, algumas desventuras tecnológicas à moda antiga? Afinal, quem precisa de um "Continue" quando se tem um "Reload" ou um “SaveState”?

20 de outubro de 2021

O Street Fighter 2 PERFEITO para Mega Drive / SEGA Genesis #SGDK #HAMOOPIG

Eu não paro de me surpreender com a galerinha da comunidade GamerRetrô que mexe com programação de jogos. E quando eu vejo trabalhos assim, eu penso naqueles competidores que querem sempre superar os próprios limites, e temos vistos trabalhos de fans que parece que tenta fazer isso com as limitações do próprio Mega Drive. Bem! Eu dou as boas vindas a você, eu me chamo Yoz e hoje iremos dar uma zoadinha rápida nesse trabalho de, não é nem ROM Haking, mas sim uma criação do zero da engine e usando os SpriteSheets da versão do Arcade

Sim! Isso é um Street Fighter de Mega Drive

13 de outubro de 2021

Esta era uma brincadeira que eu gostava de fazer quando participava das listas de discussões sobre Phantasy Star do Yahoo, eu manipulava alguma instrução no jogo pra gerar uma situação atípica, tirava um print pra postar e posteriormente eu perguntava: “O que há de errado com a imagem?” E com isso as pessoas iam dizendo o que elas achavam que estava incomum, com isso eu lhes pergunto: “O que há de errado com a imagem?” :-)

9 de outubro de 2021

Torcicolo na Madame (Resident Evil 1 PSX)

Nuóóóóóssssaaaa! Quanto tempo que eu não apareço aqui, heim! E foi tanto tempo que até o mecanismo de edição aqui do blogspot esta diferente. Bem! Vamos ao assunto: Enquanto eu brincava com a programação do Resident Evil 1 do PlayStation 1, eu acabei dando um jeito de assumir o controle da Jill Valentine em meio ao diálogo do evento introdutório do game. Feito isso eu entrei na primeira porta antes mesmo do Albert Wesker e do Barry Burton, quando ela entrou na saletinha com a estátua da jarra, ela me apareceu assim, com torcicolo 

26 de dezembro de 2020

The King of Fighters' 94 (MAME) - Seleção de lutadores e montagem de times

 


Deus abençoe a todos! Apresento para vocês um código muito interessante para The King of Fighters' 94 do Neo Geo elaborado para o MAME. Trata-se de ser possível escolher os lutadores para montar seu próprio time, recurso disponível apenas a partir da versão 95. Para o código ser eficaz, darei um exemplo: como no vídeo, eu escolhi os lutadores no código cheat, sendo a primeira a Yuri, e na tela de seleção eu escolhi o time da Yuri. Quando eu fui selecionar a ordem dos lutadores, eu coloquei a Yuri como primeira, pois eu escolhi o seu time, se eu colocasse outra lutadora em primeiro, o jogo iria travar após o final das lutas.

Para quem é fã de KOF, vale a pena experimentar este código!

Créditos a "kelvSYC's" pela elaboração do código, eu apenas converti para XML...

22 de dezembro de 2020

Street Fighter 2 Champion Edition (MAME) - Training Mode

 


Deus abençoe a todos! Hoje eu quero mostrar pra vocês o Modo Treino em Street Fighter 2 Champion Edition, elaborado por Fernando M. Hack e Yacsha.
Este código foi elaborado de início em Super Street Fighter 2 Turbo por Poliva, e achamos excelente converter para esta versão de Street Fighter 2 para o MAME.
Deixarei abaixo o vídeo de demonstração e os códigos para o Modo Treino, espero que gostem!
Agradecimentos a J.F. Souza Yoz pelo espaço em divulgar os trabalhos!
Deus abençoe a todos!

12 de dezembro de 2020

Curiosidades sobre Phantasy Star

Algumas pessoas devem saber que a partir do dia 15 de Dezembro os grupos do Yahoo serão descontinuados de vez, então achei importante escrever essa "cartinha" de despedida e para anunciar o nascimento (Ou seria renascimento) de uma nova seção no site da Gazeta de Algol. Todavia gostaria de deixar bem claro que este não é um adeus aos integrantes da Lista (Aos quais alguns deles eu mantenho contato até hoje), mas à ferramenta em sim. Apesar de amar os jogos da série clássica desde a primeira metade dos anos 90, eu sempre fui muito isolado em relação a socialização. Na época eu jogava com mais dois amigos, o Deni e o Clay, que já conheciam a série clássica muito antes de mim, e como eu costumava bugar os jogos, com os games da série Phantasy Star não foi diferente, e sempre que eu encontrava as minhas bizarrices (Ainda na década de 90), eu relatava a esses dois amigos.

13 de setembro de 2020

Diário Desconstrutivo 001 Resident Evil 4 Playstation 2

Fazendo parte da iniciativa de criar pequenos diários Desconstrutivos, informais e de leituras curtas, hoje eu resolvi mexer nos códigos do Resident Evil 4 do Playstation 2 como parte de uma bateria de estudos de códigos que tenho realizado na plataforma.

7 de setembro de 2020

Desconstrução Metal Slug X (Neo Geo)

Sejam muito bem vindos ao Gamer Desconstrutor, a pedido de um grande amigo, hoje estarei trazendo para vocês um post para um game da plataforma Neo Geo/Arcade, o Metal Slug X. Entretanto, ANTES DE CONTINUAREM LENDO, gostaria de avisá-los que a maior parte deste texto foi pesquisado através de trabalhos de análises de programações realizados por terceiros neste game, e quero deixar também meus agradecimentos ao meu outro amigalhão Thiago “Senil” Cruz editor do site inludere que fez o homérico trabalho de tradução dos textos do inglês para português. Durante as minhas idas assíduas às boas e velhas “LUCRADORAS” :-) de games durante os anos da década de 90, os primeiros títulos que joguei na plataforma Neo Geo foram World Heroes I, Art of Fighting I, Fatal Fury I e, posteriormente, joguei intensamente o World Heroes IIJET a qual realizava insanas disputas com colegas de escola. Entretanto, os jogos da série Metal Slug, que logo a primeira vista me enchiam por demais os olhos, eu só vim a conhecer bastante tempo depois noutra locadora (Aquela em que trabalhei por ultimo), e ainda assim as versões para Playstation 1 (Metal Slug 1, Metal Slug 2 e Metal Slug X). A pedido de um amigo, resolvi dar uma olhadinha na programação do Metal Slug X, todavia, como eu ainda não manjo muito de NeoGeo (E também para ganhar tempo), optei por adotar um trabalho de pesquisa (Relembrando os bons e velhos tempos de universidade). Mas o que será que tem ocultado dentro do jogo que valeria uma postagem apenas dedicada a ele? Cliquem no título deste post para saber as intrigantes respostas assim como vários dos mistérios ocultos neste incrível game.

28 de julho de 2020

Meu anjinho de quatro patas que se foi

"11 de Junho de 2006 a 28 de Junho de 2020"
Me sento a frente do teclado e não sei o que exatamente escrever, mas tenho consciência de que preciso dizer algo, desengatar essa coisa ruim que esta no meu coração, então tentarei apenas soltar a mente e pondo em harmonia as palavras que surgirem. Ha muito muito tempo, eu morava sozinho numa grande casa até que um dia eu fui presenteado com uma felina vira-latas que havia sido jogada no lixo ainda quase que recém nascida. Apesar de seu pouco tamanho, dei-lhe um banho e a alimentei com ração para gato adulto a qual ela devorou como se não houvesse amanhã. Seu nome? Bem, como uma forma de paródia, a batizei como "Myaudita Villa Lobos II". Mas nunca realmente a chamei assim, seu nome sempre era ou "Menina" ou "Molequinha".

1 de junho de 2020

Iniciando e usando os controles no SGDK

Neste post vou explicar como fazer o Mega Drive reconhecer os botões pressionados no controle. A estrutura do código permanece a mesma ao código anterior, só vamos fazer algumas adições.



Vamos ao código:

26 de maio de 2020

Criando seu próprio jogo no Mega Drive: Instalação e teste.

Olá prezados leitores do blog do Yoz. Me chamo Carlos e pretendo trazer alguns tutoriais e assuntos relacionados ao desenvolvimento de jogos, sobretudo em consoles legados. Conheço o Yoz a anos, e ele me pediu pra fazer parte da sua equipe. Como estava com vontade de levar esse tipo de conteúdo para o maior número de pessoas, foi uma baita oportunidade e fico feliz em fazer parte novamente.  

31 de dezembro de 2019

Nem todos os jogos são pra você (ou Sonic the Hedgehog não é pra mim)

Olá a todos. Quanto tempo que eu não passo por aqui, não?
Esse texto já era pra ter saído há algum tempo, mas, enfim estamos aqui.
Já aconteceu com você de querer jogar muito um jogo, esperar por muito tempo até ter a oportunidade de jogá-lo, e aí quando finalmente você põe a mão nele, senta-se esperando ser aquela diversão, mas não acontece da forma como você planejou? Daí o jogo acaba te frustrando por vários motivos, e então você perde a vontade de jogar. E o pior. Parece que todo mundo se dá bem nesse jogo, exceto você.


24 de novembro de 2019

Eu não resisto a um prototype 001

(Conteúdos escondidos)
Desde quando saiu a versão prototype (Nov 3 1993) de Sonic the Hedgehog 3, eu me sentia dia após dia logo pra analisar todas as coisas ocultas na ROM, então, separei um final de semana só pra caçar uns códigos marotos e meter o “loko” olhando zona por zona. Então vamos ao que interessa, mas antes só avisando que eu farei esse texto em forma de série, como se fosse um diário de bordo, pois já que estou com pouco tempo pra fazer essas coisas, eu consigo trazer material mais curtos e melhores de ler sem prejudicar a empreitada a qual estou inserido no momento até Fevereiro de 2020. Então “vamo” que “vamo”:

20 de novembro de 2019

O Protótipo de Sonic the Hedgehog 3

Antes de iniciar a minha explanação sobre o assunto, devo deixar um aviso. Estou engajado num projeto de estudos para ver se eu consigo mudar a minha situação de vida, portanto, acho que as atividades só voltarão ao normal lá pra Fevereiro ou Março. Bem, vamos ao tema da postagem: Acho que a maioria das pessoas já sabem que saiu recentemente a versão beta do Sonic 3, ESTE protótipo se encontra num estado bem inacabado de produção, e é mais por conta disso que o jogo contem várias coisas interessantes, ou seja, idéias inacabadas ou que foram substituídas pelo que é visto na versão final do jogo. Por exemplo...
A tela de título é bem diferente da versão final

11 de outubro de 2019

Sonic 1 Escalonado

Eu tinha assistido no canal do Pai Troll um vídeo com uma proposta bem interessante de Hack ROM do Sonic 1, ela se chama “Sonic 1 - Dick Move Prevention Edition”, mas podemos encontrar o mesmo resultado quando procurado como “Sonic 1: Zoomed Out Edition” que simplesmente escalona a Green Hill Zone junto com os inimigos e o próprio personagem fazendo com que possamos obter uma vista mais afastada da fase. Assistam ao vídeo do Pai Troll para entenderem o que eu estou falando:

7 de outubro de 2019

Flicky (UE) – SEGA Genesis

Hoje eu resolvi atender a um pedido de um grande amigo e encontrar um código Expresso de fases para o jogo Flicky (UE) para o Mega Drive. Aliás! Antes de prosseguir no texto, não deixem de assistir ao fabuloso vídeo do canal SEGA Retro BR com a história completa sobre esse jogo:

23 de setembro de 2019

QuackShot (Solução do labirinto das portas na India)

Sejam muito bem vindos aqui no meu Blog, hoje iremos para uma postagem bem rápida apenas para divulgar meu vídeo do QuackShot e para dar, através de imagens, a solução do labirinto de portas do palácio indiano. Então, sem mais delongas, cliquem no título ou AQUI para exibirem o restante da postagem.

A seguir temos as imagens setando quais portas devemos entrar para chegar até no guardião do lugar:
Após falar com o Marajá, siga para direita passando pelos dois guardas:
Segue a sequencia:
Após passar por todo labirinto, chegamos no chefe:
Para derrotá-lo, basta assistir ao MEU VÍDEO com a dica. Bem, como por hoje é só, desejo... Vida longa e próspera!
\\//_

    

9 de setembro de 2019

Hoje o Yoz não quer saber de nada!

Será que esse vai ser mais um daqueles posts confusos como ESTE AQUI? Bem, espero que não! Na verdade tudo o que eu quero fazer aqui é compartilhar uma grande oscilação de vontades que tem ocorrido comigo ultimamente. As vezes eu só quero jogar, noutras ocasiões eu fico mais disposto a escrever (Viva ao blog!), as vezes bate aquele gostinho só de produzir vídeos, e quando essas oscilações ficam muito intensas ou então quando eu fico com a mente e ou o corpo exausto, eu acabo não fazendo nada além de ficar assistindo porqueiras (Nem sempre) no YouTube (Ó AQUI o exemplo disso) ou jogando game apenas por jogar, o importante é que se eu fizer algo contra a minha vontade, o resultado pode até sair bom, mas a carga emocional negativa disso seria desastrosa.

2 de setembro de 2019

Gamers on the Road – The Legend of Zelda: A Link to The Past #2

Olá a você que chegou aqui. Espero que esteja tudo bem com você. Hoje, estarei dando continuidade à aventura de Link, ou melhor, do Cara. No post anterior, levantamos da nossa cama e fomos salvar a princesa que dá nome a essa lenda, passamos pelo castelo, por passagens secretas, pelas masmorras e a deixamos com o padre. E agora é hora de sair pelo mundo na nossa tarefa de salvar a terra de Hyrule do mal eminente.