30 de novembro de 2015

1 ano de Gamer Desconstrutor

Pela primeira vez eu não sei como iniciar este texto, havia pensado tantas coisas para falar com vocês quando esta data chegasse que acabei me perdendo num confuso e descontrolado BrainStorming. Então, achei por bem fazer um retrospecto sobre este primeiro ano de existência deste humilde espaço eletrônico a qual criei para falar sobre games, o que implicaria dizer que este texto corre sérios riscos de ser enorme, mas tentarei por em negrito as partes mais relevantes para que você, que não queira ler tudo, tenha um resumo dos pontos que eu considere mais relevantes. Portanto, clique no título deste post e vamos seguir em frente com este primeiro relato comemorativo.

29 de novembro de 2015

Hyrule Field no Unreal Engine 4

Desenvolvido no dia 23 de Novembro de 1998 originalmente para o Ultra64 (Nintendo 64), Ocarina of Time foi considerado um dos títulos mais influentes da história dos games segundo várias críticas especializadas. Hoje, quase 17 anos depois, alguns fans resolveram recriar os campos de Hyrule utilizando a plataforma GamerDevelopmente Unreal Engine 4.

28 de novembro de 2015

Músicas do Chaves tocada com instrumentos do Mega Drive

Nascido na cidade do México em 21 de Fevereiro de 1929, Roberto Gómez Bolaños foi mais do que um ator que caracterizava alguns personagens numa carreira brilhante, ele era uma referência em termos de comédia limpa e inocente que encantou as TV’s de várias partes do mundo com seu talento. Ele se despediu dessa vida aos 85 anos de idade na exata data de 28 de novembro de 2014. Cliquem no título para lerem o restante do texto, assistirem aos vídeos e acessarem o download do pacote gratuito de MP3.

27 de novembro de 2015

Phantasy Star III EP.09 - O Novo Inimigo PT-BR

Você já imaginou alguém perdendo tudo? Família, amigos, posses, seu lar e toda sua herança? Pois é, isso foi o que aconteceu no trágico início da derradeira geração protagonizada pelo Sean / Shiin Le Cille. No nosso ultimo encontro, por sinal, uma geração anterior, no texto Phantasy Star III EP.08 - Segredos PT-BR, os personagens ficaram sabendo de um importante segredo de Lyle, que ele fora o dragão alado que “resgatou” Maia no início do game. Todavia, após a revelação, Lyle acabou morrendo. Os personagens seguiram para a cidade de Techna onde, em seu subsolo, encontraram um espaço porto com uma nave que os conduziram a uma lua artificial chamada Azura. Lá eles enfrentaram Siren, um ciborg de um modelo similar a Wren, após a vitória contra a máquina inteligente hostil, eles se estabeleceram naquela lua. Ayn se casou com a filha do cavaleiro dragão, e dessa união nasceu Sean e eles viveram em paz por vários anos. Um dia, porém, Alisa III misteriosamente disparou um ataque mortal contra a lua, e seus habitantes, excetuando-se Sean, Wren e Myeu acabaram morrendo, que foram parar no deserto de Aridia.

26 de novembro de 2015

Phantasy Star IV, noticias de revistas nos anos 90

Olá pessoal tudo bem?
Foi com grande felicidade e com enorme privilégio que acompanhei a época de ouro das revistas de videogames.
Lembro que sempre estava nas bancas acompanhando as edições e sempre que folhava e avistava uma matéria sobre Phantasy Star, com certeza essa revista já faria parte da minha coleção.
Em meados de 1993 eu começava a colher informações sobre a grande continuação do RPG carro forte da Sega, Phantasy Star IV.
E tenho uma grande lembrança das revistas estrangeiras que consegui com o dono da banca que tinha parentes no exterior e trazia pra ele novidades frequentemente.

Mega Man 2 para o... Master System?!

Ainda hoje, enquanto eu estava lendo o Dossiê OLD!Gamer: Master System! e vendo alguns micro reviews sobre vários jogos como Mortal Kombat, Street Fighter e muitos outros para o console de 8Bits da SEGA, por um instante pairou sobre minha mente a imaginação de uma versão de Megaman do NES para o Master, e não é que eu topo com um projetinho de portabilidade do segundo Megaman para o “Masterzão”? Assistam ao vídeo a seguir:

25 de novembro de 2015

Remasterizando gráficos de Games

A excelência na criação de algo vem pelo constante praticar. Antigamente, por exemplo, eu tinha o hábito de sempre estar escrevendo, e percebia que as palavras vinham fáceis. Após um tempo e uma série de acontecimentos em minha própria vida, esse costume foi sendo deixado de lado aos poucos até se tornar praticamente inexistente. Quando eu criei o Gamer Desconstrutor, vi a mim mesmo como uma pessoa destreinada, desorganizada e atrapalhada nas escolhas das palavras durante a construção de um texto, o que resultara num retardo temporal em termos de criação textual (Pois precisava escrever, revisar e alterar o tempo inteiro), e mesmo hoje sinto que preciso treinar muito devido a insatisfação com as coisas que eu mesmo escrevo. Mas você deve estar se questionando sobre a razão de todo este parágrafo se o título se refere ao contexto da “recriação com melhoria gráfica”. Bem, a resposta é simples, vendo todo o trabalho deste artista pseudodenominadamente como TJ Townsend (Elemental79), passei a refletir sobre mim mesmo como elaborador de textos e imaginar o quanto o indivíduo em questão passou por estudos e treinos exaustivos até chegar no nível a qual chegou e/ou se mesmo assim ele esta satisfeito com o que atualmente é capaz de fazer.

23 de novembro de 2015

Phantasy Star III EP.08 - Segredos PT-BR

No nosso ultimo encontro, mais precisamente no post Phantasy Star III EP.07 - Solidão PT-BR, nossos aventureiros resgataram Thea / Lann La Mirah e depois revisitamos o reino de Landen onde encontramos Sari Lynn No Satera, uma poderosa guerreira que, após derrotada pelos protagonistas, entrega a pedra de Topázio e oferece sua companhia para proteger o artefato; e para aqueles que não se lembram, a personagem Sari Lynn No Satera é filha de Lena No Satera, só não sabemos quem foi o Pai. :-p

19 de novembro de 2015

Rumo aos tempos distantes - Arranjos de Chrono Trigger e Chrono Cross

Sabe quando você deseja algo com tanta força e mesmo assim acaba não acontecendo? :-) Pois é! Esta é a aparente eterna novela sem fim quando nos referimos ao Remake de Chrono Trigger que a Square Enix Holdings Co., Ltd. (株式会社スクウェア・エニックス・ホールディングス) insiste em NÃO fazer e ainda por cima fica perseguindo os fans adoradores de suas franquias quando os mesmos põe suas mãos na massa para recriar o mundo que tanto amam. Mas não fiquem tristes, o remake não saiu, mas foi lançado algo simplesmente fabuloso e que vai agradar não apenas os fans de Chrono Trigger (クロノ・トリガ) e Chrono Cross (クロノ・クロス) como os apreciadores da boa música, fazendo-os mergulharem em suas próprias imaginações. Trata-se de um Album publicado pela própria Square Enix Music chamado “To Far Away Times Chrono Trigger and Chrono Cross Arrangement”.

17 de novembro de 2015

Arte inGame: Sobre enredos e idiomas

Olá pessoal!
Como já discutimos um pouco neste artigo aqui, o enredo de um jogo de videogame e a forma com que ele é estruturado costuma ser visto como essencial por muitos jogadores em quase todos os jogos. Eu mesmo respondia sem hesitar que o principal para mim em um game era sua história. Acredito que já tenha ficado claro nesse texto anterior que trouxe para vocês os seguintes pontos: nem todo game possui enredo; e, se possui, pode não ser seu elemento principal.


13 de novembro de 2015

Retro Imaginação


Enquanto eu procurava Sprite Sheets para o quadro de batalha do mês de Novembro de 2015, encontrei uma postagem no site “GamingBolt Get A Bolt Of Gaming Now” de Julho de 2012 a qual gostaria de trazer para cá para o Desconstrutor. É uma série de imagens de games novos imaginados para uma plataforma de clássica 8Bits. Vamos mostra-las?

11 de novembro de 2015

Mario Kart Remake feito no Unreal Engine 4 para PC, MAC e LINUX

Quando eu vejo coisas assim na internet, logo me vem a mente aquela famosa frade que diz “Não enfrentes monstros sob pena de te tornares um deles. Pois se contemplas o abismo, a ti o abismo também contemplará”, numa errônea interpretação de Friedrich Nietzsche que "se você encarar a Nintendo com projetos assim, a Nintendo vai querer te abocanhar" :-). Pois mais ou menos isso que eu penso sobre esses fans loucos e geniais que pegam um jogo que tanto amamos e o repagina de forma que não só enchem nossos olhos como nossos corações. Vamos saber como isso ficou? Cliquem no link e leiam o restante do texto e depois assistam ao vídeo. ;-)

9 de novembro de 2015

Clone chinês de The Kings of Figthers... Que é um jogo muito bom...

Na China já se sabe que: Nada se cria, tudo se copia... E é sobre isto que vamos falar. Na verdade se trata de um game chamado de Xuan Dou Zhi Wang (炫斗之王), que é conhecido por muitos como "clone descarado The King of Figthers e Street Fighter". E que fez até um acordo com a SNK para licenciar a participação especial de alguns personagens do KoF. O jogo em si é um game on-line, foi lançado em 2011 na China para PCs, desenvolvido pela Jade Studio e publicado pela Tencent.


5 de novembro de 2015

Metroid: The Sky Calls

Ultimamente eu ando muito admirado com certas produções feitar por fans, parece que o sonho que reside no coração de uma pessoa de talento é muito mais poderoso do que certas proibições que poderiam surgir daí, e sinto-me até tentado a mencionar várias delas, mas optarei por divulgar somente uma que já é enorme por si só. Apresento-lhes Metroid: The Sky Calls um curta metragem produzido por Rainfall Films Intergalactic Odyssey que é simplesmente de acelerar os corações da maioria dos Retro-Gamers que curtiram os jogos da série Metroid.
Cliquem no título para curtirem ao Show!

4 de novembro de 2015

Phantasy Star III EP.07 - Solidão PT-BR

No post anterior sobre Phantasy Star III (EP.06 - Lágrima do Dragão PT-BR), nossos intrépidos heróis estavam se preparando para resgatar Thea, mantida prisioneira no sub-solo do castelo de Lensol no Domo de Dracônia. Curtam ao vídeo a seguir porque ele é a base deste texto comentário sobre o gameplay:

1 de novembro de 2015

Personagem do Mês de Novembro de 2015

Novamente iremos por os vilões a prova na enquete do personagem do mês de Novembro de 2015, quer dizer, as vilãs, mais precisamente as periguetes dos games que só sabem dar trabalho aos protagonistas. Portando, se mais delongas, vamos as participantes:

30 de outubro de 2015

Alex Guile Kidd Sonic Boom ou “Alex Boom” ^_^

Ainda com o intuito de criar um novo Avatar para o meu amigo Alessando Velberan para representar seu perfil no canal do YouTube, eis que eu encaro um dos meus maiores desafios! Não imaginava que fundir as aparências do Alex Kidd com o Guile fossem me dar tanta dificuldade, mas felizmente o resultado ficou muito bom. Vamos ver como foi isso?

28 de outubro de 2015

Phantasy Star III EP.06 - Lágrima do Dragão PT-BR

No nosso ULTIMO ENCONTRO aqui no Gamer Desconstrutor, os aventureiros chegaram ao domo de Arídia onde em Hazatak, os personagens recebem a dica de onde estão refugiados as pessoas dos reinos de Cille e Shusoran, que no caso é numa caverna (Mesma onde o Wren foi encontrado) a Oeste do vilarejo dos Ciborgues.

25 de outubro de 2015

Apresentação Éric Mascarenhas “uma pequena brincadeira de infância que virou uma escolha para toda vida”.

Olá pessoal tudo bem? É com grande prazer que me apresento aqui e uma imensa honra que ingresso na equipe.
Meu nome é Éric Mascarenhas, sou da cidade de Jundiaí interior de São Paulo, minhas formações acadêmicas são em Tecnologia da Informação e Administração.
Também sou formado em Técnico em Informática, Técnico em Eletrônica, Eletrônica Digital e Analógica, Programação, Web Designer e Web Master.
Minhas experiências no mundo dos games começaram em meados dos anos 90 ou 91, não consigo esquecer que a grande guerra na época era entre a Nintendo e a Sega.
Meu primeiro console foi um Master System 2 com Alex kidd na memoria e 3 jogos(Altered Beast, Asterix e Jogos de Verão), esse console marcou tanto a minha infância e minha vida que sempre será o meu console predileto.

23 de outubro de 2015

Phantasy Star III EP.05 - Tempos de Guerra PT-BR

Existem pessoas que acreditam que cada um de nós possui um propósito nesta vida e que o sentido de nossa eternidade reside nos nossos filhos e netos que, de certa forma, continuam o nosso legado. Não sei bem no que acreditar, só sei que existem projetos nessa vida que levam gerações para serem concluídas, ou seja, uma pessoa começa, mas outra termina, e assim tudo vai se aperfeiçoando passando por um lento processo de observação, entendimento, aprendizado e transpassar desse conhecimento. Hoje é com muito prazer que estou trazendo aqui para o Gamer Desconstrutor quinta parte do game play de Phantasy Star 3 (SEGA Genesis) criado pelo meu amigo Alessando Velberan. Para aqueles que estão um pouco perdido sobre o que eu estou falando, já que esse GamePlay sofreu uma interrupção um pouco longa, leiam o texto Phantasy Star III EP.01 - Geração do Destino PT-BR, Phantasy Star III EP.02 - Os Guardiões dos Orakios PT-BR, Phantasy Star III EP.03 - O Príncipe dos Layan PT-BR e Phantasy Star III EP.04 - A Escolha de Rhys PT-BR e vamos em frente!

21 de outubro de 2015

Papo de Colecionador II - Abrir ou não abrir um item lacrado? (para publicação)

No primeiro Papo de Colecionador abordamos uma questão que hora ou outra todo colecionador, em algum momento de sua vida, vai se deparar: adquirir ou não um game hack, que é um item essencialmente pirata. Se você ainda não leu, convido o leitor a apreciar o primeiro capítulo desta série. Neste capítulo, vamos pôr em pauta outro dilema que todo colecionador passa: abrir ou não abrir um item lacrado?

A dúvida parece boba, mas vamos analisar os pontos: você rala o mês todo, batalha grana, economiza, planeja, barganha, vê incontáveis anúncios, até que finalmente encontra seu tão sonhado item! Você o adquire, aguarda chegar e é o dia mais feliz do mundo quando abre a caixa do correio e lá está ele. Lindo, perfeito, e ainda novo!

Agora suponha que este item seja um game de uns 25 anos. Um game cobiçado que permaneceu perdido e inviolado por 25 anos e agora está nas suas mãos! É como encontrar um múmia extraterrestre na pirâmide de Gizé. Algo único, intocado.
Como você terá coragem de abrir uma joia destas?


19 de outubro de 2015

Arcade de Master System

Você sabia que no Japão tinha um Arcade que rodava jogos de Sega Master System? No Brasil e Europa o SMS fez muito sucesso e se tornou “O” videogame para os jogadores destes países. E como muitos já devem saber, nos EUA e Japão que eram na época os dois maiores mercados de games o console 8 Bits da SEGA já não foi popular nestas terras. Mas o que poucos devem ter conhecimento é que no Japão teve um Arcade multijogos chamado “Shooting Zone” (シューティングゾーン) lançado em 1987 e que rodava jogos de Master System versão Ocidental.

16 de outubro de 2015

Personagem do Mês de Outubro de 2015 – Alucard

Parece que foi ontem que eu criei o quadro de batalha do personagem do mês de OUTUBRO DE 2014, onde o ilustríssimo vencedor, Firebrand dos jogos Ghoul's & Ghosts e Demon's Crest, deu cabo de seus oponentes Chuck D. Head (Decap Attack), Tyrant (Revident Evil) e Rick (Splatterhouse) numa disputa não tão apertada assim. Apesar de na época a referida PESQUISA ainda não se utilizar o sistema de enquetes do Google Plus (G+), já tínhamos tido a idéia de criar uma bela seleção de imagens para o vencedor que também representou tematicamente a comunidade daquele mês daquele ano, você confere a galeria do Firebrand bastando CLICAR AQUI. A derrota de Tyrant em 2014 cedeu lugar ao Nemesis na enquete de OUTUBRO DE 2015, mas será que, ao contrário de seu irmão mais novo, o Nemesis saiu vitorioso dessa vez? Continuem lendo para conhecer um pouco sobre cada personagem e o vencedor da enquete.

14 de outubro de 2015

Arte inGame - Asterix

Olá pessoal!

Durante esse feriado que passou tive uma pequena oportunidade de descansar um pouco jogando um game que fez parte da minha vida e que até hoje gosto bastante: Asterix de Master System.

E enquanto jogava, algo me ocorreu e que seria interessante tanto para mesclar algumas memórias relacionadas à infância e também ao tema central desta coluna.

9 de outubro de 2015

King’s Field I Beta da versão Japonesa

No final da segunda metade do ano de 1994, mais precisamente no dia 16 de Dezembro, uma talentosa empresa chamada FromSoftware (Armored Core, Dark Souls, Tenchu, Shadow Tower dentre muitos outros) trouxe para o mundo um dos games mais marcantes na minha vida na geração 32Bits, o King’s Field (キングスフィールド). Esse jogo tem uma profundidade e atmosfera tão intensa, tão forte, que é impossível um jogador não se deixar tomar por sua ambientação pesada, caprichada e singular. Claro que muitos poderiam discordar dos meus elogios, mas o fato é que eu adoro de mais esse game e um dia eu quero dedicar um especial Desconstrutivo somente a ele aqui no Gamer Desconstrutor. 
  
Calma que o post de hoje é relâmpago! Você não ficará velho lendo esse texto
:-)

2 de outubro de 2015

Battle Arena Toshinden Beta (Playstation 1)

Desenvolvido pela Tamsoft, Battle Arena Toshinden (バトルアリーナ闘神伝) foi um jogo de luta com armas publicado pela Takara primeiramente para Playstation 1 no dia 01 de Janeiro de 1995. Foi um dos primeiros títulos de luta a utilizarem personagens poligonais em ambientações totalmente 3D ("true 3-D"). Muito embora BAT tenha sido desenvolvido com exclusividade para o console de 32 Bits da SONY, isso não impediu que posteriormente o jogo fosse lançado para SEGA Saturn em Novembro de 1995 (conhecida como Battle Arena Toshinden Remix), para Game Boy em Março de 1996 e para PC em Abril do mesmo ano que a versão para Game Boy.
Hoje iremos dar uma breve olhada em algumas imagens da versão Alpha e Beta deste título, cliquem no título do post para verem o post completo.

29 de setembro de 2015

Bomba: DESCOBERTO INTELLIVISION III

Notícia-bomba!! Um membro do fórum do lendário AtariAge postou dia 13 a seguinte novidade:
(...) My fathers been selling games for almost 40 years and offered me an old brochure he found after going through some old work stuff. Sorry for the quality, I'm planning to make some high res scans in the next week or so. (...)
(...) Meu pai vendeu games por quase 40 anos e ofereceu-me uma velha brochura (que) ele encontrou depois de revirar suas coisas de trabalho velhas. Desculpem pela qualidade, estou planejando fazer alguns scans de alta resolução na próxima semana ou além (...)
Cliquem no título para lerem o restante do post...

28 de setembro de 2015

Papo de colecionador I - Jogos piratas na coleção?!

Um colecionador de videogames, como qualquer outro colecionador, geralmente planeja suas aquisições meses antes de executá-las. Normalmente os itens, por serem genuínos, antigos e ainda pouco disponíveis, possuem valor elevado, o que exige economia e impacta em outros aspectos da vida pessoal do colecionador.

25 de setembro de 2015

Hack de Pokémon Yellow feito por chineses para o Nintendo 8Bits traduzido para o Inglês

Existem trabalhos de Hacks que criam verdadeiras maravilhas nos fazendo tirar o chapéu por conta do esmero e dedicação, um que vocês devem ter tomado conhecimento foi de uma versão 8Bits de Final Fantasy 7 para NES desenvolvida por uma empresa chinesa chamada Shenzhen Nanjing Technology Co., Ltd. que usava artes no estilo Advent Children. Bem eis que a mesma empresa que criou o “Zui Zhong Huan Xiang VII” (FF7) resolveu desenvolver em 2009, também para Nintendinho, uma versão do Pokemon Yellow (Lei Dian Huang: Bi Ka Qiu Chuan Shuo), originalmente lançada para Game Boy em setembro de 1998. Só que as novidades não param por aí.

Quem sou eu? Ninguém liga?

Não gosto de trazer para cá certos assuntos que não sejam da área gamística, mas acima de tudo o Gamer Desconstrutor é parte de mim. Por esta razão que existem coisas aos quais não posso deixadas de lado sem ao menos redigir algumas linhas, como foi o exemplo da nota de falecimento do lendário Leonard Nimoy num texto intitulado "De todas as almas (...)" e como este é o único espaço eletrônico a qual sou não somente editor, mas também o dono, preciso escrever essas palavras, pois a morte da carne em sí ainda não é a morte verdadeira, o maior de todos os ceifares da vida é o esquecimento.