27 de julho de 2015

Nintendo a Fabricante de Armas de Brinquedo

A Nintendo é conhecida pelos Ocidentais pelo seu conservadorismo e por ser uma das grandes empresas de games, mas poucos sabem que ela antes era uma fabricante de brinquedos e que no Japão na década de 70 a Nintendo tinha uma linha de armas de brinquedo.

Muitos aqui devem conhecer a Zapper a arminha da versão americana do NES e seus jogos de tiro como Duck Hunt (o famoso jogo dos patos) e muitos outros, mas irei contar como tudo começou e aproveitarei para apresentar a The Gun a versão japonesa da Zapper de Famicom e algumas novidades.

MENINOS GOSTAM DE BRINCAR COM ARMAS
A fabricante de brinquedos nipônicos Nintendo era uma das marcas famosas no Japão nos anos 60 (devido seus produtos de ótima qualidade e seu bom marketing), foi então que ela se junto com a fabricante de eletrônicos Sharp para lançar um novo brinquedo e assim lançaram em 1970 a série de brinquedos de pistola de luz chamada de “Kosenju SP” (光線銃SP) e em 1976 a “Kosenju Custom” (光線銃 カスタム).
Esta é a linha de armas de brinquedo  “Kosenju SP” (光線銃SP) lançado pela Nintendo em parceria da Sharp. 
Estes brinquedos tinham pistolas de luz que eram replicas de armas e rifles de verdade. Elas emitiam um feixe de luz que precisavam atingir alvos que respondiam ao feixe.


The Kosenju SP Gun.
The Kosenju SP Rifle

Esta é uma pistola de luz na caixa, e vinha junto duas pilhas para seu funcionamento. Ela tinha um acabamento bem feito e além de ser uma réplica de uma arma de verdade. Lhe dando uma aparência muito real.

Eles vinham com alvos (tipo uma garrafa ou roletas, quadros de pinturas e até estatuetas de cabeças de animais) que neles tinham uma lente que ao captar a luz emitida pelas pistolas de brinquedos ativavam um mecanismo nos alvos que fazia eles reagirem. Tipo ao atirar na roleta fazia ela girar, já a estatueta da cabeça do leão rugiria enquanto a garrafa de brinquedo ela acionava uma mola que empurrava a parte de cima fazendo ela se dividir em duas partes.

A arma e rifle junto com alguns alvos (cada alvo reagia de maneira diferente ao ser atingido pelas pistolas de luz). Todos funcionavam com pilhas.
Agora um vídeo aonde um cara que mostra a funcionalidade deste brinquedo da Nintendo. A versão é a da cabeça de estatueta do leão que por sua vez neste precisa atira nele três vezes para ativar seu mecanismo e faze-lo reagir.




AGORA A BRINCADEIRA FICOU SERIA  
A Nintendo lançou 1974 seu primeiro Arcade chamado Wild Gunman criado por Gunpei Yokoi (mesmo criado dos portáteis Game & Watch e Game Boy e pai do jogo Metroid). O jogador usava um cinto de xerife ou cinto com coldre (o "colder" é um receptáculo que serve de suporte para carregar armas curtas de fogo), que aqui no caso da maquina se colocava a pistola de luz. E no Arcade tinha imagens de full-motion vídeo de um pistoleiro que era projetado no ecrã e quando seus olhos brilhavam, o jogador precisava sacar a arma e atirar. Se o jogador fosse rápido, a projeção mudaria com o pistoleiro sendo atingido e caindo, mas se por acaso você não fosse rápido no sacar a arma e atirar, mostraria o pistoleiro sacando e disparando a arma dele e você perderia. De acordo como o jogador iria acertando um pistoleiro, em seguida aparecia outra imagem de um outro adversário para enfrentar.


Para ver como funcionava este Arcade neste vídeo mostra uma destas maquinas funcionando, claro que desgastada com o tempo, mas ainda em boas condições. 
 


A BRINCADEIRA CONTINUA
Em 1976 a Nintendo lançou o “Kosenju Custom” (光線銃 カスタム) e que tinha dois modelos o Customer Gunman (カスタム ガンマン) e Custom Lion (カスタム ライオン). O Gunman era um boneco de um pistoleiro e o Lion era um boneco de Leão, ambos tinham a mesma funcionalidade dos alvos da série “Kosenju SP” (光線銃SP), os bonecos vinham em cima de uma plataforma e quando eram acertado na lente pelo feixe de luz da pistola os bonecos caiam como se tivessem mortos logo depois voltavam a sua posição em pé.

A serie “Kosenju Custom” (光線銃 カスタム) de 1976 tinham pistolas de luz com um alcance maior do que a serie anterior de 1970.




No mesmo ano em 1976 a Nintendo lançou um outro brinquedo que era um projetor de imagens chamado Duck Hunt.
Aonde vinha uma pistola de luz em formato de rifle e um projetor que por sua vez projetava imagens de luz em forma de patos, ao acerta estas imagens a figura dos patos voando mudava para a de um pato sendo abatido e caindo. Tanto o rifle quanto o projetor funcionavam a pilhas.
Neste vídeo mostra como funcionava este brinquedo, ele mostra imagens da caixa e do produto de 0:00 as 0:23, logo ele mostra o projetor funcionando, mas só em 0:57 que o cara começa a atirar nos patos e que mostrar imagens deles sendo abatidos. O projetor emite um som semelhante ao de um pato. Algo muito bem feito para a época.


UM NOVO MERCADO E COM NOVAS ARMAS
Com o passar do tempo a Nintendo vinha vendo que o mercado de games eletrônicos estava crescendo e ela como já tinham feito alguns Arcades antes, então ela resolveu entra neste novo mercado. E começou a desenvolver mais Arcades de estilos variados e também consoles de mesa com jogos estilo Pong. 
Color TV-Game (カラー テレビゲーム).
Um dos primeiros consoles caseiro feito pela Nintendo.

Só em 1983 ela lançou seu primeiro console 8bits o Famicom (NES) que foi um grande sucesso comercial no Japão e este console de sucesso logo iria ganhar também seus jogos de tiro.

VELHO OESTE E DUELOS NO SEU VIDEOGAME
Em 18 de fevereiro de 1984 no Japão foi quando o jogo Wild Gunman (ワイルドガンマン) foi lançado para o Famicom, este por sua vez foi inspirado num jogo de Arcade de mesmo nome lançado em 1974. Só que invés de usar atores reais em filmagens de full-motion vídeo, o jogo foi adaptado para o console 8bits da Nintendo aonde os inimigos agora eram feitos de pixel.

Tinha o quite completo que vinha com o jogo Wild Gunman e uma uma pistola de luz a "The Gun" (igual as antigas armas de brinquedo da Nintendo, só que a diferença é que este se conecta na entrada da frente do console e capta imagens dos alvos na tela da TV) e um cinto de xerife (coldre com cinto) para colocar a arma e usar na hora do duelo contra os foras da lei do jogo, para ver quem puxava o gatilho primeiro.
 
A The Gun é de plástico, mas ela tem um bom acabamento e que tem uma aparência bem realista de uma arma verdadeira. Sobre o jogo Wild Gunman ele precisa de uma pistola de luz (uma arminha ou acessório de luz) para funcionar, no game aparece seu oponente e você não pode atirar nele até que este por sua vez fale a palavra "Fire" (porque se você atirar antes disso é falta), este jogo só é legal com o acessório mesmo pois na hora que o oponente diz "Fire" você deve tirar a arma do coldre no cinto e disparar rápido antes dele, porque se não é Game Over, à medida que você vai derrotando os inimigos o nível vai aumentado e a precisão de atirar primeiro na hora certa também.


Este é o cenário com o pistoleiro, no modo "Game A - One Outlaw" você duela contra um inimigo. Neste duelo só um poder sair vivo.


Também tem o modo "Game B - Tow Outlaws" que se luta logo contra dois de uma vez. Seja rápido no gatilho e atire neles antes que eles atirem em você!

E tinha mais um modo no jogo o "Game C - Gang" Este modo lhe coloca num tiroteio de Salão (aqueles típicos bares do velho oeste), aonde aparece pistoleiros nas janelas e na porta de entrada e você deve atirar em todos rapidamente antes que alguém lhe atinja. Neste modo você apena deve usar a arma (sem usar o cinto de xerife). Você só tem 15 balas para cada vez, assim faça valer cada tiro.

Agora você esta no velho oeste num duelo, seja o mais rápido no gatilho pois só um poderá sair vivo neste confronto.


TEMPORADA DE CAÇA AOS PATOS




Duck Hunt (ダックハント) foi lançado em dia 21 de abril de 1984 para o sistema Famicom, que também foi baseado num brinquedo de mesmo nome lançado em 1976. Este jogo lançado para o Nintendo 8bits também utilizava a The Gun (a pistola de luz feito para o consoles).
   
No jogo tem vários modos e um deles que é para iniciantes é o "Game A - One Duck" seu cão assusta um pato para você atirar. Você está equipado de três balas para disparar e há uma quantidade limitada de tempo que ao acabar o pato voa para longe. Há 10 sessões de uma pato por nível e você deve atirar em uma certa quantidade de patos para avançar para o próximo nível. Se você atirar em todos os dez patos em um nível você ganha "Perfect Bonus" que lhe adiciona mais pontos. Conforme você avança através de cada nível os patos voam progressivamente mais rápido e são portanto mais difícil de se atingir. Também neste modo com o controle 1 uma outra pessoa pode controlar o pato. Assim, um outro jogador pode ajudar a reduzir a dificuldade, mantendo o pato na tela, ou aumentando a dificuldade fazendo a ave voar erraticamente ou rapidamente para as bordas.

O jogo também tinha outros modos o "Game B - Tow Ducks" e "Game C - Clay Shooting". No modo "Game B" só muda que você tem que atirar em dois patos aumentando a dificuldade do jogo. No "Game C" não tem patos, sendo substituído por discos de argila. Mais uma vez, é-lhe dado três balas com o qual você deve disparar em dois discos que são lançados a partir da parte inferior da tela. Esses discos vão se distanciando através do ar e vão cada vez mais longe e é muito mais difícil de serem atingidos. Se você puder, é mais fácil atingir os alvos assim que eles são lançados.
 
Apesar dos alvos deste jogo serem os patos ou os discos de argila o verdadeiro alvo que quase todo mundo queria atingir era o cachorro. Este que ganhou destaque por que cada vez que você perdia um pato logo o canino aparecia atrais do mato rindo da sua cara, o que deixava muitas pessoas frustradas e com raiva. Sendo que sempre que se fala em Duck Hunt a primeira imagem que vem na cabeça de muitos é o cão ao invés dos patos.

Este jogo é conhecido mundialmente e se tornou ate um grande ícone no mundo dos games e os famigerados patos e o cachorro estão sempre presentes na cultura pop e nos assuntos relacionado a games. E uma vez ou outra eles sempre são lembrados ou mencionados.

LOUCA ACADEMIA DE POLICIA


 
Hogan's Alley (ホーガンズアレイ) foi lançado no dia 12 de Junho de 1984 e este por sua vez se baseia num simulado de tiro aonde o  jogador assume o papel de um policial em treinamento. O jogo apresenta personagens como alvos (recortes de papelão) de vilões e civis inocentes, devendo o jogador apenas atirar nos vilões e poupar os inocentes em situações diferentes (selecionável pelo jogador). Apenas 10 erros são permitidos.

No primeiro modo jogo "Game A - Hogan's Alley A" (The Blank Wall) coloca você em um campo de tiro padrão. Cada rodada, você tem uma quantidade definida de tempo para atirar, como indicado pelo número de segundos na parte superior da tela. Três painéis com alvos rolaram. Todos os três se voltarão para sua frente, ao mesmo tempo, e você deve atirar nos gangster sem prejudicar quaisquer civis. Entre os três, dois ou um dos painéis são criminosos, não mais nem menos. Se atirar num civil ou se o tempo acabar você recebe um "Miss" (erro) do alvo naquela partida, que aparece indicando em baixo do personagem (civil se você acertar um ou no criminoso caso você tenha errado ou não atirou no alvo no tempo pedido). Obtenha 10 "Miss" e você vai ter um Game Over! Você pode obter várias Miss por rodada. 
  
O objetivo deste jogo é marcar tantos pontos quanto você puder. Você vai ser marcado dependendo de qual gangster você atirar:
Gang-A: 500 pontos
Gang-B: 1000 pontos
Gang-C: 5000 pontos
Lady, Professor, Police: Miss (Erro)

No segundo modo "Game B - Hogan's Alley B" (The Town) leva você para fora do campo de tiro em uma simulação realista da cidade. Você deve passear em toda a cidade decadente e derrubar todos os gangsters que você vê, enquanto você tem que evitar os civis. A pontuação ainda é o mesmo, mas o tempo dado para você reagir não é mostrado. Cada rodada leva você a um lugar diferente do local que primeiro começa num prédio de tijolo depois a uma loja de armas, e por ultimo a um canteiro de obras (que depois deste ultimo volta novamente para o prédio de tijolos). Os painéis podem aparecer nas janelas ou nas varandas, e às vezes mover-se através pelas ruas. Atirar no alvo errado ou perder muito tempo para atirar num gangster lhe irá resultar em um Miss (Erro). Obtenha 10 Miss e é Game Over para você. Tal como acontece com o no modo "Game A",  tente obter tantos pontos quanto você poder.

No ultimo modo "Game C - Trick Shot" (Shooting Soda Cans to Bounce them Onto Ledges) tire um tempo do treinamento de policia e participe deste modo divertidíssimo. A cada rodada, várias latas vão sendo lançadas pelo lado direito da tela, caindo lentamente para a esquerda. Você deve atirar nas latas para lançá-los para cima. Leve as latas para aterrar nas bordas no lado esquerdo da tela para marcar pontos, dependendo de qual borda que você pousar. A pequena saliência perto do centro só dá 100 pontos. As latas são muito menores do que os alvos, então precisão para apontar e acertar as latas é mais importante aqui. As latas vão saltar na direção oposta se bater nos lados de uma borda. Você obterá uma Miss (Erro), se uma lata cai fora da tela. O jogo termina quando você obtém 10 Miss, e seu objetivo novamente é marcar tantos pontos quanto você puder.

Agora você é um recruta em treinamento policial, mostre todas as suas habilidades e o quanto rápido no gatilho e preciso você é. Para ser um policial de verdade tem que estar preparado para tudo.

TIRO PARA TODO LADO


Já joguei estes jogos de tiro do Nintendo 8 bit e na época eram uma das coisas mais incríveis que eu já tinha visto. Ter um jogo de tiro na TV da sua casa para mim era algo ate então impossível, pois geralmente este tipo de coisa só era visto em maquinas de Arcade. Digo que foi uma ótima experiência por eu poder ter jogado estes jogos clássicos.

Você poderia também compra apenas a arma separadamente e que era mais barato (caso você não quisesse comprar o quite completo) .

O coldre do cinto também poderia ser comprado separadamente, mas este só era usado no jogo Wild Gunman, já nos outros jogos como Duck Hunt e Hogan's Alley o este acessório não era necessário.

O cartucho do jogo Wild Gunman também poderia ser comprado separadamente (igual aos jogos Duck Hunt e Hogan's Alley).


Mas convenhamos o quite completo era muito mais legal, sem falar que eu acho muito bonita a arte que vem na caixa, que realmente ilustra bem um duelo de velho oeste.
Na época a Nintendo lançou um comercial destes três primeiros jogos aonde mostra uma pessoa utilizando o cinto com coldre, além de mostrar como se jogava cada jogo. Confiram neste vídeo logo abaixo esta relíquia televisiva.



NO OCIDENTE COWBOYS NÃO ANDAM COM ARMAS DE VERDADE
Em 1985 o NES foi lançado nos EUA com vários pacotes distintos e um deles foi o "Action Set", aonde vinha o console com dois controles e um cartucho com dois jogos na memoria que eram Super Mario Bros e Duck Hunt, para completar o pacote vinha a Zapper (a pistola de luz do NES).


A Zapper nada mais era que uma versão adaptada da The Gun do Famicom. Só que neste caso a pistola lançada nas terras dos Yankees não tinha o mesmo realismo que sua prima distante japonesa. Nos primeiros modelos inicialmente era de cor cinza e posteriormente fora substituída por uma cor laranja, por razões legais. Agora  mais parecia uma arma de brinquedo e todo seu realismo foi tirado.


Creio que o principal motivo para que a Nintendo of American tenha feito isto, foi justamente pelo motivo de que no EUA o porte de armas é comum entre os cidadãos americanos e ate legalizado pelo governo. Sendo também que acontecem muitos incidentes com crianças e armamentos de verdade. Então era proibido por lei lançar algum produto relacionado a crianças com o design ou aparência de uma arma de verdade.


Apesar das mudanças no design isso não atrapalhava em nada na jogabilidade dos jogos Duck Hunt e Hogan's Alley, mas apesar disto havia um jogo que sofreu com isto e foi o Wild Gunman, como não tinha um cinto com coldre para colocar a arma na cintura as pessoas jogavam apenas apontando a arma diretamente para a TV. Então na hora que os pistoleiros falavam "Fire" a pessoa já com a arma apontada apenas atirava e vencia sem muito desafio. Tirando toda a graça que tinha na versão japonesa de tirar a arma do coldre e atirar antes que o inimigo na tela faça isto primeiro.

Acredite, jogar Wild Gunman assim não tem graça.
ACABOU SE AS BALAS
Bem chegamos ao final deste tiroteio, mas apesar disto tiveram vários outros jogos de tiro lançado para o Famicom (NES), mas resolvi falar só deste três que foram os primeiros títulos de tiro para o console. E agora vocês sabem que a Nintendo a muito tempo atrais já trabalho com armas de brinquedo e que ela acabou levando isto para seus consoles e games com o tempo. Ate mais cowboys!

Nintendo

6 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar do brinquedo Duck Hunt mas não imaginava que as coisas eram tão mais antigas assim... Brinquedos legais nunca vinham para o ocidente....

    Ótimo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. E olha que hoje em dia a Nintendo é conhecida por ser conservadora e uma empresa da família... kkkk

      Excluir
  3. A nintendo é craque nisso ai haha artigo muito bom

    ResponderExcluir