18 de julho de 2015

Unreal Engine 4 [4.8.1] Sonic The Hedgehog e Mario / Kite Demo

Quando o personagem Sonic the Hedgehog (Sonikku za Hejjihoggu - ソニック・ザ・ヘッジホッグ) foi criado por Yuji Naka (SEGA) em 1991, ainda não fazíamos idéia de até que ponto as plataformas computacionais iriam evoluir em relação a geração de gráficos mais detalhados. O tempo se passou e veio trazendo consigo “facilitações” através de ferramentas de GameDevelopment “gratuitas” que põe no chinelo tudo o que já foi feito desde a aurora da criação de jogos de vídeo games. Recentemente o meu amigo Glefferson Vinícius de Lima me passou o link de uma nova versão de Sonic criado na ferramenta Unreal Engine 4 Free por um talentoso fan chamado CryZENx usando como base o tech demo “Boy and His Kite”.

Vamos ver como ficou esse trabalho? Confiram o vídeo a seguir:

Para aqueles que não sabem, o Unreal Engine 4 é um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento de jogos feitos POR desenvolvedores de jogos, PARA desenvolvedores de jogos. Ela foi anunciada na feira Game Developers Conference de 2012 por Mark Rein disse entusiasmado "as pessoas ficarão chocadas quando virem o Unreal Engine 4, ainda neste ano". Todavia, somente em Março de 2014 que a ferramenta foi realmente liberada para o público. A Unreal Engine é capaz de gerar gráficos em tempo real fora do sério:

Se vocês duvidam que a imagem acima foi retirada de uma ferramenta para criação de jogos, basta ASSISTIR A ESTE VIDEO do canal QUIXEL. No vídeo Sonic podemos desfrutar de detalhes espetaculares, com a vegetação muito bem trabalhada, efeitos de iluminação tudo isso rodando há 60 quadros por segundo e uma resolução de 1920×1080. Ha! E vejam a versão do Mario na mesma ambientação:
Agora assistam a tech demo “Boy and His Kite” a qual foram baseadas essas versões de Sonic e Mario:
Espero que tenham gostado deste post e vou me despedindo por aqui desejando a todos Vida Longa e Próspera.
\\//_

2 comentários:

  1. Ótimo texto, meu amigo!

    Eu babei nesse vídeo de Sonic, tanto que achei que seria no mínimo incrível um game do blue blur com essa capacidade gráfica e física incontestavelmente bonito e ao mesmo tempo familiar. Sim, porque por mais que os cenários de Sonic sejam lindos dá vontade de morar em Mobius, ainda são um reino da fantasia. Esse cenário é totalmente terreno, "real". Ver Sonic interagindo com um cenário assim só alimentou minha imaginação. =D

    ResponderExcluir