8 de março de 2016

The Sunken Ghost Ship: O mistério do navio naufragado de Super Mario World e sua revelação


Hi. My name is Fox Mulder, federal agent of FBI and I... Ops, sorry. I need to speak in great Portuguese. Olá, sou Fox Mulder, agente federal do Federal Bureal Investigation (FBI) e vim aqui no Brasil por convite de meu amigo e fonte Glefferson para apresentar minha investigação sobre um dos maiores mistérios que ronda o distante reino de Dinosaur Land. Acho que todos aqui sabem sobre um local naquele lindo reino chamado de Sunken Ghost Ship, que em meu idioma materno quer dizer navio fantasma naufragado. Depois de reunir provas, evidências e testemunhas, pude montar um quadro geral sobre o que aconteceu naquele local e o que o torna tão especial.



Neste relatório, vazado por mim do escritório de Skinner, vamos mostrar e tentar elucidar alguns fatos sobre este local soturno de Dinosaur Land, seus mistérios e minha teoria sobre os possíveis motivos para ela ser o que é.


Preparem-se, pois a verdade está lá fora. E você poderá se chocar...




Sunken Ghost Ship é estranha. É um ambiente aquático, uma fortaleza, é mal-assombrado, noturno, tudo junto. Testemunhas me disseram que um tal Yoshi pode transitar por lá. Só essas coisas já a tornam única. Mas por que ela é tão diferente das demais? Há muitos castelos, muitas casas mal-assombradas, muitas fases noturnas e aquáticas em toda Dinosaur Land, porém ela não faz paralelo com nenhuma delas. Sunken Ghost Ship tem suas próprias regras.







O navio de fuga

Primeiro de tudo, Sunken Ghost Ship é um navio-fortaleza voador. Na luta final em Super Mario Bros. 3, Bowser foge para longe com seus filhos e tropas. Mario resgata Peach, a paz volta a reinar, os monarcas dos 08 reinos estão livres do que me disseram ser um feitiço e a população livre da tirania de Bowser.



Durante esta aventura, cada um dos sete filhos de Bowser, que em alguns lugares os chamam de Koopalings, está no porão de um barco-fortaleza voador, que fica estacionário no pátio do castelo invadido e sai pelos céus assim que notam que você está no castelo. Quando vence a batalha, o navio, tripulação e vilão desaparecem em pleno ar, e você sai são e salvo com o cetro mágico recuperado. Como durante a aventura não nos deparamos com nenhuma embarcação caída dos céus e/ou naufragada, somos forçados a assumir que elas simplesmente desaparecem ou são teletransportadas para longe. Muito longe.

As fortalezas

No meio do trajeto nos reinos existe uma ou mais fortalezas. São castelos brutos abarrotados de armadilhas e inimigos prontos para ceifá-lo. Também pudera: as fortalezas guardam tesouros valiosíssimos e raros, como as famosas flautas dos ventos (que em outra investigação suspeitei serem feitas pelo mesmo artesão que fez uma certa ocarina...) e salas atemporais com infinitas moedas de ouro.

Além de guardar tesouros, as fortalezas mantém portões que bloqueiam os caminhos pelo reino. Foram construídas ali por Bowser, numa provável estratégia militar para manter a população isolada ao mesmo tempo que gerencia a entrada e saída de recursos, numa típica forma de manter o controle do local. E só há um meio de resolver isso...


O orb

Cada fortaleza guarda um outro tesouro muito especial, talvez o mais enigmático tesouro de todos: o orb. Com tantos artefatos valiosos espalhados pela edificação, este é o único que é guardado pessoalmente pelo chefe da fortaleza, portanto é o maior tesouro dali. Mas e o que faz este orb? Ele é basicamente uma esfera translúcida com um ponto de interrogação no meio. É bonita e brilha, e quando você a toca toda a fortaleza desmorona, junto com os portões anexos. Então podemos assumir que o orb é um tipo de bomba? Se sim, por que raios o chefe da fortaleza a guarda consigo, dentro de seu casco? 

O orb não é uma bomba, pois quando ela faz desmoronar o castelo e os portões, você permanece ileso e seguro. É um talismã. Guarde bem esta informação.



A fuga

Uma testemunha que assistiu tudo disse que Mario invadiu o castelo. Avançou com bravura até o covil. Bowser estava ali, frente à frente. A princesa estava perto, muito perto. A batalha começa. Equilibrada, mas o herói aos poucos toma a vantagem. O golpe final. Peach é resgatada e todos os reinos, num só coro, saúdam a vitória. Porém, aqui eu digo que não é bem assim...

Desde que Mario e seu irmão lutaram pela primeira vez contra esse tal Bowser, este bandido demonstrou muita habilidade com fogo e lava. Ele até as usa como armadilha para Mario e Luigi, que não são páreos para elas, mesmo dominando habilidades de uma coisa que chamam de Flor de Fogo. Como Bowser, pelo que sabemos, sempre volta para invadir um novo reino é certo que lava não é algo que o derrube. Muito pelo contrário, ele se sente bem à vontade num bom banho de lava, e seus castelos costumam estar bem rodeados dessas rochas derretidas correntes.

Agora a coisa começa a esquentar...

Com este fato na mente e estudando o local, descobri que depois de ser derrotado na luta no caso que ficou conhecido como Super Mario Bros. 3, ele simplesmente fugiu pelo fosso de lava até um local desconhecido, onde encontrou os Koopalings já esperando e um pequeno batalhão de suas tropas. Todos reunidos, montaram uma tripulação às pressas em um navio-fortaleza voador e saíram dos oito reinos.

A chegada em Dinosaur Land e a captura dos Yoshi



Uma questão que o Glefferson sempre se perguntou e que me motivou a incluir na minha investigação foi: Por que Dinosaur Land? Parece óbvio para um ser que é um dinossauro escolher uma terra de semelhantes. Mas não é bem isso. 

Ainda durante a viagem, algo saiu errado e sofreram algum tipo de acidente. Pode ter sido uma tempestade que tenha desestabilizado a embarcação voadora e então caíram no mar da costa norte de um dos muitos lugares majestosos e de nome de comida daquelas terras, Chocolate Island. Se esta for de fato a verdade, seria um golpe de sorte grande demais. Afinal, Bowser e sua trupe dominaram toda a terra de Dinosaur Land sem dificuldades. As circunstâncias deste "naufrágio a partir do céu" são misteriosas. Este ponto da história permaneceria com lacunas, se não fossem evidências que descobri que as preenchem, ao mesmo tempo que explica outro detalhe importante da história.

Existe um lugar sem sentido e atemporal (como quase tudo naquelas paragens) em que as coisas voam rapidamente pelo céu noturno. O lugar inteiro viaja ordenadamente sem parar. Basicamente são plataformas, blocos enormes de pedra bruta e partes de uma ponte, tudo voando desgarrado, porém sempre tudo junto sem extraviar partes. É como se você soltasse uma sala de jantar no espaço em órbita na Terra. Tudo ficaria voando do jeito que foi deixado ali, até que algo interrompa o caminho. E foi exatamente o que aconteceu.



Este lugar era um tipo de ponte ou algo assim que voa ao redor de Dinosaur Land, entre as nuvens. Quando a fortaleza alada de Bowser adentrou o perímetro, colidiu com o lugar errante que, devido ao seu voo circulatório, arremessou o navio para o centro do perímetro. Não bastasse isso, este lugar mágico é onde os yoshi do tipo azul voadores habitam ou se encontram. No acidente, deveriam estar por ali e pela forma com que se deu, Bowser pensou ser uma investida contra ele. E então, por pura vingança e conveniência, capturou ovos de toda uma nova ninhada da família yoshi. Bingo.



Com os yoshi em suas mãos e toda uma vasta terra para explorar e dominar, foi fácil montar seu novo império, construir mais castelos, fortalezas, armadilhas e tudo o mais, treinar novas categorias de soldados e repousar soberano na mais alta torre de seu novo colosso, desta vez muito bem escondido. Afinal, abrir caminho não estava sendo nenhum problema. Se abriam como mágica...

Os talismãs das passagens

Lembram que falei que os orbs eram talismãs? Pois foi neste ponto da investigação que tudo fez sentido. Está claro como Bowser e os Koopalings conseguiram levantar mais um vasto império cheio de edificações tão rapidamente e com tanta facilidade. Os talismãs abrem caminho.

Na contenda anterior, os chefes das fortalezas guardavam os talismãs consigo. Provavelmente foi usando eles e em grande número que eles conseguiram invadir os 08 reinos e enfeitiçar os respectivos reis. E é por isso também que quando você consegue pegá-los, eles destroem os portões gigantes e as fortalezas. Afinal para você elas se encontram obstruindo o caminho.

Já percebeu que quando você consegue sair de uma das fortalezas pegando um outro tesouro a edificação até cai, mas os portões permanecem em pé? Uma evidência. E quando Mario encontrou um talismã destes em Sunken Ghost Ship e o pegou? Aquela caverna monstruosa no meio do mar apareceu revelando o local exato de onde Bowser está?

Mas espere. O grand finale vem agora...

A farça

Todos nós fomos enganados, meus amigos. Aquele cara que estava no castelo do oitavo reino não era Bowser. Notaram que ele tem quase a mesma altura de Mario e Luigi? E notaram o quanto ele é grande, tal qual um dinossauro daquela espécie é em comparação a um homem quando ele deu as caras em Dinosaur Land? Aquele que fugiu com toda a patota era nada mais que um chefe de fortaleza disfarçado! Um sósia!

Não é nenhuma surpresa: no primeiro caso de Mario e Bowser, Super Mario Bros., toda vez que Mario ou Luigi o derrotavam, ele simplesmente aparecia em outro castelo. Como já vimos, lava não é um problema para nosso dinossauro do mal. Contudo, as rajadas de fogo com Flor de Fogo são. Uma testemunha mal-educada e de cabeça estranha me relatou que viu Mario vencer uma dassas lutas atirando bolas da flor de fogo nele, e quando o derrubou mostrou que, na verdade, era apenas um de seus capangas disfarçado. Não foi diferente desta vez.

Conclusão

Bowser e os Koopalings dominaram Dinosaur Land com extrema facilidade. É uma terra de seres puros e ingênuos demais. A única espécie dominante, os yoshi, foram chantageados logo de cara. Não havia ninguém que pudesse fazer algo. Aqui eu encontrei uma brecha para encaixar o sequestro e pedido de socorro da princesa Peach, mas este é um tema de outra investigação.

Sunken Ghost Ship é um navio fortaleza voador de fuga com uma tripulação composta por Bowser, Koopalings e soldados e carregava o último talismã que abre caminhos que, felizmente para todos, ficou esquecida na embarcação após o acidente. Talvez esta única joia seja mais poderosa que as outras. Parte daquele "santuário" voador, ou que quer que o faça ser daquele jeito, fundiu-se a embarcação e caiu com ele no mar. Por isso pode-ser ver ruínas "fora do lugar" formando o abismo imenso onde repousa o talismã no fundo. Também é por isso que lá é sempre noite, mesmo o barco estando a pouca profundidade (boa parte da sua proa está para fora d'água). Por fim, acredito que os fantasmas zombeteiros que assombram o lugar, com certeza, são dos tripulantes abatidos no naufrágio.

Portanto, Sunken Ghost Ship é um lugar onde o impossível, a magia, a força bruta e os caminhos se encontram e se fundem. Um lugar belo, exótico e soturno.


Este texto com este formato diferente é uma homenagem a estréia da nova temporada de minha série favorita, Arquivo X (no original, The X-Files). Espero que tenham gostado da ideia! =D



5 comentários: