1 de março de 2017

Personagem do Mês de Março de 2017

Sejam bem vindos ao Gamer Desconstrutor, eu me chamo Yoz e hoje estarei trazendo mais um personagem do mês. Bem, como alguns devem saber, várias empresas atribuem grande parte de seu sucesso aos seus mascotes, os mais icônicos no mundo dos games com certeza é o Mario e o Sonic. Mas tudo isso tem uma eficiente estratégia para atrair não somente o público infantil, mas para tornar a empresa conhecida mundialmente só por causa da associação com o referido personagem. Mas como uma moeda possui dois lados, há aqueles personagens que, por alguma razão, acabam fracassando feio na missão como mascote de uma determinada empresa, e hoje iremos falar sobre quatro deles.

Para o mês de Março de 2017 resolvemos criar uma enquete lá na Retro-Gamers Brasil G+ com a temática “Os mascotes rejeitados", e vejam como foi o resultado:
Novamente para escrever sobre os personagens, invoco a ajuda do meu amigo Exodia Sotério Salles :-). Os candidatos são:
01) Radical Rex: Vamos ser sinceros, andar de skate e cuspir fogo não te faz uma pessoa radical, no máximo vão achar que você é artista de circo, mas se você for um dinossauro, ou melhor, um T-Rex....?
...é continua não sendo tão radical assim, mas os criadores de Radical Rex pensam o contrário pois é exatamente isso que o personagem aqui faz. Mas o que um mini T-Rex cabeçudo que anda de skate e cospe fogo faz? Simples, salvar os dinossauros de um perigo... eu disse perigo e não “prerigo”.... mas mal sabe ele que um meteoro tá vindo aí... pera.... isso não tem no jogo.
Deixando o parágrafo anterior pra trás é fato que o Rex tem que salvar os dinos do perigo, mas isso ele tem que fazer no SNES, no Mega Drive ou se você tiver uma grana extra no SEGA CD também. A jogabilidade pra isso não é ruim mas a popularidade do personagem é. Apesar de ser o grande vencedor da nossa enquete ele não o fez nas vendas e assim como os verdadeiros dinossauros que não andavam de skate e não cuspiam fogo (talvez ácido) esse foi extinto.

02) Mr.Nutz: Talvez o mais fofinho dos candidatos à personagem do mês e talvez o com o jogo mais jogável em termos de jogabilidade. Mr.Nutz é um esquilo que tem como missão impedir uma nova era do gelo e pra isso ele vai contar com sua cauda como arma. Com versões pra tudo quanto é console e portátil popular dos anos 90 a aventura pode até ser boa mas não o suficiente pra chamar a atenção dos fãs de jogos de plataforma com mascotes.
Apesar da falta de popularidade uma continuação era planejada para o Mega Drive (talvez para o SNES) mas a mesma falta de popularidade deve ter sido o motivo de seu cancelamento. É possível encontrar betas do jogo por aí na web caso você queira conhecer a segunda aventura do esquilo... embora não acredite que você tenha jogado a primeira.

03) Awesome Possum: Sabe porquê os filmes do Chaplin eram bons? Porque eram mudos... tá não é só por isso, mas para o Awesome Possum isso deveria valer, o cara fala, fala demais... ele consome todo o poder do Blast Processing do Mega Drive pra ficar dizendo frases o tempo todo... segundo os desenvolvedores são mais de 80 frases (SOCORRO!!!) pra te dar dor de cabeça e até dor de barriga kkkkkkkk
Apesar disso a causa do nosso herói é nobre, ele tem como objetivo derrotar o Dr.Machino que é chegado em poluir o meio ambiente. Então seu objetivo é limpar a natureza, inclusive responder quiz sobre reciclagem e meio ambiente... tá ficando pior... isso é quase um jogo educativo. Uma coisa é fato, ele tenta imitar o Sonic, ele tenta parecer legal, mas não... ele não é.....

04) Oscar: Com uma tela título bastante sugestiva, Oscar que parece ser um rato vai ter sua aventura por dentro de um cinema. Depois de ficar preso lá ele tem que se virar pra conseguir sair, mas pra isso ele tem que "participar" de sete filmes com temas distintos onde ele deve coletar Oscars, sim a estatueta mais cobiçada pelo mundo do cinema.

Uma coisa é certa, mesmo em 1993 quando teve sua estreia, Oscar não agradou muito, foi por algum tempo considerado como mascote do Amiga (PC doméstico desenvolvido pela Commodore) e mesmo ganhando sua versão pra Super Nintendo em 1996 ninguém deu importância pra ele, isso provavelmente se justifica devido à sua jogabilidade ruim, controles imprecisos e personagem que parece o tempo todo estar andando sobre o gelo são marcas registradas aqui.
Montando o quadro de batalha: Primeiramente catei os Sprites do Spriters-Resource como faço sempre. Para montar o cenário, pensei em algo mais mórbido, em um cemitério do esquecimento aonde ficariam os mascotes esquecidos.
Dessa vez optei por usar poucos elementos, me baseei nos jogos apontados na Enquete.
Se quiserem acompanhar como foi a montagem, assistam ao vídeo a seguir:

Vida Longa e Próspera!
\\//_
Radical Rex, Mr.Nutz, Awesome Possum, Kicks Dr. Machino's Butt, Oscar, Super NES, Genesis, Sega CD, Bad games, Jogos ruins, Mascotes rejeitados, Rejected pets
Game Boy, Game Boy Color

6 comentários:

  1. Lindo demais! Ah o quadro é muito bonito! XD

    ResponderExcluir
  2. Nossa, você tirou das trevas esses "ilustres" desconhecidos, o engraçado é que eu cheguei a confundir o Mr. Nutz com o Jazz Jackrabbit. Obrigado pelo informação, isso ajuda a saber o que não deve ser feito. :)

    Ah sim, eu já recebi o seu e-mail. Aguardo a sua resposta. Até breve.

    ResponderExcluir