Saudações! Hoje iremos tratar de um assunto bem interessante, são os Códigos Expressos. Para quem não sabe, os códigos expressos funcionam como modificador de um destino, por exemplo, se entrarmos numa porta que leva para uma casa e usarmos o código expresso que leva para um castelo, seremos conduzido para o castelo em vez da casa pela qual a porta deveria ter nos levado, é como uma chave do destino, sendo que no sentido de onde iremos parar.
Conforme visto no post anterior, fazendo o Alucard indo parar no Final Stage BloodLines, os cenários ficam bugados, isso ocorre devido ao fato de existirem outras dezenas de códigos difíceis de isolar e impraticáveis de se usar que arrumam isso, portanto, até podemos usar o caixão que leva ao pesadelo de Alucard como um portal expresso modificável pelo código, mas os cenários onde iremos parar ficará todo bugado (Arrumando quando entramos numa porta que nos conduz para outro cenário, mas com o código expresso desligado). Todavia, existe um momento que quando usado o código expresso, o cenário não fica com aspecto todo embaralhado, e este ponto é, infelizmente, no New Game. Portanto, iremos partir nossa catalogação de códigos expresso a partir da tela a seguir:
Dando New Game, ativamos o código 800974A0 00Xx sendo que “Xx” deverá ser substituído por:
00 = Marble Gallery:
01 = Outer Wall:
02 = Long Library:
03 = Catacombs:
04 = Olrox’s Quarters:
05 = Abandoned Mine:
06 = Royal Chapel:
07 = Entrance:
08 = Sala secreta abaixo do grande relógio na Marble Gallery (Encontro com Maria):
"A orelha do Richter deve tá queimando"
É interessante comentar sobre esse momento, e o meu amigo Daniel Tallarico vai me matar se eu deixar essa passar, é que na versão PSP o Alucard enfrenta a Maria, e somente vencendo-a é que seremos merecedores do item Holy Glasses. Assistam ao vídeo:
09 = Underground Caverns:
10 = Exato ponto na Marble Gallery indicado na imagem a seguir (Próximo a porta que leva para a Entrance):
12 = Nightmare (Se entrarmos com o Richter, não enfrentaremos a Succubus e não podemos sair):
13 = Alchemy Lab na entrada da arena onde enfrentamos Slogra e Gaibon:
14 = Clock Tower de cara com o chefe Karasuman:
Se usar o expresso colocando o Richter neste lugar, ele enfrenta outro Richter, e o círculo que controla a mente estará com uma coloração estranha
32 = Tela de carregamento de cenário próximo ao Outer Wall e ao Teletransportador do Reverse Outer Wall:
34 = Teletransportador do Reverse Outer Wall:
Inclusive dá pra enfrentar o vampirão em seu trono bizarro usando o Richter, o que deixará o Alucard “sem palavras” ;-)
3A = Reverse Outer Wall de cara para o chefe The Creature:
3E = Reverse Colosseum de cara para os chefes Fake Trevor, Fake Grant e Fake Sylpha:
3F = Um save point sem nada em algum lugar do nada:
3F = Um save point sem nada em algum lugar do nada:
Obs sobre a Debug Area: Esta é uma área de depuração acessível somente por códigos, mas assim que adentramos a sala, surge uma voz de um senhor velho, que na verdade é o Joji Yanami em uma das entrevistas presentes na versão japonesa que não pode ser acessado normalmente na versão americana. O diálogo dele diz o seguinte:
"Hi, I'm Joji Yanami. I'm not a young man anymore. I've done this job for a long time. Eyup. I've done a lot of stupid roles. Man, though, this year has been so hot, I could die. It's way too much... I'm an old man, you see. I can't do anything anymore. It's exhausting. Someone save me, please. It's already September. I think something will come of all this, maybe. Old age is old age. Maybe not, though. Yeah. Well, that's all. See you, then."
Tradução por Sotério Salles:
"Oi, eu sou Joji Yanami, eu não sou mais um homem jovem. Eu fiz esse trabalho por um longo tempo. Sim eu fiz uma porção de papéis estúpidos. Cara, este ano tem sido muito quente, eu poderia morrer, é demais... Eu sou uma pessoa velha como você pode ver. Eu não posso fazer qualquer coisa mais, é cansativo, alguém me ajude por favor. Já estamos em Setembro, eu acho que irá ocorrer no meio de tudo isso, talvez. Velhice é velhice. Talvez não. Ehhh... Bem isso é tudo. Até mais então."
A Debug Area fica localizada num ponto inacessível do mapa a direita das Catacumbas e abaixo da Underground Caverns, basta observar a imagem a seguir:
Obs: Realizando uns testes com essa variável descobri que esse hexadecimal é ativado quando terminamos o game, naquela cena onde aparece o castelo do Drácula sendo destruído e a tela onde se passa o diálogo final. Todavia, infelizmente o expresso não funciona para conduzir a estes locais.
46 = Áreas de Testes:
Obs: É impossível entrar aqui usando o método Expresso pela tela título, o jogo trava e fecha o emulador, mas para acessar este local basta usar o método do post anterior, o Alucard in Final Stage BloodLines, entretanto a paleta de cor virá zoada. Mas a imagem a seguir, extraída do site The Cutting Room Floor demonstra como elas são:
Mas do que se tratam essas Test Areas ou Test Room? Bem, segundo o próprio TCRF existem 5 dessas áreas. Todas elas consistem da primeira sala da Galeria de Mármore (Marble Gallery) repetido treze vezes , e todos reproduzir a faixa "Lost Painting". A área pode ser inserido a partir da tela de título com os seguintes códigos GameShark:
80097918 0046
800974A0 0046
O mesmo ocorre quando usamos os hexadecimais 47, 48, 49, 4A, 4C, 4D, 4E e 4F.
4B = Evento que ocorre assim que salvamos Richter do controle de mente:
54 = Tela negra ou tela de Load eterno se tentado no NewGame. O mesmo efeito ocorre com os hexadecimais 55, 59, 5A, 5B, 5E, 5F...
Obs Final: Devo informar que devido a seqüência de telas escuras e emuladores fechando de forma abrupta bem no meio da minha cara, resolvi realizar um teste saltando de 10 em 10 casas hexadecimais, e tudo o que eu encontrei até o Hexadecimal final que equivale a “FF” (Decimal 255) foram as mesmas telas ou emulador fechando, portanto darei como encerrado este post com os códigos expressos. Sendo assim, quem quiser testar a partir do hexadecimal 61 indo casa por casa, sintam-se a vontade, e se encontrarem algo, informem-me. Há! Uma informação importante, para definir o personagem que queremos jogar (Se com Alucard ou Richter), basta usar o código a seguir: 8003C9A0 000x (Sendo que substituímos o x pó 0 que é o código de ativação do Alucard e 1 para o Richter
Sendo assim, despeço-me desejando a todos Vida Longa e Próspera! Aguardem que no nosso próximo encontro eu darei continuidade ao GamePlay.
\\//_
Man ..... uau. Isso que é paixão, sempre me impressiono com seus Posts. Adorei a parte da Medusa ... hahahahaha, defendendo seus raios petrificantes com o Leather Shield.
ResponderExcluirold-Hutter.
Eu lembrei da medusa do Phantasy Star I. Por sinal, bem que eu poderia preparar algo sobre Phantasy Star né?
Excluir;-)
Mas é claro que poderia, seria magnífico, porém ... já há um excelente material seu no Gazeta de Algol, a semana bizarra de Phantasy Star é de sua autoria, correto? Embora Phantasy Star nunca seja demais, e eu não consegui salvar a Alys da morte ainda. (hahahaha)
ExcluirReverência ao seu talento!
Abraços.
Old-Hutter.
Sim, as Semanas Bizarras de Phantasy Star são de autorias minhas. Mas tem muita coisa ainda pra se falar, o Phantasy Star II então, putz! Não saiu ainda a semana bizarra dele porque o game tem muita bizarrice de programação que eu encontrei enquanto estudava o sistema dele.
ExcluirSobre a Alys, eu publiquei dois procedimentos para salvar ela, o segundo é o mais completo pois além de permitir ir com a Alys para a batalha final, você ainda pode levar o Seth.
;-)
Obrigado mesmo pelo carinho Old-Hutter, e apareça sempre.
Ótimo post ^.^
ResponderExcluirMuitíssimo obrigado, William! Apareça sempre que puder...
ExcluirEu usei esses códigos no tempo do PS1 tenho a gravação até hoje eu fazia as paredes sumirem também usei esses códigos tenho quase a tela toda preenchida também tenho a gravação no meu memorycard nem sei se ainda funciona hahahaha Amigo acho que você não comentou ainda sobre itens secretos no game tipo na medusa ela solta um baú de 5000 e tem uma espada secreta também que alucard usa. Excelente blog amigo. Ass Dyemes Cartegyano
ResponderExcluirEu usei esses códigos no tempo do PS1 tenho a gravação até hoje eu fazia as paredes sumirem também usei esses códigos tenho quase a tela toda preenchida também tenho a gravação no meu memorycard nem sei se ainda funciona hahahaha Excelente blog
ResponderExcluirMelhor post sobre conteudo de gameshark,codebreaker,etc...sinceramente,meus parabens,continue com seu otimo trabalho,salve!
ResponderExcluir