23 de dezembro de 2015

Castlevania Symphony of the Night (Gamers on the road: 002) Explorando a Entrance

Sejam novamente bem vindos ao Desconstrutor de Jogos. Hoje iremos explorar a Entrancer (Entrada) do castelo do Drácula. Bem, diferente do game anterior, Rondo of Blood, em que o Richter se aproxima de sua missão de Charrete, em SotN Alucard vem como uma flecha cortando o ar e atravessando a floresta com seus próprios pés para, por fim, dar um super pulo (Diferente do que se pega no game) para por um triz adentrar o castelo momento antes dos portões se fecharem atrás dele (Pena que essas habilidades desaparecem logo quando você assume o controle dele). Todavia, embora a propriedade pertença a seu pai, Alucard não esta isento de um comitê de boas vindas repleto por perigos e mistérios (Doces atrativos para um game).

Mas nessa série de postagens, a maioria dos mistérios serão revelados e a dificuldade será anulada e substituída por outros tipos de dificuldades.
Transformado?!
^_^

Agora dentro do castelo, antes de prosseguirmos, iremos “bombar” o Alucard dando a ele...:
#Todos os Itens equipáveis na Cabeça, Corpo e Assessórios:
80097A34 0507
80097A35 0405
80097A36 0904
80097A37 0A09
80097A38 040A
80097A39 0304
80097A3A 0303
80097A3B 0B03
80097A3C 030B
80097A3D 0303
80097A3E 0503
80097A3F 0505
80097A40 0505
80097A41 0605
80097A42 0606
80097A43 0606
80097A44 0406
80097A45 0704
80097A46 0607
80097A47 0306
80097A48 0503
80097A49 0405
80097A4A 0604
80097A4B 0606
80097A4C 6306
80097A4D 0363
80097A4E 0503
80097A4F 0905
80097A50 0509
80097A51 0E05
80097A52 050E
80097A53 0B05
80097A54 020B
80097A55 0602
80097A56 0606
80097A57 0B06
80097A58 040B
80097A59 0304
80097A5A 0503
80097A5B 0705
80097A5C 0407
80097A5D 0704
80097A5E 0607
80097A5F 0A06
80097A60 080A
80097A61 0708
80097A62 0107
80097A63 0401
80097A64 0B04
80097A65 0B0B
80097A66 050B
80097A67 0805
80097A68 0608
80097A69 0E06
80097A6A 050E
80097A6B 0205
80097A6C 0502
80097A6D 0505
80097A6E 0505
80097A6F 0905
80097A70 1109
80097A71 0E11
80097A72 9D9E
80097A73 9D9D
80097A74 9E9D
80097A75 9E9E
80097A76 9D9E
80097A77 9D9D
80097A78 059D
80097A79 0E05
80097A7A 050E
80097A7B 0605
80097A7C 0406
80097A7D 0804
80097A7E 0408
80097A7F 1604
80097A80 0A16
80097A81 080A
80097A82 0608
80097A83 0506
80097A84 0E05
80097A85 060E
80097A86 1206
80097A87 0912
80097A88 0909
80097A89 0C09
80097A8A 050C
80097A8B 0705

#Todos os Itens equipáveis nas mãos:
8009798B 0109
8009798C 0101
8009798D 0101
8009798E 0101
8009798F 0101
80097990 0201
80097991 0102
80097992 0201
80097993 0102
80097994 0101
80097995 0101
80097996 0201
80097997 0102
80097998 0101
80097999 0201
8009799A 0102
8009799B 0301
8009799C 0103
8009799D 0101
8009799E 0101
8009799F 0201
800979A0 0202
800979A1 0C02
800979A2 020C
800979A3 0302
800979A4 0203
800979A5 0202
800979A6 0302
800979A7 0303
800979A8 0303
800979A9 0403
800979AA 0004
800979AB 0300
800979AC 0303
800979AD 0C03
800979AE 030C
800979AF 0603
800979B0 0706
800979B1 0607
800979B2 0806
800979B3 0508
800979B4 0405
800979B5 0704
800979B6 1807
800979B7 0918
800979B8 0409
800979B9 0804
800979BA 0708
800979BB 0407
800979BC 0704
800979BD 0607
800979BE 0606
800979BF 0506
800979C0 0705
800979C1 0407
800979C2 0404
800979C3 0804
800979C4 0708
800979C5 0407
800979C6 0404
800979C7 0404
800979C8 0504
800979C9 0805
800979CA 0608
800979CB 0606
800979CC 0606
800979CD 0406
800979CE 0404
800979CF 1004
800979D0 0410
800979D1 0404
800979D2 0404
800979D3 0504
800979D4 0505
800979D5 0405
800979D6 0504
800979D7 0405
800979D8 0604
800979D9 0506
800979DA 0705
800979DB 0307
800979DC 0403
800979DD 0604
800979DE 0206
800979DF 0302
800979E0 0303
800979E1 0703
800979E2 0507
800979E3 0305
800979E4 0403
800979E5 0904
800979E6 0609
800979E7 0706
800979E8 0407
800979E9 0504
800979EA 0605
800979EB 0406
800979EC 0804
800979ED 0608
800979EE 0606
800979EF 0406
800979F0 0504
800979F1 0405
800979F2 0804
800979F3 0808
800979F4 0708
800979F5 0907
800979F6 0509
800979F7 0705
800979F8 0407
800979F9 0704
800979FA 0407
800979FB 0404
800979FC 0A04
800979FD 030A
800979FE 0903
800979FF 0409
80097A00 0604
80097A01 0706
80097A02 0807
80097A03 0708
80097A04 0707
80097A05 0607
80097A06 0606
80097A07 0506
80097A08 0405
80097A09 0304
80097A0A 0403
80097A0B 0604
80097A0C 0406
80097A0D 0704
80097A0E 0B07
80097A0F 090B
80097A10 0309
80097A11 0603
80097A12 0506
80097A13 0905
80097A14 0609
80097A15 0506
80097A16 0205
80097A17 0902
80097A18 0309
80097A19 0A03
80097A1A 080A
80097A1B 1308
80097A1C 0A13
80097A1D 080A
80097A1E 0708
80097A1F 0E07
80097A20 060E
80097A21 0906
80097A22 0409
80097A23 0404
80097A24 0704
80097A25 0607
80097A26 0A06
80097A27 060A
80097A28 1206
80097A29 0412
80097A2A 1704
80097A2B 0917
80097A2C 0509
80097A2D 0805
80097A2E 0608
80097A2F 0A06
80097A30 060A
80097A31 0606
80097A32 0106
80097A8F 0898
80097A95 9894
80097A96 9695
80097A97 9796
80097A98 9997
80097A99 9A99
80097A9A 9B9A
80097A9B 9C9B
80097A9E A09E
80097AA1 A6A2
80097AA2 43A6
80097AA3 4543
80097AA4 1D45
80097AA5 1E1D
80097AA8 2220
80097AA9 2322
80097AAA 2423
80097AAB 2524
80097AAC 2625
80097AAD 2726
80097AAE 2827
80097AAF 2928
80097AB0 2A29
80097AB1 2B2A
80097AB2 2C2B
80097AB3 2D2C
80097AB4 2E2D
80097AB5 2F2E
Obs: A quantidade é baixa pra cada item, mas mantendo o código ligado, esse valor permanece constante, o que torna esse valor baixo infinito.

#HP Atual e Máximo em 9999:
80097BA0 270F
80097BA4 270F

#MP Atual e Máximo 9999:
80097BB0 270F
80097BB4 070F

#Corações atuais e máximos em 9999:
80097BA8 270F
80097BAC 270F

#Ouro:
80097BF0 270F
80097BF1 FFFF

#Armas Secundárias:
Dagger

80097BFC 0001

Axe
80097BFC 0002

Holy Water
80097BFC 0003

Cross
80097BFC 0004

Holy Book
80097BFC 0005

StopWatch
80097BFC 0006

Rebound Stone
80097BFC 0007

Bibuti
80097BFC 0008

Aguen
80097BFC 0009

Obs: Se ultrapassarmos esse valor hexadecimal de 0009, o slot da arma secundária ficará bugado, alguns efeitos serão de armas secundárias conhecidas, outros serão efeitos nulos. Por exemplo, se colocarmos 000B ele reproduzirá o efeito da Holy Water, e se usarmos 000D, o Alucard usará uma fumacinha inútil conforme mostrado na próxima imagem.

Fumacinha inútil
80097BFC 000D

Todas as Relíquias: Pensei em falar dos códigos das relíquias depois, pois quando a pegamos via código, ela desaparece de seu lugar de origem, e como eu irei jogar o game inteiro, quero mostrar a localização deles. Mas necessidades imediatas me convenceram a falar logo sobre isso. Todavia isso não quer dizer que eu não possa mostrar a mesma mesmo já as tendo pego, pois bastaria eu devolvê-las a seu lugar de origem usando um código para isso. Bem, as relíquias são artefatos especiais que concedem à Alucard determinados poderes ou algum efeito que permite transpassar algum obstáculo.

Cube of Zoe: 8009796E 0003 Cubo de Zoe (Materializa Itens)

Obs: Permite que itens caiam das velas.

Gas Cloud: 8009796D 0003 Nuvem de Gás (Permite usar a névoa envenenada)

Obs: Na forma de névoa Alucard desfere dano

Spirit Orb: 8009796F0003 Orbe Sagrado (Permite ver o dano alheio)

Obs: Mostra na tela o dano desferido por Alucard

Power of Mist: 8009796C0003 Poder da Névoa (Possibilita maior tempo como névoa)

Obs: Alucard pode sustentar sua forma de névoa

Form of Mist: 8009796B0003 Transformação em Névoa (Botão L1)

Obs: Permite que Alucard se transforme em névoa

Skill of Wolf: 8009796A0003 Golpe do Lobo (Permite que o lobo golpeie)

Obs: Permite o uso da técnica Wolf Charge

Power of Wolf: 800979690003 Poder do Lobo (Permite ao Lobo Correr)

Obs: A corrida do lobo fica mais rápida e causa dano

Soul of Wolf: 800979680003 Alma do Lobo (Transformação em Lobo) R2

Obs: Permite que Alucard se transforme em lobo

Force of Echo: 800979670003 Força do Eco (Permite ao Morcego atacar com o Radar)

Obs: A forma de morcego causa dano com ondas sônicas

Echo of Bat: 800979660003 Eco Morcego (Radar do Morcego)

Obs: Na forma de morcego é possível ver no escuro

Fire of Bat: 800979650003 Fogo do Morcego (Morcego lança fogo)

Obs: A forma de morcego pode lançar bolas de fogo

Soul of Bat: 800979640003 Alma do Morcego (Permite transformar em Morcego) R1

Obs: Permite que Alucard se transforme em morcego

Gravity boots: 800979700003 Bota Saltadora (Baixo+Cima+Pulo)

Obs: Habilita a manobra de super-pulo

Leap Stone: 800979710003 Jóia do Salto (Permite pulo duplo)

Obs: Permite a Alucard dar um pulo duplo

Holy Symbol: 800979720003 Escafandro (Permite respirar de baixo da água)

Obs: Permite a Alucard respirar debaixo d'água

Faerie Scroll: 800979730003 Bestiário (Permite ver o nome dos inimigos)

Obs: Mostra o nome dos inimigos que Alucard ataca

Jewel of Open: 800979740003 Jóia do Lacre (Permite abrir portas lacradas por magias)

Obs: Abre as portas seladas por mágica azul

Merman Statue: 800979750003 Sereia Dourada (Permite chamar o Barqueiro)

Obs: Faz com que o Ferryman apareça

Bat Card: 800979760003 Carta do morcego (Permite Invocar um Morcego)

Obs: Invoca o Familiar Bat

Ghost Card: 800979770003 Carta Fantasma (Permite Invocar um Fantasma)

Obs: Invoca o Familiar Ghost

Faerie Card: 800979780003 Carta da Fada (Permite Invocar uma Fada)

Obs: Invoca o Familiar Fairie

Demon Card: 800979790003 Carta do Demônio (Permite invocar um Demônio)

Obs: Invoca o Familiar Devil

Sword Card: 8009797A0003 Carta da Espada (Permite Invocar uma Espada)

Obs: Invoca o Familiar Sword

Obs2: Os códigos também abrangem os dois Familiares extras que foram removidos da versão americana, os códigos são: 8009797B0003 Segunda Fada e 8009797C0003 Segundo Demônio. Entretanto, mesmo ativados, você NÃO tem a sua disposição as duas Switch que ativam e desativam eles, nesse caso, precisaria de códigos ativadores específicos que funcionam basicamente assim: Você ativa o código e ele faz aparecer o Familiar mesmo você não tendo pego eles. Mas deixarei para falar desses códigos depois, pois haverá um momento de nossa exploração em que terei de falar sobre eles.

Heart of Vlad: 8009797D0003 Sangue de Vlad (1 dos 5 Tesouros. Evita Maldições)

Obs: Necessário para alcançar Shaft, anula curse

Tooth of Vlad: 8009797E0003 Presa de Vlad (1 dos 5 Tesouros. Força +10)

Obs: Necessário para alcançar Shaft, STR +10

Rib of Vlad: 8009797F0003 Osso de Vlad “Na verdade Costelas” (1 dos 5 Tesouros. Condicionamento +10)

Obs: Necessário para alcançar Shaft, CON +10

Ring of Vlad: 800979800003 Anél de Vlad (1 dos 5 Tesouros. Inteligência +10)

Obs: Necessário para alcançar Shaft, INT +10

Eye of Vlad: 800979810003 Olho de Vlad (1 dos 5 Tesouros. Sorte +10)

Obs: Necessário para alcançar Shaft, LCK +10

Obs2: Os Sprites das Relíquias foram capturados pelo BadBatMan3 do Spriters Resource (http://www.spriters-resource.com/).

Os Familiares: Dignas das maiores realizações de Animagos de Harry Potter, a bestialidade “bondosa” presente no game não se limita somente na auto transfiguração de Alucard quer seja em Lobo, Morcego ou Névoa. Além desses, temos também os Familiares que são seres que seguem e ajudam o Dampiro em vários momentos do game, quer seja atacando, curando, restaurando, ou mesmo abrindo passagens secretas. Entretanto, podemos controlar a aparição deles SEM a necessidade de ativação de Switches, bastando usar o código 8006CBC4 000X. A vantagem deste recurso é que podemos trazer na versão americana os DOIS familiares presentes somente na versão Japonesa. Dos sete totalizados na versão japonesa do game,dois foram removidos no Ocidente. Vamos ver cada um eles:

Bat: O Morcego ataca os inimigos automaticamente assim que o avista, quando Alucard se transforma em Morcego, o Bat passa a seguir e a cuspir bolas de fogo. Quando o nível do Bat fica maior, surgem DOIS morcegos para ajudar Alucard quando esta na mesma forma.
Código de Ativação: 8006CBC4 0001
Código de Experiência Máxima: 80097C48 00FF

Ghost: A aparência deste familiar foi reaproveitada dos Sprites de um inimigo homônimo presente em Rondon of Blood. O Ghost, ou fantasma, se aproxima dos inimigos mais lentamente, mas quando o faz, passa a sugar energia dos inimigos, habilidade esta que fica melhor quando o Ghost ganha mais níveis, convertendo assim energias para Alucard. Curiosamente este familiar se afasta de Alucard quando ele esta transformado em morcego, mas logo volta quando Alucard volta ao normal.
 Código de Ativação: 8006CBC4 0002
Código de Experiência Máxima: 80097C54 00FF

Faerie: Esta fada não tem poder algum de ataque, mas consegue curar status e recuperar energias de Alucard quando este esta em níveis críticos, em níveis mais altos ela faz isso com maior frequência e rapidez. Além dessas habilidades, a Faerie também aponta para entradas de passagens secretas. Curiosamente, quando Alucard se senta, ela pousa nos ombros dele, mas se desequilibra e cai quando ele se levanta novamente.

Código de Ativação: 8006CBC4 0003
Código de Experiência Máxima: 80097C60 00FF

Demon: Além de pressionar os botões que abrem as passagens secretas em Abandoned Mine e Cave (Ou seria: Abandoned e Reverse Mines), este pequeno diabrete ataca os inimigos que se aproximam de Alucard, em níveis mais elevados ele passa a usar magias mais fortes, mas ainda assim quando ele quer.
Código de Ativação: 8006CBC4 0004
Código de Experiência Máxima: 80097C6C 00FF

Sword: Considerado dentre os familiares o mais forte e agressivo, esta espada viva flutuante se torna uma arma equipável em Alucard a partir do nível 50.
Código de Ativação: 8006CBC4 0005
Código de Experiência Máxima: 80097C78 00FF

Fairy: Também conhecido como Yousei (Pixie), este familiar exclusivo da versão japonesa é adquirido quando pegamos a Yousei KAADO (Pixie Card). Ela é uma fada muito similar a Faerie, só que muito mais poderosa, podendo curar status mais rápido e restaurar bem mais HP de Alucard que a sua irmanzinha fadinha. Se Alucard se sentar numa cadeira, esta fada começará a cantar para o Dampiro. Entretanto, na versão de SEGA Saturn, será preciso o Lyric Card para que ela possa fazer isso.
Código de Ativação: 8006CBC4 0006
Código de Experiência Máxima: 80097C84 00FF

N. Demon: Conhecido também por Hanaakuma (Nosedevil), este é outro familiar cortado na versão Americana, para adquiri-lo, basta encontrar Hanaakuma KAADO (Nosedevil Card), ele é bastante parecido com Demon só que com uma aparência mais engraçada.
Código de Ativação: 8006CBC4 0007
Código de Experiência Máxima: 80097C90 00FF

Obs: sobre o avanço de níveis dos Familiares: A cada 100 pontos de experiência eles avançam um nível, e essa experiência é novamente zerada até chegar a 100 novamente para eles avançarem mais um nível. Dependendo do nível que um familiar esteja, um determinado inimigo que antes dava um “valor X” passará a dar menos se o familiar estiver com níveis avançados.

No arquivo Cheat do emulador estará assim:
#Bat
8006CBC4 0001
#Ghost
8006CBC4 0002
#Faerie
8006CBC4 0003
#Demon
8006CBC4 0004
#Sword
8006CBC4 0005
#Fairy
8006CBC4 0006
#N. Demon
8006CBC4 0007

Obs1: Para ativar o Familiar, você precisa ligar o código e entrar e depois sair do menu.
Obs2: Tente realizar a troca de familiar apenas quando ele não estiver fazendo nada, e isso inclui as fadas pousadas sobre o ombro de Alucard ou eles realizando algum movimento de ataque. No mais, use esses códigos apenas para ativar os dois familiares removidos na versão Americana.

Finalmente iremos agora para os códigos que removem as paredes tetos e o chão para que com isso nos permita retirar qualquer barreira que impeça a nossa exploração.

#Remove as paredes e o Chão (Basta desligar o código e passar de uma tela pra outra):
800730A8 0000

Nota ultra pessoal do Yoz: Só informando que este "diário de bordo" é para exploração de tudo (Ou quase tudo) o que existe no game, portanto, é indicado para você que já tem muita experiência com o jogo e que agora quer explorá-lo de uma forma única permitida somente pelo uso de códigos e bastante lógica.

Existem, no entanto, uns indivíduos que me enchem o saco condenando o uso de códigos e defendendo a política de que o jogo deve ser jogado sem trapaças para manter o desafio pelo qual ele foi originalmente projetado. Na verdade eu concordo com eles somente em partes, claro que o indicado seria você jogar o jogo sem uso de trapaças. 

Todavia, DEPOIS DE JOGÁ-LO DESSA FORMA, não vejo porque não usar códigos e explorar limites que não podem ser ultrapassados pela limitada forma tradicional de GamePlay inicialmente projetado. Portanto NÃO ME VENHAM TORRAR A PACIÊNCIA CONDENANDO O USO DE CÓDIGOS! OK? Agora, para você que nunca jogou Castlevania (Ou mesmo qualquer outro jogo) E MESMO ASSIM QUISER USAR CÓDIGOS, eu NÃO aconselho, mas também NÃO condeno. Sintam-se livres para usá-los!

Na verdade eu tenho uma opinião muito clara sobre uso de códigos e dificuldades dos mesmos. Uma vez um amigo escreveu que é necessário uma margem mínima de sucesso para que um jogo seja adequadamente desafiador, e eu diria que até favorável ao divertimento (Afinal de contas, um jogo de vídeo game foi feito com que intuito?).

Entretanto, existe uma penca de jogos que tornam a coisa tão irada, que é capaz da pessoa se sentir traumatizada.As vezes temos que encarar coisas cabulosas em games com dificuldades excessivas, e os primeiros que me vem a mente é o Fantasya, Ghost in Ghost do Mega Drive ou, retrocedendo mais nas gerações, jogos como Megaman, Contra, Ghost'and Goblins ou BattleToads do NES.O fato é que existem jogos que são bem difíceis para os níveis de habilidades de determinados jogadores (Um jogador é diferente de outro, se você se considera “bom”, respeite “quem NÃO é”) e que usar códigos para nivelar essa dificuldade não implica propriamente em trapaça.

Eu conheço um manolo que ele não usou exatamente um Cheats, mas ele teve a sensacional ideia de desmontar o Joystick do NES para poder alcançar mais precisão na hora dos desvios da temível fase do carrinho do Battle “Loucos”.Ele uso cheat? Fica a questão! Bem! Vamos prosseguindo com o nosso GamePlay.

Explorando além do além: Após a entrada no castelo do Drácula, use o código 18123B 0100 ou 18123C 0001 para abrir a portinhola no chão e acessar esta área.

Obs: Para que este código funcione, basta provocar uma transição de tela com ele ligado ou dar o super pulo para que esta portinha saía da tela.
O interessante desta passagem é que ela teve uma utilização útil na versão de SEGA Saturn desse game, conduzindo a um lugar chamado Underground Garden:
Mapa baixado DAQUI

Aliás, curioso dizer que a versão Saturn foi anunciada na Tokyo Game Show de 1997 sendo ela prevista para o mês de Novembro daquele mesmo ano, todavia essa versão acabou saindo em Junho do ano seguinte, e esta é a razão por ela nunca ter saído nos EUA’s, pois o SATURN já tinha sido descontinuado naquele país. Outra curiosidade interessante sobre esta versão é que muito embora ela tenha trazido novidades, o IGA não participou do desenvolvimento dela, se limitando apenas a sugerir um modo com a Maria Renard.
Sabia que pra versão Saturn do Castlevania foi criado toda uma folha de Sprites da Maria em Versão Dark e que acabou não sendo usada?
:-)

Mas a nossa exploração não é da versão Saturn, infelizmente, mas da do Playstation. Observem o mapa a seguir para saber para onde conduz a passagem da portinhola:
Ou seja, um pedaço de caverna com um save no final. Mas mesmo removendo as paredes nesses dois lugares, nada foi encontrado. Mas duas coisas curiosas foram notadas, a primeira delas é que ao fundo da caverna ha algo que parece ser um pulsar como se ali existisse uma fonte de luz refletida na água que eu não sei afirmar se é a luz da entrada da caverna refletida da água ou se aquilo é o pulsar de uma fonte de luz inexistente como, por exemplo, uma tocha. Mas é interessante dizer que na versão Saturn, lá ao fundo existe realmente uma tocha. :-). Outra coisa peculiar é que mesmo dentro dessa área cavernosa, você ainda escutas os sons do vento caso você ainda não tenha prosseguido no castelo mais adiante. Porém, se você for para a área do save lá em baixo (Onde o som muda para o efeito sonoro de um batimento cardíaco síncrono ao pulsar do caixão save) e voltar, começará a tocar a música “Dracula's Castle” que deveria tocar somente quando entramos no castelo escuro e as luzes se acendem. Se mesmo assim você prosseguir para a parte escura do castelo com a música “Dracula's Castle” tocando, o som voltará a ser do vento.

Mas vamos retornar ao topo e investigar o lado externo do castelo. Primeiro você transforma seu personagem em morcego ou em nevoa e depois usa o código para remover as paredes, chão e o teto:
E depois disso é só explorar o lado externo do castelo. Existem, claro, outros métodos para se fazer isso, inclusive tem metodologia que até dispensa códigos, mas com esse de remover paredes, chão e teto, você faz isso sem muito esforço. Bem, ao lado de fora do castelo, a primeira coisa esquisita que você perceberá é que seu personagem estará andando sobre um lugar que não tem chão.
Prosseguindo mais ainda à esquerda, a ponte se erguerá passando por dentro de você. Se continuar caminhando (Mais ainda para a esquerda), você verá os pássaros passando por você até o momento em que a floresta ressurgirá refazendo o evento onde Alucard entra no castelo novamente. Todavia, se refizer este evento por esse método, os portões do castelo estarão fechados. Na verdade não há muito o que ver fora do castelo além dessas peculiaridades, e mesmo ativando o mapa seu personagem não aparece.
Conforme indicado na imagem a seguid, ainda no hall de entrada, cima existe um Life Max Up que serve apenas de restaurador caso o seu life esteja nos valores máximos. E já que estamos com os corações no máximo, o mesmo ocorre quando pegamos o Heart Max Up.

Bem! Vamos prosseguir com nossa jornada. Um enorme Warg guarda a entrada principal, mas a criatura pode intimidar por seu tamanho, mas sua baixa força e resistência logo fazem se esvair qualquer receio que se tenha em futuros encontro com esses lobos.

Adentrando a próxima tela, vemos que os criadores desse game souberam trabalhar bem o sincronismo climático. Imagine você chegando em casa em meio a uma noite tempestuosa, para por uma pitada de suspense à este clima formado, não há luz e as ventanias fazem com que as janelas que você esqueceu aberta se abram e se fechem de forma violenta devido a força do vento. Assim começa o game quando entramos no hall de entrada, a diferença que esse breu sepulcral não se mantém muito, na verdade se mantém até que bem pouco, logo as luzes se acendem simultaneamente com o iniciar da musica da fase anunciando a aparição de novos inimigos que aborrecem um pouco se formos estabanado na nossa progressão na fase.

Mais adiante chegamos ao compartimento onde encontramos a rocha oca a qual podemos passar por dentro se quebrarmos suas extremidades, ela esconde um segredo que só poderá ser desvendado mais a frente, mas como o teor deste texto é a Desconstrução, o que na MINHA prática significa “desmontar e remontar” as regras vigentes no game para que possamos jogá-lo de uma forma um pouco diferente, esta regra, assim como as demais perdem a força quando usamos este código (8003BE1E:0F00) revelando a entrada de uma caverna/passagem secreta sobre as águas onde habitam os Mermans, seres híbridos bípedes hostis.

O método normal para se acessar a Passagem secreta na Entrance e Reverse Entrance é simples, basta você arrebentar os dois lados da grande rocha localizada no centro da sala (Observem a imagem anterior). Depois, na abertura direita da rocha, se transforme em morcego e use o Wing Smash, quando estiver saindo do outro lado, faça Alucard se transformar em lobo. O mesmo procedimento será adotado no castelo invertido só que de forma invertida.

Claro que com o poder do Shark, poderíamos seguir para onde quiséssemos, remover paredes e pegar rotas à jamais atravessarmos o caminho da Morte. Todavia, iremos seguir um curso normal explorando o máximo que pudermos, e o caminho habitual da vez é justamente aquele que “leva para a morte” :-) e a nossa primeira tentativa para enganá-la foi fazer zerar completamente os itens do Alucard, idéia do meu amigão Daniel Tallarico que me deu a sugestão de zerar os Slots do Alucard e ver o que a Morte rouba se Alucard não tiver nada.^_^
Em vez de roubar ou sua vida ou sua alma, a Morte coleta para si os equipamentos de Alucard

Entretanto, mesmo sem termos nada, mesmo assim a Morte leva os itens que o Alucard não possui, deixando-o com o ZERO que ele já possuía. Isso me foi inesperado por uma razão: “Se você tem o valor ZERO e subtrair 1, você iria para o -1 na matemática convencional. Só que em games não existe esse valor negativo na programação, o esperado é que ele "pulasse" para os valores mais altos. No mais, pensei que fosse ganhar valores exorbitantes de equipamentos específicos. Isso só prova uma coisa, que esta animação já estava preestabelecida independente do que façamos, e para confirmar isso, vamos por no Alucard equipamentos diferentes do que ele habitualmente estaria usando neste momento, vejam o resultado:

Entretanto, podemos enganá-la de outra forma, é usando o código 80073404 0021 para passar caminhando por dentro da Morte...
...e usar 80073404 0000 para reassumir o controle do personagem assim que ele entrar na sala a direita da Morte:

Vergonhosamente frustrada por não ter roubado nossos pertences, a Morte é sumariamente e “codigamente” deixada para trás enquanto prosseguimos em nossa jornada, mais a frente nos deparamos com dois objetos que só seriam pegos posteriormente, como um Life Max (Que além de aumentar o valor máximo de HP’s, ainda o restaura completamente) e um Heart Max (Que aumenta o valor máximo de corações), e só aí o jogador se dá conta de que não existe uma linearidade no transpassar das fases, ou seja, ele necessita voltar outrora por locais por onde já passou.
O caixão é uma das poucas coisas poligonalmente construídas no game

Ainda na Entrance encontramos o Cubo de Zoe. Esta Relíquia, conforme foi informado neste mesmo post, serve para fazer cair itens das velas. Mas existe uma curiosidade interessante por de trás desse artefato. Seu nome original (Versão Japonesa) é Materialize Cube, mas na localização do texto e tradução, o item foi renomeado para Zoe como uma forma de homenagear a filha de Jeremy Blaustein, responsável pela localização para Inglês da linguagem do game. 

Bem! Antes de encerrarmos este texto, gostaria de chamar a atenção sobre mais uma curiosidade, assim que você pegar o caminho para o outro cenário, no nosso caso o “Alchemy Laboratory”, em vez de prosseguirmos nele, vamos voltar imediatamente para o mesmo lugar onde encontramos a Morte para enfrentarmos a dupla Slogra e Gaibon numa espécie de luta de aquecimento.
Devido a carga gigantesca de informações que já se acumulou até o momento, irei encerrar aqui informando que em nossa próxima aventura, iremos para a “Alchemy Laboratory”, onde o post se iniciará explicando algumas coisas sobre a necessidade da tela de load. Há! E quero deixar avisado que irei dedicar um tempo e um post inteiro somente para os códigos expressos, mas irei falar sobre eles quando chegar na parte onde o Alucard enfrenta a Succubus ou Súcubo (em latim succubus, de succubare) que é um mito de um demônio com aparência feminina que invade o sonho dos homens a fim de ter uma relação sexual... Não! Pera! Não é isso que acontece com o Alucard!
^_^
Em fim! Vida longa e próspera!
\\//_

27 comentários:

  1. Post fantásico Yoz, em relação a códigos, os mais puritanos que se danem. O games estão aí para nos divertirem, seja com códigos ou não, a diversão final é o que importa.

    Old-hutter.

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    1. Acrescentei essa nota porque como me aparecem pessoas me enchendo o saco por conta do uso dos códigos sem saber que o meu uso é justamente para Desconstrução.

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  2. Cara, não sei se você percebe, mas esse post é histórico para o mundo dos games! E acho um disperdício não ter uma versão dele em inglês. Se for do seu interesse, eu me desponho a traduzir ele pra você, aí você poderia publicar aqui ou em outro lugar, o importante é ter essas informações acessíveis pra qualquer pessoa do mundo.

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    1. Obrigado mesmo Mecha Tengu! Mas eu pretendo primeiro terminar a série primeiro, ainda faltam muitos posts porque o material ficou tão grande que eu tive de dividir... Mas mais pra frente pode ser que eu pense em localizar o conteúdo.
      Muito obrigado pela presença e apoio!
      \o/

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    2. Opa, eu que agradeço pelo post mito! Hahaha Qualquer coisa, depois que terminar tudo, se precisar, fique tranquilo pra me mandar uma mensagem caso precise de ajuda para traduzir.

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  3. Hey,sei que ja devem ter perguntado isso mas,existe algum programa para "recriar" o SOTN usando as sprites como o lunar magic no mario world???

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    1. Eu até cheguei a procurar, mas não tive sorte infelizmente.

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  4. Vc esta fazendo algo épico meu amigo!

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    1. Muito obrigado! Apareça sempre porque a série ainda não acabou.
      ;-)

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  5. Muito interessante o que você fez "destrinchando" o jogo, pretende fazer com outros jogos também?

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    1. Pretendo sim, Thiaguinho, mas antes eu quero terminar a série de Castlevania. Ainda faltam muitos textos.
      Obrigado pela presença.
      \o

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  6. Acompanhando e apoiando, Mestre Yoz (By Kal Bangaga)

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    1. Opa! Kal! Estava imaginando quando você viria me fazer uma visita aqui no meu blog!
      Não deixe de aparecer!

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  7. Olá já virei e revirei o jogo várias vezes já fiz os códigos no lugar onde se coloca o nome para ter 99 de sorte ou 99 de inteligência queria saber se tem um código para deixar os inimigos bem mais dificeis

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    1. No momento, lendo esse seu comentário, a unica forma que me vem a mente é usando códigos pra aumentar o HP dos inimigos. Mas isso num nível Hack mais avançado a nivel permanente, e o modo como eu trabalho é alterações temporárias...

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  8. Já revirei o jogo trocentas vezes fiz de um tudo, achei muito interessante essa sua exploração com uso de códigos hehehe, bem legal seu blog. Curti e estou acompanhando a partir de agora.

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    1. Opa! Muito obrigado! Ganhei meu dia com essas palavras!
      \o/
      Seja bem vindo e volte sempre.

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  9. oi
    eu nao consegui usa o save postado nos comentarios , como uso ele?
    qual foi a maior porcentagem q vc atingiu?

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  10. Cara esses códigos são bons mas onde uso ele como faço para colocar em pratica a desconstrução.

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    1. Anônimo, esse link fornece todas as informações necessárias para a inserção dos códigos: http://gamerdesconstrutor.blogspot.com.br/2015/12/emulando-playstation-2-pcsx2-121-no-seu.html

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  11. Kra, adorei esse seu post! Concordo contigo principalmente na parte q vc fala da dificuldade d um jogo. Tem jogos q tem um desafio tao tenso q a vontade d joga-lo novamente é quase nula.
    Eu não sou do tipo q me mato p conseguir o impossivel nos games e sim completa-los d forma divertida e casualmente.
    Estava eu jogando o maravilhoso Shadow of the Colossus do PS3, quase consegui platiná-lo, mas tive um enorme problema: o time attack do 3' colossus no hard mode! Procurei auxilio em blogs, videos no youtube, etc., e mesmo assim não consegui derrotá-lo! Simplesmente pq o tempo d 5 minutos é mto curto e o colossus tem pontos q eu ja não aguentava repeti-los. Subir naquela espada p chegar ao corpo quase me deixou com trauma d repetiçao e o ponto na kbça é mais ponto d sorte do q estrategia! Enfim, se pudesse, eu modificaria o codigo do timer d 5 p 20 minutos pq depois d tanto tentar, eu desisti. Prefiro o esquema tradicional. Bom é esse meu desabafo. Um abraço Yoz!

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    1. Com certeza PersonaXIV, creio que existam pessoas que se divertem com o desafio, mas isso não quer dizer que o desafio seja a unica forma de se divertir...

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  12. Não faço ideia como colocar esses códigos... por favor pode me dizer como fazer isso passo a passo. Obrigado!

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    1. O link que eu passei pra você não resolveu?

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  13. poderia explicar como usar os codigos a cima com o emulador

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    1. Aqui você insere usando o CD do Gameshark: http://gamerdesconstrutor.blogspot.com.br/2015/12/inserindo-codigos-de-gameshark-no.html

      E aqui você usa o próprio recurso do emulador:http://gamerdesconstrutor.blogspot.com.br/2015/12/inserindo-codigos-de-gameshark-no_19.html

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  14. Da pra usar os cheats no android também. em um android 4.1.2 ou superior da de instalar o ePSXe e configurar ae depois quando abrir o game vai perguntar se aceita baixar o cod.txt do game. para add codigos ao .txt, basta ir a pasta epsxe na memoria interna do celular, depois para cheats e editar o arquivo de texto SLUS_000.67.txt se for a rom castlevania NTSC-U ou SLPM_860.23.txt se for a versao japonesa. tudo isso eh pra jogar pelo emulador de psx no android. nao precisa de pc, faz tudo pelo android mesmo.

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