31 de janeiro de 2018

O poder do Mega Drive na prática

As vezes eu acho que não existem limites para o que um ou mais programadores dedicados são capazes de fazer para extrair cada gota de recurso de um sistema computacional. Recentemente eu acabei topando com esse post na pouet com uma ROM que exibe recursos alcançáveis pelo Mega Drive que, ao menos EU, considerei no mínimo surpreendente pura e simplesmente por terem sido adquiridas sem chips adicionais no cartucho, ou seja, uma TechDemo feita no osso do hardware, cliquem no link e conheçam Overdrive II.

Se você não sabe do que o Mega Drive é capaz, basta assistir a esta demonstração chamada Overdrive II criada pela equipe Titan para o Mega Drive:

Aqui você encontra rotação, escalonamento, parallax, transparência e vários outros efeitos que muitos consideravam serem "impossíveis" de ser alcançado no sistema. E se vocês quiserem testar isso no PC ou mesmo no próprio console, basta BAIXAR A ROM AQUI, o problema é que ela não roda em qualquer emulador, nesse caso você precisaria “BlastEm” que você adquiri CLICANDO AQUI, e se você quiser testar isso no próprio Hardware do console, bem, a TechDemo tem 8 megas, então, possivelmente ela não deva rodar em qualquer EverDrive. No mais, despeço-me de todos desejando Vida Longa e Próspera!
\\//_

Gamer Desconstrutor, J.F. Souza (Yoz), Yoz, Do que o Mega Drive é capaz, Mega Drive sem Chip Extra, quentíssimo e poderoso mega drive, Overdrive II, Equipe Titan, jogo que puxa o máximo do mega drive, jogo de maior capacidade do mega drive, TechDemo, O que o Mega Drive é capaz de fazer, Sega, Mega-Drive, Genesis, Scenedemo, scene, demo, TITAN, Overdrive, Hardware, megademo, special effects, efeitos especiais no Mega Drive, fully textured 3d on SEGA Genesis, Rotating, procedural cloud on SEGA Genesis, particles on SEGA Genesis, fractal landscape SEGA Genesis, morphing elements on SEGA Genesis, rotation on SEGA Genesis,

8 comentários:

  1. Gostei do resultado, mas eu acabo pensando na seguinte questão:
    Por que eles não criam um jogo com esses recursos apresentados?

    Chego nessa questão por causa do Pier Solar.

    Fazendo uma digressão, eu acabei esbarrando nos últimos dias com essas desconstruções no Resident Evil 2 (você não precisa ser fã, pois os resultados são surpreendente), seguem os link:

    Hacking the Resident Evil 2 Demo
    https://www.youtube.com/watch?v=mLDNyual8UM

    Resident evil 2 : How to save Kendo ( temporarily )
    https://www.youtube.com/watch?v=UfZC93bQgXY

    Eu gostaria de saber sobre a sua opinião a respeito dos resultados apresentados nos vídeos. Até breve e obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que naquela época não tenha sido tão fácil como é hoje para programação. Por isso que games mais modernos para o Mega, como Pier Solar são como é hoje, diferente dos antigos.

      Excluir
    2. Skidrj, creio que o intuito foi simplesmente mostrar alguns efeitos que muitos julgavam ser impossíveis, até porque, criar um gme completo iria demandar uma trabalheira muito maior, com uma história mais elaborada, uma criação mais completa de cenário, programar as jogabilidades e tudo mais. Também adoraria ver.

      Sobre o seu link do Residet 2, eu joguei essa versão demo aí, acho até que tenho ela. Sempre quis dar uma olhadinha nos segredos dela, quem sabe um dia... Já o segundo link, pra fazer aquilo, acredito que dê pra criar um código que libere a função de comando da Claire no momento em que esta travar, o resultado foi aquilo que você viu... Pessoalmente eu nunca vi algo assim, mas já andei fazendo uns testes interessantes no QuackShot. Mas uma coisa que eu gostaria muito de ver, é um port do Resident Evil 2 pro SEGA Saturn...

      Excluir
  2. E aí Yoz, Felipe Ferraro (Hatsune) comentando pela primeira vez aqui.

    Esse Tech Demo é simplesmente sensacional, extraiu o que o console pode fazer. Infelizmente, segundo informações e testes que eu fiz, a ROM só funciona no Everdrive X7, que tem 16MB de PSRAM. Mesmo os modelos do X5 e X3 tendo exatos 8 Megas (que é o mesmo tamanho do Pier Solar, que também não funciona)

    Até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você acabou confirmando as minhas suspeitas sobre o Everdrive... Até porque os emuladores não rodam essa ROM, precisa de um especial.
      Obrigado pela presença e apareça sempre!
      ^_^

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Questionamento de um leigo: se essa ROM fosse instalada num cartucho, rodaria no console? Pergunto porque quando você diz que ela não funciona em qualquer emulador ou everdrive, dá impressão que ela excede alguns limites da capacidade de leitura do próprio console. Fiquei aqui pensando em quais seriam as limitações que devem ser seguidas (ou quebradas) para que uma ROM ainda seja categorizada ou não como "novo game para Mega Drive".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essas suas questões são complicadas de responder, até porque eu nunca usei um Everdrive, então eu não sei o que diferencia tecnologicamente falando em termos de hardware de uma pra outra. Talvez funcione num cartucho com estrutura suficiente pra comportar tos os megas que a ROM exige.

      Excluir