7 de março de 2016

Super Mario World Gamers on the Road (Desconstrução 001)

Primeira metade da década de 90 (creio eu entre 1992 e 1993) eu ainda era bem jovem e muito inexperiente gamisticamente falando quando, pela primeira vez, pus as minhas mãos num Joystick de Super Nintendo. Lembro-me como se fosse ontem, era um final de manhã, um dia bem ensolarado por sinal, mas não tão quente como costuma ser atualmente. Restava-me pouco dinheiro, mas eu já havia jogado bastante Super Mario Bros 3 num legítimo Nintendo 8Bits numa locadora chamada Sonic Games, localizada há uns 20 minutos a pé da antiga casa onde eu morava com a minha avó e meu tio. Decidido a ir embora, preservando o pouco que me remanescia nos bolsos, um dos filhos da dona da locadora me interceptou na saída com a seguinte frase: “Acabou de ser devolvido o cartucho do Super Mario World”...
Arte base de BenHickling

Seguiu-se então um intenso momento de perguntas e respostas sobre aquela dita maravilha dos 16Bits, até aquele dia meu contato com alguma coisa da Big-N era somente com NES, até porque o valor da hora no SNES era bem mais cara que qualquer outro console ali presente naquele salão com 7 TV’s CRT’s e 4 expositores ondulares chumbados nas paredes ostentando os estojos dos cartuchos que poucas locadoras possuíam. E com a irresistível proposta de uma camarada redução temporária de preço na hora do console de 16Bits da Nintendo, logo aceitei jogar o famoso Super Mario World.
Com a nitidez de uma viagem no tempo de corpo presencial, mesmo agora, quase 25 anos depois que o fato ocorreu, a sensação se mantém viva na memória e no coração. Sentado numa cadeira de ferro com assento de arame forrado por uma fina almofada protetora, eu aguardava trazerem o cartucho do referido game. Por um momento, senti um pequeno nervosismo enquanto fitava o Joystick do console sobre a bancada, sentia as pontas dos meus dedos um pouco geladas, meu tórax e braços tremiam enquanto eu recolhia os ombros para amenizar o efeito da baixa temperatura proporcionada por aquele ambiente climatizado, eram grossas as paredes daquela locadora fundada no dia 11/11/1991, tanto que mal me permitiam escutar os roncados dos motores dos carros a poucos metros dali na avenida principal. Ao trazerem o cartucho, ouvi pela primeira vez o som limpo dele sendo encaixando no slot do console seguido pelo barulhinho do baque característico do botão do mesmo ao se ligar...


De fato, quem pôs o cartucho não soprou o mesmo como a Julia faz no video produzido pelo Daniel lá do canal SpawnGameStation, mas o ato já não era desconhecido, muito pelo contrário

...a tela da TV logo exibia os dizeres: “Nintendo Presents”, que imediatamente surgira na tela ao som do coletar de uma moedinha enquanto eu AINDA recebia nas mãos o joystick de 6 Botões (Na verdade 9, se contar o Select, Start e o Direcional em cruz). 
Sim! naqueles tempos os Loads eram inexistentes.

É engraçado comentar sobre isso agora porque quanto mais escrevo este texto explorando essas memórias, mais a minha mente mergulha num gostoso e nostálgico mar de detalhes que eu nunca imaginaria que fosse conseguir lembrar com a facilidade que estou tendo no momento. E uma dessas lembranças era de mim mesmo segurando aquele controle “cheio” de botões, eu não sabia para que eles todos serviam, mas deduzi que eles poderiam ser usados dependendo da complexidade do jogo a qual estaria rodando naquele Video Game. Mas mesmo o Super Mario World, faz uso de vários deles de um modo mais complexo que o Super Mario 3.

“X” ou “Y”: Permite acelerar o personagem, agarra objetos quando mantidos pressionado, solta bolas de fogo e voa quando com a capa (Usa a Lingua do Yoshi);
“A”: Pulo giratório capaz de, além de eliminar os inimigos, ainda destrói blocos (Também permite desmontar do Yoshi);
“B”: Pulo normal que embora NÃO destrua blocos, permite saltar mais alto quando se esta correndo com o botão “X” ou “Y”.

Na ocasião, iniciei a minha aventura logo dando start enquanto o Mario se exibia na tela de demonstração enquanto exterminava as tartarugas e os demais serviçais do Bowser. Mas dessa vez, a minha aventura será diferente do modo como foi a anos, será bizarra do ponto de vista de muitos que estão acostumados a jogar o game em sua total normalidade, hoje irei começar uma série de três posts com Desconstruções sobre esse sensacional game. O show de estranheza já começa na referida tela de apresentação.

Controlando Mario na tela de apresentação:
A coisa aqui é muito simples de fazer, antes da tela de apresentação se iniciar, use o código 7E0DC101 que fará com que o Mario inicie a demonstração já montado no Yoshi, e deixe a demonstração seguir normalmente até que o Mario morra.
O que há de errado nessa imagem?

Note que assim que ele morre, toca a música Special Zone  seguido da tela “Game Over”, logo em seguida a tela de demonstração reinicia, só que sem música e controlando Mario sem aquela moldura, a mesma deu lugar ao HUD normal:
A fase infelizmente não tem saída, e se você morrer acaba reiniciando-a novamente. Agora vamos resetar o game e startar o mesmo que começa onde o mesmo deveria de fato se principiar, e onde os códigos começam a fazer mais de seus estragos. Mas esta aventura prosseguirá diferente de como foi na minha primeira vez que joguei, até porque existem inúmeros blogs e canais do YouTube com relatos detalhados de jogatinas na raça fase por fase desse maravilhoso game, no meu caso aqui, como Gamer e como Desconstrutor, irei jogar o mesmo de um modo pouco visto, que é explorando algumas das fases manipulando seus códigos internos em busca de efeitos curiosos.
Não deveria ser ERA dos Dinossauros?
^_^

Lógico que como eu estou explorando o game de um modo diferente, visto que o mesmo já foi terminado por mim “na raça”, seria melhor eu inserir um código para...
7E1490FA: Invencibilidade ofensiva (Age como se estivéssemos eternamente com o efeito de uma estrela de invencibilidade) para momentos em que eu precisarei fazer testes específicos em ambientes em que o uso da estrela não é permitido;
Visando melhor foco na exploração despreocupada, sintetizei mais três códigos referentes ao tempo no jogo, a seguir:

7E0F3309: Trava no valor “9” a unidade de segundos do tempo;
7E0F3209: Trava no valor “9” a dezena de segundos do tempo;
7E0F3109: Trava no valor “9” a centena de segundos do tempo.
Obs: Interessante desse código de tempo que ele não zera nem a contagem do combo nos inimigos para ganho de vidas.

Vamos por mais um código para nos dar mais segurança:
7E0DBE64: 99 Vidas
E assim terminamos o bloco de códigos simples...:
Agora vamos complicar um pouco mais as coisas com uns códigos um tanto fora de normalidade, o primeiro deles e que já foi relativamente explorado aqui é o do “Yoshi nos castelos e casas fantasmas”, que você confere clicando AQUI para saber melhor do que se trata, mas segue os dois dos principais:

7E0DC101: Ativa o Yoshi no castelo
7E1B9B00: Permite inserir o Yoshi no castelo
Esses dois já são o suficiente, mas se quiserem o dinossaurozinho em sua cor clássica, basta usar este código aqui 7E13C70A.
Obs: Pretendo procurar códigos controladores de Yoshi e suas habilidades. Mas como o tempo foi escasso, deixarei isso listado para um outro retorno de estudos num futuro não tão próximo assim.

Outro da leva de códigos bizarros é o de fazer o Mario nadar em local onde não deveria.

7E008501: Mario nada ao ar livre

Combinando esses códigos, já conseguimos um efeito bem curioso na casa do Yoshi:
Yoshi passa por trás dos passarinhos sobre a copa das árvores

Transformado em Yoshi e nadando em pleno ar livre, podemos alcançar os pequenos passarinhos que estão comendo por sobre as copas das árvores tetos da casa do nosso dinossaurozinho favorito. E se levarmos o personagem e sua montaria até a chaminé, perceberemos DOIS efeitos curiosos, a fumaça que sai encobre o dinossauro, mas não o bigodudo, e o mesmo se dá na ponta da chaminé.

Agora vamos falar sobre dois códigos diferentes, mas que proporcionam efeitos finais idênticos. O primeiro deles é o de modificador de itens na reserva:

7E0DC2Xx: Caixa de itens reserva, modificador. Sendo que você substitui o Xx por...:

00: Caixa vazia (Mas ô código inútil! :-)

01: Cogumelo

02: Flor de Fogo

03: Estrela da invencibilidade

04: Pena voadora

05: Aparece um ovo, mas quando pressionamos Select, ele libera uma vida

06: Aparece um ovo trincado, e quando pressionamos Select, nasce uma planta de caixa para cima

07: Fogos de artifício

08: Criador de Plataformas?

Seguindo adiante na ordem hexadecimal, como 09, 0A, 0B, 0C, 0D, 0E, 0F, 10 e assim por diante, acabamos encontrando mais alguns “itens” bugados, coisa que as vezes até lembra o modo de edição dos jogos da série Sonic, mas com os objetos sendo postos na caixa dos itens reserva e acionando-os via Select, cabe a você explorar isso. Só fazendo uma menção importante, no valor D7 existe um item especial, um círculo esverdeado com uma interrogação dentro que quando encostada, faz o Mario passar de fase, detonar castelos SEM vencer chefes e etc.
Se encostarmos nisso, passaremos de fase

O próximo código dispensa uso de itens nessa caixa (Mas não substitui o mesmo), pois provoca a transformação instantaneamente no bigodudo, para isso, basta usar:
7E00190X: Transformação instantânea, sendo que...:

7E001900: Mario pequeno;

7E001901: Mario grande;

7E001902: Mario com capa;

7E001903: Mario com o poder da flor de fogo;

7E001904: Mario pequenez bugado que não serve para porcaria nenhuma;

7E001905: Mario Ashura pequeno;

Já deu para perceber que daqui para frente são somente transformações bugadas, sendo assim irei jogando o game realizando testes cujo foco principal serão os castelos enfrentando os chefes com o Mario montado no Yoshi (E alguns efeitos do dinossaurozinho nesses ambientes), irei criar também uma postagem especial onde você poderia iniciar o game e ir direto para o ultimo chefe, mas não será sobre os códigos expressos de fases. Portanto, até a próxima, Vida Longa e Próspera à Todos!
\\//_

25 comentários:

  1. Começou!! Prevejo uma princesa beijando o Luigi e indo embora com o Yoshi kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da pra tentar fazer isso ai heim kkkk, por falar em beijo você não perde por esperar kkkk

      Excluir
    2. Cuidado com as insinuações, daqui a pouco o Mario beija o Browser e sai com o Luigi... Cuidado.

      Excluir
    3. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Eu entendi a referência!
      :-p

      Excluir
  2. tem como eu salva o codigo de invencibilidade diretamente na rom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que existe um programinha que insere os códigos diretamente na ROM, mas eu confesso que nunca usei, então não tenho como afirmar a veracidade ou qualidade do resultado.

      Excluir
    2. Eu uso um hacker q salva os chites direto na rom e show 71991966645

      Excluir
  3. ABRA O EMULADOR "Snes9x" NO MENU PRINCIPAL "Cheat => Game Genie,Pro Action

    Replay Codes Alt + Enter" Na Janela que abrir No espaço "Enter Cheat Cod:

    =>Digite o Codigo por Ex: "7E1490FA" depois Clic em "Add" e "OK"

    Resumo: Abrir o Emulador "Snes9x" => Alt E => Inserir Codigo Ex:" 7E1490FA "

    e Aperte "OK" Esse Codigo deixa o Mario Com uma Efeito Estrela Brilhoso

    Infinito.

    7E0DC101: Ativa o Yoshi no castelo

    7E1B9B00: Permite inserir o Yoshi no castelo
    7E1490FA: Age como se estivéssemos eternamente com o efeito de uma estrela de

    invencibilidade

    ResponderExcluir
  4. Ai depois e só partir pra F E L I C I D A D E !

    ResponderExcluir
  5. Onde eu consigo o save do jogo 100% completo Exemplo: Super Mario World BR.sav?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você me apertou sem me abraçar Gui, eu realmente não sei, nem mesmo quando eu estava jogando eu consegui os 100%. Mas você poderia variar o modo como você procura usando termos em inglês, porque é bem provável que isso exista na internet em algum lugar.

      Excluir
  6. Nossa, que nostalgia ao ver este post..
    Eu passava muito tempo na "casa" do yoshi quando me cansava das fases ou ficava preso em alguma..
    Eu ficava tentando achar algum segredo ou bugar algo ali kkk
    Tinha como fazer o Mario ficar invisível nessa area, depois quando cresci vi videos das pessoas bugando completamente o jogo em emuladores, mas apenas emulando mesmo sem o uso de nada a mais e fiquei pensando como teria sido legal descobrir tantas coisas mais na epoca do console pra bugar kkkk
    Da pra bugar e glitar demais esse jogo, q jogo maravilhoso
    bons tempos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha o costume de procurar Glitches em jogos antigos também, mas só aqueles que eu realmente era bem familiarizados, como foi alguns casos no Phantasy Star II e III, nos jogos da série Sonic do Mega Drive, eu costumava usar o modo de edição pra ficar procurando coisas perdidas, as vezes eu ia nas locadoras só pra fazer isso, a galera ficava me vendo jogar desse modo estranho.
      HUAHUAHUAHUAHUAHUA

      Excluir
  7. Como eu faço pra botar o Yoshi na caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7E0DC2C2 no emulador , no SNES só com game genie e game shark msm

      Excluir
  8. Gostaria que me mendassem oa codigos do donkey kong 1,2,3 ok....grato

    ResponderExcluir
  9. Eu uso um hacker q salva os chites direto na rom e show 71991966645 zap

    ResponderExcluir