8 de junho de 2016

Dica para VOCÊ desenvolvedor de games

Certa vez eu ESCREVI UM POST definindo o que são os Sprite Sheets, e até entrei no assunto referente a indicação de sites não apenas dedicados a capturá-los como customizá-los para uso em games criados por desenvolvedores independentes ou estudantes de desenvolvimento de jogos. Por conta disso, resolvi separar um tempo para escrever este post somente para indicar esses sites e o que cada um tem a oferecer a você que trabalha nesse ramo. Cliquem no título do post para ler o restante do mesmo.

- Mas o que isso tem a ver com Desconstrução de Jogos?
Apenas a caráter informativo, quando eu ainda participava de uma comunidade do Yahoo chamada BelJogos, um grupo composto de entusiastas/hobbistas/apreciadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos em Belém, uma vez eu postei um de meus trabalhos referentes a Semana Bizarra de Phantasy Star I, e um dos membros desta comunidade me enviou um email dizendo que aquele post havia ajudado a compreender como as empresas programavam jogos, chegando ao ponto de ajudá-lo em algum projeto pessoal de desenvolvimento de games. Portanto, a própria Desconstrução em si, pode ou não ajudar outros desenvolvedores. Mas hoje não falarei de Desconstruções, mas sim indicar outras fontes de materiais para serem usadas não somente em seus jogos, mas como vários outros trabalhos, e o primeiro que eu costumo indicar é o...
Sprite Database: Que além de fornecer material gráfico, também possui uma boa biblioteca de arquivos de áudio.
Spriters-Resource: Este é na mesma linha do Database, só que inteiramente voltado a imagens, e quando eu me refiro a imagens, não é restrito a quadros de movimentos de personagens, mas cenários e elementos de sistemas como caixas de diálogos e fontes usadas nos games.
Models-Resource: Agora se você já trabalha com mais com modelos poligonais para games tridimensionais, não há outro melhor que este que eu conheça.
Textures-Resource: Óbvio e ululante que se você tem os modelos 3D vai precisar também das texturas.
Sounds-Resource: Mas nem só de gráficos vive um jogo, portanto, vale a pena uma passadinha no Sounds Resource para pegar os efeitos sonoros dos mais diferenciados jogos para as mais sortidas plataformas.
Mortal Kombat WareHouse: Quase sempre eu indico o MK WareHouse quando estou falando desses sites. Entretanto, aqui são materiais dedicado aos jogos da série Mortal Kombat.
Gazeta de Algol: E claro que eu não iria divulgar todos esses sites sem “vender meu peixe”. A seção de Sprites e Texturas da Gazeta de Algol é a mais completa e, modéstia parte, tem trabalhos meus de capturas completas de Sprites tando do Phantasy Star 1 quanto do 3 (Sim! Ainda preciso capturar os do 2 e do 4). Mas isso não quer dizer que não hajam sprites desses outros jogos. A Ultimecia fez um bom trabalho nas capturas de Sprites desses jogos, e o RodolfoRG, Ignitz, Cue contribuíram com as ripagens gráficas das versões Generations.
VGMaps: Este eu já indicaria às pessoas que gostariam de estudar alguns designs de jogos oficiais já montados (Mapas completos das fases).
Espero que tenham gostado das indicações, visto que eu só divulguei até o momento os sites que eu mais entro quando preciso de algum material. Mas na seção de links do Gamer Desconstrutor existem outras indicações interessantíssimas que estão a disposição de seu deleito. No mais, sem mais delongas, despeço-me de vocês desejando Vida Longa e Próspera!
\\//_

6 comentários:

  1. Parabéns Amigo Brilhante trabalho!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Agnaldo! Quem sabe eu não prepare uma extensão desse post...

      Excluir
  2. Eu também gostaria de trabalhar criando e editando jogos, só que por enquanto só sei o básico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a estudar sobre isso Jackson. Mas depois que me casei, isso acabou ficando de lado.

      Excluir
  3. Também gostaria de criar jogos ha algum tempo venho trabalhando em um projeto proprio mas esta muito dificil achar uma equipe que se interesse ja que eu e meus amigos somos apenas estudantes então fica dificil consiliar as duas coisas ja que jogos precisam de muito tempo e dedicaçao.
    Será que voce poderia me indicar algum programa de animaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre animação eu conheço pouco beirando o quase nada :-) além de programas para criar Gif's animados, normalmente os próprios motores de criação de games possuem um para animação.

      Excluir