22 de setembro de 2017

Personagem do Mês de Abril de 2017 – Os Brasileiros Esquecidos

Sejam muito bem vindos ao Gamer Desconstrutor, como muitos devem saber através DESTE POST acabei tendo de me afastar por questões de força maior, e por conta disso, não pude preparar os posts do personagem do mês lá para a nossa amada comunidade Retro-Gamers Brasil G+. Todavia, como estou de volta as atividades ha um certo tempo, vamos correr atrás do atraso e apresentar os personagens dos meses atrasados aos quais estive afastado. Sem mais delonga, cliquem no link do post para conhecerem mais sobre cada um deles e fiquem com o quadro de batalha montado.

Como no mês de Abril comemora-se o descobrimento do Brasil, ocorrido no dia 22 de abril de 1500, resolvemos inserir como candidatos personagens brasileiros, porém, em vez de pegamos os mais conhecidos, foi decidido que os participantes seriam os MENOS conhecidos (Ou os Esquecidos), tudo isso baseado no fato de que quando a nossa nação foi descoberta pouco se sabia sobre o nosso povo, ao menos é isso que os livros de história nos ensina.
Mas esta não é a primeira vez que a temática “personagens brasileiros” é escolhido para representar a nossa comunidade, em janeiro de 2015 TIVEMOS UMA ENQUETE similar a que tivemos recentemente. Mas vamos aos personagens da vez. Ordenado do ultimo para o primeiro, temos...
Marco Rodriguez (Mark of the Wolves): O ultimo lugar, que ficou com 16% dos votos, foi Marco Rodriguez do game Mark of the Wolves (Pertencente a saga Fatal Fury), ele foi discípulo de Ryo Sakazaki até alcançar a faixa preta e abrir sua própria academia de artes marciais aonde ensina, no Brasil, a arte Caratê Kyokugenryu. Visando mostrar ao mundo o poder de seu estilo de luta, Marco Rodriguez resolve participar do torneio King of Fighters Maximum Mayhem, mas ao voltar, ele encontra os alunos de seu Dojo derrotados por Ryuji Yamazaki, agora cabe a Marco Rodriguez resgatar a reputação de seu Dojo.
Bob Wilson (Fatal Fury 3): Com 19% temos Bob Wilson do jogo Fatal Fury 3, outro brasileiro na classificação de personagem obscuro. Ele usa o estilo da capoeira que por sinal é sua maior paixão, é discípulo de Richard Meyer. Sua jovialidade é característica de uma pessoa bondosa e otimista, o que permite ter sucesso e prosperidade em seu ramo de atuação. Seu objetivo em Fatal Fury 3 é vingar-se da destruição do restaurante  de seu mestre pelas mãos dos gêmeos Jin. Após a alcançar seu objetivo, ele recebe o restaurante de presente e passa a se dedicar aos cuidados do lugar, mas usando a capoeira para atrair e entreter seus clientes, o que encerra de vez sua vida de lutador.
Carlos Miyamoto (Final Fight 2): Em penúltimo lugar ficou Carlos Miyamoto de Final Fight 2 com 30% das votações. Carlos Miyamoto é um brasileiro de ascendência oriental, seu sobrenome é uma homenagem ao famoso espadachim japonês Musashi Miyamoto dos séculos XVI e XVII. Carlos é especialista em vários estilos de artes marciais como o Judô, Kendô e Karatê, pois seu treinamento foi iniciado desde quando ele era somente uma criança. Sua primeira aparição foi Final Fight 2 como um dos três protagonistas jogáveis. Ele se mudou para Metro City para terminar seus estudos e ficou com Mike Haggar por um tempo, o que o acabou envolvendo nos eventos de Final Fight 2. Embora Carlos tenha dominado muitos estilos de luta, ele prefere usar sua katana para cortar e cortar seus inimigos. Após os eventos de Final Fight 2, Carlos aparece no seriado de TV Street Fighter de 1995 e durante o final de Alex no jogo Capcom Fighting Evolution, onde ele é visto com Jessica torcendo para Mike Haggar numa disputa contra Alex.
Pupa Salgueiro (Rage of Dragons): O grande vencedor (Ou no caso vencedorA) com 35% dos votos foi Pupa Salgueiro (Rage of Dragons). Mas quem é ela mesmo? Bem, ela é uma garota divertida que estuda a arte da Capoeira, embora tenha nascido no Brasil, foi viver nos EUA juntamente com seu pai (O chapéu que ela usa foi feito por ele) e irmão (Pivô de sua entrada no torneio Rage of the Dragons). Seu estilo de luta é a sua versão estilizada da Capoeira. Ela também usa uma chave para bater seus adversários. Ela esta atrás de seu irmão que começou a ter problemas até certo dia ele não aparecer mais pra casa. No final de sua equipe, eles não o encontram, mas mantêm suas esperanças de um dia ele reapareça.
Como ela foi a vencedora da enquete, natural ganhar uma galeria com suas imagens, portanto, FIQUEM COM A GALERIA DESTA VENCEDORA.
Montando o quadro de batalha: Sempre que são escolhido personagens desconhecidos para uma enquete, logo fico preocupado por imaginar que haveriam poucos Sprite Sheets para que eu pudesse criar o quadro de batalha, NESTA ENQUETE, por exemplo, não foi muito diferente, o site do Spriters-Resource não tinha tudo que eu necessitava, por isso, tive que recorrer ao Google para encontrar. Mas vamos a cada caso: Primeiro eu tratei de coletar os elementos que seriam usados para criar o cenário, este não foi tão complicado, fiz uma pesquisa básica sobre os cenários brasileiros de alguns jogos e fui desmembrando e remontando, o primeiro deles foi o cenário do Brasil do jogo SNK vs. Capcom: Match of the Millennium do Neo-Geo Pocket, depois, como esperado, peguei o cenário do Blanka do Street Fighter 2: Special Champion Edition que veio todo desmembrado e perfeito para ser usado. Só que eu queria criar algo um pouco mais diferente, então eu pesquisei outros elementos de floresta de outros jogos, vejam como ficou a biblioteca com os elementos.
Por fim, corri atrás de cada um dos personagens. O primeiro foi Marco Rodriguez a qual foi facilmente encontrado num pacote compactado com cada quadro de movimento, o Bob Wilson já deu um pouco mais de trabalho, tive de extrair o quadro desejado usando o Print nos gifs que fizeram dele AQUI NESTE SITE. Já o Carlos Miyamoto foi encontrado também facilmente AQUI, e a Pupa Salgueiro, por incrível que pareça, foi encontrada nuns gifs da Desciclopédia. Conforme viram, foi uma coisa bem simples mesmo, apesar disto, espero sinceramente que tenham gostado. Se quiserem acompanhar como foi a montagem, assistam ao vídeo a seguir:

Devo confessar que este quadro de batalha ficou um pouco confuso, mas não em termos de tamanho de Sprites, mas em relação a coloração. Entretanto, nem sempre acertamos, as vezes sim, as vezes não. Vida Longa e Próspera!
\\//_

4 comentários:

  1. Muito legal! Queria saber editar imagens assim!
    Vendo os personagens, lembrei-me que até pouco tempo tinha dúvidas se Carlos Miyamoto era realmente brasileiro! O manual de Final Fight 2 nada fala de Brasil, somente "cresceu na América do Sul" (originalmente grew up in South America; página 14 do manual de instruções norte-americano), e não havia nenhum outro material oficial de meu conhecimento que dissesse sua nacionalidade, mas finalmente a Capcom se pronunciou e disse que ele nasceu no Brasil. Outro que tinha dúvidas quanto a sua brasilidade era Marco Rodriguez, porque assim como com Carlos, o manual de instruções não dizia as nacionalidades, mas esse foi rápido descobrir, pois no site oficial havia o perfil dele.

    Bem, que venham as próximas imagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eles vão construindo os detalhes aos poucos, só que as vezes eu não entendo a razão de certas protelações.
      Obrigado pela visita, meu querido! Precisamos bater um papo qualquer dia pelo chat.
      ;-)

      Excluir
  2. Que trabalho gigante de edição, ficou incrível. Eu babei nas imagens do passo a passo do vídeo, muito bom.
    Eu gostei muito do resultado Yoz, acho que ficou em harmonia sim, quer dizer, o tom que dominou tudo foi o verde oliva, na minha opinião de leigo acho que ficou convincente a coloração.
    Ótimo trabalho Yoz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tenha gostado, e se você achou esse um trabalho gigante, espere até sair um que estou fazendo a pedido de um amigo. Aff! Esse superou tudo o que eu já tinha feito, até mesmo a arte que eu fiz pro plano de fundo do blog.
      Obrigado por sempre estar por aqui, meu amigão.

      Excluir