20 de outubro de 2017

Arcade Velberan

Sejam bem vindos ao Gamer Desconstrutor, hoje irei trazer o Making Off de montagem de alguns quadros de batalha que me foram encomendados pelo meu grande amigo Alessandro Velberan que esta investindo numa empreitada aí e me pediu para preparar algo para ele. Vamos ver sobre o que se trata? Cliquem no link título deste post.

Nem um (1) nem dois (2), mas CINCO (5) O_o quadros me foram solicitados, e para fazer tudo isso (E também por ser algo bem mais trabalhoso que o que me é de costume) a primeira coisa que fiz foi a realização de uma pesquisa bem objetiva, comecei pegando meus Dossiês Old!Gamer sobre coleções de consoles e as folheei anotando os nomes de alguns jogos com personagens e cenários relevantes para cada quadro, fiz um verdadeiro BrainStorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) com super abundâncias de ideias, até esquema eu fiz no caderno tentando planejar algo em antecipação. A matéria bruta, ou seja, cenários e Sprites, foram coletados em sites como o The Video Game Atlas (para cenários), usei também o bom e velho Spriters-Resource e Sprite Database, boa parte dos Sprites de Phantasy Star foram pegos na Seção de Sprite Sheets da Gazeta de Algol, no site ScrollBoss eu peguei várias obras primas pixeladas de filmes e desenhos animados das antigas criados por fans e, claro, como não podiam faltar Sprites de Mortal kombat, mantive engatilhado o site Mortal Kombat Warehouse para qualquer eventualidade.
Como eu estava com muita vontade de retornar às atividades tanto aqui no BLOG quanto no CANAL, eu tinha que ir direto aonde eu queria para não perder tempo como normalmente ocorre com os quadros de batalhas corriqueiros aqui do blog, em outras palavras, tentei ser o mais dinâmico, ágil e sempre tentando tomar cuidado para não poluir os quadros com muitos elementos como as vezes eu costumo fazer e que já até tive reclamações de alguns amigos meus. Levei em torno de uns 3 dias só na parte da pesquisa, depois eu começo a isolar os elementos para a montagem do cenário para depois começar a montá-lo. A montagem do cenário pode levar de 1 a 2 dias, mas isso depende muito de dois fatores, o primeiro dele é a ideia, as vezes eu demoro para bolar alguma coisa. Outro fator que pode proporcionar maior ou menor agilidade na produção do quadro é a montagem em si, as vezes eu tenho as ideias e os elementos, mas na hora de montar, os elementos não encaixam direito, então eu preciso refazer parte da pesquisa e muitas vezes eu preciso adaptar as ideias. Por fim, eu começo a isolar os Sprites Sheet’s e depois inserí-los nos quadro, nesse momento começam a surgir outras ideias dependendo das possibilidades proporcionadas pelos quadros pesquisados dos personagens e NPC’s.
O que o Velberan queria eram 5 quadros para criar uma máquina árcade de aparência personalizada, então foram dois quadros para as laterais da máquina (Na verdade era somente uma lateral, eu que me engracei e fiz duas, mas deu muito trabalho fazer o segundo), um para o Marquee (Que é o título da máquina), uma para a frente e, por fim, uma para o Controle. Resumindo: As DUAS laterais teriam de ter as dimensões de 180cm por 71cm, mais UMA Frontal de 88cm por 64cm, UMA do controle com 23cm por 71cm e UMA com o título com 62cm por 28cm.

MONTAGENS COM DEMONSTRAÇÕES EM VÍDEO:
UMA com o Marquee (título da máquina) (com 62x28): Fiz várias versões do Marquee (7 ao todo), a que eu tive mais orgulho em fazer é a primeira imagem deste post, mas a que acabou sendo escolhida foi a imagem a seguir:
Mas o título que eu mais gostei de fazer será usado como banner do canal, então não foi trabalho jogado fora. Dêem uma olhadinha como foi a montagem desses quadros:
<center>VÍDEO NÃO DISPONÍVEL</center>
A idéia inicial era criar um letreiro em pixel art, usando alguma fonte de algum jogo DE ARCADE. Tentei algumas coisas de consoles de 16 Bits como a imagem a seguir...
...entretanto, a ideia não foi aceita, eu até tentei escrever a palavra “Velberan” usando a fonte do Phantasy Star, mas acabou não dando certo (Eu tive um pé de guerra com a letra “V”):
De qualquer forma, devido a resolução da imagem, eu queria evitar montar algo com alguma fonte de algum jogo, mesmo porque eu precisaria recriar as letras que não tivesse para criar a palavra “Velberan”. Então, assistindo muito que tardiamente o filme Wreck-It Ralph (no Brasil, Detona Ralph) eu acabei tendo a idéia de procurar a fonte de algum jogo aqui nos meus arquivos no PC, e encontrei a fonte do letreiro SEGAAAAAAAAA, então eu instalei a fonte no World, escrevi a palavra “Velberan”, redimensionei para o tamanho necessário para ser usado no quadro do título e comecei a fazer experiências com cenários de fundo e Sprite Sheets (O vídeo mostra isso direitinho em câmera rápida).
A idéia do Marquee era colocar SOMENTE protagonistas

FRONTAL (de 88x64cm): Para montar o quadro que ficaria na frente da máquina, pensei em criar um cenário e inserir vários personagens salvando suas donzelas, como se fosse um grande jogo estilo Donkey Kong Original só que com personagens de vários jogos diferentes, a seguir você observa como foi a montagem de tudo isso:
<center>VÍDEO NÃO DISPONÍVEL</center>
CONTROLE (com 23x71cm): Confesso que este me deu um pouco de trabalho na hora de pensar, então eu tive a idéia de inserir e misturar vários personagens e NPC’s de jogos de RPG’s diferentes na parte exterior da cidade de Onett do game Earthbound / Mother 2 para Super Nintendo. Mas acebei mudando de idéia e usando a parte externa da cidade isométrica de Threed também do mesmo game, isso ocorreu porque eu queria usar alguns sprites na frente do circo. Assistam como foi a montagem deste quadro:

LATERAL 001 (de 180x71cm): Finalmente chegamos na parte mais complicada do pedido, primeiramente era para se fazer dois, mas depois mudou-se a idéia para criarmos somente um e fazer uma versão horizontalmente invertida pro outro lado da máquina, só que como eu já tinha coletado bastante resources, ou seja, recursos, eu acabei montando DOIS quadros, um para cada lateral. O primeiro deles foi uma idéia bem ambiciosa muito parecida com a usada como plano de fundo do meu blog, de baixo pra cima, o cenário se iniciaria no inferno, com alguns vilões bem conhecidos do Street Fighter e Mortal Kombat se digladiando
Você consegue encontrar o verdadeiro demônio aí nesse meio?
^_^
Mais acima, na próxima camada, eu criei um cenário aonde alguns soldados estão em confronto com vários seres de natureza Undead, ou seja mortos vivos:
Acima deste iremos para um cenário aberto com fantasmas, alguns personagens montados em seres mitológicos (Detalhe pro Blanka Montado num unicórnio) em meio a uma guerra entre anjos, e mais no topo, como não poderia ser diferente já que começamos pelo inferno, é a entrada para o paraíso:
A seguir você assiste a montagem deste quadro:


LATERAL 002 (de 180x71cm): Esta lateral não deveria existir, mas mesmo assim eu quis fazer, ela tem mais a ver com o pedido original do Velberan que é usar cenário de jogo Arcade com Sprite-Sheets também de jogos Arcades, só que aqui eu tentei ser igualmente ou quem sabe até mais ambicioso do que a outra lateral. Começando por baixo, o cenário é de uma grande caverna aonde alguns personagens de games estão fugindo de uma onda de lava vulcânica.
Devo confessar que esta parte do cenário ficou bem simples, mas mais acima ela começa a ficar melhor e a refletir a idéia preponderante do quadro, que é inserir e misturar NÃO APENAS personagens de games, mas de filmes e desenhos animados antigos, por exemplo, neste esgoto (Imagem a seguir), podemos ver o Panthro dos ThunderCats clássico enfrentando a Morte do Castlevania, o Mestre Kame se preparando para encarar nada mais nada menos do que Jason Voorhees, dentre vários outros que cabe a você identificar.
Acima deste temos dois cenários unificados da versão Arcade do game Double Dragon 1 com uma quantidade assustadora e misturada de personagens também de vários jogos, desenhos e filmes, como por exemplo o Freddy Krueger dos filmes "A Nightmare on Elm Street" (no Brasil, A Hora do Pesadelo) enfrentando o Alucard dos jogos da série Castlevania, Lanterna Verde enfrentando o Freeza, He-Man versus Drácula e por ai vai:
Coloquei um céu azulado com algumas aeronaves e outros elementos também de jogos, e mais acima um espaço sideral com uma USS Enterpriese da classe Constitution (NCC-1701-A) que pertenceu ao James Tiberius Kirk do seriado e filmes clássicos Star Trek, a Vic Viper do game Gradius II Gofer No Yabou enfrentando o Dobkeratops da versão Arcade do game R-Type, dentre outros elementos para você identificar. Se quiserem saber como foi a montagem deste quadro, basta assistir ao vídeo a seguir:
<center>VIDEO NÃO DISPONÍVEL</center>
A minha lógica quanto a quantidade de Sprites inseridos nesses cenários foi propositalmente grande para que a pessoa que o contemplar, não consiga descobrir todas as referências numa mesma olhadela. Sendo assim, encerro este post com o meu Vida Longa e Próspera!
\\//_


12 comentários: