2 de janeiro de 2018

Como da primeira vez


Atualmente tenho jogado novamente o Phantasy Star II (Mega Drive) no meu console. Acho que foi a unica forma segura de atravessar esses dias com mais leveza. E estou numa parte aonde é imperativa o ganho de níveis pra uma importante batalha, diga-se de passagem, ainda nem cheguei na metade do game. Estou jogando sem a menor pressa ou afobação, tanto que logo no começo do game eu fiz uma bateria de ganho de níveis e toda aquela ritualística metodologia preparativa pra entrar no primeiro labirinto com total segurança. E estou não apenas me entretendo como nunca, como estou sentindo os mesmos sentimentos de quando joguei o game a primeira vez, coisa rara de se sentir.

Então, como primeiro post de 2018, gostaria de perguntar algo...
Ainda que com o passar do tempo de tantos anos deve haver aquele jogo que PARA VOCÊ continua sendo apreciado com a mesma empolgação e empenho de quando jogamos pela primeira vez? Se sim, quais jogos ainda despertam esse sentimento? Ou simplesmente este sentimento sumiu?
Você pode responder tanto aqui nos comentários do blog quanto nos posts das redes sociais a seguir:
Sendo assim, despeço-me de todos desejando Vida Longa e Próspera!
\\//_

11 comentários:

  1. Com certeza, Streets Of Rage 2 me desperta os mesmos sentimentos de quando joguei pela primeira vez. Na verdade a série toda, mas o 2 é especial.
    Pokémon tb. Todos. Eu gosto de ganhar experiência para depois enfrentar os líderes de ginásio numa boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Street of Rage dois é um jogaço, heim? Comentasse isso só pra eu lembrar das minhas jogatinas nas locadoras.
      Valeu pelo comentário e pela presença, VZWilly! Apareça sempre.

      Excluir
    2. Tenho 32 anos, estou numa fase da minha difícil tb, sempre leio seu blog e o shugames, adoro saber sobre como são feitos os jogos kkkk. Desconstrução então nem se fale. Enfim, acabou q esse começo de ano estou me recuperando de uma cirurgia e voltei a jogar Final Fantasy IV, meu primeiro RPG. Apesar de já saber tudo, passar pelo grading e pela história de novo foi fantástico, me veio a mesma sensação de quando estava jogando há quase 20 anos atrás. Tanto q já peguei as versões da steam dele e da continuação, essa inédita pra mim. Bom saber que não sou só eu o nostálgico que adora essa sensação! Um abraço!!!

      Excluir
  2. Olá Yoz, após 40 anos de vida é difícil citar um game que me desperte esse tipo de sentimento. Talvez quando sair um remake decente de Phantasy Star 2, eu fique empolgado em terminar (rs).

    Brincadeira. Muitas vezes sim, eu me pego jogando algumas relíquias antigas e, assim como você está agora em PS2, tento "voltar no tempo" e jogar como se fosse a primeira vez. Muitas vezes dá certo sim e sinto aquela maravilhosa sensação novamente.

    Meu filho de 6 anos, apesar de não largar o tablet dele com Minecraft, acabo "forçando" ele a jogar comigo Master System ou Mega Drive, nem sempre funciona (rs).

    Quem viveu a ascensão dos videogames no Brasil nunca esquecerá o sentimento. Talvez este esteja adormecido, mas nada como uma partida de Double Dragon no Master System ou Tartarugas Ninja no NES para fazer esse sentimento voltar. Ops, estou confundindo com Nostalgia .... kkkkkk!!!

    Maravilhoso ano a todos nós.

    Old-Hhutter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá faltando pouquinho pra eu chegar nesse quarentão aí, Old-Hhutter! :-)
      Eu queria tanto que traduzissem o Generations 2 como fizeram com o primeiro... Eu joguei ele em japa usando umas traduções impressas de japonês pra inglês, mas não segui muito depois do evento da Nei First.
      E pra mim o Double Dragon que eu mais gosto é o 2 do NES, primeiro porque foi o primeiro que eu joguei, e segundo que foi aquele tipo de jogo que eu só parei depois que eu terminei. Claro que eu tive ajuda, tinha um amigo que jogava no player 2 comigo.

      Excluir
  3. Eu não sei, meu sentimento geral é que nem a famosa máxima do Heráclito de Éfeso do "Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio". Apesar de eu continuar jogando, talvez até mais que antigamente, eu mudei, meus gostos mudaram e meus hábitos de jogo também.

    Não só isso, mas os jogos antigos também "mudaram" de certa forma. Apesar de eles não mudarem em si, o que entendíamos por jogo, o que se esperava deles, suas limitações, etc, tudo isso mudou radicalmente, então a forma de apreciação desses jogos mudou dramaticamente.

    Dito isso, os Phantasy Star antigos continuam sendo uns dos poucos jogos que eu jogo de vez em quando e que me fazem sentir confortável e feliz. Eu sei de cor tudo que eu tenho que fazer, não há nada de novo neles para descobrir, mas é sempre uma experiência boa, mesmo que muito diferente das primeiras vezes que joguei esses jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sentimento mesmo que estou falando. Eu também tenho curtido alguns games novos, mas sem deixar de gostar de alguns antigos...

      Excluir
  4. Fala Desconstrutor!

    Adorei essa comentário acima "...máxima do Heráclito de Éfeso do "Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio". Mas posso dizer que o rio não é o mesmo, mas o jeito que entramos nele talvez seja igual... " afinal o jeito que entramos no rio é tão fundamental que o rio que entramos".

    O que quero dizer é realmente as coisas não são iguais (o rio) mas o sentimento (como entramos no rio) seja semelhante ou até igual. E assim é um game antigo que buscamos aquele sentimento antigo, nos mudamos mas o sentimento fica e pode ser igual quando jogamos ele.

    Eu admito que está MUITO difícil para mim conseguir um sentimento igual, aquela sensação boa de estar jogando algo como você está fazendo em PS. Mas esse ano me preparei melhor, fiz uma lista dos melhores jogos de SNES (meu sentimento maior e mais feliz são em jogos de SNES nesse época) e vou tentar joga-los e reviver nem que seja um pouquinho tudo isso.

    Em breve vou postar maluquice que fiz para tentar jogos de SNES lá no meu blog, mas já adianto que fiz um planilha com os melhores jogos (para não me perder em packs de mais 1000 jogos e não jogar nada) e nessa planilha vou sorteando desses jogos o que vou jogar. É praticamente como um sentimento de ir em uma locadora e chegar nela e pegar algo aleatoriamente devido a certos jogos já alugados e outros desconhecidos.

    Bom é isso Desconstrutor! Falei pakas Hahaha! Espero que a galera poste mais jogos que trazem esse sentimento legal do passado. Grande Abraço. Ivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o que você quer dizer... Quando eu estava jogando (Ainda estou na verdade) o Phantasy Star II, volta e meia, principalmente quando me deixava levar pelas músicas, eu acabava sentindo alguns sentimentos bem específicos, coisas que eu sentia quando estava jogando pela primeira vez. Acho até que foi por essa razão que eu decidi jogar o Phantasy Star II, além do fato de num futuro eu querer trazer algum material escrito ou pra cá ou pro blog da Gazeta de Algo.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Qualquer dia desses eu vou pegar o Phantasy Star I pra jogar novamente...

      Excluir