17 de janeiro de 2018

Somari (Nintendo 8Bits)

Somari NES é uma versão pirata do Sonic the Hedgehog, um dos principais franquias da Sega, só que este Somari foi produzido para o Famicom pela Hummer Team em 1994, cujo cartucho foi até comercializado em Hong Kong. Mas não pensem que este jogo é divertido como sua versão para Mega Drive a qual você pode conhecer CLICANDO AQUI, Somari NES é um jogo que apesar de conter uma arte bem interessante (Personagem e Fases), ele nos apresenta uma vaga simulação de jogabilidade baseada Sonic the Hedgehog que nem chega a ser adequada para uma boa diversão.

Na verdade, eu até considero louvável a tentativa de empurrar um jogo de 16-bit produzido para o Sega Mega Drive em um cartucho de 8-bit, coisa que muitos que se dizem experts em videogames da época achariam impensável e impossível. Mas como será que eles conseguiram isso? A especulação mais forte é que tenha ocorrido uma espécie de engenharia reversa ou até mesmo conseguiram tomar posse do código-fonte do Sonic the Hedgehog para explicar a criação de Somari. De qualquer forma, não se sabe exatamente como, quando, ou onde esse jogo foi criado.
Todavia estima-se que o desenvolvimento do jogo começou lá pelo final de 1993 para ser lançado no começo de 1994 já que Somari possui habilidades apenas disponíveis no jogo Sonic the Hedgehog 2, como por exemplo o spindash (Quem sabe o Somari NES até tenha contenha informação do código fonte desse jogo também). O que importa é que o game esta aí, e nos apresenta um personagem chamado "Somari", ou melhor dizendo, o próprio Mario. O mascote da Nintendo aparece usando os sapatos de Miles "Tails" Power e possuindo também as habilidades do ouriço da SErvice GAmes.
Só que como ocorrido em muitos jogos piratas produzidos de forma independente, muita coisa é falha. A física de Somari NES, por exemplo, torna a finalização do jogo um verdadeiro desafio, mas pelas razões erradas, certas áreas têm numerosos glitches e o acesso a certos níveis requerem o uso de metodologias Hacks. Não há também aquela velha sequência de encerramento que deveria mostrar Somari correndo por um nível anterior; ao invés disso, há uma simples tela em que surge Robotnik fazendo malabarismo com as Esmeraldas do Caos com um texto na tela dizendo que Robotnik voltará (Seria uma sequencia de Somari?).
Sendo um jogo pirata, foi lançado provavelmente em tiragem bem limitada e apenas em países asiáticos, mas o game se tornou mais conhecido recentemente através da emulação. Há também um hack de Sonic 1 que dizem melhorar vários aspectos do jogo incluindo mecânica do mesmo, arte e música. Mas ainda não testei. Vida Longa e Próspera!
\\//_

4 comentários:

  1. Será q o Somari não foi feito em cima dessa hack de sonic 1? Imagino eles terminando a hack e falando "e se fosse o Mário no lugar do Sonic?" Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. HUAHUAHUAHUAHUAHUA
    "Então volta pro Sonic"
    Eu pensaria isso se fosse pro Master System, mas como é pro NES, talvez eles tenham feito de outra forma, de qualquer maneira a jogabilidade esta bem zoadinha...

    ResponderExcluir