7 de setembro de 2020

Desconstrução Metal Slug X (Neo Geo)

Sejam muito bem vindos ao Gamer Desconstrutor, a pedido de um grande amigo, hoje estarei trazendo para vocês um post para um game da plataforma Neo Geo/Arcade, o Metal Slug X. Entretanto, ANTES DE CONTINUAREM LENDO, gostaria de avisá-los que a maior parte deste texto foi pesquisado através de trabalhos de análises de programações realizados por terceiros neste game, e quero deixar também meus agradecimentos ao meu outro amigalhão Thiago “Senil” Cruz editor do site inludere que fez o homérico trabalho de tradução dos textos do inglês para português. Durante as minhas idas assíduas às boas e velhas “LUCRADORAS” :-) de games durante os anos da década de 90, os primeiros títulos que joguei na plataforma Neo Geo foram World Heroes I, Art of Fighting I, Fatal Fury I e, posteriormente, joguei intensamente o World Heroes IIJET a qual realizava insanas disputas com colegas de escola. Entretanto, os jogos da série Metal Slug, que logo a primeira vista me enchiam por demais os olhos, eu só vim a conhecer bastante tempo depois noutra locadora (Aquela em que trabalhei por ultimo), e ainda assim as versões para Playstation 1 (Metal Slug 1, Metal Slug 2 e Metal Slug X). A pedido de um amigo, resolvi dar uma olhadinha na programação do Metal Slug X, todavia, como eu ainda não manjo muito de NeoGeo (E também para ganhar tempo), optei por adotar um trabalho de pesquisa (Relembrando os bons e velhos tempos de universidade). Mas o que será que tem ocultado dentro do jogo que valeria uma postagem apenas dedicada a ele? Cliquem no título deste post para saber as intrigantes respostas assim como vários dos mistérios ocultos neste incrível game.

À título de curiosidade, o game Metal Slug X é como se fosse uma versão do diretor de Metal Slug 2, aparentemente criada a partir de uma versão preliminar de Metal Slug 3. Com base nisso, descobriu-se uma série de coisas ocultas dentro do game pertencentes ao segundo título desta série, o que é de se esperar visto que quase todos os jogos possui algo escondido dentro de sua programação, principalmente quadros de movimentos não utilizados.
Entretanto, a escolha do “X” para este título se dá devido a uma quantidade assustadoramente grande de algo que não se espera normalmente numa ROM de um game, que são fases. Metal Slug X tem nada mais nada menos do que 56 estágios não utilizados. Mas antes de chegarmos aos elementos ocultos na ROM e suas curiosidades, primeiro precisamos aprender a encontrar e manipular isso InGame, portanto, começaremos por um breve tutorial com procedimentos bem específico para que ocorra tudo certinho:

Instalando e configurando o WinKawaks de uma forma diferente:

Se você leu meu post anterior ENSINANDO A EMULAR O KAWAKS, não o levem em consideração, pois o mesmo não servirá para o que queremos fazer em Metal Slug X, para isso, precisei criar outro procedimento. Vamos a ele? Então vamos lá! Novamente faça o download do WinKawaks através DESTE LINK (Já vem com Bios de Neo Geo!), feito isso, DESCOMPACTE A PASTA DO EMULADOR ANTES DE PROSSEGUIR COM O TUTORIAL. Após descompactado o emulador, baixe agora a ROM do Metal Slug X DAQUI ou DAQUI, direcione este Download para a pasta “neogeo” que por sua vez esta dentro da pasta “roms” dentro da pasta do seu emulador que você acabou de descompactar (Ou seja: WinKawaks → roms → neogeo).

Obs: Só lembrando que a bios que você vai usar neste tutorial é diferente da UniBios usada no tutorial anterior.

Abra seu emulador e fique dando “OK” nas primeiras janelas que forem pulando na tela, pois são avisos que surgem quando abrimos o emulador pela primeira vez...

Feito isso, vá em “File” e depois em “Load game” conforme mostrado na imagem a seguir...

Ao clicar em “Load Game” surgirá a janela a seguir:

Aqui não tem mistério algum, basta clicar em “Only Avaliable” para aparecer a ROM do Metal Slug X, em seguida selecione a ROM e clique em “OK” para carregar a mesma. Com o jogo rodando, proceda nas configurações de vídeo e linguagem do emulador caso você queira, mas o mais importante virá agora: Vá em “Jogo”, “Configurações do NeoGeo...” e marque “Console” e depois “Modo do desenvolvedor”.

Aqui valem duas observações importantes:

1ª: Com a UniBios você não consegue fazer isso pelo emulador, somente pelo próprio sistema da Bios rodada no game;

2ª: É aconselhável você RESETAR o jogo assim que marcar “Modo do desenvolvedor”.

Outro passo importante é a configuração do Joystick, mas por uma razão muito simples. Você precisa saber exatamente aonde você configurou o botão “Coin”, pois é com ele que você acessará o menu de depuração. Portanto, proceda da seguinte forma, vá em “Jogo”, “Redefinir as teclas” e “Redefinir as teclas do jogador 1...”

Feito isso surgirá a janela a seguir (Que no caso já esta configurada da minha própria maneira):

Você pode colocar o botão “Coin” aonde quiser, só tenha em mente aonde ele ficará. No meu caso, o coloquei na tecla “2” do meu teclado. Dê ok e siga para o jogo. Mas pelo sim ou pelo não irei relatar um caso estranho que ocorre aqui comigo e que poderá ocorrer com você. Antes dar start no game, dê uma passadinha em “OPTION”, 1P KEY CONFIG. No meu caso, por alguma razão, por padrão, todos os botões estão centralizados no “A” como mostrado na imagem a seguir:

Se você deixar assim, você poderá até mover seu personagem com o direcional, mas não poderá pular, atirar ou realizar qualquer coisa que queira. Sendo assim, se isso acontecer com você, redefina as teclas atribuindo funções distintas a botões distintos aí mesmo nessa configuração. No meu caso, ficou configurado conforme mostrado na próxima imagem:

Agora sim! Feito isso, poderemos finalmente prosseguir com o nosso texto explanando sobre o modo debug, dê “Game Start” com botão “A” para ir para a seleção de personagens, escolha um qualquer e entre na primeira fase. 

Acessando o Menu de DeBug:

Acessar o Menu DeBug é simples se você seguiu as instruções deste post até aqui, basta você pressionar o botão “Coin” uma vez para pausar o game (A tela escurecerá um pouco depois disso) e pressionar novamente para exibir o menu (Imagem a seguir):

おしながき

De cima para baixo temos:

メニューを とじる(PAUSEしたまま): Fecha o menu;

SET DEBUG DIP: [????];

ステージ セレクト: Seleção de fases;

TEST STAGE: Estágio de teste;

サウンド テスト: Teste de sons;

COLOR BAR: Cores.

Obs: Vale salientar que o mesmo menu esta presente no Metal Slug 2, 3, 4 e 5. Possivelmente em outra ocasião eu deva explanar sobre cada um deles em posts futuros.

Set DeBug Dip(Switches): O Dip Switches reúne uma série de opções para serem ligadas (On) e desligadas (Off), vamos olhar cada uma delas: 

ムテキ: Atribui invencibilidade ao personagem;

VIEW INFORMATION: Permite visualizar informações de depuração:

イツデモPAUSE: Permite pausar durante contagem do score, ceninhas e créditos;

VIEW GEO SCROLL A: Exibe o chamado “primeiro plano”, que é o chão aonde os personagens podem andar, torna a frente da tela irregular enquanto anda quando ativado. Entretanto, cuidado ao usar esta função poie ela pode travar o game se não desligado corretamente.

VIEW GEO SCROLL B: Se refere ao “segundo plano”, ou paralax de fundo. Torna a movimentação do fundo da tela irregular quando nos movemos com esta opção ativada.

VIEW ATTACK RECT: Visualiza a caixa de acerto de ataque.

VIEW BODY RECT: Visualiza, as caixas de acerto do corpo.

ムセイゲン グレネード: Granadas infinitas

ムセイゲン POWガン: Munição infinita

VIEW PA ポイント: Um sprite de Satiko Suzuki com paleta errada aparece, mostrando o lugar de reaparecimento do jogador.

Dボタン、テキ ゼンメツ: Aperte D para destruir todos os inimigos da tela (sem bônus de pontuação).

Seleção de fases:

Esta opção permite que você siga para qualquer fase (Pressionando para cima ou para baixo) e sub fases (Pressionando para a direita ou esquerda) que queira. Mas uma grande surpresa em Metal Slug X é a presença de 56 estágios não utilizados. Alguns dos quais foram reutilizados em Metal Slug 3 com menores ou maiores recauchutagens.

Os Estágios usados e outros não utilizados:

Vamos agora dar uma explanada em toda seleção de fase catalogando os cenários liberados e os 56 estágios não utilizados em Metal Slug X. Conforme mencionado anteriormente, vários deles foram reutilizados em Metal Slug 3 com algumas correções. Todos podem ser acessados nesta opção de seleção de estágios do menu de depuração. Alguns são simples transportes para algumas seções dos estágios. Vamos a lista deles com as comparações entre Metal Slug X e Metal Slug 3.

Número

Tipo

Comentário

1:1

Usado

Começo da Missão 1.

1:2

Não usado

Protótipo da área 4: 4 2-1 de Metal Slug 3

1:3

Transporte

Começo da Missão 1. Três torres com canhões.

1:4

Não usado

Protótipo da área 4: 4 1-1 de Metal Slug 3

1:5

Transporte

Começo da Missão 1. Caminhão cheio de guardas.

2:1

Usado

Começo da Missão 2.

2:2

Usado

Começo da segunda área da Missão 2.

2:3

Usado

Começo da terceira área da Missão 2.

2:4

Não usado

Protótipo da área  4: C 4-2 de Metal Slug 3

2:5

Transporte

Começo da Missão 2. Primeiro gerador.

2:6

Não usado

Protótipo da área  4: F 4-5 de Metal Slug 3

2:7

Transporte

Começo da Missão 2. Primeiro cachorro.

2:8

Não usado

Protótipo da área  4: E 4-4 de Metal Slug 3

2:9

Transporte

Começa um pouco após 2:7. Alguns objetos de fundo estão fora de lugar.

2:A

Não usado

Protótipo da área  4: D 4-3 de Metal Slug 3

2:B

Transporte

Começa um pouco mais após 2:7. Mais objetos de fundo estão fora de lugar.

2:C

Não usado

Protótipo da área  4: 10 4-6 de Metal Slug 3

2:D

Transporte

Começa perto do chefe da Missão 2. Baús de poções e Slugnoid estão ausentes.

3:1

Usado

Começo da missão 3.

3:2

Não usado

Protótipo da área  5: 2 1-1 de Metal Slug 3

3:3

Transporte

Começa do chefe intermediário da Missão 3.

4:1

Usado

Começo da Missão 4

4:2

Transporte

Começa nos esgotos da Missão 5. Nada está presente, exceto uma aprede invisível.

4:3

Transporte

Começa antes do primeiro UFO da Missão 4.

4:4

Não usado

Protótipo da área  4: B 4-1 de Metal Slug 3

4:5

Transporte

O mesmo que 4:3.

5:1

Usado

Começo da Missão 5.

5:2

Usado

Começo da segunda área da Missão 5.

5:3

Usado

Começo da terceira área da Missão 5.

5:4

Não usado

Protótipo da área  4: 8 3-1 de Metal Slug 3

6:1

Usado

Começo da Missão 6.

6:2

Usado

Começo da segunda área da Missão 6.

6:3

Usado

Começo da terceira área da Missão 6.

6:4

Não usado

Protótipo da área  1: 2 2-1 de Metal Slug 3

7:1

Não usado

Nível usado em Metal Slug como Missão 1

7:2

Não usado

Protótipo da área  1: 4 3-1 de Metal Slug 3

7:3

Não usado

Começa na quebra do submarino na Missão 1 de Metal Slug.

7:4

Não usado

Protótipo da área  4: 2 1-2 de Metal Slug 3

7:5

Não usado

Começa antes do chefe da Missão 1 de Metal Slug. O chefe ainda está ausente.

7:6

Não usado

Começa no meio do protótipo da área  4: 7 2-4 de Metal Slug 3

7:7

Não usado

Igual ao 7:5.

7:8

Não usado

Protótipo da área  4: 7 2-4 de Metal Slug 3

7:9

Não usado

Igual ao 7:5.

8:1

Não usado

Nível usado em Metal Slug como Missão 2.

8:2

Não usado

Uma área de telhad não vista cujos gráficos lembram a Missão 2 de Metal Slug.

8:3

Não usado

Começa diante do chefe da Missão 2 de Metal Slug.

8:4

Não usado

Similar às escadas localizadas antes do chefe da Missão 5.

8:5

Não usado

Igual ao 8:3.

9:1

Não usado

Nível usado em Metal Slug como Missão 4

9:2

Não usado

Protótipo da área  4: 5 2-2 de Metal Slug 3

9:3

Não usado

Começo no bar da Missão 4 de Metal Slug.

9:4

Não usado

Área de penhasco não vista cujos gráficos lembram a Missão 6 de Metal Slug

9:5

Não usado

Começa nos penhascos da Missão 4 de Metal Slug.

9:6

Não usado

Protótipo da área  4: 5 2-2 de Metal Slug 3

9:7

Não usado

Começa diante do chefe da Missão 4 de Metal Slug.

9:8

Não usado

Protótipo da área  3: 5 2-1 de Metal Slug 3

9:9

Não usado

Começa um pouco antes do 9:7.

A:1

Não usado

Nível usado em metal Slug como Missão 3.

A:2

Não usado

Pequena área selvagem nevada.

A:3

Não usado

Igual ao A:1.

A:4

Não usado

Começo da Missão 6, mas está vazia e apenas a primeira plataforma está ali.

A:5

Não usado

Começa diante do acampamento inimigo da Missão 3 de Metal Slug.

A:6

Não usado

Igual ao A:2.

A:7

Não usado

Igual ao A:1.

A:8

Não usado

Protótipo da área  3: 3 1-3 de Metal Slug 3

A:9

Não usado

Igual ao A:5.

B:1

Não usado

Nível usado em Metal Slug como Missão 5.

C:1

Não usado

Nível usado em Metal Slug como Missão 6.

C:2

Não usado

Protótipo da área  3: 7 3-1 de Metal Slug 3

C:3

Não usado

Começa na ilha da Missão 6 de Metal Slug.

D:1

Usado

Mostra os créditos.

Vamos falar agora dos estágios NÃO utilizados em Metal Slug X  (Várias das imagens a seguir foram extraídas do site The Cutting Room Floor:

1:2: Esta é uma área reutilizada em Metal Slug 3 se tomar o caminho inferior na primeira parte da Missão 4.

1:4: Esta é a área do deserto no início da Missão 4 de Metal Slug 3. Diferente do Metal Slug 3, ela segue aparentemente para sempre e não há nenhuma interação com o cenário. Você não deixa pegadas na areia, mas há alguns efeitos como a areia parada. Em Metal Slug 3 alguns cactos foram acrescentados no início, mas a areia soprando no nível do chão foi retirada (possivelmente substituída pelas pegadas na areia).

2:4: Outro nível de Metal Slug 3, este é aparentemente infinito e também não tem objetos. Mudaram o pilar um pouco e retrabalharam o fundo do zero.

2:6: Este é o teto com espinhos de Metal Slug 3, mas o teto não abaixa de modo algum e você pode andar pelas paredes à frente. A área apenas recebeu uma nova cor para parecer mais escura e cruel, mas o teto recebeu muitas mudanças.

2:8: A subida arenosa de Metal Slug 3 está aqui, mas é claro que não há obstáculos. Há algumas pequenas edições: a sala foi recolorida (obviamente), mas na versão de Metal Slug 3 tem menos detalhes, ou detalhes alternativos:

A versão Metal Slug X tem um bloco próximo ao fundo com um olho nele, mas em Metal Slug 3 é apenas um círculo. O bloco próximo a este tem um pato nele, mas a versão nos produtos finalizados é uma forma bonita, possivelmente uma flor. O bloco no canto inferior tem três símbolos nele, mas quando chegou ao Metal Slug 3, perdeu o terceiro símbolo.

O bloco acima desse tem o que parece com o personagem de quadrinhos alemão Werner em uma fantasia de Batman, mas é uma série de linhas em Metal Slug 3. O bloco à esquerda desse tem uma linha e um ponto no Metal Slug X, mas foi mudado para uma linha com um ponto no final em Metal Slug 3. A cabeça de pedra no fundo parece contente ou feliz em Metal Slug X, porém assustada em Metal Slug 3. O bloco acima da cabeça tem outra linha e um ponto no Metal Slug X, mas foi mudado para um círculo ou olho na sequência. Há um bloco mais para a esquerda desse. Ele tem o que parece ser uma interrogação, ou uma bengala, mas foi apagado quase que completamente em Metal Slug 3.

2:A: Outro nível que acabou indo para Metal Slug 3, esta é uma área com muitos itens, mas a porta abre para revelar mais daquelas loucas mariposas explodindo. A única diferença parece ser a inclusão de uma porta à direita, obstáculos e a área tornada mais escura.

2:C: Uma versão inicial do elevador de pedra, aparentemente infinito. Apenas deram uma nova pintura ao lugar e nada mais.

3:2: Esta parece os resquícios de uma parte em que voamos no Estágio 5 do Metal Slug 3. Uma vez que alcance o céu, seu personagem morre sem motivo e estranhamente uma explosão ocorre no canto superior esquerdo.

4:2: É similar à terceira área d Missão 5, mas não há obstáculos e você pode apenas ir até uma parece invisível. Na imagem, a parede é mostrada usando o debug "VIEW GEO SCROLL B" conforme demonstrado na imagem a seguir.

4:4: O estágio de "coletar a bateria para sair" em Metal Slug 3. Há algumas poucas mudanças como um terminal de computador no Metal Slug X substituído por caixas, plataformas elevadas, caixas adicionadas, removidas e rearranjadas. A sujeira do fundo foi redesenhada e alguns canos foram adicionados.

5:4: Esta é a área dos insetos mutantes da quarta missão de Metal Slug 3, praticamente todo o lugar foi refeito com toneladas de detalhes adicionados.

Em Metal Slug 3 os brilhos da área colorem devagar e gradualmente, mas em Metal Slug X tudo é mais intenso quando a isso tornando as luzes mais rápidas e os ciclos entre as cores mais ágeis.

6:4: A parte submersa da Missão 1 do Metal Slug 3 completa com submarino! Não parece ter tido muitas mudanças nos gráficos. Apenas acrescentaram algumas coisas e mudaram as cores de quando navega perto do fundo. Adicionaram alguns prisioneiros, caixas e detalhes extras às águas-vivas, cavernas e enguias. O nível termina quando alcançamos o fundo, onde você morre se navegar até as profundezas. O submarino parece bem completo, com exceção de algumas poucas coisas. Sua arma não atira balas "flutuantes" e segue em linhas retas assim como as metralhadoras do Helicóptero do Metal Slug. Suas bombas parecem completas, mas como não há chão sólido aqui, não sabemos como a explosão pareceria. Também possui a palavra errada no HUD ("cannon" no lugar de "missile"). Entretanto, não pode sair do veículo e em Slug Charge com ele. Quando explode, ao invés do personagem mostrar a animação de afogamento, eles voam como se estivessem sobre a água, mesmo que a animação de afogamento esteja presente no jogo.

7:1: A parte submersa da Missão 1 do Metal Slug 3 completa com submarino! Não parece ter tido muitas.

7:2: Isso parece familiar? Deveria, pois é a Missão 1 do Metal Slug 1! Está completa, com exceção de todos os obstáculos, inimigos e tal. Tem até mesmo reflexos na água, as pedras que esmagam você e o pequeno peixe que você pode atirar até tirar a pele. Tem também o Slug Flyer bem no começo, o que é demais!

A parte superior da Missão 1. O fundo foi feito mais sombrio e alguns peixes mortos foram adicionados em Metal Slug 3.

7:4: Parte superior da Missão 4 de Metal Slug 3. Nem tanto mudou a não ser as mudanças típicas de design e a única mudança em Metal Slug 3 parece ser a remoção das arvores e o fundo que foi abaixado levemente.

7:6: As cavernas samurai! Estas são de MS3 e não há maiores diferenças a não ser as pequenas mudanças de cor, pequenas adições como a rocha sob o relógio na imagem do Metal Slug 3.

7:8: Começa com você um pouco mais no interior da caverna samurai.

8:1: A segunda missão de Metal Slug 1! É também vazia de obstáculos e inimigos, mas estranhamente alguns inimigos rolando bolas de neve aparecem diante da ponte e há caras com bazucas e barcos ali. O mini-boss ainda está li! Mas infelizmente o nível para um pouco após isso; já que a tela não se ove para cima, você fica preso ali. E você tem acesso tanto a um Sluf Flyer como a um Slug Copter aqui! Não apenas é surpreendente que um veículo que não deveria aparecer até a sequência esteja aqui, mas é incrivelmente útil contra os barcos. Porém, há algumas pequenas diferenças com isso: muitos de seus sons não estão ali, seu canhão, suas bombas vão direto para baixo ao invés de seguir um ângulo e as balas do canhão são as retas e não as ovais e giratórias.

8:2: A segunda missão de Metal Slug 1! É também vazia de obstáculos e inimigos.

Este é um nível estranho que ocorre em telhados e sacadas. Há muitos espaços que não pode pular sem morrer e há um em que você precisa utilizar duas vidas apenas para chegar do outro lado!

Mapa de toda área

Fundo de área. É o mesmo da missão 2 do primeiro Metal Slug, mas horizontalmente invertida e com cores diferentes.

8:3: Tem problemas de movimento de tela e não deixa que acesse a área do chefe, mas esta seção transporta você lá. Porém não há chefe para enfrentar.

8:4: Esta é a área dos esgotos, logo antes da escada. Parece normal? O que pega é que o movimento vertical da tela não funciona e você está preso. Há também alguma colocação de tiles incorretas como o cano.

Os gráficos do nível foram parcialmente usados em Metal Slug 4 com cores alteradas:

9:1: É a quarta missão de Metal Slug 1 e diz ser a terceira! Como sempre, você possui acesso ao Slug Flyer e ao Slug Copter, mas este nível parece bem incompleto. Primeiro, há um fluxo infinito de soldados atacando você do lado direito da tela; segundo, os penhascos destrutíveis estão desaparecidos tornando o fundo com vários pedaços faltando. E além dos veículos e dos soldados, o nível está bem vazio.

9:2: Aquela área de MS3, a segunda parte do caminho inferior da Missão 4. Parece que tudo que fizeram foi reverter o fundo. De modo engraçado fazendo com que os textos nos barris estivesem escritos de cabeça para baixo.

9:4: Este é outro nível que não é usado em nenhum outro lugar; é um penhasco, mas com aberturas para mostrar mais penhascos. É similar ao penhasco na missão 6 de Metal Slug.

Gráficos do fundo. O mapa todo consiste em sete repetições disso.

 Gráficos do fundo. O mapa todo consiste em sete repetições disso.

Fundo da área.

9:6: Outra parte do caminho inferior de MS3. A paleta foi escurecida e detalhes adicionais adicionados ao teto.

9:8: Esta é a caverna de Metal Slug 3 onde você pega os submarinos. Mudaram a paleta, reverteram o fundo e adicionaram algumas poças de água. E a música está ausente em Metal Slug 3, trocada pelo barulho de gotas de água caindo.

Gráficos de fundo. O mapa todo consiste de aproximadamente 15 repetições disso.

A:1: Leva você à Missão 3 de Metal Slug 1, ainda que o jogo diga ser a quarta missão. Esta dá acesso a um Slug Coprter ao início e a um Slug Flyer um pouco depois e parece bem normal, a não ser pela típica falta de obstáculos, inclusão de um número ilimitado de inimigos do lado direito da tela e um espaço nos tiles diante daquele prédio destrutível. O prédio explode assim que é visto e o céu não está correto após ele.

A:2: Pequena área nevada. Parece que seria parte da Missão 2 de Metal Slug 3.

O mapa de toda a área.

A:4: Primeira parte da Missão 6 sem os obstáculos e plataformas em que você deveria pular para avançar.

A:8: Parte da Missão 3 de Metal Slug 3 se usar o submarino. Há um prisioneiro bem na frente e fora da tela há algumas armas que não podem ser obtidas (caem na parte de baixo da tela) e tão logo volte a move, um Girida-O e uma plataforma suspensa [???] aparecem. O prisioneiro dá a você um Armour Piercer.

Sofreu muita remodelagem no MS3. A paleta foi escurecida, plataformas móveis foram adicionadas e as caixas foram modificadas.

B:1: É a Missão 5 de Metal Slug 1! Você começa com um prisioneiro à sua frente que dá um Armour Piercer e após isso algumas armas aparecer. Em ordem de aparição: outyro Armour Piercer, shotgun, rocket launcher, flame shot, laser gun e enemy chaser. A não ser por outro tanque em uma plataforma suspensa, esse nível é bem normal.

C:1: Missão final de Metal Slug 1! Há outro prisioneiro carregando um Armour Piercer à frente e um Girida-O que aparece do nada e tirando o fato de ter que cair através do chão para alcançar o barco que está sem sua metralhadora AA, este nível parece ser bem normal.

C:2: Esta é aquela parte de Metal Slug 3 logo antes do cano submarino e o avestruz um pouco depois. 

Apenas a paleta foi modificada aqui.

Obs: Para maiores detalhes, visitem o site The Random Hoo Haas Hub

Estágios de Teste:

Vamos agora falar um pouco sobre os cenários de testes. Esses estranhos estágios podem ser acessados com o menu de debug acima. Enquanto alguns dos nomes dos estágios testes são iguais aos de Metal Slug 2, eles são completamente diferentes. Há também alguns novos nomes na seleção de estágio teste.

TEST 1 for ANDY THE WIZARD: O início da Missão 1 que diz ser Missão 3. Há um POW com um Armor Piercer no início e outro AP erguido por caixas de shotgun, rocket launcher, flame shot, laser e enemy chaser. Um Girida-O é lançado de paraquedas logo após o enemy chaser, o resto do estágio de teste está vazio.

TEST 2 for MEEHER: Leva você ao começo da Missão 4. A primeira coisa que verá é um míssil voando ao contrário (!) e um camelo. Alguns cachorros e um camelo fugindo aparecem, e o cenário não se desloca.

TEST 3 for YOKO-SHU: Transporta você ao início da Missão 3, mas diz ser Missão 5. Partes dos créditos do jogo bizarramente sobem imediatamente após você aparecer. Os dois soldados tomando sol podem ser mortos e deixarão cair uma shotgun e uma metralhadora se atingidos mais vezes. Um Metal Slug está disponível à frente e muitos daqueles guardposts do Metal Slug aparecem, alguns bizarramente flutuando no ar.

Um poço de mísseis está mais à frente e dois Dararin Dara Daras podem ser vistos (o primeiro coloca steel beams no chão se o jogador não avançar rápido). Após os frogmen à frente, as casas ainda podem ser destruídas deixando sair vários tipos de comida como nos nívels originais. Quando alcança a área do chefe, a tela se move lentamente como quando encontramos o chefe, mas o chefe nunca aparece.

TEST 4 for ナミひら: começa de uma seção da Missão Final com um MH-6J Masknell voando e slugnoids ilimitados à direita. Alguns soldados aparecem e chegando ao final do estágio termina a missão e leva ao contador de pontuação e direto aos créditos.

TEST 5 for アリタ: Começa do início da Missão 1, mas espadachins árabes aparecem ao invés de infantaria inimiga. Um conjunto de moedas pode ou não aparecer e mais tarde na fase, uma moeda, uma banana, ou o steaming pile aparecerá do nada para serem apanhadas.

TEST 6 for NISHINO: É a Missão 4, chamada de Missão 2. Vários armamentos estarão disponíveis no início e coisas ficam esquisitas daí por diante. Há vários inimigos que apareceriam em metal Slug 3 como o caracol, a piranha, aviões japoneses. Como o estágio teste YOKO-SHU, após alcanças a área do chefe, a tela se move devagar como quando encontramos o chefe, mas ele não aparece.

TEST 7 for NAKATUKA: É apenas a Missão 1 chamando-se Missão 3. Não há música, lugares para pular (por exemplo: o primeiro prédio que vê) como no estágio original. Chegando ao prédio com as três torres faz com que lute contra Morden em um helicóptero. Matá-lo vai encerrar a missão e continua para o jogo propriamente dito (Missão 4 e adiante).

TEST 8 for TAGUCHI: É uma seção da Missão 2 chamando-se de Missão 4. Há um Slug Flyer no começo com algumas poucas infantarias de morteiros. Enquanto sobe, vários caranguejos aparecem do nada e quando você alcança o último lugar antes da área do chefe, várias moedas e jarros surgem do ar. Como os estágios YOKO-SHU e NISHINO, a tela se move devagar como quando encontramos o chefe, mas ele nunca aparece.

Teste de Som

Tela de teste de SFX e BGM.

CORES

Tela de teste de cor.

Mensagens exclusivas de regiões

Dependendo de qual BIOS você estiver usando, a mensagem mostrada no início será diferente.

Observe a grafia incorreta em "ADVISOLY" (Quando deveria estar ADVISORY). E também a quantidade de créditos é mostrada na tela, o que é incomum.

Gráficos não utilizados:

Para um jogo cheio de cenários normalmente não acessíveis, como não poderia deixar de ser, a versão “X” de Metal Slug está repleta de sprites não utilizados e que por alguma razão foram deixados de lado na programação do game. O autor da descoberta foi um manolo chamado Ivo, os gráficos também foram ripados por ele.


Ainda não usados, mas agora as moças têm sua meia-calça adequada.



Esquerda e direita são variantes das caixas de alavancas. Provavelmente feitas para testes futuros já que não são usadas neste jogo.



  Indicadores alternativos de veículos. Parece que eles tinham tido problemas sobre dizer aos jogadores para entrar em um camelo.


Fonte: 148647 (Eri), 154681 (Fio). Junto com os sprites da Fio e da Eri, você pode se perguntar: o que raios é isso?



Por quê? Para ficar igual às animações de Marco e Tarma "tentando não ser engolidos por um peixe gigante do car@|_()" do primeiro Metal Slug. As posições dos pés e das mãos se encaixam perfeitamente. A não ser que o jogo quisesse dar uma segunda chance ao peixe, ou revisitar o estágio não utilizado 8:1 “Nível usado em Metal Slug como Missão 2”, por que fariam isso?

Uma mina do mesmo tipo que foi visto em imagens iniciais do primeiro Metal Slug.


Ripado por Ivo: roupas de baixo em um varal com duas animações cada. Uma com elas apenas penduradas e outra como se estivessem com peso sobre elas.

Esse cara foi encontrado por Jereminion e ripado pelo Ivo. Parece que foi feito para a área do telhado não utilizada, provavelmente como um NPC que brigaria com os jogadores, mas se acovardaria ao sinal de violência.


Encontrado logo depois do cara estão uma série de lixo de residências seguido de trilhos, uma escada e uma caixa (possivelmente sem relação). Parabéns ao Ivo por encontrar isso.

Ivo tem uma boa teoria sobre como funcionaria: o estágio exigiria que você pulasse através das roupas nos varais (como plataformas) para cruzar os buracos. A janela aberta ao final teria o lixo atirado de lá seguido pelo homem gritando aos jogadores, após o qual você pularia do lado direito da tela, de volta de onde veio. 

Zounds! A animação de um soldado rebelde sendo cortado ao meio verticalmente! Ivo não acreditou em mim quando lhe contei sobre isso, mas quando eu mostrei os tiles do Metal Slug X, suas palavras foram exatamente essas: "Eita porra cara! pensei que estava enganado quando a esse lance de cortar ao meio, mas... Eita!". Então ele colocou tudo junto, animou, colocou as cores corretas e enviou de volta. Ele é um guerreiro.

Então aqui está. Um soldado sendo cortado verticalmente. Não tenho ideia para quê isso seria usado.

Miscelânea de abandonados (Sem dúvida incompletos):

1024 (8x8) macaco da tela de Loading (NGCD of 1 and 2)

6912 (8x8) Vencedores não usam drogas

630 Abul Abbas com sua espada (MS2)

812 Abul Abbas estocando (MS2)

61120 Moradores das vilas (MS1)

113679 Morden no helicóptero (MS1)

127688 Coisas abandonadas do encerramento (MS1)

167235 Peixe comedor de homens (MS1, Missão 2)

O desenvolvimento de Metal Slug 2 não foi apenas para arrumar as falhas do 2 - foi para dar um início em Metal Slug 3! Uma imensa quantidade de gráficos foi deixada de lado e a maioria deles com códigos quase completos julgando do que pode ser visto nos estágios de teste.

location object

56272 Piranha

56920 Barril de Piranha

58588 Planta assassina

66748 Satélite Móvel

67300 Nuvem com trovões

71919 Soldados japoneses

130025 Ícones de veículos (com coisas abandonadas de MS3)

165331 Slug Avestruz

169123 Slug Elefante

171783 Helicóptero

173897 Armadura rebelde

176574 Submarino

177246 Furadeira

199671 CEO

200203 teleporte

201533 Água-viva (pequena)

201687 caracol

203451 Submarino rebelde (grande)

206853 Soldado mergulhador

207395 Câmera rebelde (flutuando)

207885 Câmera rebelde (parada)

215386 enguia

222498 Submarino rebelde (pequeno)

223098 Avião japonês

223656 Item do caranguejo

254635 Barril de vinho

256259 macaco

257687 Caranguejo inimigo (grande)

260137 Pequeno dirigível (Missão 6)

Com base em todo este material, meu amigo Juan Antonio fez o vídeo a seguir para o seu canal, assistam:

LINKS USADOS NO POST:

https://tcrf.net/Metal_Slug_X_(Neo_Geo)

https://tcrf.net/Metal_Slug_X_(Neo_Geo)/Unused_Stages

http://randomhoohaas.flyingomelette.com/msmia/2x/ug.html

http://randomhoohaas.flyingomelette.com/msmia/2x/ug.html

http://randomhoohaas.flyingomelette.com/msmia/2x/ma.html

https://www.spriters-resource.com/arcade/ms2/

Agora me despeço de todos desejando meu cordial Vida Longa e Próspera!

\\//_

5 comentários:

  1. Como sempre um ótimo trabalho.
    Adoro como você definha os jogos, explicando muito bem seus segredos, como acessá-los e as suposições dos motivos para existirem.

    ResponderExcluir
  2. Esse vídeo ficou show de bola viu Yoz e este post tá muito bom também viu.

    ResponderExcluir