(Apresentação e
credenciais)
:-)
Olá, eu me chamo Yoz e venho até
vocês aqui hoje para dar as boas vindas ao meu (Novo) site sobre (Retro)VideoGames
chamado GamerDescontrutor ou se preferirem “O Desconstrutor de ROM’s(Jogos, Games
etc)”. Sou formado em Gestão em Sistemas de Informações, mas atualmente sou
elaborador de projetos de Drenagem e Urbanização no AutoCAD para o Governo
Municipal. Mas este site não será nem sobre Sistemas de Informações e nem sobre
projetos urbanísticos, aqui o assunto será sobre (Retro)Games sempre
enfatizando curiosidades e Desconstruções.
A imagem que eu mais gosto do ouriço e a primeira que vi dele |
Mas se você esta em dúvidas sobre
quais as reais propostas do site ou esta se perguntando que conversa é essa de
Desconstrução de Jogos, a resposta é mais simples de entender do que se
imagina: Desconstruir um jogo é você usar códigos (Game Genie, Game Shark, Pro
Action Replay e etc), cheat’s, macetes ou falhas de programação para jogar um
game de uma forma pela qual ele não foi projetado (Não necessariamente jogá-lo
por inteiro). Ou seja, você simplesmente muda ou burla as regras acessando informações
proibidas, como transformar uma coisa em outra sem alterar sua aparência ou visitar
locais que não podem ser visitados, ou por que não são mais permitidos ou por que
jamais poderiam ser acessados. Esta, porém, é apenas a micro fração do que é
Desconstrução de um game em sua totalidade, pelo processo desconstrutivo podemos
ver também cenários ou sprites perdidos (Criados, porém não utilizados) e quem
sabe até mesmo sons ou menus escondidos quando existirem, ou mudar algo no meio
de um processo alterando o resultado que deveria acontecer. Mas o site do
Desconstrutor não se focará apenas nisso, mas também em review’s, notícias no
mundo da ROM Hack, Traduções, versões protótipos, Remake, Game Development, FanMade
(Qualquer coisa criada por fans) e etc.
Um pequeno, porém, excelente
exemplo de Desconstrução
Mas quem sou eu nesse ramo? Há quanto
tempo trabalho com isso? E qual a razão? Minhas primeiras experiências escritas
gamísticas foram para uns antigos blog’s que hoje não existe mais, e
posteriormente viria a escrever para a Gazeta de Algol, Blog de Algol e Gagá
Games onde, além de Yoz, eu também assumia a alcunha corriqueira de O Antidiluviano.
Imagem que eu usava quando eu ainda era um Gagá |
A ideia de mexer com as regras de
games (Por enquanto ainda SEM o uso de códigos) veio ha décadas, possivelmente lá
pelo ano de 1992 com o famoso modo de edição do Sonic 1 onde eu explorava os
mais variados tipos de limites do referido game combinando possibilidades
impossíveis em jogo normal com um pouco de raciocínio lógico e experiências
bizarras. Fiquei uns bons anos só fazendo isso tanto em games da série Sonic
como em outros jogos com o uso de outros macetes (Termo muito utilizado nos
bons e velhos tempos de locadoras e fliperamas). Mas foi na série Phantasy Star
que eu passei a DESCOBRIR furos “criando” meus próprios Bugs, como foi o caso
da Clonagem de Itens no Phantasy Star II e aprendendo a tapear o rei de Landen em Phantasy Star III e etc. Já pela
segunda metade da década de 1990 (Possivelmente 1996) fiz o meu primeiro uso do
famoso Game Genie (Versão Mega Drive) que aluguei de uma locadora no centro da
cidade.
Lembro que aluguei esse Game Genie numa locadora para ir jogar em outra |
Como eu não tinha todos os jogos
aos quais gostaria de testar, lembro que assim que aluguei esse Game Genie eu o
levei para uma locadora de um amigo só para testar códigos em títulos aos quais
eu não possuía. Eu simplesmente ficava fascinado com a ideia de manipular as
coisas de uma forma bem mais aprofundada e virtualmente ilimitada, não para
deixa-los mais fáceis (Concepção original do assessório), mas para poder fazer
experiências inusitadas só para saber como o jogo se comportaria, como ele
reagiria a algo que não deveria acontecer. Posteriormente, lá pelo final de
1998 e todo o ano de 1999, eu passei a experimentar o GameShark de Playstation
1 com jogos tipo da série Resident Evil, Final Fantasy, Breath of Fire,
Grandia, Castlevania, Suikoden, Star Ocean, Parasite Eve, Tenchu, Spyro the
Dragon, Tomba dentre inúmeros outros.
Passei a entender melhor o Hexadecimal graças a esse GameShark |
Essa parte da minha própria
história é um pouco confusa e complexa, mas me recordo bem que eu tinha um
amigo que era fanzaço de Final Fantasy VI, então assim que foi lançado o Final
Fantasy VII, no final de Janeiro de 1997, ele tratou logo de comprar um
Playstation I junto com esse game (Sim! A versão Japonesa mesmo), e desde aí é
que a ideia dele abrir uma locadora passou a ganhar muito mais força, e ainda
neste ano vieram o GameShark e a versão Americana de Final Fantasy VII e
posteriormente a abertura da locadora dele a qual passei bastante tempo
trabalhando lá. A grande vantagem desse GameShark para a minha vida é que eu
passei a aprender e a entender melhor a questão dos Hexadecimais, e mesmo sem
saber foi o prelúdio para eu aprender a mexer com códigos de Pro-Action Replay.
Mas o conhecimento necessário para criar os meus próprios códigos ainda levaria
uns anos para eu adquirir, e mesmo assim eu não tinha acesso a computadores
para estudar isso adequadamente até finalmente começar a trabalhar como
projetista de rede de drenagem e urbanização, fora que eu nunca acreditava que um
dia eu seria capaz de aprender essas coisas. Vários anos se passaram até que certo
dia eu publiquei na internet, em Maio de 2010, a minha primeira Semana Bizarra de
Phantasy Star (Nesse caso, a do Phantasy Star IV) baseada em códigos de Pro Action
Replay.
Não usei nenhum código próprio nessa semana, mas estava iniciando meu próprio entendimento sobre o assunto criação |
Depois comecei a imaginar o que eu
poderia fazer no Phantasy Star II se tivesse um código para atravessar paredes
(Como havia no Phantasy Star IV), e disso nasceu um desejo imenso de explorar todos
os limites de cada área existente deste game, já que ele era (e ainda é) o meu
jogo favorito (Quem sabe um dia eu narre como foram meus contatos com esse jogo
desde o início e a razão de tanto gostar dele). Todavia, logo essa empolgação se
transformou em uma decepção seguida por uma longa jornada de estudo e mais
fracassos que avanços.
Alguém consegue distinguir quais são os erros nas duas imagens? |
Presumo que isso tenha ocorrido
em 2012, quando tive a “brilhante” ideia de entrar em contato com alguns
membros ROM Hack americanos especializados em encontrar códigos de Game Genie e
Pro Action Replay para retro plataformas variadas e pedir pelo código “Walking
Through Walls to Phantasy Star II”. Foi complicado me comunicar com eles devido
a não saber bulhufas da língua inglesa, mas mesmo que falasse fluentemente apenas
recebi diversas desculpas. Daqueles que me responderam, disseram que não iam
poder procurar ou porque não tinham tempo ou porque Atravessar Paredes em
Phantasy Star II (Ou qualquer outro game) era um tipo de código muito
complicado de ser encontrado... Até aí tudo bem... Agora alguns dizerem que não
procurariam porque é impossível? Bem, isso não é desculpa, mas me fez senti uma
decepção enorme, uma amargura profunda, como se um sonho meu nunca viria ser
realizado ou que demoraria muito. Sendo assim, decidi eu mesmo procurar por
isso, resolvi estudar todos esses processos de rastreios de códigos, manuseio
de softwares variados, emuladores com recursos DeBug’s e editores hexadecimais
só para provar que o código era possível. Mas conforme eu ia mexendo nas ROM’s,
muita coisa doida ia acontecendo, não só no Phantasy Star II, mas também no
Phantasy Star III a qual eu também passei a almejar por um código para
atravessar paredes já que o mesmo não existia.
Uma pequena amostra do que eu fiz no Phantasy Star III enquanto aprendia a manipular códigos |
Eu ficava sozinho no escritório durante
todo o horário do almoço (Que era de 13:30 às 16h) só procurando esse bendito
código para atravessar paredes no Phantasy Star II. Mas era um trabalho árduo
porque tinha de testar blocos e mais blocos de códigos (As vezes passavam de 50000
códigos por bloco), e quando eu me cansava de fazer isso no Phantasy Star II,
eu descansava fazendo o mesmo no Phantasy Star III :-). Só que uma coisa foi
acontecendo, conforme eu ia procurando um único código, eu ia me maceteando com
outras coisas, aprendendo a rastrear outros códigos, como os de HP, MP,
modificadores de itens, equipamentos e mais uma infinidade de códigos especiais
e alguns até bizarros. O tempo foi passando e nada de encontrar o que eu
queria, nada de atravessar paredes nem no Phantasy Star II e nem no Phantasy
Star III, e aquilo foi me frustrando cada vez mais.
Outros jogos me ajudaram a ampliar meu modo de entender e rastrear códigos |
Então, resolvi manipular os
códigos de outros jogos também de Mega Drive (Porque eu só estava estudando
esse sistema por enquanto), e ficava pasmo como eu conseguia bons resultados em
tão pouco tempo, fora que analisar outros gêneros de games me ajudavam expandir
meus métodos com base nesse estilo e tentar usar em outros... Por exemplo,
aplicar a lógica de rastreio usadas em um game de luta num jogo de RPG, ou a
lógica adotada num RPG sendo empregada num jogo de plataforma, e com isso fui
me interessando em outros sistemas (Consoles), como Master System, Super
Nintendo, Nintendo 8Bits e etc.
Os estudos no sistema SNES vieram antes do sistema NES pela razão de ainda não saber trabalhar com sistema NES :-) |
A lógica numérica desprovida de
uma numeração evidente das barras de life de um personagem de um jogo de luta
me ajudavam a entender como funcionavam os processos de tempo decrescente em um
jogo de plataforma ou mesmo a altura em que um personagem pulava, variações na
aparição de inimigos aleatórios ou mesmo chefes num jogo de RPG me ajudavam a
entender como modificar personagens em qualquer jogo onde houvessem duas ou
mais variações de escolha. Após vários meses estudando sistemas e games
diferentes e entendendo essa lógica toda, finalmente encontrei parte do que eu
estava procurando \o/, que era um código para atravessar paredes no Phantasy
Star III (Na verdade várias versões do código) e assim logo brotou uma Semana
Bizarra sobre esse jogo, só que usando códigos próprios e explorações mais
profundas, em outras palavras, códigos descobertos por mim mesmo em vez daqueles
tabelados que baixados da internet.
Mesmo enquanto eu estudava códigos no Phantasy Star II, eu procurava no terceiro quando ficava cansado |
Não muito tempo depois finalmente
eu encontrei o que tanto procurava \o/\o/\o/\o/\o/, o código para atravessar
paredes no Phantasy Star II, ou Phantasy Star II Walk through walls. A
felicidade foi tremenda, e foi testando esse código que percebi que eu não
sabia tanto quanto imaginava sobre este game. Haviam áreas inacessíveis em
partes do game que eu me limitava somente a imaginar o que havia lá, só que com
esse código eu conseguia simplesmente chegar ali e olhar o que de fato havia. Outras
áreas que só seriam acessíveis após um dado grande evento ocorrendo no jogo
simplesmente se tornavam acessíveis. Quando não ia pelo atravessar paredes, eu
ia por outros métodos, como os códigos expressos ou os variantes de coordenadas
(Aos quais eu descobria sempre por primeiro), eu entendi a “hierarquia” entre
os cenários, pré-requisitos de colisão com pontos de transportes, ordem
Hexadecimais de inimigos e personagens, em fim... Muita coisa que eu nem esperava.
Segue um vídeo onde eu demonstro o funcionamento do código de atravessar
paredes do Phantasy Star II:
^_^
Mas o que fazer depois disso?
Encontrei o que tanto procurava, foi provado que podia ser feito, aprendi muita
coisa nessa caminhada (Uma delas foi a ter paciência mesmo mediante a processos
de testes e resultados com mais erros do que com acertos), e já estava
explorando todos os limites que tanto queria explorar nesse game. Antes desse
código, muitos e muitos outros vieram, e com isso eu tinha muito mais conteúdo
coletado para bem mais que uma possível Semana Bizarra sobre Phantasy Star II (que
até hoje jamais saiu do papel), nunca saiu porque existe uma quantidade
gigantesca de coisas que eu encontrei. Mas... Este seria o fim? Eu encerraria
meus estudos já que consegui o que tanto queria? O “problema” é que eu já
estava viciado, condicionado, treinado a obter outros resultados em outros
games independente do tipo, estilo, gênero, a qual este pertencesse, o limite
era a imaginação. Mas o que fazer com isso agora?
Todas as imagens e mais este site são a prova de que não houve um fim de fato |
Bem! Resolvi dar continuidade
estudando outros games, mas eu não tinha onde publicar. Textos desse calibre
somente as Semanas Bizarras, mas fiz inúmeras divulgações nos grupos gamísticos
do Yahool e G+ com uma brincadeira chamada “O que Há de Errado Nessa Imagem”,
em que eu manipulava algo no game, capturava uma imagem e mandava para esses
grupos para que eles me respondessem o que havia de errado (Pessoalmente nunca
achei que essa brincadeira divertisse tanto assim). Fora uma pequena
contribuição no com o texto “Conhecendo a Fundo Chrono Trigger” no Não reparena bagunça (do meu amigo Velberan) e uma breve participação num vídeo do Velberan sobre Chrono Trigger (Por Trás
da Lenda e Tudo O Que Você Queria Saber - Parte 2 de 2)...:
Mas ainda assim, eu precisava de um local próprio onde
pudesse postar meus textos sobre games mas tendo total controle sobre dia e
hora a qual o mesmo fosse ao ar. Então a primeira coisa que eu fiz foi resgatar
uma referência muito antiga, quase esquecida para servir de tema, pseudo, algo
que me definisse. Então, o título de Desconstrutor me foi dado por um grande
amigo de longa data dos debates numa lista de discussão do Yahoo chamada Listade Algol e que também foi
meu parceiro no GagáGames, o Thiago “Senil” Cruz. Ele dizia que eu desconstruía
os games ao manipulá-los via código, graças a isso, além de Yoz, acabei ficando
com o pseudônimo (Ou seria título) de Desconstrutor de ROM’s. Desconstruir é um
v. tr. (des·cons·tru·ir) é mencionado no dicionário como “Causar a destruição
de.( = DESFAZER, DESTRUIR ) “o ato de desfazer o que foi construído” para
voltar a construir, ou seja Desmontar, desagregar, apagar, remover o que está
construído. Mas este meu amigo tem outras definições e gostaria de inserir aqui
como forma de citação.
“Peço que façam um
esforço para imaginar alguém jogando alguma coisa. Não é difícil, certo? Agora
imaginem alguém que, cansado de só ficar jogando, resolve desnudar o jogo em
suas partes mais estranhas e pouco conhecidas com o uso de algumas esparsas
ferramentas.”
Thiago Cruz
Aqui no Desconstrutor eu também gostaria de divulgar algumas
capturas de Sprites feitas por mim e por outros capturadores. Inicialmente aqui
serão postados somente textos referentes a games antigos, como os consoles Mega
Drive e Super Nintendo, e posteriormente para os sistemas Master System,
Nintendo 8 Bits, e quem sabe Turbo Grafx, Playstation I e Nintendo 64.
“Imaginem alguém
jogando xadrez e alguém serrando e cortando o tabuleiro em pedaços diferentes,
e colando-os em uma disposição pouco usual, desfazendo o padrão quadrado que
conhecemos. E imaginem alguém que ousa, ainda assim, se aventurar pelo novo
“quadriculado” preto e branco em uma partida até que alguma coisa o impeça de
prosseguir e o leve a um rearranjo de tudo.”
Thiago Cruz
O Gamer Desconstrutor foi inicialmente idealizado para ser
um site com baixa freqüência de atualizações devido a todo material ser
desenvolvido apenas por mim, e a produção de textos leva tempo. Entretanto, eu tenho
estudando recentemente a possibilidade de aumentar a frequência de atualizações
e quem sabe colocar textos de outras pessoas aqui. No entanto, ainda não é nada
certo, qualquer decisão sobre isso será transmitida num texto como este. Por
enquanto irei por alguns textos meus já desenvolvidos mantendo este site com
uma movimentação maior.
Prometo fazer um big especial sobre o jogo Crusader of Centy, a minha versão Zeldística favorita do Mega Drive
:-)
Uma pergunta que até o momento eu
mesmo ainda me faço, é se haverão textos que NÃO sejam de games. Devo confessar
que esta ideia ainda paira sobre minha mente porque antes de criar este espaço
eu já escrevia num blog próprio e noutro de um amigo que há séculos não o vejo,
mas este é outro assunto ainda não decidido. Claro que com o tempo o
Desconstrutor sofrerá algumas mudanças, algumas adaptações, mas o que seriam
elas, ainda não sei responder...
Imagem dos estudos feitos para o vídeo Street Fighter II Turbo - Códigos Bizarros |
Prometo me empenhar ao máximo
para manter esse site ativo e atualizado, não vai ser uma tarefa fácil, não por
falta do que fazer nele ou por ser complicado desconstruir um game, mas devido
ao tempo que é muito escasso. Ideias eu tenho aos montes, o problema é o tempo
para executar. Encontrar códigos para um jogo não é uma tarefa tão fácil assim,
na verdade requer dedicação.
Imagem Graduação do Sonic Desenhada por sonicknight007 |
Sendo assim, finalizo dando novamente
as boas vindas a você que esta visitando este site, prestigiando este primeiro
texto de muitos que eu desejo escrever. Agradeço a todos que me deram forças e
me incentivaram a criar este espaço, aqueles que me deram dicas de como melhor
manusear esta ferramenta chamada Blogspot, e a como pesquisar materiais visando
alcançar a melhor qualidade possível. Tenho plena noção de que ainda tenho muito
à aprender, principalmente em como escrever, pesquisar, hackear, em fim, minha
vida é e sempre será uma constante caminhada. E não sumam! Amanhã teremos o
primeiro de uma série de textos sobre um jogo que marcou muito a minha
adolescência, fiquem agora com o trailer deste jogo e até a próxima.
Parabéns Yoz, ficou muito bom. Gogo quero mais Phantasy Star III.
ResponderExcluirValeu meu irmãozinho! Sei que posso contar sempre com você...
Excluir\o/
Aeeeeee!!! Inauguração com estilo heim.
ResponderExcluirConhecendo um pouco do que você é capaz e o que eu pude ler nas semanas bizarras de Phantasy Star prevejo conteúdo de qualidade e bastante complexo por aqui.
Parabéns pela estreia e estamos na torcida pelo sucesso do Desconstrutor \o/
Obrigado pela força, meu velho! Vou me dedicar para trazer o melhor que eu puder...
ExcluirMuito bom Yoz, velho companheiro de asilo! :-D Estou ansioso pelas próximas postagens e, claro, vou ler todas elas com o maior prazer! Obrigado pela referência aos textos que fiz sobre seu trabalho quando eu ainda era colunista lá no Gagá Games.
ResponderExcluirEu quem agradeço a você, meu velho de guerra! Sinto falta dos seus textos reflexivos sobre games...
ExcluirParabens mano velho! Sucesso pra vc e no aguardo da semana bizarra de PS2 pra vc provar pra todos q a garra da Nei esta errada nas imagens :p
ResponderExcluirHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
ExcluirSó você mesmo! Valeu pela força e bora tocar isso sempre pra frente...
Boa mano! Finalmente o blog está no ar, parabéns. Ansioso pelo que está por vir.
ResponderExcluirValeu! Vamos batalhar que ainda tem muita coisa pra fazer...
ExcluirParabéns o site ficou ótimo, e fique na certeza que todos ficaremos no aguardo desses excelentes textos que você escreve, mais uma vez parabéns meu querido e fique na certeza que será um tremendo sucesso.
ResponderExcluirMuito obrigado, Amor da minha vida, sua paciência nesses dias enquanto eu trabalhava pra abrir o site foi exemplar... Sei que posso sempre contar com seu apoio!
Excluir\o/
Parabéns por isso. Eu sempre fui aficionado em descobrir coisas mas de uma forma diferente, além do mais sobre games, e você está com essa bela ideia e botando quente XD. Boa sorte e qualquer coisa estamos aí. \o/
ResponderExcluirValeu Gustavo! Não repare na bagunça aqui, porque eu ainda estou botando ordem na casa e isso esta consumindo todo o meu tempo...
ExcluirHa! E não deixe de aparecer, amanhã teremos um texto novo aqui no site...
\o/
Valeu mesmo, como sou novo aqui, estou meio tímido kkkkk. Mas aos poucos vou me soltando kkkkkk. E se tiver bagunçado, "nós ajeitamos" kkkkkk. Até mais
ExcluirEita peraê... Não Repara na Bagunça é outro blog kkkkkkkkkkk
ExcluirAqui é não repara que os códigos estão espalhados kkkkkkkkk
HUAHUAHUAHUAHUAHUA
ExcluirBoa!
Cara que conteúdo original, você faz o que todos nós retrogamers sonham em fazer. Parabéns.
ResponderExcluirVou me esforçar para trazer bons conteúdos, obrigado pelo apoio e presença...
Excluir\o
Muito boa a sua matéria, Yoz! Muito legal o seu site!
ResponderExcluirNão deixe de conferir os outros textos, meu amigo...
ExcluirQue burro, não sei postar comentário...
ResponderExcluirPô, se a introdução é tudo isso, imagina o resto do blog.
Ainda quero ver se vai rolar aqueles truques para por as gatas dos Phnatasy Star, Final Fantasy, etc, peladas. Se não rolar, vou ter que passar a acompanhar o blog da JAST USA, huahuahua
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
ExcluirIsso é num nível de Hackeamento muito além das minhas capacidades...
HAUHAUHAUHAUHUAHUA
Agora eu entendi seu desconforto quando eu falei "Onde você aprendeu a fazer isso?" diante de todo seu esforço e anos de experiencia, eu ainda adimiro muito, ser um desconstrutor, e um dia acabarei aprendendo hahahaha, ou serei mais uns daqueles que adimiram e ficam apenas na palavra kkkkkkk.
ResponderExcluirSeu blog esta ótimo, essa "introdução" contando uma boa parte da sua história iniciante de desconstrutor ficou extremamente interessante. Ansioso para ler os proximos posts o/
PS: Apesar do que falei no Hangouts ainda não ajeitei por completo o notebook então posso demorar :p
Fico feliz por ver você aqui comentando, feliz mesmo por esse seu retorno... Sinta-se a vontade para ler os posts que já estão OnLine... Vou me esforçar para meter uma atualização pra semana...
ExcluirParabéns, Yoz! Muito legal! Adoro ver essas maluquices que você consegue fazer nos jogos, hehehe!
ResponderExcluirAê, manolo! Não deixe de conferir os demais textos que já foram publicado, acredito que você vai achar interessante...
ExcluirParabéns Yoz, que o canal continue crescendo.
ResponderExcluire ainda estou esperando a semana bizarra phantasy star II hahahah
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
ExcluirBoa, meu velho! Boa! Preciso mesmo tentar organizar todas as coisas que eu já coletei sobre o game e publicar...
Caramba Yoz, estreou com estilo! To querendo ressuscitar o Shugames em 2015 com uma nova roupagem também e ver você criando um blog do zero me anima ainda mais!
ResponderExcluirVou acompanhar com certeza, espero ver muitas coisas de Shining Force e Kid Chameleon por aqui! Abraços!
Opa! É uma honra vê-lo por aqui... Acompanhe mesmo, ainda hoje saiu um texto novo, dá uma conferida lá...
ExcluirEngraçado você falar que esse meu site animou você, pois o Shugames sempre me animou a criar esse espaço virtual pra expor meus textos gamísticos... Estou curioso nessa nova roupagem que você vai fazer no Shugames... E pode deixar que o Kid Chameleon não vai escapar, pretendo realizar um trabalho minucioso nele igual ou até mais detalhado que o que eu fiz com o Bio-Hazard Battle...