13 de setembro de 2023

Aladdin – Desconstrução Ver. Super Nintendo

Atendendo ao pedido do meu amigo Velberan, hoje estarei trazendo a Desconstrução deste sensacional game chamado Alladin, e a versão que eu estarei usando é para Super Nintendo produzida pela Capcom e traduzida para Português pelos nossos tradutores tupiniquins de plantão. Nesta matéria ensinarei uma série de truques via códigos incluindo o como passar até do tal CHEFÃO IMPOSSÍVEL. Dentre as façanhas temos também códigos de life, vidas, maçãs infinitas, mais de uma maneira de ficar invencível, manipulação da quantidade de diamantes verdes, e também dos vermelhos para que você possa ver um encerramento diferente, fora que podemos ativar o Abú nas fases onde ele não deveria aparecer assim como fazê-lo seguir o protagonista do game durante vários desses estágios. Sendo assim, sem mais delongas, cliquem no título do texto para exibir o restante do mesmo caso ainda não tenham feito e curtam as Desconstruções.
Sempre ao iniciar a Desconstrução de um jogo, normalmente eu costumo começar manipulando elementos mais simples cuja maioria possui uma quantificação numericamente evidente. Como por exemplo o código de...

Vidas: 7E03640A
Life (Corações): 7E03670A
Maçãs: 7E036999
Diamantes Verdes: 7E036B99
Continues: 7E035B09
Variáveis cuja numeração não está em evidencias são um pouco mais complicadas de encontrar, mas não impossíveis. Assim foi o caso dos Diamantes Vermelhos cuja numeração quantitativa só aparece no final do game. O código para ter os 70 é: 7E037546

Para que possamos entender essa questão da coleta dos diamantes vermelhos influenciando no que se vê durante a finalização do game, é muito simples: De zero (0) a quarenta e nove (49) Diamantes Vermelhos, vemos uma finalização onde Aladdin e Jasmine voam pelo céu no tapete mágico. Todavia, se coletarmos entre cinquenta (50) a setenta (70) diamantes vermelhos (Que é o máximo que podemos coletar durante todo o game), vemos uma finalização diferente onde Aladdin é visto nas fases em pequenos gameplay’s. Se quiserem saber a localização de todos os diamantes vermelhos, basta clicar AQUI.
Mas podemos ir além do limite dos 70 diamantes vermelhos, bastando usar 7E037563 para quebrar um novo record:

Ainda no rumo dos códigos simples, mas cuja dificuldade reside na não apresentação explicita numérica, podemos mencionar o Pano que é usado por Aladdin como uma espécie de paraquedas que diminui a velocidade da queda do personagem proporcionando um alcance maior pela horizontal.

O código de ativação do Pano é: 7E036E01 

Também temos o código para sempre ficarmos com 1 Besouro Dourado (Usado para ativar o bônus ao final das fases): 7E036C01

Agora iremos explorar os códigos do game para tentar efeitos um pouco mais complexos e agressivos. Vamos iniciar pelos de invencibilidade. Ao todo foram encontrados dois:

Invencibilidade 01: 7E03F5FF esse código trava em 255 o valor de tempo para que o Aladdin pare de piscar assim que ele é atingido. Óbvio que para que possamos ficar intocado precisamos receber um ataque.

Invencibilidade 02: 7E034702 este é não precisa receber danos para ficar invencível, o efeito é imediato e o personagem não fica piscando.

Super Salto Vertical: 7E141E16 este código permite que Aladdin se desloque com maior alcance enquanto pula. Na verdade este não ajuda tanto no gameplay visto que pode ocorrer uns efeitos catastróficos.

Ainda na mesma linha de raciocínio do código anterior temos...

Deslocamento Horizontal: 7E145905 faz com que Aladdin se desloque para os cantos da tela, mas este não ajuda muito se o código ficar o tempo todo ativo, visto que as vezes caímos em buracos inexistentes muito embora ele ignore alguns obstáculos.

Vamos agora a um código realmente sensacional, que é aquele que permite você ver o final dependendo de da fase que você se encontra.

Passa de Fase: 7E08DFE7 Esse código é bem peculiar, pois quando usado na primeira fase do game ele te mostra uma password toda esquisita e te joga para o encerramento do jogo logo após passar a tela anterior (Imagem acima). Mas se usado em fases posteriores, aparece a password da fase que você já se encontra e faz com que você a reinicie. Seu uso é bem simples e pode ativá-lo em qualquer momento do jogo. Mas assim que a tela escurecer, imediatamente abra o cheat e desative o código. Isso ocorre porque o código te joga uma fase pra trás pra poder abrir a tela de password e te jogar para onde você já se encontra. Como não tem a fase zero, você acaba vendo o final. Agora vamos a mais um pequeno bloco de códigos com efeitos bem interessantes.
A expressão do Abu é impagável

Não, você não viu errado, o Aladdin esta voando sem tapete na primeira fase do game, e esse efeito pode ser adquirido em qualquer fase, para isso, insira os seguintes códigos:

ATIVA a aparência do tapete 01/02: 7E08E101
ATIVA a aparência do tapete 02/02: 7E090417

Obs: Os dois códigos precisam ser ativados simultaneamente.

Poder de VOAR: 7E08DFE4

Obs: Ativando somente a “aparência de tapete 01 e 02/02”, a jogabilidade não muda, somente a aparência do personagem. Usando somente o código “poder de voar”, Aladdin é capaz de voar como se estivesse no tapete. Também devemos ficar atentos a alguns efeitos colaterais caso usado o código de voar, o primeiro deles é que independente da quantidade de life, Aladdin perderá (Em boa parte dos casos) uma vida quando atingido por qualquer coisa hostil, também não devemos nos pendurar, pois o game travará. Há! E quando desativado o código de voo, o game pode bugar.
Usando como base os códigos anteriores, uma variação dos mesmos, podemos desativar a função de voo devolvendo ao Aladdin a capacidade de caminhar com as próprias pernas, e exibir os Sprites corretamente. Para isso, use os códigos a seguir:

DESATIVA a aparência do tapete 01/02: 7E08E100
DESATIVA a aparência do tapete 02/02: 7E090407
Obs: Assim como no caso anterior, nestes também devemos ativar os dois códigos simultaneamente.

“Poder” de CAMINHAR: 7E08DFCC (Não funciona!)
Uai! Se não funciona, porque esta aqui? É simples! Estudando o jogo, percebi que o hexadecimal “E4” é responsável por dar à Aladdin o poder de voar, e que o hexadecimal “CC” esta ASSOCIADO com a “habilidade” de caminhar. O problema é que mesmo sintetizando um código com essa variável, o mesmo é INCAPAZ de retirar de Aladdin a propriedade de voo. Mas deixei o código aqui para o caso de vossas senhorias quiseram testar outras váriáveis com ele encontrando o que eu não achei.
;-)
Agora vamos visitar algumas fases apontando alguns efeitos interessantes que eu consegui fazer, para por fim, encerrar o texto com os códigos expressos de fases. O primeiro deles é:

O Chefão “Impossível” em Aladdin de Super Nintendo: Para aqueles que não sabem o que ESTOU FALANDO, basta assistir ao vídeo de mesmo título produzido pelo meu amigo Juan do canal SnesTalgia

O Chefão Impossível em Aladdin de Super Nintendo
Em resumo, a versão que foi traduzida por fans para Português apresenta um bug nesse chefe que faz com que ele se comporte em modo “Berserk” após receber o primeiro ataque (Ou quando jogamos uma maçã nele). Assim sendo, jamais podemos atingi-lo nesse estado. Para resolver este problema, propus duas alternativas diferentes em Pro Action Replay Codes que permitem vencer este chefe:

O primeiro é o do Life, já que este chefe pode ser atingido somente uma única vez, fiz um código que o deixa com um (01) de life, morrendo com o único golpe.

Outra alternativa foi fazer com que ele seja atingido mesmo em modo beserker. Vamos aos códigos?

7E0BBC00 Reduz para ZERO o life do primeiro chefe
Obs: este possui naturalmente 4 de life. Mas quando baixamos este life para 0, basta dar um golpe para ele ser derrotado.
Os códigos são perfeitos para ser usado na versão nacional que deixa este chefe bugado

Outra forma de vencê-lo é usando o código a seguir:

7E0BED01 Permite atingir o primeiro chefe mesmo ele estando em modo Beserker.

Sabemos que em algumas fases o macaquinho Abu não segue Aladdin, criei um código que permite ativá-lo somente em algumas dessas fases.
7E097801 Faz o Abu te seguir:

7E083D00 Desativa o deslocamento de tela automático nas fases do fogo e do tapete

Durante a fuga da Caverna das Maravilhas, além do cenário esta tomado por lava vulcânica, um elemento dificulta bastante o transpassar do mesmo, que é a tela que se move sozinha “empurrando” Aladdin para a direita. Para inibir isso eu criei dois códigos, um que desativa o deslocamento automático da tela neste cenário, e uma variante do mesmo que ativa esse deslocamento.
O código também funciona quando no tapete mágico

Usando a lógica reversa e uma pequena variação do código, podemos usar 7E083D02 para fazer a tela se deslocar.

Expressos de Fase: Durante a tela título (Imagem a seguir), você deve ativar o código referente ao estágio que deseja ir e assim pressionar Start em “Game Start”, assim sendo você será levado a fase que quiser.

Vamos à lista com todos eles:
Expresso: 7E035D??

7E035D00: Primeira parte da Cidade de Agrabah, onde a aventura se inicia (Nem precisa de código, basta pressionar Start na tela título)

7E035D01: Segunda parte da Cidade de Agrabah

7E035D02: Terceira parte da Cidade de Agrabah

7E035D03: Quarta parte da Cidade de Agrabah (Onde enfrentamos o chefe)

7E035D04: Primeira parte da Caverna das Maravilhas
Password: Genie - Abu - Aladdin - Sultan

7E035D05: Segunda parte da Caverna das Maravilhas

7E035D06: Fuga da Caverna das Maravilhas
Password: Jafar - Abu - Jasmine - Genie

7E035D07: Fuga da Caverna das Maravilhas (Com tapete voador)

7E035D08: Interior da Lâmpada Mágica (Parte 1)
Password: Genie - Jafar - Aladdin - Abu

7E035D09: Interior da Lâmpada Mágica (Parte 2)

7E035D0A: Interior da Lâmpada Mágica (Parte 3)

7E035D0B: Antiga Pirâmide (Parte 1)
Password: Abu - Aladdin - Genie - Jasmine

7E035D0C: Antiga Pirâmide (Parte 2)

7E035D0D: Antiga Pirâmide (Parte 3)
Obs: A próxima fase deveria ser a de bônus onde Aladdin leva a princesa para um passeio no Tapete Mágico. Mas por alguma razão, a sequencia Hexadecimal levou para a primeira parte do palácio de Jafar (Código a seguir).

7E035D0E: Palácio de Jafar (Parte 1)
Password: Jafar - Jasmine - Aladdin - Jafar

7E035D0F: Palácio de Jafar (Parte 2)

7E035D10: Palácio de Jafar (Parte 3 e onde enfrenta-se a primeira forma do Jafar)

7E035D11: Palácio de Jafar (Batalha Final)
Password: Aladdin - Jasmine - Abu – Sultan

7E035D12: Fase de Bônus (Passeio no Tapete Mágico)
Password: Jasmine - Jafar - Sultan - Jasmine

Obs: Os códigos 7E035D13, 7E035D14, 7E035D15, 7E035D16, 7E035D17, 7E035D18, 7E035D19, 7E035D1A e 7E035D1B fazem repetições de algumas fases, incluindo em pontos onde a fase não deveria iniciar.

7E035D1C Encerramento. Mas assim que termina a sequencia, repete as cenas finais do game.

A música tocada no final do game é uma versão 16Bits de A Whole New World cuja a original você confere no vídeo a seguir:

A Whole New World - Aladdin - Inglês (English)

Assim sendo, concluo a Desconstrução de Aladdin do Super Nintendo (SNES) esperando que tenham gostado. Resolvi não me focar em review por algumas razões, a primeira delas é que já existem vários por ai tanto em texto quanto em vídeos, outra razão é que eu queria ganhar tempo, visto que este era um pedido de um amigo e ainda tem algumas pendências atrasadas pro Desconstrutor. Mas se quiserem saber mais sobre Aladdin do SNES, recomendo dois vídeos, o primeiro deles é o do canal SnesTalgia “Aladdin o Grande Clássico da Disney”

SnesTalgia Aladdin o Grande Clássico da Disney

O outro vídeo é a 5ª Classica de Nº 26 do canal Velberan:

Disney's Aladdin [Super Nintendo] - 5ª Clássica #26

Vida Longa e Próspera à Todos.
\\//_

2 comentários:

  1. Olha só. Umas paradas legais aí heim. Joguei tanto esse jogo quando moleque que hoje não chego nem perto dele. É um jogo bom mas já deu pra mim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    1. Deu uma deliciosa trabalheira caçar os códigos desse game heim
      ^_^

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