28 de setembro de 2016

Papo de Colecionador IV: A difícil procura por games antigos de PC - Parte III

E aí, galera! Tudo bem com vocês? Nesta última parte da minissérie A difícil procura por games antigos de PC venho unicamente trazer fotos e falar um pouco da minha "coleção" de PCs velhos em casa. Espero que apreciem!





PC RETRO GAMER

Há 06 anos eu me engajei em montar um PC antigo para jogar nativamente games do final dos Anos 80 até meados dos Anos 90. Duke Nukem 3D, The First Samurai, Prince Of Persia, Outlaws! e Grim Fandango eram algum desses jogos. Nesta época (2010) eu estava estagiando em uma empresa pública de informática. Um dos meus colegas estagiários trabalhava também em uma loja de informática. Apesar de venderem PCs novos, vez e outra surgia algum PC antigo para fazer algum serviço. E nessa alguns donos não voltavam mais buscar e os PCs acabavam ficando por ali mesmo. Comentando com meu colega do meu anseio em montar um PC antigo, ele me ofereceu um gabinete para comprar. E este foi a primeira parte do meu futuro PC Retro Gamer Como eu estava tão somente com um gabinete, comecei uma verdadeira caça ao tesouro para obter as demais partes que correspondessem em ano com ele. E ao longo destes 06 anos acabei juntando bastante coisa.

PCs VELHOS

Fazem 03 anos que abriu uma lojinha de móveis e eletro usados ao lado de minha casa. A vizinha, dona da loja e muito gente fina, passou a me dar todos os PCs velhos que apareciam em sua loja. Um pouco porque sabia que eu gostava, mas mais porque sabia que não ia vender nunca e provavelmente iriam para o lixo. Ao todo ganhei nada menos que 08 PCs e vários monitores.

Além dela, um colega colecionador da lista de discussões / clube de colecionadores de que participo me deu um caixote cheio de peças de PC. Minha orientadora de TCC me deu placas de vídeo e um notebook antigos de presente e meu professor de Redes da faculdade um enorme monitor CRT antigo, da mesma época daquele primeiro gabinete citado no início do texto. Além disso tudo, ainda, a minha gata e a sua irmã me presentearam com seus respectivos PCs antigos.

Ufa! Claro que desta forma eu não consegui tudo o que precisava para montar meu PC Retro Gamer. Foi necessário comprar alguns componentes. Uma coisa que me tirou o sono por pelo menos quase 02 anos foram as caixas de som. PQP, como foi difícil encontrar um par de caixas de som que correspondessem ao gabinete! Além delas, ainda comprei um par de mouses antigos e com muita sorte e sem querer encontrei um par de controles para PC: um joypad e um joystick da época! E com eles fechei, enfim, o kit e completei meu PC Retro Gamer.

DÁ-LHE FOTO

Bom, chega de conversa e "bora ver" as fotos da "coleção"! Espero que gostem!

6 comentários:

  1. Caraca! Que massa, meu amigo! há um tempo atrás eu pensei em fazer isso q você fez, mas me faltaram dinheiro e espaço para tal itens. Fico no aguardo de mais posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado! Logo, logo tem texto novo sobre o tema! Quanto a espaço e dinheiro, acho que o problema sempre vai ser mesmo é espaço, porque o custo para se montar um PC como esses é geralmente muito baixo. Por exemplo é comum eu ver gabinete completo a menos de 80,00 para vender em anúncio por aí. Abraço!

      Excluir
  2. Rapaz... De lembrar que alguns desses monstros da tecnologia eu já tive por aqui... Eram outros tempos...
    Como eu nunca fui de jogar no PC (salvo emuladores) eu nunca me preocupei com hardware nem nada e sempre estou mantendo a máquina modesta e revendendo o que eu não quero mais.

    Sabe como é né... Cresceu com consoles fica nos consoles, PC é pra trabalhar Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, meu amigo! Eu já tenho esse envolvimento todo com PC desde pequeno, até porque comecei a jogar em um antes de jogar em console propriamente dito. Por outro lado, por mais que agora eu tenha um PC bom para jogar, não consigo pegar num emulador. Recentemente instalei o Dolphin, achei que ia viciar nos games do GameCube, mas sequer abro o emulador. No máximo uso o MAME. =/

      Excluir
  3. Isso me lembrou a tela de inicialização do W95... eu só ficava tranquilo quando a imagem "Energy" desaparecia do canto superior direito da tela indicando que o básico estava em ordem e o sistema ia carregar kkkkkkkkkkkkk
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha verdade! Quando não saía dessa tela era uma desgraça! Ou pior: quando já aparecia a tela de inicialização do Win95, daí em seguida aparecia o prompt correndo algum comando do tipo "Atualizando drivers. Isso pode levar alguns minutos" e demorava nessa parte... Desesperador!

      Excluir