23 de novembro de 2016

Sonic 1 Códigos Expresso

Hoje eu resolvi dar um tempo de tudo que estava fazendo referente ao Gamer Desconstrutor para estudar e recuperar alguns códigos perdidos na ultima pane no meu PC, mas essa recuperação acabou abrangendo a estrutura de códigos expressos dentro do jogo Sonic 1, para minha admiração, constatei que existem DOIS tipos de códigos: Um que faz a modificação de zona e o outro que altera as subzonas. Vamos a eles?

Antes de começarmos, alguém deve estar pensando: “Porque eu deveria usar esse monte de códigos se posso simplesmente fazer CIMA, BAIXO, ESQUERDA, DIREITA “A” + “START” na tela de apresentação e usar o de seleção de fases para chegar onde bem entender?” E você não está errado em pensar assim, pois inserir esse monte de códigos demonstrado neste post no jogo não apenas é trabalhoso como a metodologia da seleção de fases é bem mais prática e veloz. Só que através desses meus códigos, pude entender algo que poucas pessoas sabem, convido-os a leram este texto até o fim, prometo que será interessante.
Bem... O primeiro deles é o código de zonas: FFFE11:000X onde o valor do “X” deve ser trocado por...:
00: Green Hill Zone

01: Labyrinth Zone
Obs: Vocês devem estar se perguntado qual a razão da Labyrinth Zone estar antes da Marble Zone se esta ultima citada é seqüência direta da zona Green Hill, não é? Basta observar a próxima imagem:
Como podem observado na imagem anterior, a tela de seleção de fases (zonas e sub zonas) esta exibindo a mesma ordem pelas quais estão hexadecimalmente dispostas, mas existe outra razão implícita que eu esclareço ao final do texto. Vamos em frente...
02: Marble Zone

03: Star Light Zone

04: Spring Yard Zone

05: Scrap Brain Zone

Se você ultrapassar o valor de 05 no hexadecimal você terá telas assim:

Visto os códigos das Zonas, vamos agora aos de SubZonas. Eles são simples de entender:
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Act 3
FFFE10:0003 = Act 4
Vocês devem estar se perguntando por que um código de Act 4 (FFFE10:0003) se cada zona só tem 3 Acts, não é verdade? Vou responder esta pergunta numa aplicabilidade prática bem esmiuçada:
Primeiramente devo dizer que os códigos devem ser USADO EM DUPLA NA TELA DE APRESENTAÇÃO, por exemplo, se você quiser jogar a Act 2 da Labyrinth Zone, você deverá combinar os códigos FFFE11:0001 (Que leva para a Labyrinth Zone) + FFFE10:0001 (Que conduz à Act 2), segue a lista de códigos vendo as possibilidades:
FFFE11:0000: Green Hill Zone
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Act 3

FFFE11:0001: Labyrinth Zone
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Act 3
FFFE10:0003 = Act 4 (Observe que este esta destacado e irei explicar logo a seguir)

FFFE11:0002: Marble Zone
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Act 3

FFFE11:0003: Star Light Zone
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Act 3

FFFE11:0004: Spring Yard Zone
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Act 3

FFFE11:0005: Scrap Brain Zone
FFFE10:0000 = Act 1
FFFE10:0001 = Act 2
FFFE10:0002 = Final Zone
Você devem ter visto que eu NEGRITEI o código de Act 4 (FFFE10:0003) na Labyrinth Zone (FFFE11:0001), isso ocorre por uma razão simples: Quando você chega ao final do SEGUNDO Act da Scrap Brain Zone, aparece o Dr. Ivo Robotnik (Dr. Eggman) que pula sobre um grande botão fazendo com que Sonic caia numa armadilha indo parar na fase Scrap Brain Zone 3 que usa o mesmo design da fase Labyrinth Zone. Correto?
Só que apesar dela estar claramente nomeada como Scrap Brain Zone 3, ela esta posicionada na ordem hexadecimal das fases como se fosse uma Labyrinth Zone Act 4. Então, você deve querer me perguntar: “Para onde levaria o código “FFFE11:0005: Scrap Brain Zone + FFFE10:0002 = Act 3”? Simples! A resposta seria...:
O código que deveria levar para a Scrap Brain Zone 3 na verdade leva para a Final Zone!

Também existem os Expressos das fases de bônus, coisa que a seleção de fases não permite fazer. Ela, porém, para funcionar necessita de duas coisas, ou chegarmos ao final de uma zona com mais de 50 argolas para ativar a entrada da fase de bônus, ou usar o macete de seleção de fases (Mostrado logo no início desse post) e entrar na fase de bônus com o código do expresso ativado.

Os códigos são:
FFFE17:0000 Fase de Bonus 1:

FFFE17:0001 Fase de Bonus 2:

FFFE17:0002 Fase de Bonus 3:

FFFE17:0003 Fase de Bonus 4:

FFFE17:0004 Fase de Bonus 5:

FFFE17:0005 Fase de Bonus 6:

FFFE17:0006 Fase de Bonus Travada: Somente uma tela branca onde o jogo não pode mais ser jogado.
Há! E antes que venham me perguntar, o código para ter todas as esmeraldas é este: FFFE56:0006
Existem muitos outros testes a serem feitos, mas o post será restrito aos Expressos, portanto, despeço-me de todos deixando meu cordial Vida Longa e Próspera.
\\//_

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Opa, Gravey, que bom que gostou! Estou preprando um material mais doido aqui pra postar lá pela metade de Dezembro.
      ;-)

      Excluir
  2. Cara, que loucura! Eu preciso fazer umas brincadeiras dessas com Sonic algum dia! hahaha
    Muito louco o esquema da “Act 4” da Labyrinth, mas faz todo sentido!
    Agora, fico me perguntando se a ordem das fases fosse essa mesma... o que ia ter de gente que detesta Sonic pq não passa da segunda fase... isso pq nem é tão difícil assim, mas o povo teima em falar que é super difícil a fase e mimimi.
    Belo post, mal posso esperar pelas próximas experiências! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles mudaram justamente por causa disso, se bem que eu ia curtir, porque é uma das fases que eu mais tenho que ficar atento.
      ^_^

      Excluir
  3. olá, queria saber se bugar os jogos podem dar pane no pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! O máximo que eu já vi acontecer comigo, e por sinal usando um PC furreca, foi fechar o emulador. Mas casos assim ocorreram apenas num emulador de SNES e outro de PSX...

      Excluir