15 de janeiro de 2017

Haydee - A nova musa da Steam, dos games e dos sonhos (+18)


AVISO: Este artigo é um review de um game com classificação +18, embora não exiba em seu texto quaisquer cenas ou imagens impróprias. Se você ainda não tem 18 anos há centenas de textos aqui no blog para você ver, ou então vá assistir My Little Pony ou lavar uma louça ;)

Daí galera, beleza? Faz uns 02 meses descobri um game na Steam que me deixou, no mínimo, curioso. Em um primeiro momento confesso que me deixei levar pela primeira impressão, mas ela durou pouco e se transformou numa sensação de grata surpresa. Hoje vamos falar de Haydee, game independente publicado em 2016 para PC na Steam. Como sempre digo, espero que apreciem! =D



UMA BELA CIBORGUE

Haydee chama a atenção logo na tela de abertura. Você é apresentado a belíssima protagonista robô Haydee. Ela é uma curvilínea entidade meio mulher, meio máquina vestida de maiô branco, capacete que cobre completamente seu rosto e sapatos de salto alto. Seus braços são tipicamente robóticos, com junções à vista e textura metálica. E o que chama a atenção são justamente suas curvas: seu busto é bastante volumoso, assim como os quadris e pernas não deixam nada a desejar. Para nossa cultura brasileira e latina ela precisaria ter mais quadril para dizermos que também são avantajados, tal qual o busto. E quando você joga com ela já nota a forma que ela se movimenta: toda graciosa, seja caminhando calmamente ou correndo. E tudo balançando bastante... (pausa para soltar um suspiro) XD

O JOGO

No início do game você está em uma sala com várias outras robôs idênticas a você penduradas numa parede. Você é a única que "acorda". Não se sabe que lugar é este, não se sabe exatamente o que você é. Mas sente que precisa sair dali, e rápido. Nesta sala não há nada a se fazer e à frente já há uma porta. Passando pela porta você adentra outra sala com um obstáculo simples (um piso alto que você precisa escalar a parede para acessar). Aí você percebe que o início do jogo objetiva ensiná-lo passo-a-passo; de fato esta primeira parte é um tutorial propriamente dito. Próxima sala você tem um abismo que precisa saltar para atravessar. "Bem vindo a Haydee!" é a primeira conquista que você ganha no jogo por cair neste abismo. E você vai cair muitas vezes até pegar as manhas... Daí adiante você vai desbravando salas e mais salas, até completar esta série "tutorial" e chegar nas fases de verdade.


Quanto ao enredo, além desta completa falta de informações, conforme você progride irá encontrar várias outras de "você" abatidas pelo caminho...

AS SALAS E AS ÁREAS

Na descrição na Steam, Haydee é um game Metroidvania, que em termos simples quer dizer que é um jogo que contém elementos e jogabilidade que lembram Metroid e Castlevania. E a comparação faz sentido: Conforme você avança pelas salas você já percebe que tudo está conectado, como em um grande laboratório subterrâneo. De fato no jogo há 05 setores distintos: branco (o do tutorial), amarelo, vermelho, verde e azul, como grandes blocos em um campus de universidade ou alas de um castelo. Seu objetivo é explorar, coletar itens essenciais, abrir caminho e, principalmente, sobreviver para avançar.

Cada uma destas áreas possui algum tipo de conexão com outra. Por exemplo: uma certa porta em uma certa sala na área vermelha só pode ser aberta por um item especial encontrado em uma certa sala da área verde, assim como uma certa grade que tranca seu caminho nesta área terá um mecanismo que o abre lá na área amarela. Na verdade você verá que muitas das salas são conectadas umas as outras, seja por portas logo à vista, seja por dutos escondidos. E você passará por uma mesma sala várias vezes. Portanto, explorar, analisar bem seu caminho e estudar as salas são ações essenciais para prosseguir neste jogo!


OS ITENS

Ainda durante sua exploração inicial no setor branco, a do tutorial, você já vai coletar seus primeiros itens. Você possuirá um inventário de diversos itens essenciais durante sua jornada. Armas (sim, há inimigos no jogo, são muitos e vamos falar deles adiante), munição, medkits, cartões magnéticos, ferramentas, gadgets e proteção. É importante ressaltar que tudo é bastante limitado e escasso e você leva tempo até encontrar mais munição ou um medkit. Portanto nada de ficar praticando tiro na parede ou ficar se jogando de lugares relativamente altos. Você precisa conservar o máximo que puder seus suprimentos. Outra: chegou numa porta que só abre com cartão e não achou ele? Faça tudo de novo. Simples assim. Ele pode estar em qualquer lugar.

Por fim o mais cruel. Para salvar seu progresso no jogo você precisa primeiramente encontrar disquetes. E depois encontrar terminais para usá-los. E não adianta ficar nessa de "guardar caixão" e voltar no terminal toda hora para salvar o pouco que avançou seu progresso, pois o número de gravações dos disquetes é bem limitado e você poderá ficar sem poder salvar mais, bem quando descobriu como abrir aquela porta depois de horas se batendo pelas salas... Então use-os com muita cautela. Afinal, você é uma entidade ciborgue com a mais sofisticada tecnologia do mundo e precisa usar disquetes para salvar seu progresso. Irônico, não? =P


Como se não bastasse, além da escassez de itens essenciais, há itens especiais necessários para seguir em frente, como por exemplo alguma ferramenta ou gadget. E não adianta tentar dar uma de safadão: você simplesmente vai empacar até descobrir onde está tal item que vai liberar seu caminho.

FÍSICA E MOVIMENTOS

Os movimentos que Haydee executa são o básico: andar, correr, pular, saltar, agachar-se, andar agachada, pendurar-se em beirais, andar dependurada em beirais, boiar n'água, nadar, mergulhar, mirar e atirar ereta ou agachada, além de coletar itens e pressionar botões. A física do jogo é semelhante a vida real: seu pulo é "baixo" (não ultrapassa a metade da sua altura), seu salto é "curto" (mais ou menos 03 metros de alcance), se cair de uma altura acima de 02 metros sofre dano, se cair de 03 metros já morre... Ou seja, mecânicas realistas.

INIMIGOS

Como em um bom filme B de terror dos anos 80, o nome de seus inimigos no game é Walkers ("Caminhantes"). Sabe que este nome até me inspirou a criar uma estória de terror chamada The Walkers? =P
Os walkers são robôs que ficam de tocaia prontos para eliminá-lo assim que cruzar por eles. Até o momento me deparei com 02 tipos, que apelidei da seguinte forma:

- Os "Susse": quando te veem, caminham em sua direção sem pressa. Antebraços em forma de tacapes, desferem porradas violentamente fortes que o derrubam facilmente;

- Os "Lazarento": um pouco mais esguios que os "Susse", os "Lazarento" possuem antebraços na forma de espetos (ou facas pontiagudas), são muito velozes e correm feito doidos para cima de você assim que te avistam.

Apesar da discrepância na forma de ataque de ambos, os "Susse" são abatidos com o dobro de tiros que os "Lazarento". E isso para tiros certeiros em pontos vitais. Se atirar nas pernas ou braços, corre que vai dar merd*! XD


OUTFITS E CUSTOMIZAÇÕES

Aí que o jogo ganhou todo um destaque. Você pode customizar sua bela ciborgue da forma que quiser! Primeiramente havia sido previsto apenas as roupas. Logo na tela inicial do jogo já há a opção Outfits ("Roupas"), que você pode escolher tanto no início do game quanto a qualquer momento durante a jogatina. Além da roupa, pode-se escolher o modelo de braços, capacete e formas do corpo. Porém o game foi concebido de tal forma que permite fazer muito mais que isso, como seus próprios modelitos, importa-los para dentro do game e utilizá-los em sua personagem. Mais que isso, você pode importar novos modelos 3D para sua personagem, novos modelos de armas, itens, cenário, pode fazer modelos com bem mais opções de customização, como tipo de cabelo, volume dos seios, cintura... Enfim. Você pode customizar à vontade! E esta característica do jogo tornou-se tão notável que surgiram vários fóruns internet afora reunindo incontáveis fãs criando e disponibilizando seus modelos antes do lançamento oficial do game na Steam! Quando do lançamento já haviam centenas de modelos diferentes! Tanto que pouco depois a própria produtora criou um canal oficial para publicação e distribuição destes modelos na Steam (a "Oficina"), e um editor para você conceber e importar/exportar seus projetos.


Não é preciso dizer que com esta liberdade toda surgiram dezenas de modelos mais "provocantes", com nudismo, mais volume, roupas sensuais, etc. Enquanto alguns são bem simples, outros são verdadeiras obras de arte, bem detalhados e muito bem feitos! E como você pode girar a câmera a vontade na volta da protagonista e contempla-la por qualquer ângulo, a experiência fica bem "prazerosa". E como você já deve ter imaginado... Sim, já importaram dezenas de personagens de outras franquias para dentro de Haydee. Algumas notáveis são Samus Aran (Metroid), Lara Croft (Tomb Raider), Camy (Street Fighter), Poison (Final Fight / Street Fighter IV), e muitas outras.


Pelo que já li no fórum LoversLab, de onde saem praticamente todos os mods para Haydee, o jogo permite que você importe modelos criados no Blender, que é justamente um dos programas de modelagem 3D mais populares e com maior número de fóruns e entusiastas que existe. E isso permite que você crie modelos que não se prendem a um único esqueleto, te dando a liberdade de criar praticamente qualquer coisa, importar para o game e se divertir! E os caras capricham, de verdade... Tem até uns certos modelos com partes a mais e outros destes dos mais específicos para deleite da galera desses fetiches. Se o cara curte, tá tudo certo, ué.

Com todas esses ingredientes deliciosos, jogar Haydee é como saborear a mais deliciosa e picante das sobremesas. Para o meu gosto pessoal estas modelos que ilustram este artigo são as que importei para o game e estes são prints que fiz para o artigo. Mas preciso dizer: Como eu adoraria ver uma Mai Shiranui, uma Morrigan e uma Cortana... Do Halo, não aquele "bambolê" do Windows 10! Se bem que ela é uma gracinha também... XD


CONCLUSÕES FINAIS

Com tudo isso você pode estar pensando: Ah, então Haydee é jogo para p******ro, certo? Lembra que eu mencionei grata surpresa? Então, bastou uma olhada mais demorada em Haydee (jogo, não personagem) para ver os verdadeiros atributos da obra. Para minha experiência pessoal, Haydee me lembra muito Tomb Raider e Prince Of Persia (o clássico de MS-DOS, que vocês já sabem ser um dos meus games mais queridos de todos os tempos). A movimentação e a jogabilidade o colocam no mesmo patamar que estes clássicos. E são jogos bastante desafiantes, difíceis, que exigem muito treino e habilidade para avançar. Fora que as salas e atmosfera de Haydee se assemelham bastante as masmorras e galerias de Prince Of Persia. Por este motivo Haydee me parece bastante familiar e me sinto à vontade jogando, sem medo de avançar e sempre curioso para ver como se resolve certo enigma ou se transpõe o próximo obstáculo.


O jogo é muito bem feito, os desenvolvedores já demostraram dar total apoio para a base de fãs, há muitos fóruns e muito material para baixar criado por pessoas como você, que também pode aventurar-se a criar um modelo e divulgar para que fãs do mundo inteiro desfrutem e até mesmo colabores com seu projeto.

Bom galera, é isso! Espero que tenham apreciado o breve review sobre o jogo e procurem saber mais sobre ele. Sem dúvidas é um game que vai lhe proporcionar boas horas de diversão, seja de uma forma ou de outra, hehehe! O link para a página dele na Steam é este aqui, é baratinho e com certeza merece estar na coleção dos fãs dos antigos jogos hardcore dos 8 bits! Mas tente avançar sozinho, sem buscar tutorial nem vídeos. Senão perde muito da diversão. E se você ficar puto da cara e antes de tacar seu controle ou seu teclado na parede depois de horas tentando sair daquela maldita parte (como eu), basta parar numa salinha mais escurinha e girar sua câmera na volta de sua linda personagem! ;)



7 comentários:

  1. Glefferson tu tá jogando com uma mão né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Seu taradinho vindo da Cortana foi foda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu não sou da turma do PC então fica foda pra mim jogar essas coisas... é vou ficar sem punh... er... conhecer o game kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tem algum desse pra Xbox alguém sabe?

    ResponderExcluir
  3. Glefferson, onde eu consigo esta outfit da enfermeira?

    ResponderExcluir