22 de janeiro de 2017

Sonic Heroes - Um título à altura de Sonic


Daí galera, beleza? Sonic Heroes, título da franquia publicado em 2003 para PC, PlayStation 2, Xbox e Nintendo Gamecube é lembrado hoje como "o primeiro capítulo do controverso Ciclo Sonic". Mas será que este game é tão ruim assim?! Neste artigo apresentarei argumentos que, já posso adiantar, comprovam que esta opinião é bastante equivocada. E como sempre digo, espero que apreciem! =D


UMA ENGENHOSA FORMA DE JOGAR EM EQUIPE

Não dá para falar de Sonic Heroes sem começar falando de sua maior inovação. Pela primeira vez na franquia é possível jogar com Sonic, Tails e Knuckles ao mesmo tempo! E é a primeira vez que o Tails não fica só correndo atrás atrapalhando tudo.. A mecânica é fluída, a troca de personagem durante a ação é natural e não atrapalha, e é muito legal todas aquelas manobras combinadas! Tanto que às vezes dá a impressão de você ser invencível com tantos "golpes" disponíveis.


UM ÓTIMO JOGO MODERNO COM ELEMENTOS DE CLÁSSICO

Justamente esse é, na minha opinião, um ponto alto do jogo. A aventura é moderna, porém os personagens, as fases e a estrutura geral do jogo ficam mais próximas da série clássica que a duologia Adventure, por exemplo. Os lugares temáticos, a corrida frenética, os diversos caminhos e possibilidades deixam Heroes uma aventura com um quê de Sonic & Knuckles combinado com Sonic The Hedgehog 3. Jogar na formação velocidade, voo ou força abrem várias possibilidades bem legais durante as fases. E as fases então...

LUGARES MARAVILHOSOS

As fases são uma obra-de-arte à parte dentro do jogo! E eu não estou exagerando. Gigantescas, com diversos traçados, temáticas, como um bom jogo do Sonic tem que ter. E são tão detalhadas... Se em Sonic Adventure eu já paro para ficar admirando as paisagens super-detalhadas das fases, em Heroes então...

Seaside Hill / Ocean Palace dão um banho, literalmente, de beleza! Dá até para sentir a brisa suave da praia enquanto corre feito louco por aqueles magníficos caminhos tortuosos.


Casino Park / Bingo Highway ao mesmo tempo que são belíssimas são assustadoras: que fases difíceis! É tudo tão rápido e tem que ser tão preciso que você fica até tonto, kkkk. E a sacada das mesas de fliperama são o máximo! Quando dá fico perdendo um tempinho jogando nessas "mesas".


Frog Forest é tão bonito, que eu levei bastante tempo para passar. Simplesmente eu não conseguia avançar muito sem parar e ficar admirando a paisagem! É uma floresta tão vasta... Parece até que estamos em uma versão fantasiosa das florestas da Amazônia, Congo e da Nova Zelândia misturados! Ou em Pandora, de Avatar. De longe é minha fase favorita do game! Tanto, que a primeira vez que joguei nela, ano passado, fiquei tão maravilhado que passei a tarde enchendo minha agora esposa falando do quanto a tal fase era bonita, detalhada, cheia de verde e o quanto sua música é maravilhosa! Ninguém mandou casar com nerd... XD


QUATRO HISTÓRIAS E O PASSADO DE SHADOW

Não bastasse você ter tudo isso com o trio principal, ainda temos mais 03 times! Até então o jogo do Sonic com o maior número de personagens jogáveis já feito! Cada time possui sua própria história no jogo, mas todas complementam-se para formar o enredo. É importante ressaltar que você pode escolher com qual time vai jogar logo no início do game. Não é como em Sonic Adventure em que é preciso avançar no game para ir liberando os demais personagens, para aí então começar a aventura com cada um. Essa é uma ótima sacada, pois você pode já descobrir como é jogar com outros personagens "logo de cara", o que é bom, ainda mais se você for fã de Shadow ou Espio, como eu. =P

Team Sonic é trio que todos conhecemos e amamos. Time bem balanceado, com caminhos bem balanceados pelas fases. Como são os 03 personagens veteranos da franquia, vez e outra vemos eles comentarem certas coisas de alguma aventura do passado, claramente referências aos games anteriores.

Team Dark é gangue do mal, os bad-boys, os vilões, os renegados, os treta, os fora-da-lei, os atira-primeiro-pergunta-depois, os, os... Ah, vocês entenderam! Composta por Shadow, Rougue The Bat e E-123 Omega (robô renegado de Robotnik e claramente um modelo posterior de E-102 de Sonic Adventure). As fases com eles ficam um pouco mais difíceis se comparada com a equipe Sonic. E é interessante que Shadow está motivado a procurar saber sobre seu passado. E em certos momentos de diálogo é dito coisas sobre isso. Apesar de cada um estar nesta equipe por motivos próprios, é inegável que Rouge e Ômega se envolvem com essa busca de Shadow. De fato é um personagem fascinante e, como todo bom bad-boy, carismático.

Team Rose é a gangue da fofura kkkkk. Apesar disso o traçado das fases é tão radical quando as dos demais times. Composta por Amy Rose, Big The Cat e Cream The Rabbit (e Chaos, portanto um quarteto).

Team Chaotix! Quem diria que os esquecidos personagens de Knuckles Chaotix dariam as caras no jogo! Porr*, Espio é o máximo!

As mudanças nas fases para cada time, mesmo que sutis, fazem sentido e dão respaldo ao argumento. E além disso tudo, as histórias se cruzam. Tudo bem que a história ou o pretexto para certos encontros entre os times durante a aventura não é lá aquela coisa, mas convenhamos que funciona bem.


Existe até um rumor que circula na net que haveria ainda mais um time, secreto, com personagens "muito especiais". Pensando nisso eu idealizei algo como Team Master System, com Alex Kidd (força), Opa-Opa (voo) e o J.J. de Zillion (velocidade).


Eu gostei tanto dessa de equipes e de trazer personagens esquecidos de volta aos holofotes que é inevitável imaginar como seria uma sequência, um Sonic Heroes 2... Afinal há alguns tantos personagens que poderiam ser reunidos em equipes, com histórias ainda mais elaboradas e com mais envolvimento umas com as outras. A fórmula de jogar com 03 personagens simultaneamente poderia ser muito mais explorada e aprimorada. Enfim, seria com certeza uma obra-de-arte!


METAL SONIC

Preciso dizer alguma coisa? Metal Sonic é Metal Sonic, porr*!! Fim de papo!

ESTRÉIA DE SONIC NOUTRAS PLATAFORMAS E RECEPÇÃO

Sonic Heroes foi o primeiro game de grande porte da franquia a chegar às plataformas da Sony e Microsoft. Perceba que Sonic já havia estrelado Sonic Advance antes. Engraçado como a Nintendo foi a primeira a abrir as portas para Sonic assim que a SEGA anunciou o fim do Dreamcast. Fora da casa do herói o game foi feito sob medida para agradar tanto fãs mais fervorosos como conquistar novos fãs. Uma missão difícil e com grande margem para erros. Afinal fãs da Sega não são iguais aos fãs da Nintendo, que são muito menos parecidos com jogadores do Xbox e do PlayStation 2. E mesmo assim provocou estardalhaço em seu lançamento, sendo matéria de capa das revistas especializadas, que dedicaram páginas e mais páginas sobre o título!

Abaixo fotos de uma das minhas relíquias editoriais de banca:


Sonic Heroes merece uma posição melhor do que a "crítica especializada" o classifica. Com uma média de 7,3 pontos, de 0/10, o game recebe apenas a classificação "bom". Acho bastante injusto. Dentre as versões lançadas, a de GameCube recebe a melhor classificação, enquanto que a PS2 recebe crítica sobre a disposição dos comando no controle e a de PC fica na mesma média. Bom, eu tenho a versão de PC e jogo com um DualShock 1 e já acho maravilhoso, preciso ver a de GameCube!


CONCLUSÃO

Dizer que Sonic Heroes é ruim é um grande erro. O jogo é bom, bastante divertido, inovador e ainda conservou muito bem os principais elementos da série clássica do personagem. Este último argumento eu cito em detrimento de outro que sempre ouço falar de quem critica o jogo, como principal problema dele: o jogo é muito diferente dos clássicos. Sonic Adventure sofreu a mesma crítica, como se você poder explorar mapas abertos, ter um cenário urbano, interagir com pessoas e um leve toque de RPG fosse um problema... Francamente! Criticar um título que está estreando noutra tecnologia, no caso a 3D, só porque ele é diferente de seus antecessores 2D? Bem... Por que nunca ouço falarem mal de Super Mario 64? Ele é drasticamente diferente de seus antecessores, tomando como exemplo Super Mario World.


Tudo diferente. E ainda assim familiar, exatamente como a duologia Sonic Adventure e o título abordado neste artigo, considerado um marco na carreira do personagem e um dos maiores clássicos dos games já criado. Em termos simples, falar que o Sonic Heroes é ruim porque é diferente dos Sonic 2D é um saudosismo desnecessário, que mais prejudica que ajuda. Portanto, menos mimimi e mais diversão!



*Crédito da imagem de Sonic Heroes 2 para http://mew14.deviantart.com/

3 comentários:

  1. Lembro de ter jogado a versão PC num antigo computador que eu tinha, e até que gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você amigo. Bela análise. Gosto muito de Sonic Heroes e dos Sonics modernos em geral, não entendo o ódio dos jogadores. MAs este é especial. Tenho a versão do Gamecube. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Joguei muito as versões de GC e PS2, cheguei a alugar esse jogo. Muito legal!

    ResponderExcluir