27 de agosto de 2018

Altered Beast (Mega Drive / Genesis) Macetes e Códigos

É difícil descrever o quanto eu gostava de Altered Beast, lembro que eu ia quase que diariamente numa locadora chamada Ação Games (Cujo dono adaptou a própria sala de estar de sua residência para servir de locadora) que ficava a uns bons minutos a pé de onde eu morava só para jogar a versão Master System desse clássico. Digo Master System porque bem antes disso, eu já havia vislumbrando a caixa do primeiro Mega Drive aonde vinha a imagem desse jogo impressa na caixa do console, e foi aí que eu passei a ficar mais vidrado no Megão e a ficar louco para jogar a versão de Mega Drive deste jogo.

Por isso que durante a primeira parte daquela época em que eu comecei a frequentar as “lucradoras” pouquíssimas delas tinham o Mega Drive, eu supria a minha necessidade de jogar esse game na versão de Master System. Felizmente, não muito tempo depois, acabou chegando esse maravilhoso console com essa delícia de jogo na Locadora Ação Games. Foi mais por causa disso que eu resolvi dar seguimento a esta nova etapa do meu canal trazendo uma espécie de Desconstrução em vídeo da versão de Mega Drive de Altered Beast, e consequentemente produzir ESTE texto que você está lendo em apoio e também para compartilhar com vocês uma pequena fração desta doce lembrança de um dos momentos mais felizes da minha vida. Sendo assim, sem mais delongas, vamos ao que interessa!
De início, antes de entrar nas manipulações propriamente ditas de códigos, vamos aos macetes que você pode fazer usando o joystick (Esses macetes também estarão em vídeo).
Hidden Menu (Tela de opções escondida): Este é na verdade um menu escondido no jogo ou, se preferir denominar, uma tela de opções. Para habilitá-la, basta manter pressionado o botão “B” e pressionar “Start”
Press B + Start at the title screen for a hidden menu

Esta tela de opções permite você selecionar a fase (Round) que quer jogar, o nível de dificuldades (Entre Normal, difícil e  mais difícil ainda). O Power nada mais é do que o life do personagem, podendo escolher entre um (1) a cinco (5) pontos, e por fim o Player que é a quantidade de vidas que você quer atribuir ao seu personagem, podendo ser de um (1) a cinco (5).

Sound Test (Teste de som): Também temos escondido no jogo uma tela de Teste de som que permite escutar todos os efeitos sonoros assim como as músicas do jogo. 
Press A + C + Up + Right + Start

Para acessar essa tela, na tela título pressione e segure à diagonal superior direita e depois aperte junto os botões “A”, “C” e Start.

Beast Selection (Escolha a besta): Também é possível escolher com qual transformação (Beast) você quer jogar em cada uma das fases. Para isso, na tela inicial de abertura do jogo, segure “A”, “B”, “C”, Diagonal Inferior Esquerda (Baixo e Esquerda) e por fim pressione Start.
Press A + B + C + Down + Left + Start

Ao fazer isso você irá para uma tela especial aonde poderá escolher a criatura que você quer que seu personagem se transforme em cada uma das fases do game.

Códigos com efeitos variados e experiências provocadas:
Vimos agora pouco os macetes que ativam coisas bem legais nesse jogo, e através da manipulação dos códigos de programação, também podemos acessar essas mesmas telas. Também podemos provocar alguns efeitos adicionais no game com outros tipos de códigos. Vamos a eles!
Ativa Sound Test: FFB140:A4
Hidden Menu: FFB140:A8
Beast Selection: FFB140:AC
Em outras palavras, ou você acessa essas telas através dos comandos no direcional e botões, ou simplesmente ativa os código. O mais legal nessa história é que pelo fato dos códigos serem mais poderosos, você acessa essas telas mesmo estando em pleno gameplay nas fases, basta observar na imagem a seguir o que acontece quando iniciamos o game e assim que estivermos controlando o personagem usar o código FFB140:00A8 para ativar o menu escondido:

Mas como podem ver, acaba não sendo efetivo visto que como a tela é acionada num local aonde ela não deveria ser ativada, a coisa fica toda bugada.
Pegando a lógica hexadecimal, eu consegui isolar mais dois códigos:
FFB140:9C Faz a tela se deslocar para a direita, quando usada na fase, não aparecem inimigos
e
FFB140:A0 Trás de volta os inimigos na tela
Só avisando que um código precisa ser desativado para que possamos usar o outro, fora que são códigos que podem bugar fortemente o game.
Também fui capaz de isolar códigos mais utilitários, como os...
002C58:603E Invulnerabilidade (Encontrado na Internet)
FFCF10:FF00 Energia Infinita
FFB121:0005 Vidas infinitas

Código de transformações:
FFD02A:0000 Nível 1 (normal) de força
FFD02A:0001 Nivel 2 de força
FFD02A:0002 Nível 3 de força
FFD02A:0003 Transformação em Lobo
FFD02A:0004 Transformação em Tigre
FFD02A:0005 Transformação em Urso
FFD02A:0006 Transformação em Dragão Alado
Existe um ponto negativo nestes códigos de transformação, se usado em pleno gameplay, os gráficos do personagem ficam bugados...
...mas para evitar isso, basta ativar o código antes de dar start ou quando o jogo transitar de uma fase para outra.
Ou seja, já dá pra começar o jogo "Besta"
:-)

Escolhe a fase (Código Expresso):
Esses códigos funcionam da seguinte forma, você ativa aquele referente a fase que você quer jogar, mais aconselhadamente na tela de apresentação e inicia o jogo.
FFFE14:0000 Fase 1 (Porque alguém iria querer startar um jogo com código pra começar na primeira fase? :-p)
FFFE14:0001 Fase 2
FFFE14:0002 Fase 3
FFFE14:0003 Fase 4
FFFE14:0004 Fase 5 (Final)
Apesar de haver um código para escolher a fase 1, visto que para isso basta pressionar Start na tela de apresentação, eu o coloquei somente como forma de satisfação.
Estou preparando uma série com vídeos lá no meu canal que logo serão publicados NESTA PLAY LIST, mas o primeiro, vocês já podem assistirem a seguir:

...portanto, esperando que todos tenham apreciado o post, desejo à todos Vida Longa e Próspera!
\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário