8 de dezembro de 2017

Personagem do Mês de Agosto de 2017 – Personagens Verdes

Alguns falam que “Agosto” é o “mês do desgosto”, pessoalmente eu não tenho esse tipo de superstição, se é que podemos chamar desta forma, mas como dizia a bruxa do desenho do Picapau: “E lá vamos nós”... para mais um personagem do mês, em vez de trazer a tona personagens supersticiosos, dessa vez procurando homenagear algo que, de um certo ponto de vista, é contrário à afirmação de superstição ou desgosto, porém sim, se referindo à vida, ou mais precisamente, o verde, o mais precisamente ainda, os personagens verdes dos jogos de vídeo games. Estou sendo confuso? Sigam-me os bons neste post para compreenderem como foi essa história toda.

Conforme mostrado na próxima imagem, foi elaborada para nossa comunidade Retro-Gamers Brasil G+ UMA ENQUETE com a temática cujo objetivo era trazer mais cor durante todo o mês de Agosto, e alguns devem saber que a cor verde traz o significado de Saúde, Liberdade, Vitalidade e Esperança, podendo simbolizar também a natureza e, por conta disso, esta associada à plenitude e renovação. E estamos passando por um momento em que essas qualidades precisam vir a tona, para que possamos ser colocados no rumo da auto correção, do crescimento e felicidade. 
Como eu ando com muita preguiça falta de tempo, vou incumbir meu nobre amigo Carlos Araldi para comentar sobre cada um dos personagens.

Amingo (Marvel vs Captom 2) (9%): Começando pelo último colocado, Amingo é um não-tão-famoso personagem especialmente criado para o jogo de luta  Marvel Vs. Capcom 2: New Age of Heroes. Vestindo um traje de mexicano e carregando um violão, Amingo é um cactus enorme que só sabe se comunicar repetindo seu próprio nome, mas com uma causa nobre de salvar sua raça de “Homens-Planta”. Sua jornada tem como objetivo a destruição do Armor of Erosion que é uma das formas do vilão do game Abyss e responsável por destruir sua raça.
Por se tratar de uma planta, seus ataques são relacionados a uma planta caso as mesmas decidissem lutar, em especial à de um cactus. Tem poderes de mudança de forma e espinhos, além de aproveitar seu carisma para chamar outros cactus para ajudar na luta.
Apesar da personalidade alegre e simpática, Amingo não ganhou muita popularidade entre os membros da comunidade e da Capcom também… tem que fazer muito mais fotossíntese para chegar aos pés do primeiro colocado.
Genan/Gen-An Shiranui (Samurai Shodown) (10%): Colado com o nosso amigo Amingo, mas sem pertencer ao reino vegetal, o cara da garra gigante e de nome difícil é um personagem da série de luta Samurai Spirits ou Samurai Shodown no ocidente. Apesar de compartilhar o mesmo sobrenome da Mai (que todos os homens conhecem) não possui parentesco com ela. Genan é um monstro/demônio com “leves” tendências para o mal, é violento e até mesmo é vilão em alguns casos, mas tem um coração leve que apenas quer o melhor para sua família que vive em sua caverna.
Por possuir uma garra enorme, seus principais ataques são utilizando-a, inclusive estendendo-a com uma corrente para maior alcance, mas seus chutes fora do padrão tem uma vantagem sobre seus adversários. No seu repertório de ataques, Genan também utiliza gases venenosos a seu favor.
Seu estilo é louco e engraçado, e fazem dele um personagem querido pelos jogadores de Samurai Shodow.
Reptile (Mortal Kombat) (31%): Aí pode ter discussões sobre seu “verde” vir da cor da sua roupa apenas ou pela sua aparência reptiliana, a verdade que ao longo da série Mortal Kombat ele alterna entre uma aparência humana e outra de réptil. Reptile foi inserido no universo Mortal Kombat como um personagem secreto já no primeiro jogo e a partir do Mortal Kombat 2 se tornou um personagem selecionável com seus próprios golpes e fatalities.
O seu nome verdadeiro é Syzoth e não é o único de sua raça, onde compartilha a mesma situação do Amingo, que também,  a sua espécie foi dizimada. Em Mortal Kombat a história de Reptile é bem mais complexa, começando como guarda-costas de Shang Tsung até general de Shinnok. A verdade que ele sempre precisou de alguém para comandá-lo… chamem isso como quiserem.
Repitle, de fato, chegou a fazer frente por um tempo ao primeiro colocado da enquete. Talvez por popularidade de Mortal Kombat ou sua preferência pelos jogadores, ele acabou ficando bem colocado em segundo lugar.
Blanka (Street Fighter II) (50%): E em primeiro lugar com 50% dos votos, temos Blanka, o verdinho mais chocante do Brasil. Não é a toa sua tamanha popularidade aqui, onde foi pra muitos o primeiro personagem “brasileiro” nos games com o Street Fighter 2 : The World Warrior.
Com uma infância triste de sobrevivente de um acidente aéreo sobre a floresta amazônica , Jimmy (seu nome verdadeiro) um garoto albino traumatizado, acabou aprendendo a sobreviver na selva sozinho. Assim como em Mortal Kombat a história de Street Fighter é rica e cheia de variações. Também há divergências quanto à origem de sua coloração, onde há uma vertente que diz que Blanka adquiriu a cor devido a clorofila das plantas por usá-la muito para camuflagem e outra vertente que diz que ocorreram mutações em seu corpo quando um raio atingiu seu avião antes da queda. Pelo fato de ter tido contato com diversos animais e aldeia local, acabou pegando características destes animais com ajuda de um vírus misterioso e seu estilo de luta mistura entre capoeira e selvagem, ou simplesmente o “Blanka Style”.
Apesar de ser um personagem bem estereotipado (Brazil = selva, anaconda, macaco, bixo verde selvagem e violento que só falta sambar), Blanka se tornou querido não só no Brasil como no mundo todo e até hoje em jogos da franquia e spin-offs de Street Fighter, ele é sempre presente. Um merecido primeiro lugar.
Agradeço o meu amigo por ter me ajudado com o texto para que eu pudesse agilizar mais as coisas.

Montagem do quadro de batalha: Comecei pela ordem que foi falada aqui neste post, os Sprites do Amingo foram encontrados no site Infinity Mugen Team, lá tem vários pacotes compactados com quadros de animação de vários personagens do Marvel vs Capcom 2, os Sprites do Gen-Na foram bem complicados de encontrar, a prioridade eram os quadros de movimentos dele da versão Arcade, achei alguns quadros AQUI, mas não estão numa posição boa para inserir no quadro de batalha, portanto, tive de me contentar com as folhas de Sprites da VERSÃO PARA SUPER NINTENDO.

O Reptile pode ser pego facilmente no Mortal Kombat WareHouse, mas por um momento eu fiquei na dúvida se usava os Sprites do Reptile do MK1 ou o Reptile do MK2, até porque, apesar de gostar bem mais do Mortal Kombat 2, eu ainda prefiro os gráficos dos personagens do primeiro game da série, então acabei optando pela criação de um quadro híbrido misturando elementos dos dois MK’s que eu mais gosto. Por fim, e o vencedor da disputa, temos nada mais nada menos do que o Blanka, os QUADROS DELE eu já sabia onde pegar, que foi do game Capcom vs. SNK 2 para Playstation 2 que estão num belíssimo pacote lá no Spriters-Resource. O cenário foi feito de uma forma bem misturada, mas de um mesmo jogo, peguei os elementos dos cenários do primeiro Mortal Kombat, e montei um cenário novo. Também fiz um vídeo acelerado mostrando como foi a montagem do mesmo, o vídeo pode ser visto tanto no blog quanto no meu canal...: 

Espero que gostem...
Vida Longa e Próspera!
\\//_

4 comentários:

  1. Adoro quando contam a história dos personagens. É legal conhecer um pouco deles, mesmo os que perderam na enquete.Agora, Blankão não tem pra ninguém. Hue Hue Hue.

    ResponderExcluir
  2. Demais essa montagem ficou show de bola com esses personagens ainda mais com um deles perdendo a cabeça rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cara do Blanka ficou bem engraçada, heim?
      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir