2 de fevereiro de 2018

Castlevania Symphony of the Night (Gamers on the road: 020) Forbidden Library

Sempre tive uma atração tremenda por livrarias e, principalmente, bibliotecas. Recordo-me de um período, lá pelo ano de 2005, de ter tirado férias em Novembro e ter passado um mês inteiro indo todo dia à biblioteca do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), aonde eu lia e anotava várias coisas em um velho caderno de doze matérias. Nesse período eu também visitei muito a Gibiteca, onde conheci (E me foi apresentada) revistas em quadrinhos do Hellblazer, Watchmen, Monstro do Pântano e etc. Só que estes ambientes sempre foram uma fonte de inspiração que davam asas as mais intensas imaginações, era um momento da minha vida em que não se passava um dia sem que eu escrevesse algo nas folhas daqueles cadernos que sempre me acompanhavam, e o sossego no silêncio daqueles locais, me permitiam literalmente ouvir meus próprios pensamentos. Sinto que alí eu era uma pessoa diferente da que sou hoje, mais intensa e conectada com as coisas. Mas foi carregando comigo essa experiência e esse gosto por esses locais que eu visitava a Long Library de Castlevania de uma forma diferente, dessa vez observando atentamente os detalhes do ambiente, com os livros que repentinamente começavam a flutuar indo na direção do Dampiro, aqueles seres que flutuavam em agonia possivelmente trazendo uma maldição saída da mente de algum autor alá H.P. Lovecraft. 
Todavia, com a Forbidden Library, aonde será a nossa visitação hoje, não seria tão diferente assim. Mas tenham em mente uma coisa, explorar este lugar é puramente opcional. Mas qualquer jogador/explorador que se preze, principalmente aqueles que estão acostumados a desbravar jogos de RPG’s não poderiam deixar de dar uma passadinha num lugar desnecessários só para investigar qualquer novidade que haja por lá, em busca de itens e níveis de fortalecimento para seu personagem e seus Familiares.
Quando derrotados, os Schmoo deixam cair as Crissaegrims

Outro fator que qualquer pessoa poderia notar, são os inimigos que poderiam muito bem ter saído de alguma versão reimaginada de "O Mágico de Oz". Todavia, não deixe que os detalhes prosaicos desviem sua atenção aos elementos que realmente interessa.

Já que você não conta com o apoio do Master Librarian (Presente somente na Long Library), não vacile para inimigos como os Lions, que aparecem em grande quantidade, os Tin Men’s que quando derrotados eles se desmontam parcialmente, mas ainda podendo atacar seu personagem com uma salva de disparos, os Scarecrow que são corpos que presos em lanças ficam saltitando de um lado para o outro. Todavia, podem ficar tranquilos que aqui não há um chefe, mas há itens bons como Neutron, Taurolite, Bomb Resist Fire, Resist Ice, Resist Stone dentre outros. Aqui basta explorar, completando mapa (Usando inclusive o código de remover paredes), coletar os itens, ganhar uns níveis extras e se preparar para a próxima área aonde teremos um pouco mais de dificuldade.

Antes de passarmos para a próxima área, achei interessante comentar sobre as referências de O Magico de Oz (Não é de “Yoz” ^_^) presentes aqui no Castlevania. Primeiro de tudo é o fato de estarmos numa livraria possivelmente cheia de outras obras literárias e as referencias se tratarem justamente de uma obra literária. OK! OK! Isso não é uma justificativa tão forte assim visto que pelo jogo todo encontramos criaturas saídas de várias histórias sobrenaturais e mitologias diferentes (Uma das coisas que mais me atraem neste Castlevania). O Magico de Oz é uma um livro infantil extremamente fantasioso escrito por L. Frank Baum (15 de maio de 1856 a 6 de maio de 1919) publicado pela primeira vez em 17 de maio de 1900.
Interpretada por Diana Ross em 1979, Dorothy é uma tímida professora do Harlem em Nova York

A história nos apresenta a protagonista Dorothy Ventania (Dorothy Gale no original) que vive com os tios numa pequena fazenda do Kansas, certo dia seu cachorro Totó desaparece, fazendo a jovem se desesperar e sair a procura do cãozinho. Durante sua busca começa a cair uma tempestade, Dorothy encontra Totó e ambos se escondem num abrigo contra ciclones, a pequena casa é levada por um tufão que a lança para uma desconhecida terra distante, nisso a casa cai sobre uma perigosa bruxa, matando-a. Nesse momento aparecem alguns homenzinhos conhecidos como Munchkins que eram dominados por aquela bruxa, logo Dorothy é consagrada heroína, por ter matado a Bruxa Malvada do Leste, e desde aí começa a jornada de Dorothy em busca do Mágico de Oz, o único com poder suficiente para leva-la para casa. Durante sua aventura, Dorothy encontra alguns companheiros, cada um com um problema que poderia ser resolvido pelo poderoso mago, e é aí que entram as referências presentes em Castlevania Sinfonia da Noite.
Da esquerda para direita: Ted Ross (Leão Covarde), Diana Ross (Dorothy Gale), Nipsey Russell (Homem de Lata) e Michael Jackson (Espantalho) do filme The Wiz (de 1979)

Excetuando-se a ausência de Dorothy e Totó, os inimigos Lion, Tin man e Scarecrew fazem direta referência a romance de Baum, até mesmo algumas partes do cenário do “Wonderful Librar...” quer dizer “Forbidden Library” :-) lembram a estrada feita de tijolos amarelos que conduzem à Cidade das Esmeraldas

Lion como Leão Covarde: No game ele tem um pouco do comportamento arredio, afastando-se do personagem enquanto nos aproximamos dele. Também podemos fazer associação ao item que este inimigo “dropa”, o Fist of Tulkas, aparentemente vindo da Terra-Media concede ao usuário +35 de força (Muito embora a busca do Leão Covarde fosse coragem).

Tin man como Homem de Lata: Na literatura e filmes, o Homem de Lata é encontrado enferrujado, e sua busca é por um coração. As rodas presentes no inimigo Tin Man, poderiam ser referências aos Wheelers, presentes em “The Wonderful Wizard of Oz”.
Scarecrew como Espantalho: Aqui vemos refletido o comportamento dessa criatura que sai pulando para lá e para cá, como se não soubesse direito o que esta fazendo.
Ainda sobre o Scarecrow, um pequeno detalhe com outra criatura que fica vagando aladamente em algumas partes da Forbidden Library, que é o Schmoo que lembra muito o capuz de espantalho usado pelo vilão homônimo presente em Batman Begins:
Obs: Existem também outras aparentes referências, mas em outros cenários. Como os Cthulhu (Do Castelo Regular) que ao mesmo tempo é referência ao “Livro Proibido dos Mortos” de Howard Phillips Lovecraft também poderiam lembrar os Macacos Alados da Bruxa Má. Atentem-se a descrição dessas criaturas no livro dos monstros de Castlevania. ;-)
Bem, tendo concluído a Biblioteca Proibida, agora devemos alcançar a Black Marble Gallery, para isso, devemos sair da Forbidden Library e quando estivermos na Reverse Outer Wall, seguir para a porta com a aura avermelhada que estiver mais acima de todas, esta nos conduzirá para a Black Marble Gallery...
...que será aonde daremos continuidade a nossa aventura. Até lá, Vida Longa e Próspera!
\\//_

7 comentários:

  1. Estava ansioso esperando desde o último post da série, que bom que continua!
    Pena que não há tanta desconstrução, mas as curiosidades valem a pena para conhecer e estimular a jogar este jogo.
    Curto seu trabalho e apesar das adversidades, espero que continue fazendo o que gosta. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ainda não é o ultimo! A série ainda vai se estender por mais alguns posts...
      :-)

      Excluir
  2. Aprendi muita coisa lendo esse post. Altas referências.

    ResponderExcluir
  3. Realmente altas referências do jogo que nem imaginava existir! Parabéns pela pesquisa e aprendi muita coisa com esse post. Continue =) Quero mais posts assim! Grande Abraço. Ivo

    ResponderExcluir