24 de novembro de 2019

Eu não resisto a um prototype 001

(Conteúdos escondidos)
Desde quando saiu a versão prototype (Nov 3 1993) de Sonic the Hedgehog 3, eu me sentia dia após dia logo pra analisar todas as coisas ocultas na ROM, então, separei um final de semana só pra caçar uns códigos marotos e meter o “loko” olhando zona por zona. Então vamos ao que interessa, mas antes só avisando que eu farei esse texto em forma de série, como se fosse um diário de bordo, pois já que estou com pouco tempo pra fazer essas coisas, eu consigo trazer material mais curtos e melhores de ler sem prejudicar a empreitada a qual estou inserido no momento até Fevereiro de 2020. Então “vamo” que “vamo”:

O jogo já vem com uns macetes programados nele, por exemplo, por padrão o jogo já vem com uma tela de seleção de fases embutida nele sem precisar fazer nada, basta pressionar START na tela título e vualá:
A Mushroom Valley e Sandopolis não levam a lugar algum
Pressionando o botão “C” você pode determinar os personagens que você quer jogar no modo competição, para isso basta observar o contador sublinhado na imagem a seguir:
Sendo:
00: Para jogar com Sonic
01: Para jogar com Tails
02: Para jogar com Knuckles
Por padrão você joga com Sonic com Tails senguindo o ouriço, mas uma coisa bem interessante sobre isso é que você pode escolher o personagem que você quer jogar pressionando NA TELA TÍTULO
A + Start para jogar com Sonic e Tails;
B + Start para jogar somente com o Sonic;
C + Start para jogar somente com o Tails.
O Tails tem um padrão de voo meio diferente nesse protótipo, fora que ele não se cansa quando voa (E possivelmente nada)
O fabulosíssimo modo de edição pode ser realizado de duas formas (Sim! DUAS!), isso sem contar o uso do PAR code, para habilitá-lo, na tela de seleção de fase, você pode escutar os audios na seguinte ordem: 01, 03, 05, 07 ou então pressionar CIMA, CIMA, BAIXO, BAIXO, CIMA e CIMA na tela de apresentação, e em abos os casos você finalizar pressionando A + Start (E eu gosto de manter o “A” pressionado até aparecer a zona).
E para finalizar ao menos por hoje, podemos ouvir os sons 02, 04, 05, 06 na tela de sound test para adquirirmos TODAS as “Chaos Emerald”, todavia NÃO podemos nos transformar em Super Sonic.
Após a tela de título, surge uma pequena demonstração controlada pela CPU aonde o Sonic surge numa prancha de surf “invadindo” a Algel Sland:
Logo os gráficos ficam bugados possivelmente por conflito de programação dos objetos que surgem na tela. Assim que ele alcança a práia ele dá um pequeno salto, corre e se encontra com o Knuckles the Echidna.
E porque eu tô falando isso? Porque quando damos START no jogo, isso tudo não aparece, e se tentarmos retornar para a praia, o personagem irá cair e morrer, excetuando-se com o Tails, é claro. Mas certa vez eu consegui parir um código, acho que pro Sonic 1, que permite transitar entre controle da CPU e controle do "Player HUman", ou seja, o jogo entra na tela de demonstração e se ligarmos o código, assumimos o controle, ou então, se dermos Start e ativarmos a CPU control, o jogo segue controlado pela CPU. Eu posso tentar fazer algo desse calibre aqui e tentar assumir o controle do personagem no momento em que ele estiver na prancha de surf. Bem! Vamos jogar um pouco a Angel Sland Zone e relatar algumas observações:
Num dado momento, sem eu ordenar ^_^, o Tails apareceu e agarrou o Sonic pelas mãos e ficou voando. Aqui podemos perceber uma coisa diferente, o Sonic fica se balançando pra lá e pra cá enquanto esta agarrado no Tails. Existem diferenciações bem acentuadas no desenho das fases, mas uma coisa que me chamou a atenção é a ausência do argolão que ativa o bônus:
Aliás! Não dá pra entrar nem no bônus do post de check point quando estamos com um mínimo de 50 argolas:
Há sim! Nós temos um DROP DASH, para executá-lo, basta pressionar o direcional para cima e pressionar pulo, quando o personagem cair no chão ele dará um dash. Ao menos foi assim que eu entendi seu funcionamento. 
Outra coisa, quando avançamos nessa primeira antes de enfrentarmos o primeiro sub chefe, nos deparamos com essa barreira de rocha que na versão definitiva do jogo (Sonic 3 and Knuckles) pode ser arrebentada pelo Knuckles the Echidna:
O primeiro subchefe do jogo está nos esperando logo aí em cima
Mas se não temos o vermelhinho, o que acontece se formos por aí? Lembrando que se trata de um protótipo com zonas que não dá pra habilitar nem por código na versão final do Sonic 3 (Apenas). Mas vamos ver o que há além...:
Estamos seguindo por uma rota que é exclusiva do Knuckles
Existem as barreiras elevadas que o Sonic não consegue alcançar com seu pulo, mas o Modo de Edição nos ajuda nessa parte, e vamos mais em frente nesse alagado mortal sem fonte de ar brotando do chão. Até que eu me deparo com uma coisa que definitivamente não me parece normal:
Lembrou até uma fase do World of Illusion
Não sei se é em todo jogo, mas ao menos nessa parte, o Tails se recusa a entrar voando na água:
Agora nos deparamos com um cenário ao mesmo tempo bugado e incoerente:
Tem algo errado que não está certo aí nessa imagem
E nessa hora me vem algo a mente: Você começa quebrando as leis dos games e a CPU só te dando corda, dando corda, dando corda até "TOMA! ERA ISSO QUE TU QUERIAS?" (Resultando na imagem anterior). Bem! Cair seguindo a cachoeira sob a água é morte! Sim! Eu falei que era incoerente. :-p
E finalmente chegamos ao final dessa rota:
Por alguma razão, o Tails morre quando chega nessa parte
Então só nos resta usar novamente o modo de edição e subirmos para o piso superior e...:
...enfrentarmos o chefe de fase. Seguindo pelo percurso do Knuckles simplesmente pulamos um sub-chefe, e mesmo se dermos a volta por baixo e retornamos aonde ele fica, ele não estará mais lá. E esse bug do chefe de fase é só nessa parte mesmo, pois logo tudo se endireita:
A tática é a mesma para derrotar o Robotnik. Aliás! Num dado momento, seguindo pela rota normal, você pode pegar um escudo de fogo, infelizmente ele não possui o ataque especial e nem deixa o personagem imune a fogo. E finalmente ao derrotarmos o cientista louco do bigodão, o Knuckles não aparece:
A ponte nem se parte e a fase se encerra escurecendo e entrando na próxima zona. E assim eu concluo esses meus relatos, da próxima vez irei analisar a próxima zona que é a HydroCity Zone e quem sabe já deva ter alguns códigos prontos. Até a próxima, Vida Longa e Próspera.
\\//_

    

2 comentários:

  1. Adorei Yoz! Continue o bom trabalho! Acho muito da hora avançar em uma parte com um personagem que não poderia!

    ResponderExcluir