4 de janeiro de 2016

Cuidado: Veneno mata!

F.A.N.G. — Street Fighter V

Talvez não sejam personagens tão valorizados quanto deveriam ser, mas eles estão aí até hoje e ocupando mais espaço nos games. O tipos venenosos ou que possuem essa especialidade, são peculiares, mesmo tendo uma classe definida, ainda assim, eles podem pertencer a outra sem problemas, como lutadores, assassinos, magos...
Atualmente, ele foi implantado em Street Fighter V, não é novidade alguma possuir personagens desse tipo em jogos de luta, no entanto, sua característica no jogo está, digamos assim, destacada. Seja na cor, no designer dos ataques e até mesmo na personalidade. Eu gostaria até de citar alguns, mas quando vou procurar por veneno, poison, venom..., aparece de tudo, de super heróis a transexuais. Como eu havia dito antes, apesar do veneno ser conveniente, não me parece tão popular assim.
Quando saiu o trailer de Street Fighter V, li muitos comentários sobre o visual, personalidade e movimentos de F.A.N.G., muitos estavam criticando por isso e aquilo, mas percebi que não prestaram atenção no seu “veneno”. Pois é, agora imagine isso em uma jogo de luta, que estrago não fará, levando em consideração seus incríveis combos? Eu particularmente, achei o personagem muito bom, trouxe uma nova perspectiva ao jogo, um enredo inédito a ser explorado, sem perder sua essência do que a franquia oferece.

Lunara — Heroes Of The Storm
Nos jogos de MMORPG, esses venenosos possuem seu lugar de destaque nos personagens de classe Ladino e Mago. Em World Of Warcraft, possui-se até mesmo personagens ícones para tal elemento como Valeera Sanguinar... Mas quem está em destaque agora, levando o título de WoW ao jogo de MOBA da Blizzard — Heroes Of The Storm, é Lunara, a primogênita de Cenarius. Uma assassina que usa de veneno para derrotar o adversário. E posso dizer que apesar dela ser bastante frágil, ainda assim, consegue fazer bastante estrago prejudicando o time inimigo com um veneno contínuo, que ainda causa desaceleração. Em jogos de MOBA no geral, eles são personagens que em seu lugar reservado em especial e facilmente serão encontrados. Um Speed Attack é fundamental a eles, por causa de sua (na maioria das vezes) fragilidade, precisam atacar muitas vezes em pouco tempo para conseguir acumular no adversário uma quantidade nociva de veneno, que faz com que o deixe destabilizado durante uma possível Team Fight. Então, quando você olhar um venenoso nessas partidas, vai sempre perceber eles indo e voltando. Pode parecer que não estão participando, mas pelo contrário, eles estão fazendo seu "estrago" na surdina.

Koffing — Pokémon
Mas o que me chama a atenção, sempre foram os Pokémon. Sempre achei muito bem feito seus visuais e ataques em relação a seus tipos. Eles não se limitam apenas ao veneno, em si, mas também possuem características prejudicais que podemos fazer relação ao veneno. Mesmo que estes mesmos não sejam do mesmo. Eu não acompanho tanto a franquia, mas sempre procuro estar a par dos tipos novos de venenos que aparecem. Outra coisa que eu acho interessante nos ataques venenosos dos Pokémon, são que eles aumentam o dano conforme os turnos vão se passando. Nos RPG’s que jogo, o dano é sempre o mesmo a cada rodada. E essa coisa de ter o aumento periodicamente, se pararmos para pensar, é bem válido e poderia servir de exemplo para os “outros”.


Há momentos que o veneno aparece de forma inusitada, ele não te ataca diretamente, não está incrustada na arma de um oponente, mas sim, dentro de baús, em armadilhas nos pisos e até em poções ou alimentos. Existe sempre o elemento surpresa em dungeons, quando é preciso diminuir o seu HP. E como ele aparece do nada em algumas circunstância, pode também se comportar de maneiras diferentes. Com aqueles contínuos que mesmo após as batalhas estão te levando à morte, ou então, te paralisando em uma batalha e deixando-o inapto na partida até a morte de seu personagem. Já vi até alguns que impedem de ganhar EXP depois das batalhas. E um detalhe entre os personagens assim, são que eles, visualmente, não possuem “meio termo”, ou eles são estilosos ou são muito estranhos. Os "bonitinhos" chegam a atacar até com rosas, enquanto seus opostos vomitam ou chegam até a defecar, se for preciso.
Se eu tivesse que categorizar os venenosos, eu diria que eles são a junção de Assassino + Suporte. Eles são o tipo de adversário que se você não está preparado para enfrentar, vai ser prejudicado indiretamente, e pode até obter a vitória, mas vai pagar um preço alto por ela quando os enfrentam. Talvez nem chegue a tal, como em geral acontece, pois as vezes (já visto) morre-se logo após de conseguir derrotar um ou um time que o possua. A melhor coisa a se fazer é possuir um bom healer, ou um assassino que tire ele da jogada de vez.

7 comentários:

  1. Excelente texto Vagner! E F.A.N.G mostrando que veneno é o poder! \o/ kkkkk Gostei muito do assunto abordado Vagner, pois veneno nos games é algo comum, mas pouco falado. E neste texto foi muito bem abordado.

    ResponderExcluir
  2. apoiado o Samurai Nihou, achei muito interessante esse texto. e depois de ler vou ficar a boa distancia de inimigos venenosos ou ter muito antidoto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No RPG de mesa que jogo atualmente sou um Poison e aliados e inimigos até mais fortes que eu tremem pois sabem do perigo.

      Excluir
  3. Ótimo texto! Como fã de RPGs, sempre vi esse tipo de personagem mas nunca vi algo tão detalhado falando sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. cara, queria sugerir pra voce desconstruir o megaman 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O megaman 8 só tem pra Play1 e SEGA Saturn, né? É uma boa sugestão, alguma coisas especifica que você queira que eu olhe?

      Excluir
  5. Muito bom o post!
    Tem jogo que quando um personagem é envenenado, dá desespero! Se não tratar logo, é morte na certa!
    Veneno mata mesmo! rs

    ResponderExcluir