10 de agosto de 2016

Mighty Morphin Power Rangers (Desconstrução da versão SNES)

Ultimamente eu tenho separado parte do meu tempo livre para assistir aos episódios de Kyouryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー) em paralelo a Mighty Morphin Power Ranger (パワーレンジャー), e confesso que não apenas sou remetido ao passado em minha própria época de estudante do final do nível primário como também os próprios games em si reforçam boas lembranças também dessa época nas locadoras de games. Então, resolvi dar um tempo de três (3) dias num big projeto a qual estou a eras tentando concluir e me desestressar um pouco Desconstruindo a primeira versão de Power Ranger do Super Nintendo. Vamos ver o que se descobriu neste game?
E não é que eles meteram o "Go Go Power Ranger" na música de abertura?
Quando eu inicio a desconstrução de um game, geralmente eu começo procurando códigos com funções básicas que normalmente podem ser encontrado em qualquer site de Pro Action Replay Codes, como life, vidas e etc. Resolvi declinar das visitas a esses sites e construir eu mesmo do zero a minha própria base de códigos.

Os primeiros deles (Básicos) são:
7E04C0FF = Life máximo. Todavia o valor Defaut básico para a quantidade de life é decimal 112 (Sim! Dá para se quantificar mesmo sendo em forma de barra de life) com um Hexadecimal final 70 ficando 7E04C070;

7E04C2FF = Power do Mega Zord no máximo. Muito embora eu tenha colocado o valor FF (255 valor decimal) o máximo normal do game é 70 (Decimal 112);

7E04F209 = 9 Vidas (Obs: se o valor de 09 for ultrapassado, o marcador de vida ficará bugado);

7E04F4FF = Ativa a Bomba quando estiver morphado.

Modificador de personagens: Agora vamos passar para alguns códigos com efeitos um pouco mais agressivos, sendo que o primeiro deles que eu gostaria de demonstrar é o código modificador de personagens:

7E0C8AXx = você substituí os dois “X’s” (“Xx”) por (A seguir lista dos personagens):

00 = Jason Lee Scott;
01 = Billy Cranston;
02 = Kimberly Ann Hart / Kim;
03 = Zachary Taylor / Zack;
04 = Trini Kwan.

Obs: Do 04 em diante teremos transformações especificas dos personagens (Como se houvessem 10 personagens totais em vez de 5 que se transformam).
Para ficar com a paleta de cor bonitinha, foram necessários muitos códigos. Mas pode usar o código 7E0CC421 para fazer a imagem do Ranger piscar e depois basta desligar o código para normalizar a paleta de cor do personagem.

Vamos prosseguindo nos valores hexadecimais:

05 = Ranger Vermelho;
06 = Ranger Azul;
07 = Ranger Rosa;
08 = Ranger Preto;
09 = Ranger Amarela.
Se ultrapassarmos este valor, teremos coisas assim como recompensas:
Não! Nada de personagens secreto nem muito menos um necessário Ranger Verde

Obs: Todos os modelos dos Power Rangers derivam de uma mesma base desenhada modificando somente a paleta de cores e as armas do poder que eles usam quando estão transformados:
Sprites capturado por Sam do Spriters Resource

Reclamação desabafatória do Yoz: Pow! Você joga esse Power Ranger até partes bem avançadas da série Mighty Morphin e não aparece nem a sombra do Thomas Oliver / Tommy / Ranger Verde! :-\ Já que usaram o mesmo molde de um personagem só mudando as cores para criar os demais (Não é a toa que ambas as Rangers tem corpo bombado) poderiam ter inserido o Green Ranger e, porque não, o incrível Dragon Zord.

Código Expresso: O código base é 7E0260Xx sendo que os “X’s” devem ser substituídos por (Lista de fases e subfases):

00 = Leva pra lugar algum. Um grande vazio escuro que nada consegue penetrar. :-)
01 = Eu fico me imaginando o que você poderia fazer com um código que leve para a primeira tela da primeira fase de um game;
02 = Segunda tela da Área 1:

03 = Chefe de fase = Bones:

04 = Primeira tela da Área 2 (Password: 3847):

05 = Segunda tela da Área 2:

06 = Terceira tela da Área 2: (Sem música)

07 = Chefe de fase = Gnarly Gnome:

08 = Primeira Tela da Área 3 (Password: 5113):

09 = Segunda tela da Área 3:

0A = Terceira tela da Área 3 (Sem música):

0B = Chefe de fase = Eye Guy:

0C = Primeira tela da Área 4 (Password: 3904):

0D = Segunda tela da Área 4:

0E = Terceira tela da Área 4 (Sem música):

0F = Chefe de fase = Genie:

10 = Primeira tela da Área 5 (Password: 1970):

11 = Segunda tela da Área 5:

12 = Terceira tela da Área 5:

13 = Chefe de fase = Dark Warrior:

14 = Área 6 com MegaZord enfrentando Mutitus (Password: 8624):

15 = Área 7 com MegaZord enfrentando Cyclopsis (Password: 2596):

16 = Assiste ao final do game:

17 = Final da primeira tela da Área 1, mas o jogo não pode ser prosseguido normalmente mesmo tendo o evento da aparição do chefe de fase.

18 = Do Hexadecimal 18 em diante tudo o que se encontra são telas escuras ou bugadas e jogo travado em seguida, quando não é uma tela escura tocando alguma música da apresentação ou de fase. Mas só informando que eu não cheguei a percorrer todas as 255 possibilidades de expresso, portanto, quem quiser testar, sinta-se a vontade, e se descobrirem algo mais, me falem que eu adiciono uma atualização no post creditando a descoberta ao descobridor. ;-)

Pluguem o segundo controle: Não! Infelizmente não é para jogar com Dois Rangers nas fases comum. Todavia, existe a possibilidade de se jogar em dupla, ao menos um contra o outro usando o Mega Zord, Mutitus e Cyclopsis.

Special Fight 01: Batalha entre Megazord (Joystick 1) contra Mutitus (Joystick 2): Password 0411

Special Fight 02: Batalha entre o Megazord (Joystick 1) contra Cyclopsis (Joystick 2): Password 1007

Special Fight 03: Batalha entre o Megazord (Joystick 1) contra Cyclopsis dourado (Joystick 2): Password 1212

Obs: Como não encontrei nada de oculto ou diferente, resolvi deixar apenas as Passwords por serem mais práticas de serem inseridas.

Alguns experimentos em pontos específicos:
Enquanto rastreava os códigos, acabei aproveitando pra fazer alguns experimentos especiais, o primeiro deles é o de enfrentar os chefes SEM estar morfado, que por sinal quase nunca acontece na série Power Ranger já que os Rangers em sua forma humana parecem ser tão frágeis quanto uma criança, diferente dos Zyurangers que quebram o pau mesmo sem estarem transformados. Portanto, resolvi realizar alguns testes enfrentando alguns chefes sem estar morfado, e o resultado me surpreendeu bastante.
Em alguns casos o chefe até se torna mais fáceis, mas quando derrotados, o jogo trava na tela de password. Expandindo mais a experiência, resolvi investigar se os personagens DESTRANSFORMADOS possuem as mesmas habilidade de sua versão “humana”. Vamos aos casos.

Rangers em sua forma humana não conseguem se pendurar: Talvez pela falta de luva que evitaria machucar as mãos? :-)

O que será que pesa mais, um boneco de massa ou um banco de praça?: Pessoalmente eu teria muita dificuldade de suspender um banco de praça e arremeçá-lo no agressor como os personagens fazem no game, mas não é de todo impossível. Mas quando chegamos até esses bancos, já estamos morfados em Rangers, portanto a imagem a seguir jamais poderia ser vista.

Verdadeiros Street Fighters em fase de bonus: As vezes eu me espanto com certos efeitos alcançados nos games se comparado a vida real. Por exemplo, se eu der um murro na lataria de um carro, a primeira coisa que eu vou conseguir é um punho inchado. Mas as formas humanas dos rangers fazem o que nem suas versões morfadas conseguem: Socar o carro usando os próprios punhos vistos que os rangers morfados usam suas Power armas quando atacam. E o pior! Golpeiam os veículos até eles explodirem e não sofrer nenhum arranhão mesmo estando próximo da explosão.

Rangers em sua forma humana não sabem ficar de quatro como cachorro: Deveria até ser mais fácil para um Ranger destransformado, ou desmorfado, ou destransmorfado, ou o que quer que seja ficar engatinhando por um vão estreito. Mas eles não fizeram nem a animação, muito menos a função.
Essa é a razão pelos caminhos do Ranger NÃO morfado ter rotas bem altas e desprovidas de um nível de água elevado:

Rangers em sua forma humana não sabem nem o nado cachorrinho: Outro fator inadmissível é o fato dos Rangers NÃO morfados NÃO saberem nadar. Bem, ao menos eles não tem animação de nado.
Aliás! Uma coisa que sempre me incomodou é o fato de não podermos nos defender enquanto estamos nadando, mas os bonecos de massa da Rita Repulsa podem caminhar normalmente como se a água não existisse:
É claro que com o poder do Action Replay podemos usar o código 7E01EE02 para anular o efeito da água sobre o corpo de um Power Ranger para detonar e arrasar os coitados.

Mas se isolássemos esse efeito para ser usado em outro momento do game?
Basta usar o código 7E1623C7 para isso. Mas é inútil, serve apenas por experiência e curiosidade ou para criar um “o que há de errado com esta imagem”, fora que o código é instável e pode acabar travando seu game.

Tela oculta de Sound Test: Através do código 7E000E26 você pode ativar uma tela onde poderá ouvir as músicas do game.
Segundo minhas pesquisas, esta tela é “exclusiva” da versão européia e japonesa acessível pela seqüência: Segurar “Select” e pressionar A, A, A, A, B , B , B , B, X , Y, X , Y, X , Y, X , Y. Mas podemos ver a mesma usando o código 7E000E26.

Enfrentando os monstros gigantes com os próprios punhos: Essa é pra se sentir realmente poderoso, só que este código tem um efeito tão agressivo que é capaz de travar o game, e por isso ele serve só de curiosidade. Ao chegar nas batalhas onde usamos o Mega Zord, use o código 7E0C8000, desligue-o assim que a mudança ocorrer, isso fará com que o Mega Zord seja substituído por um Ranger de Carne e osso.
Não foi possível usar o efeito contrário para por um MegaZord andando pelas ruas enfrentando Bonecos de Massa. Os efeitos colaterais são tão violentos ao sistema do game que por mais que você vença a batalha esta ficará travada sem poder prosseguir. Isso sem mencionar que nem é divertido, visto que o personagem nem consegue se movimentar direito e há um efeito de colisão ofensiva que atrapalha bastante.

Alguns pensam que por eu falar com naturalidade nas redes sociais sobre as minhas aventuras nos códigos dos games, isso implicaria dizer que é algo fácil de fazer. É tudo, menos fácil! Nem sei por onde eu começaria se fosse ensinar o processo todo que eu adoto, porque cada caso é um caso, cada console e game tem sua linguagem de programação própria. Mas uma coisa é certa: “Rastrear códigos me traz um bem terapêutico”, pois as vezes eu fico preso naquilo consequentemente anulando a existência do mundo ao meu redor.

Saindo do game para as telas de cinema de 2017:
Antes de concluir este texto, gostaria de falar um pouco sobre algo que tem me chamado muito a atenção, o Remake do filme dos Power Rangers que, por incrível que pareça, a história será centrada no período inicial dos Mighty Morphin Power Rangers exibida em 1993. 
Ranger Vermelho de DavidRapozaArt

A história contará com uma maturidade no drama, com direito a personagens adolescentes problemáticos, alguns rebeldes, outros sarcásticos com dificuldade para se socializar, mas aparentemente todos procurando um sentido em suas próprias vidas.
Mas me digam uma coisa, que Rita Repulsa é essa?: 
O elenco já foi definido, e a estréia deste longa metragem esteja marcada para o início de 2017 nos EUA. Embora eu esteja muito curioso para saber como este filme se desenrolará, confesso também que estou com um pé atrás. Todavia, separei DOIS vídeos que eu julguei interessante pô-los aqui, respectivamente um Remake não autorizado construído sob uma excelente produção de Joseph Kahn...

…e o episódio 15 do Super Power Beat Down mostrando um crossover onde o Ranger Verde interpretado pelo próprio Jason David Frank como Thomas Oliver / Tommy lutando contra o Ryu do game Street Fighter:

Cliquem AQUI para ir ao ponto realmente interessante.

Mas se você ficou chateado com o resultado da batalha, assistam ao vídeo a seguir com o final alternativo:


Sendo assim, encerro este texto desejando Vida Londa e Próspera a todos, esperando que tenham apreciado a Desconstrução do mesmo modo como me diverti ao fazê-la.
\\//_

12 comentários:

  1. Olá Yoz, suas desconstruções são sempre fantásticas (precisa terminar a o SoTN heim!) Não sabia que estavam filmando um Remake do filme dos Power Rangers. Sou (fui) grande fã da série nas primeiras temporadas e joguei muitos seus games nas mais diversas plataformas (SNES,GBA, Mega Drive, Game Gear).

    Deveria ter feito a desconstrução da versão Mega Drive, lá tem Ranger Verde, Ha! mas enfim ...

    Old-Hutter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Old-Hutter, que bom que você não abandonou o blog ^_^ eu já andei fuçando a versão do Mega Drive só pra testar algumas coisas, e eu optei fazer essa do SNES porque a de Mega será uma matéria bem especial.
      ;-)
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Muito bom manolo, qual vai ser a próxima?

    ResponderExcluir
  3. Oi como faço para o ranger ficar de quatro.. nao consigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale muito a pena tentar, POR código o personagem não se sustenta por muito tempo nessa posição.

      Excluir
  4. Show de bola!!!!! Adoro os jogos de Power Rangers do SNES, muito bacana seus achados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei fazer um vídeo jogando com o Power Ranger contra o Multitus, mas nem consegui fazer o personagem bater no chefe kkkkkkkkkkkkkkk devo estar errando a hora de desativar o código

      Excluir
    2. Não esta errando não! É porque alí buga feio mesmo.
      ^_^

      Excluir
  5. vc conhece o The Cutting Room Floor? Tem muito conteúdo bacana lá que com seu conhecimento talvez vc pudesse adicionar. Por causa de lá encontrei um gráfico do Goldar que nunca tinha visto no Object Viewer do Power Rangers The Fighting Edition, além de poder ver o Obj Viewer do The Movie de SNES. Esse jogo aí do post será que não tem um também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço sim, inclusive eu deu uma pesquisada nele sobre esse jogo, mas resolvi somente produzir o conteúdo do meu próprio punho mesmo.
      Obrigado pelo comentário, fica sempre de olho que eu tô louco pra fazer um vídeo baseado nesse material aqui.
      ;-)

      Excluir