30 de novembro de 2016

2 Anos Desconstruindo um Retro-Gamer perto de você

Na noite de 30 de Novembro de 2014, ia ao ar o meu blog, o Gamer Desconstrutor. Sua proposta era simples, trazer informações desconstrutivas sobre jogos de vídeo games, em outras palavras, textos MOSTRANDO e ENSINANDO a provocar comportamentos atípicos em jogos eletrônicos predominantemente antigos. Se em 1 ano fizemos muito, em 2 não poderia ser diferente, são mais de duzentos e cinquenta (250) postagens variando dos mais seletos assuntos em vez de somente Desconstruções, e confesso que foi além do esperado e menos que o desejado (Porque já era para eu ter aberto este espaço há muito mais tempo). Além do esperado porque quando eu criei o Blog, meu intuito era o de levar uma carga pequena de postagens, apenas Desconstruções, apenas me divertir sem compromisso, visto a criação de material sobre o assunto tratado é complicado de ser produzido.

Só que três coisas acabaram acontecendo, primeiro que o Gamer Desconstrutor se tornou um escapismo maior do que eu esperava e eu acabei me divertindo muito produzindo textos de teor não Desconstrutivos, segundo que eu instintivamente assumi o compromisso de sempre alimentar o blog com um (1) post regular mínimo por semana, e terceiro que acabei realizando parcerias com canais de grandes amigos como o Velberan e o Juan/SnesTalgia e isso exigiu de mim um retorno bem maior. 

Não Teremos Personagem do Mês este Mês?
Este mês resolvi acumular várias coisas num mesmo post, a primeira delas é sobre o personagem do mês que normalmente faço a cada mês lá para a nossa comunidade Retro-Gamers Brasil G+, só que não tivemos enquete, mas sim uma arte especial em pixel comemorando o Natal, que é a imagem de abertura deste post. Também não teremos making of, ao menos não do modo como você, leitor do Gamer Desconstrutor, esta acostumado em vez, assistam ao vídeo a seguir para entender:

Como já perceberam, resolvi GRAVAR eu mesmo montando o quadro, e assim dar uma palinha PRÁTICA de como eu faço essas coisas. Não sei se ainda continuarei fazendo dessa forma, só o tempo dirá, espero que sim pois apesar dos pesares, gostei muito do resultado.

O que tivemos durante o final de 2015 e a maior parte de 2016
Foram tantas coisas que seria complicado mencioná-las uma a uma, mas ainda em Dezembro de 2015, o nosso amado blog passou por uma reestruturação sobre tamanho de textos. Mas foi ainda em 2015 que eu dei início a uma série de postagens sobre o Castlevania Symphony of the Night que embora ainda esteja em progresso, vocês podem acessar pelo SEGUINTE LINK, mas o ano de 2015 não poderia nos deixar sem antes trazer a vocês um grande presente para a nossa comunidade sobre Phantasy Star, que é a tradução da versão Generations de Phantasy Star I pra Playstation 2.
Também podemos mencionar textos em destaques como o da Lady Bug - A Primeira Personagem Feminina Dos Games, a entrada do Gamer Desconstrutor em outras redes sociais visando melhorar a divulgação dos textos postados aqui, o que aliás, uma das coisas mencionadas nesse post foi a abertura do canal do Gamer Desconstrutor, só que na época este canal serviria apenas como um armazenador de vídeos gravados por mim mesmo ou não para demonstração de efeitos de códigos nos jogos aos quais estarei Desconstruindo.

Entretanto...
Entretanto...
Entretanto...
^_^
Resolvi dar outra vida a este canal, e agora irei trabalhar em vídeos narrados por mim, alguns até com uma produção mais dedicada, e isso inclui url personalizada https://www.youtube.com/c/GamerDesconstrutor e até monetizei o canal e me tornei um parceiro do YouTube para ver se eu ganho um troquinho fazendo aquilo que tanto amo, se duvidam, basta olharem o primeiro vídeo narrado por mim no canal:

Eu sempre costumo dizer que toda vez que ouço a minha voz gravada, sinto a incontrolável vontade de pedir desculpas à todas as pessoas com as quais converso pessoalmente, mas com o tempo pretendo melhorar isso para que em breve possamos ter mais vídeos produzidos. E se você esta se perguntando a razão de eu dado esse passo com o uso de um canal, a resposta é bem simples. Vivemos em uma época em que as pessoas estão se sentindo mais atraídas por vídeos em canais do YouTube do que por textos em blogs, na verdade o teve seu auge na blogofera lá pelo no de 2008 por aí, então, nada mais natural do que dar este passo ampliando os horizontes de acesso do blog através do canal. NÃO vou matar o blog não, se é isso que estão pensando, na verdade eu me expresso melhor com textos do que com vídeos, mas o canal funcionará mais ou menos assim: Eu produzo os textos sobre Desconstrução para o blog e faço a demonstração em vídeo narrado por mim, na descrição do vídeo terá o link para o post que virá mais detalhadamente, será uma relação simbiótica.
Deseje-me sorte!
Tivemos muitos personagens do mês, o que por sinal a primeira imagem deste post faz parte do nosso voto de feliz natal que eu fiz para a nossa amada comunidade Retro-Gamers Brasil G+.
Outro post que eu considero importante foi sobre a descoberta de uma mensagem secreta de Yuji Naka no Sonic The Hedgehog 1
Houveram outras coisas, como o Star Wars + Mario Kart = Star Kart, 5 Jogos de Game Gear que valem a pena jogar, a desconstrução do Super Mario World do SNES que foram divididas em três partes
Em meio a eles tivemos um texto do Glefferson falando sobre a The Sunken Ghost Ship: O mistério do navio naufragado de Super Mario World e sua revelação. Por sinal, outro texto do mesmo autor, Glefferson, que eu considero importantíssimo é referente as diferenças entre o Sonic The Hedgehog de 8 bits em relação ao de 16 bits, vale muito a pena conferir, por sinal um que eu gostei de mais foi o texto em que o Glefferson declara seu amor pelo Super Nintendo. Existem outros textos que normalmente tem uma boa aceitação, como por exemplo o 5 jogos de Game Boy, 5 Jogos de Gameboy Advance que precisam ser jogados, 5 Jogos de Nintendo DS que precisam ser jogados todos escritos pelo meu amigo Eric Mascarenhas.
Tivemos também um grande achado, que foi o Prototype TV Game Machine, um “Playstation” que a Sony jamais lançou. O meu amigo Kurt Hectic fez uma série genial sobre a Trilogia MegaRace que você confere clicando em:
E se você é um daqueles haters loucos que abominam o Atari Jaguar podem ler as impressões e crítica do Gleferson sobre o assunto CLICANDO AQUI. Algumas coisas realmente marcantes (Tanto pelo lado bom quanto pelo ruim) também ocorreram em 2016, como a chegada da Old!Gamer do MASTER SYSTEM, do PLAYSTATION 1 e a perda de um grande amigo da época de adolescente.
Também dei dicas para você que é desenvolvedor de fangames com o post Dica para VOCÊ desenvolvedor de games. Também encontrei informações sobre o Traduzindo da versão japonesa de Final Fantasy VII, assim como informações sobre o Protótipo de Ecco 2: Sentinelas do Universo para Dreamcast, também me deparei com um jogo que me fez lembrar COMO EU IMAGINAVA O FUTURO DOS GAMES NO PASSADO.
Há muito tempo eu havia planejado escrever um texto sobre a minha opinião acerca do Phantasy Star III, até que em Julho de 2016 fiz o post com o nome de Phantasy Star III Opiniões e Desmistificações . O Sotério finalmente resolveu escrever um texto para a corrente dos três RPG’s para o Desconstrutor, :-) que você CONFERE CLICANDO AQUI, o que me faz lembrar que o MEU texto sobre o mesmo assunto esta parado e preciso retomá-lo. :-\ e também fez outro texto com o título JOGUE RPG #1 - Nome de Cantora, Jóias e Bonecos e o Salvador da América. Em Julho fomos agraciados pela presença do Museu do Video Game Itinerante, por sinal, eu upei um vídeo para o meu canal, mas por causa de umas músicas ao fundo, acabou dando bronca, então eu resolvi upar o vídeo novamente mas tratando algumas coisas no áudio para não dar problemas novamente. Confiram o vídeo a seguir:
<center>VIDEO DO MUSEU DO VIDEOGAME ITINERANTE</center>
No dia 23 de Julho surgiram inesperadas novidades sobre SEGA e Sonic com Sonic Mania, posteriormente fiz um texto com o título de Mighty Morphin Power Rangers (Desconstrução da versão SNES) que eu estava protelando muito para lança-lo. E coisas mais simples como Quanto você pagaria por este relógio? vale muito apena conferir este texto.
Tivemos também um papo de colecionador, assim como um Pokémon GO para VMU do Dreamcast, por falar nisso, fiz um texto sobre o aniversário do Dreamcast. A minha talentosa amiga Demi Goldheart fez uma arte tão incrível do personagem Searren Type 386 do Phantasy Star III que fiz questão de CRIAR UM POST SÓ PRA ISSO. Em fim, saíram tantas coisas que fica até complicado de mencioná-las todas, por sinal nem sei como farei no próximo ano. Mas tivemos Nintendo Switch - Um universo de possibilidades, Lazarus - Retro Gamer + galeria de fotos, a opinião do Yuji Naka sobre o preço do Mega Drive da TecToy, a desconstrução de um jogo chamado Time Trax para Mega Drive que nunca foi lançado, meu texto sobre os códigos expressos do Sonic The Hedgehog 1 do Mega Drive e a Desconstrução do Mario Kart 64 que rendeu um divertidíssimo vídeo pro canal SNESTALGIA.
Mas e aí? Vai ficar “só” nisso?
Bem, não, :-) além do canal, estou trazendo uma nova reformulação ao blog, nada muito grandioso. Para garantir que fique claro quem é o autor de um determinado post, pedi para o meu amigo Glefferson preparar uns quadros com fotos e falando um pouco sobre cada autor, este ficará ao término do post deixando bem claro quem escreveu o mesmo. Por enquanto é só isso, além das minhas felicitações ao blog e deixo também meus mais sinceros agradecimentos e admiração aos colaboradores que tem me ajudado muito a tocar este espaço retro-gamístico virtual pra frente, e desejo Vida Longa e Próspera à Todos nós!
\\//_

6 comentários:

  1. Realmente esse blog foi um das melhores coisas que encontrei na internet. Mesmo eu não acompanhando com frequência, sempre que eu posso eu dou uma passada aqui pra ver as matérias. Ainda tem muita coisa que eu não li, mas pretendo ler, como a série de desconstrução do Castlevania Symphonie of the Night, que é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos (e o primeiro da série que eu joguei). Ainda mais agora que eu encontrei uma rom japonesa com os textos totalmente traduzidos em português.
    Agora que eu estou terminando a faculdade, eu pretendo dedicar um tempo às jogatinas. E, se eu conseguir, jogar algum Phantasy Star. Tive interesse nesse jogo depois de acompanhar a série feita pelo Velberan e ver algumas postagens aqui, que consequentemente me levaram a conhecer o grupo Retrô-Gamers Brasil onde achei mais coisas. Os únicos que eu joguei foram o Online, do Dreamcast, e o Ambition of Illuminus, do PS2.
    No mais, só tenho que parabenizá-lo por seu trabalho e torço que essa vontade de produzir não acabe.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Daire, fico muito feliz em ler seu comentário, esse com certeza é um dos melhores retornos em relação ao que fazemos aqui no blog. Por sinal estou tentando manter um mínimo de 1 post por semana normalmente às quartas-feira. A série Castlevania deu uma breve paradinha por conta de coisas mais urgentes em relação ao Canal do Gamer Desconstrutor, mas breve irei retomar. Sobre os Phantasy Star clássicos, jogue mesmo, pois vale muito a pena, inclusive temos a versão traduzida pra portuga a versão Remake para Playstation 2 do primeiro Phantasy Star. Qualquer dúvida, é só me perguntar.

      Excluir
  2. J.F. Souza,

    Parabéns pela data!

    Gostaria de me tornar parceiro do seu blog.

    Já adicionei seu link a minha lista de blogs sobre games.

    abç

    ResponderExcluir
  3. Orra, eu demorei quase um mês pra ver isso, mas parabéns atrasado pelos dois anos de blog! \o/
    Que venham muito mais cheios de curiosidades e as desconstruções malucas que vc gosta de fazer, Yoz!
    Bora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo as coisas vão melhorando por aqui...
      Muitas notificações atrasadíssimas!
      :-\

      Excluir