25 de dezembro de 2016

Incrível e Poderoso Mega Drive

Poucas pessoas devem se lembrar de um comercial criado pela Tec Toy no início da década de 1990 sobre o primeiríssimo Sonic The Hedgehog para o Mega Drive, na época vários produtos da representante da SEGA no Brasil pareciam disputar contra a Estrela uma conhecida e tradicional já estabelecida fábrica de brinquedos do Brasil (Eu ouvia muito meu pai falar sobre a qualidade dos brinquedos dela). Lembro-me de ver inúmeros comerciais de produtos dessas duas empresas alternando entre si nos reclames da TV. Mas, voltando ao comercial do Sonic, havia uma frase marcante dita no mesmo que era mais ou menos assim: "O incrível e poderoso Mega Drive", isso despertou em mim uma paixão avassaladora por esse console logo a primeira vista, me deixando louco de vontade de jogar o primeiro Sonic 16Bits num poderosíssimo Mega Drive. Com o anúncio da TecToy sobre o relançamento do Mega essa paixão reacendeu novamente, entretanto algumas informações técnica sobre incompatibilidades acabaram me fazendo desanimar sobre esta versão especifica do console “re-trazido” à nossa nação tupiniquim pela TecToy.




Todavia, se até os japoneses acharam ele caro, porque não tentar investir no modelo que eu sempre quis possuir, o verdadeiro, o primeiro, o único, o original? No texto de hoje, além de compartilhar com vocês essa minha recordação com o console e narrar a minha primeira jogatina com Sonic 1, além de comentar, é claro, sobre a aquisição que fiz, também estarei preparando uma imperdível Desconstrução MUITO, mas MUITO especial sobre o primeiro jogo do mascote da SEGA, aonde eu trago coisas que você jamais viu nesse game. Não se acanhem! Cliquem no título deste texto e compartilhem comigo esta grande felicidade sobre a realização deste grande sonho infantil.

Há! E não deixem de se inscreverem no meu canal https://www.youtube.com/c/GamerDesconstrutor

O Incrível e Poderoso Mega Drive:

É fácil narrar uma doce e bem antiga recordação quando as palavras brotam do fundo do coração. Era próximo do final do ano de 1991, eu com apenas 12 anos de idade me encontrava parado, paralisado, hipnotizado, enfeitiçado e apaixonado diante das mágicas imagens sendo exibidas num tubo de imagem de uma velha TV Colorado RQ (Possivelmente modelo Iguaçu). Um ouriço azulado corria, rodopiava e fazia Loopings de tirar o fôlego em cenários que mais pareciam estar vivos diante dos meus olhos, ao seu final o narrador dizia “Chegou o sucesso super Sonico do Mega Drive”. Isso foi a quase trinta anos, só sei que esse comercial estava perdido, até que mexi uns pauzinhos e o reencontrei, observem:
Mas a nostalgia não para por aí. Basta ver pela minha cara de alegria com a chegada da edição Dossiê Old!Gamer sobre Mega Drive que você PODE ADQUIRIR CLICANDO AQUI.

Bem, voltando a minha história...

Algumas semanas depois de ter assistido este comecial, no Natal daquele mesmo ano, meu pai havia me levado até a seção de brinquedos da matriz de uma rede de Lojas chamada Y. Yamada, foi quando eu vi a caixa do Mega Drive sendo exibida em destaque numa prateleira e uma imagem do protagonista do game Altered Beast em plena transformação em Canis lúpus bípedes em volto a chamas pixeladas e os dizeres escritos na superfície: “Foto da própria tela”. Rapaz, naquele momento eu pirei na batatinha, ao mesmo tempo em que eu me sentia pequeno como um homem de Neandertal contemplando um monólito com entrada para cartuchos de 16Bts, aquele que eu considerava um milagre tecnológico do entretenimento me fez ter coragem para fazer algo extremamente desaconselhável, virei para meu pai e perguntei:

- Se eu passar de ano, o senhor me dá um desses de presente?

Claro que o meu dever era sempre passar de ano, e mesmo assim, na verdade, eu nunca realmente acreditei que um dia pudesse ter um console daqueles, e meu pai sempre teve a fama de ser pão duro ao ponto acenar para alguém com as mãos fechadas. E enquanto eu desejava por aquela delícia top de linha de baixo do braço e me mandar para casa curtir meu sonho de consumo, meu pai simplesmente disse.

- Vamos ver.

Óbvio e ululante que aquilo não era uma explicita negação ao meu pedido, todavia não era nem de longe uma certeza de realização. Mas uma criança de 11 anos que já não acreditava mais em Papai Noel não podia sonhar? Ter inocentes esperanças? De se apegar à crença de que o Natal era uma época milagrosa aonde sonhos impossíveis se realizavam?

Apesar do meu porte físico de um segurança de baile infantil, eu desejava aquele vídeo game com mesma força de Sansão derrubando mil filisteus com a queixada de um burro. O fato é que embora não fossemos ricos ao ponto de acreditar que dez milhões de dólares não torna uma pessoa mais feliz do que outra que tem somente nove milhões, eu sempre acreditei que mesmo naquele momento meu pai tinha dinheiro para comprar aquele console, ele só não o fazia por pão-durismo mesmo.

Se eu ganhei meu Mega Drive? Realmente, mas isso apenas uns anos depois. Mas não foi o modelo que eu sempre quis, mas sim o Mega Drive 3 acompanhado com o Sonic 2 (História esta que fica para outra ocasião). Mas em meu mais profundo intimo eu ansiava pelo modelo original e a frustração com as especificações técnicas deste relançamento da TecToy me influenciaram em uma importante decisão, que era a de adquirir um Mega Drive, as o modelo original japonês, e acreditem, um consegui um!

Assistam ao vídeo a seguir aonde eu faço o unboxing do console assim que chegou às minhas mãos.

Pode parecer estranho, mas há muito tempo eu ajudava o dono de uma “lucradora” em alguns afazeres bem leves, certo dia ele me pediu ajuda para limpar a bancada aonde se encontravam as TV’s e os consoles, ele desconectou o Mega Drive e me pediu para segurar no colo enquanto ele realizava a faxina, nesse momento, sentindo a textura, o peso, fiquei com uma sensação muito forte, como se segurasse o poder em minhas mãos. Hoje a sensação não é diferente, enquanto eu limpo o MEU MEGA DRIVE 1 ^_^, sinto uma admiração muito grande por ele, gosto de mais do design dele, e com certa frequência eu o mantenho limpo.

Mas chega de “babação” e vamos prosseguindo com o texto...

Minha Primeira Vez com Sonic ( ͡° ͜ʖ ͡°):

Mas meu primeiro contato com um game do personagem acabou sendo na versão para Master System (Vejam as diferenças menos óbvias CLICANDO AQUI, e até que me dei relativamente bem...:

“Cheguei na segunda fase”

;-p

Depois eu paguei uma ficha de tempo com 20 minutos numa locadora de granfinos para jogar o Sonic 1 do Mega Drive e, bem, tudo aquilo tudo meio que me deixou assustado, intimidado! Eu jamais havia jogado em nada no console de 16Bits da SEGA, e já sentia o peso do poder nas mãos com aquele joystick com três botões que me intimidavam. E quando o jogo começou a funcionar na tela? Nossa! Tudo parecia vivo, e eu nunca tinha experimentado nada assim. A Green Hill Zone começa e eu fico testando a desaceleração do personagem, a potencia do salto dependendo do pressionar mantido no botão de pulo, vou andando de pouco a pouco vencendo os obstáculos quando na verdade estou somente admirando toda aquela atmosfera, em resumo, malmente cheguei na Act 3. Em fim, foi um dia mágico que se repetiu por muitas e muitas vezes, e espero repetir essa jogatina por mais e mais vezes pelo resto da vida. Agora vamos à...

Desconstrução Especial de Sonic The Hedgehog 1:

Antes de prosseguirmos com a nossa Desconstrução, peço que assistam ao vídeo a seguir, pois nele faço uma demonstração narrada de tudo que será tratado no texto a diante:

<center>DESCONSTRUÇÃO NARRADA DO SONIC</center>

O universo é regido por várias leis naturais, matéria, energia, gravitação, tempo e dimensão, servem como provas da complexa mecânica do equilíbrio disso em relação aquilo. Mesmo que você não compreenda, descreia ou não as aceite, elas estarão exercendo influência sobre você, eu e todos aqueles habitam em nossa realidade. Mas o que você faria se pudesse alterar qualquer uma delas? Correria mais rápido que locomotiva? Saltaria mais alto que um arranha céus? Anularia o efeito do tempo sobre seu organismo?

Sabemos que é impossível burlar essas leis na vida real, mas nos jogos de vídeo game a conversa é outra totalmente diferente. É esperado uma versão bem simplória do mesmo princípio regente no cosmo, por exemplo, para o Mega Drive temos Sonic The Hedgehog aonde o protagonista interage num mundo controlado por fatores naturais como aceleração, velocidade, inércia, gravidade dentre tantas outras.

Até força centrípeta vemos em atuação. Mas ao contrário da vida real, as normas vigentes num game podem ser perfeitamente manipuladas, bastando alterar suas linhas de programação. E é justamente o que iremos praticar hoje aqui no game Sonic The Hedgehog 1, lançado em 1991 para o quentíssimo e poderoso Mega Drive:

Irei adotar uma progressão de níveis de códigos partido dos efeitos mais simples para os mais complexos, tentando manipular fatores naturais como aceleração, velocidade, inércia, gravidade, força centrípeda, clima e tudo mais. Só digo uma coisa, continuem lendo porque vocês irão se surpreender.

Normalmente iniciamos por códigos que ofereçam alguma vantagem ao jogador, como...

Ativa Modo de Edição: FFFFFA:0001

Desativa Modo de Edição: FFFFFA:0000

Retarda o deslocamento do personagem com transformação em objeto em modo de edição: FFFE0A:0130

Argolas infinitas: FFFE20:03E7

Vidas infinitas: FFFE13:0063

Tempo Zerado: FFFE25:0000

Invencibilidade: FFD030:002F ou FFFE2C:0001 (Segunda opção e melhor)

Até...

Oxigênio infinito na Laberinth Zone: FFFE14:001E ou FFFE15:001E

e

Argolas perdidas jamais desaparecem: FFFEC7:00F2

Tela de rolagem parada: FFF744:0100

Tempo infinito para a duração da super velocidade e invencibilidade: FFD033:FFFF

6 Esmeraldas do CAOS: FFFE56:0006

Você só não pode se transformar em Super Sonic a não ser que esteja usando uma ROM Hack QUE NEM ESTA que permite o Sonic no Sonic 1 se transformar em Super Sonic. Muito embora eu também trabalhe com códigos que facilitam a vida do jogador, alguns dificultam um pouco as coisas.

Primeiro peixe mecânico da Green Hill Zone nunca morre:

Reatribui o movimento ao inimigo: FFDC81:002B

Primeiro Peixe da primeira ponte: FFDC82:007B

Primeiro peixe da primeira ponte: FFDC83:0004

Primeiro peixe da primeira ponte: FFDC86:0054

Primeiro peixe da primeira ponte: FFDC87:00B2

Ativa a colisão com o inimigo: FFDCA1:0009

Primeiro peixe da primeira ponte: FFDCA50002

Todavia, este não é o intuito primário do blog  e agora do canal. O nosso objetivo aqui é fazer o game reagir de forma atípica ou tentar encontrar elementos otultos no jogo, por isso o uso do termo “Desconstrução”. Por exemplo, analisando a programação do game, consegui mapear cada quadro de movimento do Sonic, o chamado Sprite Sheet, mais ou menos na posição 67, começaram a aparecer quadros perdidos.

FFD01B:0033: Giro inclinado 001

FFD01B:0034: Giro inclinado 002 (Que lembra o Spindash)

FFD01B:0035: Giro inclinado 003

FFD01B:0036: Giro inclinado 004

FFD01B:0043: Comemoração 001

FFD01B:0044: Comemoração 002

FFD01B:0049: Posição de combate ou deslizando por sobre alguma superfície

FFD01B:004A: Como se tivesse puxando um ar pela boca

FFD01B:004B: Posição de estar morrendo mas em escala Cinza 

FFD01B:004E: Caindo ao fundo 001

FFD01B:004F: Caindo ao fundo 002

FFD01B:0050: Caindo ao fundo 003

FFD01B:0051: Caindo ao fundo 004

FFD01B:0052: Caindo ao fundo 005

FFD01B:0057: Segundo quadro do personagem escorregando na toboágua (Que é uma pequena variação do quadro do protagonista sendo atingido)

Alguns Hackers talentosos conseguiram encontrar um monitor com "Óculos" no começo da Labirinth: BDBA-NPL2 (06C258:A608) e com um "S" no começo da Green Hill 1 (monitor S não faz nada): A82A-NPPA (06B0A0:A607), que embora não faça nada, serve para demonstrar que elementos criados e não utilizados ainda residem na programação do jogo.
Também existe até revelar uma Mensagem secreta de Yuji Naka oculta na tela título do Sonic 1 a qual você confere NESTE LINK.
Podemos realizar façanhas bem mais complexas, como por exemplo fazer o Sonic sumir em qualquer parte do jogo e aparecer no interior de uma fase de bônus com uma variante do CÓDIGO EXPRESSO.

Entrar nas fases de Bônus aonde quer que se esteja: FFF601:0010

Encerra a fase de Bônus: FFF601:000C

E já que estamos na fase de bônus, que tal se pudéssemos interromper a rotação de todo aquele mundo girando sem parar diante dos seus olhos? Você pode simplesmente...

Travar a rotação da fase de bonus na posição em que quiser, inclusive no ponto inicial: FFF781:0000

E que tal fazer o Sonic andar por esses estágios especiais com um códigos que permite o...

Sonic pula SEM rodopiar: FFD01D:0000

Aliás! Outra herança da fase bônus é a...

Remoção do HUD: FFD041:0000 durante as fases comuns. Em outras palavras, você fica completamente no escuro quanto a noção de informações como SCORE, TIME, quantidade de ARGOLAS e VIDAS. Mas, não se preocupe, você também pode...

...Devolver o HUD: FFD041:0021 se quiser prosseguir com sua jogatina normal.

Nas zonas normais podemos mexer até com o cenário, como por exemplo...

Congelar camada por camada do paralax do movimento das nuvens da Green Hill:

1ª camada de nuvem: FFA800:00FF

2ª camada de nuvem: FFA804:0000 

3ª camada de nuvem: FFA808:0000

Zoar as algumas plataformas da Marble Zone 1: FFFE61:0082

Zoar com o nível da água na Laberinth Zone Act 1: FFFE61:00FF

Mas se você considera isso simplório de mais, que tal deixarmos a:

Green Hill de noite: 002182:2740

Marble com cara de Green Hill: 002192:23A0

Dourada Scrap Brain 1 diurna: 0021AA:23A0

Também foi encontrado um modo de tapear a morte e ser transportado para o ultimo Checkpoint (Default DEX 71): FFFDFB:000A sem sofrermos a penalidade com a perda de uma vida.

Agora que tal darmos uma mexidinha nas músicas também? Deixando-as...

Lentas: FFF003:0000

Aceleradas: FFF003:0002

Sem bateria nas instrumentações: FFF041:0000

Isso é interessante porque muita gente acredita que as músicas estejam gravadas como um todo no game, mas na verdade ela é executada com suas instrumentações todando de forma independente, tanto que podemos embaralhar o ritmo de cada instrumento gerando um efeito bizarro.

Sem musica: FFF003:0001

Ou jogar uma fase inteira escutando...

O tempo todo gritando SEGAAAA: FFF047:006F

Com alguns disassembler’s bem avançados, podemos adulterar dentre várias propriedades na essência do próprio personagem, como interferir em sua velocidade máxima deixando-o...

Mais rápido que o normal: FFF760:7900

Velocidade desenfreada: FFF760:F000

Mega veloz: FFF761:6411

Velocidade de uma lebre doente: FFF760:FFFF

Anular a aceleração: FFF762:0FFF

Anular a desaceleração: FFF764:FFFF Onde Sonic simplesmente dá meia volta independente da velocidade que ele esteja SEM passar pela animação do freio.

Mas de tudo que fiz até o momento, o que realmente me divertiu muito foi manipular alguns códigos acerca do Dr. Ivo Robotnik, ou Eggman se preferir. Por exemplo: Consegui reduzir tanto a energia de cada aparição dele ao ponto do vilão simplesmente explode como um Badnik comum ao ser atingido, deixando sair de dentro dele um animalzinho. 

Dr.Robotnik da Green Hill Código (Life): FFD920:0000

Dr.Robotnik da Marble Zone Código (Life): FFD860:0000

Dr.Robotnik da Spring Yard Código (Life): FFD8A0:0000

Dr.Robotnik da Star Light Código (Life): FFD8A0:0000

Dr.Robotnik da Labirith Zone Código (Life): FFD860:0000

Dr.Robotnik da Scrap Brain/Final Zone Código (Life): FFD860:0000

Para mais detalhes CLIQUEM AQUI 

Isso reduz até o valor dele no como prêmio no Score. Acho que chega de sacanear com o “ovo de bigodes”, não é verdade? A final de contas, não fui o suficiente fazê-lo “chocar feito um ovo”? Que tal se déssemos uma força cientista maluco do bigodão chamando reforço na batalha?

Reativa os Robotnicks das seguintes fases: Green Hill Zone, Spring Yard Zone, Star Light Zone, Scrap Brain Zone, Final Zone: FFF743:0002

Reativa os Robotnicks das seguintes fases: Marble Zone, Labyrinth Zone: FFF743:0000

Obs: Para funcionar, precisa pausar o game, ativar o código e depois desativá-lo e despausar o game...

Eu sempre acreditei que a Final Zone fosse uma área isolada em vez de um seguimento do estágio dois da Scrap Brain Zone. Isso se dava pelo simples fato de ao tentar seguir pela esquerda com o macete de Modo de Edição, eu sempre era impedido por um limite de cenário.

Porém, com o uso de um código especial (FFF729:0000) pude sair da área de confronto contra o Robotnick e constatar que a realidade refuta esta antiga crença. Observem...

Com isso, sermos capazes de destravar a barreira que impede você de retornar para o verdadeiro início da Final Zone, ou seja, a Scrap Brain Zone 2. E podemos realizar essa façanha mesmo que a batalha final contra o Eggman já tenha sido iniciada. É curioso mencionar também que para todas as pessoas a quem fiz esta pergunta, a resposta foi unânime: “A Final Zone é uma área distinta.” Construída de modo isolado para servir de palco para o confronto final entre Sonic e Eggmen.

E assim dou por concluído o post de hoje, espero que tenham gostado, até mais, Vida Longa e Próspera!
\\//_

6 comentários:

  1. Sem dúvida, a Estrela era soberana nos anos 80 e 90. Não existia essa coisa de "informática" na vida das pessoas, o mais próximo de produtos de tecnologia na época eram os walkmans, carrinhos de controle remoto e os videogames, por isso a Estrela com seus jogos de tabuleiro e brinquedos de plástico (alguns à pilha) eram as coisas que mais vendiam de longe! Tinha a concorrente Glasslite também.
    Sempre era complicado ter um console novo, coisa de Natal e olha lá. Lembro que tive que vender minha bicicleta para ajudar a comprar meu Atari clone, e nos consoles seguintes a mesma coisa. Vendendo uma coisa para poder comprar outra. O Mega Drive era algo tão absurdamente icônico na época que eu nem tentei pedir um. Todo mundo tinha Master ou Nintendo e só alguns privilegiados conseguiram jogar Mega bem no início. Lembro que nas locadoras quando entrava garotos pegando fichinhas de Mega para locar eles eram vistos como semi deuses... tipo, cara se eu pudesse ir com ele e jogar na casa dele Mega Drive! O que eu fazia era pegar, tocar nas caixinhas, olhas as imagens atrás delas, eu até cheirava as caixinhas nas locadoras. O momento do Mega Drive foi tão único que é muito difícil explicar para quem não viveu a época.
    Ele apareceu como se fosse algo poderoso mesmo. O sistema dos sistemas! Além do fato de ser visualmente lindo, acho o design dele o mais bonito de todos os consoles já criados. Mesmo desligado ele impunha respeito, poder e glória.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Eu tinha esquecido da Glasslite, mas meu Pai só falava na Estrela. Na época a TecToy estava tentando emplacar o Mega Drive com a molecada toda querendo um Master System, HUAHUAHUAHUAHUA tanto que alguns diziam: Eu demorei a convencer meus pais a comprar o Master e vocês me aparecem com esse Mega!? HUAHUAHUAHUAHUA
    Cara! Tempo bom aquele, né? Eu sinto muita falta daquela época, tudo parecia mais simples, mais puro...
    E concordo muito mais do que plenamente com você, até hoje, pra mim, o design do Mega Drive original é o mais belo de todos os consoles.

    ResponderExcluir
  3. Cara, que post! Sensacional! Deixa eu ver se consigo comentar por "sessão".
    Sobre a história com Mega e Sonic, muito bom. Todo mundo tem uma história bacana conhecendo as coisas daquela época, eu sempre adoro ler e escutar sobre essas histórias! Nostalgia na veia!
    Sobre a propaganda: não lembrava! Não lembrava mesmo! Mas ao ver, na hora veio um flashback tremendo na minha cabeça! Sensacional! Obrigado por me lembrar disso! :D
    Sobre o vídeo. Que linda aquisição. Eu não tenho muita paciência com unboxings (na verdade, com vídeos no geral), então confesso que vi apenas alguns pedaços. A única coisa que tenho pra comentar dele é que o Mega Drive não é tão frágil assim, pô! kkkk
    Ah, e outra coisa: Phantasy Star II, claro! Tinha que estar presente! \o/
    Sobre a desconstrução: eu me divirto com essas coisas. As cenas do Robotnik explodindo e saindo bichinho de dentro são muito hilária, vi no outro post! hahaha! Eu adorei as fases com cores diferentes, adorei saber que as músicas são instrumentadas separadamente, putz eu adorei o post inteiro como um todo! Nostalgia, informação e diversão! Melhor post sobre Sonic ever, obrigado por isso! O fã desmiolado do ouriço aqui agradece muito! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, GamerCaduco! Que comentário maravilhoso esse seu... Fico feliz por ter despertado essa sensação gostosa em você... Feliz mesmo...

      Excluir
  4. Muito legais tuas palavras nostálgicas do grande console da Sega, somente pulei teus vídeos, não curto! Cada vez encontro menos textos sobre o assunto, somente pessoas postando gravações com uma câmera, o que acho até irônico: nessa época não tínhamos sequer internet, toda informação era obtida de revistas compradas com esforço juntando moedas! Amo as gerações 8 e 16 Bits, mas opto pela praticidade de emuladores, até porquê não sou tão nostálgico a ponto de recusar uns filtros. Lendo tua "desconstrução" do Sonic, lembrei que apelo muito para cheats em games difíceis, deixar o tempo infinito é prática comum em quase tudo que jogo, odeio ter que passar fases de forma apressada! Outro fator da atualidade que não aprecio são os preços de videogames antigos usados, tenho o modelo original do Mega Drive aqui em minha estante apenas por achar belíssimo o design dele, vejo as pessoas vendendo este console por preços absurdos, ainda mais se tiver a caixa! Hoje em dia é tão prático ter uma caixa novíssima e brilhando, basta encontrar arquivos de imagem da mesma e solicitar à uma gráfica, não sei porque as pessoas não optam por isso! Enfim, continue a escrever mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luíz, quando eu criei o blog, foi pensando do modo como pensava quando ainda era colaborador no GagáGames, ou seja, eu não tinha a menor vontade em criar um canal. Mas o tempo foi passando e me vi num dilema: "O Blog não crescia de forma alguma apesar de todos os meus esforços e esforços de amigos e até criadores de conteúdo de outros blog's e canais"... Sendo assim, eu pensei se fosse uma boa idéia conciliar os dois, criar um canal para atrair as pessoas para os meus textos, aos quais jamais quero parar de escrever... Mas acabei me deparando com um novo tipo de desafio, e estou encarando isso com muito ânimo. Em resumo, minha estação de trabalho são textos, pois é onde eu me expresso com mais precisão, e o canal é um desafio que se der certo, o blog crescerá junto.
      Muito obrigado por sua presença, continue aparecendo sempre!

      Excluir