4 de julho de 2017

Finalmente a ROM de Rayman para Super Nintendo

Finalmente o Protótipo de Rayman do Super Nintendo é disponibilizado. É! Eu sei! Eu sei! Estou muito em falta com vocês aqui no Blog né? Os problemas ainda não se resolveram, mas dessa vez eu tive de pedir permissão para usar o PC de um amigo para poder escrever este post rápido, pois não poderia deixar passar batido. Vamos lá! E pensar que Star Fox 2 seria a única real novidade das épocas Retrôs a darem as caras, vejam só que maravilha, finalmente foi disponibilizada a ROM da Early Prototype (Protótipo) de Rayman para Super Nintedo. Se querem saber mais sobre isso, basta dar uma conferida clicando no título deste post.

Rayman é um jogo de plataforma bem nos moldes dos games de 16Bits originalmente lançado para a plataforma Atari Jaguar e simultaneamente lançado para Playstation 1 em Setembro de 1995. Entretanto, antes disso, o jogo estava sendo desenvolvido para o Super Nintendo, mas depois o projeto foi cancelado e levado para as plataformas em CD’s trazendo gráficos mais elaborados...
...e a versão inacabada de SNES ficou contida nos cantos mais obscuros dos arquivos mortos da Ubisoft. Até que num belo dia, diga-se de passagem 24 anos depois, Michel Ancel, criador e designer do primeiro Rayman, encontrou uma ROM funcional da versão Protótipo da versão SNES desse game. Foi então que Omar Cornut pediu o protótipo emprestado a Ancel para armazená-lo no arquivo, para por fim criar uma ROM e finalmente tirar esse morto da cova disponibilizada a ROM para o público.
Mas vou logo avisando, a ROM não possui muita coisa, uma área limitada para exploração, e quadros bem limitados de animação, o personagem em si só pode pular e, segurando “Y” caminhar mais rápido, também tem uma animação de carregar um soco, e nada mais. "Na realidade não há muito a se fazer. Eu pedi emprestado o cartucho para Michel Ancel que gentilmente me permitiu dar uma olhada e copiá-lo", disse. "Esse protótipo é de um estágio muito inicial.
Então materiais como o modo de dois jogadores mostrado em imagens não estão nesse protótipo. Talvez a ROM possua segredos e nesse caso hackers esperançosamente conseguirão desenterrá-los em breve", completou Cornut. Meu amigo Juan fez até um vídeo falando sobre isso, assistam:



De fato isso me lembrou a versão protótipo de Crusader of Centy de Mega Drive, ela contem uma área bem limitada de exploração, mas a ROM contem mais coisas que eu acabei encontrando e que um dia trarei aqui para vocês.
Assim sendo, pretendo dar uma olhada nessa ROM que você BAIXA CLICANDO AQUI e ver se consigo encontrar alguma coisa escondida nela.
Despeço-me agora avisando que breve o Blog estará retornando com suas atividades normais, desejo a todos Vida Longa e Próspera!
\\//_


Rayman Early Prototype (Download ROM Protótipo)
Baixar Rayman para Super Nintendo
ROM Rayman SNES

4 comentários:

  1. Caramba, que bacana.
    Primeiro por essa novidade, eu nunca pensei que Rayman tinha sido projeto para o SNES.
    E segundo pela volta do blog, embora você não me conheça pessoalmente, eu gostaria de informar que eu torço por você, não sei quais são os seus problemas, mas eu creio que eles servem para te deixar mais forte. Tudo de bom e mais uma vez eu fico feliz por você não ter abandonado o blog.
    Sucesso e tudo de ótimo, até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho e apoio, estou em condições mínimaspara trazer o blog de volta. Continue acompanhando a gente aqui, ok?

      Excluir
  2. Ainda to na espera de um tutorial pra encontrar um código nos games( ex: o que foi usado para permitir o yoshi no castelo), abraços e amo o Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Explicar essas coisas é um pouco tenso!
      Você tem algum jogo que queira ver desconstruído ou alguma coisa mais específica?

      Excluir