21 de agosto de 2015

Witchwood (game cancelado)

Incrível como algumas coisas despertam nosso interesse por outras. Em algum momento do ano de 1992, eu tive o prazer de ter contato com um legítimo e originalíssimo cartucho pirata (?!) para Mega Drive da sequência gamística mais marcante e empolgante de toda minha vida, o Sonic 2. Entretanto, na época, ainda não era a versão definitiva de Sonic the Hedgehog 2 (16-bit) que daria as caras lá por Novembro ou Dezembro daquele mesmo ano, mas sim sua versão Protótipo conhecida como “Sonic 2 Beta”. Lembro que o dono da “LUCRADORA” havia me falado:

- “Essa é uma versão inacabada do Sonic 2 que a SEGA distribuiu para as revistas de games porque as pessoas estavam muito agoniadas para saberem como seria o jogo.”


De onde raios ele tirou isso?! E a história do chinesinho que converteu a ROM num cartucho e saiu vendendo pra Deus e o mundo? Bem, mesmo essa história do chinês ainda não passa de uma lenda. O importante salientar nisso tudo é que desde Sonic 2 Protótipo eu acabei desenvolvendo um interesse patológico :-) fora do comum por essas versões inacabadas e canceladas de jogos de vídeo game, e fiquei bem animado em noticiar sobre o Witchwood, game este que teve seu lançamento cancelado em pleno desenvolvimento.
Criado pela mesma empresa desenvolvedora da série Worms, a Team17, Witchwood foi um jogo de ação e aventura que estava em desenvolvimento entre os anos de 1994 e 1996 e que deveria ter sido lançado para Playstation, Saturn, PC, Jaguar e Amiga.
O jogo teria sido originalmente publicado pela Ocean para Amiga e PC, mas em 1995 ele foi portado para PC, Playstation, Saturn e Jaguar. Como observado por Hallfiry no Fórum Betaarchive.
Witchwood estava sendo desenvolvido em paralelo com outro game chamado Speris Legacy, este ultimo, lançado em 1996 para Amiga, seria similar a Legend of Zelda.
Essa tela lembra um pouco o menu do Crusader of Centy – Fate of the World

Todavia Speris não tenha um retorno muito lucrativo, o que possivelmente pesou na decisão de cancelamento do Witchwood acreditando que um projeto similar poderia acarretar num fracasso econômico.
A trilha sonora foi composta por Bjørn Lynne, que trabalhou algumas músicas para outros games como Worms, Alien Breed 3D, Lost City of Gold, Bomberman (2001) Online etc. Apesar do jogo ter sido cancelado, suas músicas foram lançadas num álbum pela própria Team17. Mais tarde, Bjørn voltou a fazer uma sequencia para o álbum, em 2003, e algumas das músicas relacionadas com o Witchwood foram posteriormente utilizados em Siege of Avalon. Se tiverem curiosidades, basta CLICAREM AQUI para conferirem as músicas. Há alguns anos vazou na internet uma versão jogável de demonstração do Witchwood (Tech Demo Witchwood for DOS) a qual você pode baixar CLICANDO AQUI e jogar via emulação de DOS.
“Witchwood se contenta com uma aventura arcade combinando manobras de joypad com puzzles de RPG. O enredo é sobre uma bruxa maligna jogando um feitiço em uma comunidade inteira e somente você poderá salvá-los. Com milhares de lugares pra se explorar junto de inimigos e feitiços pra enfrentar. É de se duvidar que você irá estar em casa para o chá. A fome irá esperar até a próxima Páscoa quando Witchwood emergirá de um bosque sombrio. O que não é uma coisa ruim.”
Tradução Sotério Salles.
O que me atrai bastante numa versão beta de um jogo são as idéias que no final foram descartadas ou guardadas para outros jogos, ou cenários do que havia sido inicialmente imaginado de um modo, mas que foi deixado de lado em pró de algo diferente sendo este mais elaborado ou não. No meio de tudo isso estão, é claro, as versões de jogos que iam ser lançados, mas que por alguma razão foram cancelados, como foi o caso de Final Fantasy 7 que estava sendo desenvolvido para Super Nintendo, mas no final das contas acabou se tornando o hit do Playstation 1.

Witchwood (1995) - Canceled - Official Trailer:

Witchwood (1995) - Canceled - Tech Demo Gameplay:

Confiram a seguir mais algumas imagens de alguns momentos do Witchwood:






Sendo assim, despeço-me de todos desejando Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. Parabéns. Essa foi a postagem que eu mais curti até agora.
    Vou ouvir com mais calma a trilha sonora.
    Acredito que um game com uma trilha sonora ruim,fica no esquecimento.
    A música que dá aquela emoção e nos ajuda a lembrar de certas partes do game.
    Me lembro de um Megaman On line que nunca saiu.Sei como é ver um game cancelado.
    Talvez um dia retomem o projeto.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parecia muito promissor, com certeza, se na época que eu tinha meu PSX topasse com esse jogo eu alugaria/compraria pra jogar, sou tarado por jogos topview assim!

    ResponderExcluir