13 de novembro de 2016

A volta dos que não foram! Time Trax (Mega Drive)

Quem viveu a guerra dos consoles entre SEGA e Nintendo ocorrida durante a primeira metade da década de 1990, com certeza deve ter protagonizado ou no mínimo testemunhado inúmeras discussões (normalmente entre SEGuistAs e Nintendistas) sobre qual era a melhor versão de um determinado jogo lançado para os consoles de 16Bits da Nintendo em relação ao da SEGA. Com Time Trax não haveria fugas à essas regras caso o game realmente tivesse sido lançado. Hoje tudo o que temos é uma ROM de 1MB proveniente de um protótipo Dumpado que com o devido acabamento, dedicação e tempo poderia ter se tornado um grande game com uma boa jogabilidade e músicas que além de serem excelentes, são fora dos padrões vistos (Escutados) na época. Querem conhecer um pouco sobre esse protótipo? Basta clicar no título deste post para dar continuidade à leitura.
DUMP é o processo que consiste em copiar um jogo de uma memória (eprom, rom) para o computador

Mas antes de prosseguirmos em nossa análise Desconstrutiva sobre este game, gostaria de informar que este trabalho foi feito em parceria com o meu jovem amigo Yuri Vieira canal Super Bit World - Videogames, assistam, curtam e inscrevam-se para serem felizes!
^_^

devemos primeiramente falar sobre sua origem, um game baseado num obscuro seriado de TV.
Uma Série de TV pouco conhecida:
Criado pelo, hoje falecido, produtor Harve Bennett (The Mod Squad, The Six Million Dollar Man, The Bionic Woman, Jornada nas Estrelas e etc) e Grant Rosenberg (Lois & Clark: The New Adventures of Superman, Poltergeist: The Legacy e etc), a série Time Trax foi produzida entre janeiro de 1993 a dezembro de 1994 e estrelada por Dale Midkiff e Elizabeth Alexander. Tendo somente duas temporadas, este seriado foi exibido no Brasil pelo canal de televisão por assinatura Warner Channel durante os anos de 1996 e 1997 (e em 2004, no canal TNT), não houve dublagem, sendo ela toda legendada.

Time Trax - Opening Credits (Season 1)

Curiosamente, esta ultima produção da Lorimar Television, tiveram os dois primeiros episódios da primeira temporada foram transformados em um só e distribuído para as locadoras com o nome de “Time Trax: Um detetive do futuro”.

Separei alguns vídeos do seriado para que vocês possam olhar um pouco mais:

Agora sim o game:
Baseado nesta mesma série, Time Trax SEGA Genesis é um grande jogo de ação com uma boa história que explora bem a ótica futurológica do princípio dos anos 90, os personagens possuem boas animações e uma excelente trilha sonora a qual mencionarei adiante com mais esmero por razões que logo você entenderá. O jogo estava em sendo desenvolvido pela Malibu Interactive, conhecida por games como 3 Ninjas, Batman Returns, Cliffhanger, Ex-Mutants e etc, todavia o projeto de Time Trax para Mega Drive acabou sendo cancelado por razões que hoje infelizmente só podemos especular: Presume-se que o game estivesse sido planejado para ser lançado entre Novembro de 1993 a Janeiro de 1994 com base no lançamento da versão para Super Nintendo, que por sua vez foi lançado em 1994 na América do Norte e Europa, entretanto, somente em julho de 2013 é que foi descoberta a ROM BETA da versão Genesis que foi logo disseminada para o público “internético” em geral.
Sabemos também que a publicação de Time Trax Ver. Gênesis seria realizada pela Black Perl Software, que também trabalhou em jogos como Total Carnage, SeaQuest DSV, dentre outros, e acredita-se que esta versão para Mega Drive foi cancelada porque a Malibu Interactive teria sido vendida meses depois para GameTek (Zool, Brutal: Paws of Fury, Tarzan: Lord of the Jungle). Mas a título de curiosidade, além da SNES, foram lançadas versões diferentes do game para Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC em 1986.

Trilha Sonora além de seu tempo:
Suas músicas ganham um destaque tão natural que seria impossível falar sobre o game e não mencioná-las, por isso a necessidade de se dedicar um espaço especial para comentar o assunto, o que, aliás, foi o fator preponderante para a minha empolgação com a descoberta do game e meu imenso desejo não somente de conhecer mais sobre ele como também Desconstruí-lo. Se há dúvidas, basta ouvirem a trilha sonora no vídeo a seguir do canal Stefan Lindberg:

Time Trax - The Complete Soundtrack by Tim Follin [Sega Megadrive]

O driver de som foi desenvolvido por Dean Belfield e as músicas compostas por Tim Follin que trabalhou em algumas composições gamísticas como Solstice (NES), Vectron (ZX Spectrum), Gauntlet III (Commodore 64), Equinox (SNES), Ecco the Dolphin: Defender of the Future (Dreamcast), Future Tactics (PS2/Xbox/Windows/Gamecube) e etc. Mas devo salientar que apesar do console da Nintendo possuir um chip de áudio mais sofisticado (O Sony SPC700), as instrumentações utilizadas no Time Trax para o console da SEGA faz um milagre tremendo com o seu Yamaha YM2612. Mas quem devemos agradecer por isso? Enquanto que a composição da versão para Super Nintendo tenha sido de responsabilidade do compositor Richard Joseph (Falecido em 2007), o trabalho musical da versão de Mega Drive é de Follin (Tim e Geoff), que adota um estilo bem identificável de filmes dos anos 80 e 90, conseguindo extrair do Yamaha do SEGA Genesis timbres incríveis, e tudo isso deixando bem claro que se trata de um chip de áudio do Mega Drive. Conheçam cada uma das músicas (Basta clicarem nos links):
Interessante que algumas delas têm algo na instrumentação que me fez lembram um pouco certos aspectos de Ozzy Osbourne/Black Sabbath. Mas segundo o próprio Follin (Tim e Geoff), ele afirmava ouvir Jethro Tull e Led Zeppelin. O resultado do trabalho de Tim Follin foi uma trilha sonora estilo rock progressivo e completamente impressionante.

Desconstrução:
Uma das coisas que eu mais aprecio em posts de blogs/sites e canais do YouTube são informações sobre versões protótipos e betas de jogos de vídeo game que não foram lançados oficialmente, ou são canceladas antes do produto ser finalizado. Esta inclusive foi uma das propostas que eu metalizei para o Gamer Desconstrutor logo em sua abertura. Antigamente essas informações não eram muito abrangidas pelas revistas especializadas em games da época, e mesmo a nos dias de hoje, apesar de muitas delas virem a tona, na maioria das vezes nem sabemos direito o que ocorreu para o cancelamento de uma determinada obra gamística.

OBS: Como eu não assisti a série, não tenho como criar um paralelo entre as fases e o seriado, portanto seguirei com minha Desconstrução como se a série não existisse e se alguém conhecer algo e quiser acrescentar, fique a vontade para comentar (Poderei até inserir alguns comentários no corpo desse texto se eu julgar que vale a pena), também não vou criar um texto mais dedicado a Review, isso eu vou deixar nas mãos de outra pessoa.
Como sempre, começo com códigos bem básicos como os de:
Life = FF4EFD:000X
Obs: O personagem começa com duas barretas de life (Equivalente ao número “2” a ser substituído pelo “X”), portanto, se usarmos valores maior do que o life que ele possui atualmente e formos atingidos, o gráfico do game ficará todo embaralhado. Caso não queiram correr este risco, basta usar o código 0C26F0:6004 que deixa o life infinito.
Invencibilidade = FF374E:00FF
Invencibilidade alternativa = 0AEAC8:4E71
Invencibilidade official (Com estrelas a volta do personagem) = FF383A:00FF
Time-Stall dura duas vezes mais = 0C21A4:0030
Time-Stall dura quatro vezes mais = 0C21A4:0018
Time-Stall nunca se exaure = FF4F01:003F
Time-Stall recarrega quatro vezes mais rápido = 0C2188:0044
Time-Stall recarrega dez vezes mais rápido = 0C2188:00AA
Função do Time-Stall = Quando ativamos este poder, o cenário começará a ondular, nesse momento tanto os inimigos quanto seus tiros (E os SEUS também) ficarão um pouco mais lento.
Moedas de ouro = FF374A:0063
Obs: Com 100 moedas de ouro ganha-se uma vida. Mas devemos ativar o código para deixar o marcador com 99, e depois desativar o mesmo para que possamos ganhar uma vida quando pega a próxima moeda, pois se tentarmos pegar uma moeda com o código ligado, o marcador continuará travado em 99 e assim NÃO ganharemos a vida.
9 Vidas = FF4F02:0009 ou 0A917C:0009
Vidas infinitas (Marcador de vidas não diminui com a morte do personagem) = 0C27AE:4E71
99 Estrelas = FF374C:0063
Agora vamos para códigos um pouco mais complexos:
Expresso de Fases: Você vai para a tela título e inicia o game com um desses códigos ativos correspondente a fase pela qual você deseja ir.
FF001E:0000 = Cenário 1

FF001E:0001 = Cenário 2

FF001E:0002 = Cenário 3

FF001E:0003 = Cenário 4

Obs: Mais afrente irei explorar códigos exclusivos desta e da fase do Jet Sky.

FF001E:0004 Cenário 5

FF001E:0005 Cenário 6

Obs: Mais afrente irei explorar códigos exclusivos desta e da fase da City Streets.
FF001E:0006 Cenário 7

FF001E:0007 Cenário 8

O código FF001E:0008 repete o Cenário 4 a City Streets, mas do FF001E:0009 em diante você é levado para o grande nada que são bugs com tela preta ou travamento do game.

Modificador do Armamento da motoca na fase City Streets:
Na fase City Streets (Código expresso FF001E:0003) controlamos uma moto

FF3BEA:0000 = Arma inicial
Tiros finos e azulados

FF3BEA:0001 = Projeteis

FF3BEA:0002 Laser esverdeado

FF3BEA:0003 Misseis

FF3BEA:0004 Tiro triplo

FF3BEA:0005 Arma não funciona
Obs 1: Daqui para frente os códigos farão com que a arma não dispare nada.
Obs 2: Os mesmos códigos de armas funcionam na fase Jet Sky (Código Expresso: FF001E:0005)

Códigos Mistos Mais Complexos:
FFB640:00FF Faz o helicóptero da fase City Streets sair da tela deixando você andar sossegado pela fase. Obs: O mesmo funciona para a grande máquina voadora perseguidora da fase do Jet Sky.
SELMA EXTRA: Selma é a abreviação para “Specified Encapsulated Limitless Memory Archive”, um sofisticado e micro computador que ajuda Darien. Ela se comunica através de uma interface holográfica. No seriado ela é interpretada por Elizabeth Alexander.
FF3741:0001 = Letra "S" de Selma extra
FF3740:0001 = Letra "E" de sElma extra
FF3743:0001 = Letra "L" de seLma extra
FF3742:0001 = Letra "M" de selMa extra
FF3745:0001 = Letra "A" de selmA extra
FF3744:0001 = Letra "E" de selma Extra
FF3747:0001 = Letra "X" de selma eXtra
FF3746:0001 = Letra "T" de selma exTra
FF3749:0001 = Letra "R" de selma extRa
FF3748:0001 = Letra "A" de selma extrA
Cada código ativa uma letra que compõe a palavra.

Cheat Menu: Na maioria das vezes que eu procure por coisas assim, eu acabo não encontrando nada, mas no caso deste protótipo de Time Trax, acabei encontrando um simplório cheat menu oculto dentro do Options com algumas coisas interessantes
Para desbloquear ele, basta ligar simultaneamente os dois códigos a seguir 0C8F1A:4E71 e 0C8C82:6006
Com esses dois códigos ativos, basta entrar no menu de opções e visualizar, no mesmo alinhamento do “EXIT” uma numeração e seu respectivo Cheat que são:
00: No Cheat (Você iniciar o game normalmente sem Cheat algum);
01: Six Lives (Começa o game 6 Vidas);
02: Full Energy (Energia cheia), na prática ele atribui ao personagem 8 barras de energia logo no começo do game:

03: Level Skip (Pular de fase). Basta pressionar START para que você seja lançado para a próxima fase, entretanto, ao chegar na ultima fase, o START volta à sua função de pause.
Obs: Para funcionamento do CHEAT, basta, na tela de opções, selecionar (SOMENTE) uma dessas opções e pressionar START.

Time Trax Walk Through walls ou simplesmente ATRAVESSAR PAREDES: Basta ativar o código 0AE5F4:601C e você poderá atravessar a maioria dos obstáculos das fases, e isso inclui inimigos também.

Time Trax walk on air ou simplesmente CAMINHAR NO AR: Quando ativado o código 0AD74E:6020, você passará a andar em pleno ar ao chegar na beirada de algum lugar alto. Para cair, basta pressionar o direcional para baixo.

Peso Pena: Ao ligar o código 0ACF5C:0E00 seu personagem ficará muito mais leve. Quando ativado, você poderá dar um toque rápido no botão de pulo fazendo com que o personagem dê um super salto mais alto, e se mantiver o botão de pulo pressionado, fará com que ele pule mais baixo. Outro efeito do código é que o pulo do personagem será um pouco mais lento que o normal.
Obs: Se pularmos e mantermos pressionado o botão de pulo, o personagem dará um salto normal, mas lento.

Segurando-se no nada (Ou flutuando no ar): Este efeito é curioso, ao inserir e ativar o código 0ACF02:4E71 você deverá pressionar botão de pulo e depois segurar o direcional para cima para que seu personagem fique se segurando em algo invisível que o manterá flutuando no ar.
Obs: O efeito durará enquanto estivermos segurando o direcional para cima, ao largarmos o mesmo, seu personagem cairá. O ponto negativo deste código é que você NÃO poderá se deslocar pelas laterais como se tivesse dependurado em uma tubulação de verdade.

Acho lamentável este jogo ter sido cancelado em escala tão avançada de desenvolvimento, na verdade, pelo que eu pude observar, bastava chamar alguns beta-testes para “passar o pente fino” na jogabilidade fase por fase, corrigir algumas inconsistências e liberar o game para venda. Fiquei muito surpreso por saber de sua existência, mais ainda pela qualidade das músicas que, assim como a temática do game, é uma verdadeira viagem no tempo. Tudo que eu pude explorar de Desconstrução até o momento pode ser visto neste post, Time-Trax é um game fora do sério e por isso mereceu toda minha atenção. Espero vocês na próxima Desconstrução, Vida Longa e Próspera.
\\//_

2 comentários:

  1. Posso estar enganado, mas a sounttrack do SNES é muito ruim, o jogo que foi lançado foi exatamente o que trouxe uma soundtrack ruim, que pena. Por outro lado é sensacional a música do mega drive, achei no youtube até a ost completa em 50 e 60 Hertz, e digo mais, em 50 Hertz é o que há! Ficou muito boa em ritmo mais "lento".
    Agora eu não sei se jogo o do super, por ser oficial e "completo" mas com som ruim, ou fico nesta rom que é um protótipo e portanto algo ainda inacabado de certa forma. De qualquer modo, ótima dica Yoz!
    Não vou pensar duas vezes... já sou fã dessa soundtrack do Mega Drive!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas um jogo com uma excelente trilha sonora, Tim Follin fazia bonito até nos chips mais limitados como o do Genesis, mas praticamente todo jogo com uma música sua ou era ruim ou era um fracasso de vendas.

    Outras músicas interessantes do mesmo compositor:
    Silver Surfer (NES);
    Solstice (NES) e Equinox (SNES);
    Plok (SNES);
    e praticamente tudo que ele compôs para Commodore 64 e Amiga.

    ResponderExcluir