8 de junho de 2015

Óculos de realidade virtual


A Sony recentemente anunciou que está querendo lançar um novo apetrecho para o PS4 que é o Morpheus (até o momento este é o nome, não sei se irar mudar). Com Morpheus você vai estar "imerso" no jogo aonde não vai se precisar mais da TV ou monitor (como preferir).

Como sabemos tanto o Morpheus quanto o Oculus Rift (que foi um projeto que começou no Kickstarter, arrecadando milhões de dólares e logo foi comprado pelo Facebook) estão apontando que este será o futuro "interativo", não só para games como também para uso na internet. E até assistir canais que passam na TV ou filmes que você assisti no Netflix ou seja talvez esta será a nova realidade para as gerações futuras aonde todo tipo de conteúdo estará acessível com apenas o uso de um óculos tecnológico.

NO COMEÇO NÃO ERA APENAS UMA PROPOSTA DIFERENTE...
Quem é dos anos 80 e 90 sabe que isto não começou de agora, pois já tinha esta tecnologia (um tanto arcaico digo eu, mas tinha), muitos aqui vão dizer que foi a SEGA ou a Nintendo que começo com isto, mas se eu te disser que isto começou muito antes... As primeiras experiências nesse caminho foram registradas em meados da década de 50, quando ainda era descrito como realismo artificial. O cineasta americano Morton Heilig apresentou um simulador de vídeo, batizado por ele como Sensorama (era tipo um Arcade de realidade virtual). O equipamento proporcionava visão tridimensional, além de som estéreo, vibrações, sensações de vento e de aromas, elementos mais próximos do que hoje conhecemos como Cinema 4D.
Este é Sensorama o pioneiro da realidade virtual.
O histórico da primeira máquina de realidade imersiva não foi muito lucrativo, mas Heilig pode ser considerado o precursor dessa tecnologia no mundo.

Charles Comeau e James Bryan contaram com o apoio da empresa norte-americana Philco, em 1961, e desenvolveram o Headsight. Tratava-se de um capacete que rastreava o movimento da cabeça e transmitia a visão de uma câmera de televisão, criando uma experiência interativa no direcionamento da imagem.
Imagem do Headsight Philco, de 1961 – o primeiro aparelho com visão estereoscópica.
Em 1968, o também americano Ivan Sutherland criou o primeiro gadget com visualização de imagens virtuais geradas por computador, combinado também ao sistema movimentação estereoscópica. O chamado The Ultimate Display foi a primeira experiência entre a realidade e o mundo virtual 3D. E logo com o tempo novos projetos e inventos desta tecnologia foi sendo aprimorada com os anos e muitas instituições começaram a usá-lo como a NASA...
Um homem da NASA usado um óculos de realidade virtual!

Mas não vou falar de todos os inventos, estes são apenas alguns exemplos que eu citei, para dar apenas uma ideia de onde se deu a origem dos óculos de realidade virtual! 


Mas vale mencionar que isto foi parar nos cinemas (Sabe aquele óculos com lentes azul e vermelho que dá dor de cabeça e que faz 3D na tela do cinema? Pois é, teve suas origens daí). Apesar disto os games também pareciam ter tudo a ver com esta tecnologia.


DE REALISMO A BRINCADEIRA... 
A SEGA e Nintendo nos anos 80 também lançaram seus óculos de realidade virtual. O Master System e o Famicom (NES) já usaram estes óculos só que invés de trazer uma ultra realidade apenas faziam o 3D (devido ao sucesso de cinema 3D), mas que na época isto em games já era muito. Sem falar que só poderia jogar em 3D com apenas games que foram feitos especialmente para usar esta tecnologia (ou que foram feitos exatamente para isto), teve muito jogo lançado para ambas as plataformas com esta funcionalidade 3D. Quem chegou a jogar na época hoje fala que era muito bom e que era coisa de outro mundo, 3D direto da TV num jogo, foi incrível na época que era novidade!
Óculos 3D do Master System!

Óculos 3D do Famicom (NES)!

O QUE PARECIA DAR CERTO COMEÇOU A DAR ERRADO... 
Depois disto veio vários protótipos de outras impressa e várias maneiras de tentar levar este projeto para a frente. E nos anos 90 a SEGA apresentou o SEGA RV, mas este projeto nunca foi pra frente a SEGA até deu sinais de que iria lança-lo, mas guardou este projeto na gaveta, creio eu que eles talvez sabiam que não era hora de lançar aquilo (pelo menos na época).
SEGA RV! O enigmático óculos da SEGA que não chegou ao mercado!
Mas a Nintendo também resolveu entrar nesta e lançou o Virtual Boy, por incrível que pareça o 3D proporcionado por ele é muito bom e realmente era inovador, mas só tinha um problema... Seu visor refletia apenas uma cor que era o vermelho, então isto causou enjoou e dor de cabeças em pessoas mais sensíveis a esta cor, fazendo ele ser um fracasso comercial e ser mal falado até hoje, mas apesar disto tudo ele não é injogável, como falam, ele tem jogos bons e maioria (não todos) usam bem seu 3D. Mas infelizmente isto não deu certo, se ele fosse colorido talvez esta história poderia ter sido diferente.
Virtual Boy considerado por muitos o maior fracasso da Nintendo!

SERÁ QUE AGORA VAI? SÓ O FUTURO DIRA...
Muito depois desta empreitada da Nintendo, muitos achavam que isto nunca mais seria utilizado ou que tudo passava de uma grande idiotice e que games deveriam ser apenas jogados pela TV (ou monitores). Mas recentemente isto está voltando e parece (não estou afirmando) ser a nova onda do momento e que talvez todos os jogos (além da toda a mídia de entretenimento) talvez vá seguir esta nova tendência se caso der certo. 

A Sony está realmente interessada em lançar Morpheus e como será que o público reagira a isto? Bem creio eu que terão aqueles que vão gostar e aquele que serão contra, mas se a maioria começar a comprar este óculos para jogar jogos e ele fazer muito sucesso, com certeza todo o mercado seguira esta tendência. 

Vejo muito retro gamer das antigas dizendo que isto é um absurdo, alguns dizem que isto é só uma bugiganga desnecessária, já outros dizem que isto vai tomar o tempo das crianças... Mas eu digo quem aqui não levou bronca do pai ou da mãe por passar muito tempo assistindo TV ou jogando videogame...? Já no nosso tempo os mais velhos (precisamente nossos pais e avós) diziam: Você passa muito tempo grudado nisto, vai brincar lá fora com as outras crianças!

E hoje acontece com a era da "INTERNET" aonde a criançada fica mais tempo grudada com Tabletes e PCs do que brincando lá fora.

Se estes óculos iram tomar a vida das pessoas, não sei. Pois acho que isto vai depender da educação e controle dos pais, para evitar que seus filhos passem muito tempo isolados usando esta nova tecnologia ao invés de brincar e se socializar com outras crianças. Isto se os pais também não estiverem presos aos óculos, como acontece hoje em dia aonde os pais estão tão entretido ao celulares igual aos filhos. 

Mas será que estes óculos vão tomar o lugar das TVs e monitores? Ou serão apenas um complemento? Isto só o futuro nos dirá. Fico imaginando no futuro uma criança indo ao um museu e vendo uma TV, perguntando para a mãe o que é aquilo!
Imagem de como seria uma mãe e uma criança do futuro vendo as TVs num museu.
Criança: O que são estas caixas com pessoas dentro? São pinturas holográficas?
Mãe: Não, estas coisas se chamam TVs, são uns aparelho arcaicos que surgiram no início da evolução tecnológica, as pessoas de 850 anos atrás usavam muito isto naquele tempo para ter acesso às informações e assistir programas e até desenhos.
Criança: Nossa, eles assistiam dentro destas caixas, que estranho mamãe!


4 comentários:

  1. Muito legal, cara! Hoje muitos jogos já têm função pra jogar em 3D (pra quem tem TV com essa função), mas isso de óculos de realidade virtual é outra história mesmo. Fico curiosíssimo pra saber como é o efeito e como isso vai mudar a experiência da jogatina. Agora, se isso vai prestar ou não, só o futuro vai dizer! Hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico com muita curiosidade para usar um destes num jogo, acho que a imersão deva ser muito maior ao se usar este óculos numa jogatina. Sem falar que além de uma experiência nova deve ser muito divertido. Obrigado por comentar Filipe! ^^

      Excluir
  2. tomara que eu consiga viver os próximos 10 anos eles provavelmente vão ser incríveis para a tecnologia não sei se para os jogos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero muito usar um destes. Deve ser muito legal! Se estes óculos derem certo, daqui alguns anos veremos muitos deles. Obrigado por comentar blisszero! ^^

      Excluir