4 de agosto de 2015

Anunciado RPG Maker MV

Jamais esquecerei a época em que eu comecei a estudar informática, era meados de 1997 e o curso, que começava com IPD (Introdução ao Processamento de Dados) e DOS (Disk Operating System ou sistema operacional em disco), levaria em torno de seis meses para ser concluído. No início eu estava nervoso, pois eu nunca tinha usado um PC antes, mas eu tinha um grande sonho no coração que era a de ser um criador de Games. Lembro de um dia ter pego uma prova do conteúdo estudado e nela vinham Prints da tela do PC, logo perguntei pro meu professor como fazia aquilo, pois se eu conseguisse capturar as telas do PC se tivesse rodando algum game emulado, eu poderia capturar e usufruir dos elementos de um game para criar o meu próprio jogo.
Imagem extraída do site depaul

Na época, eu ainda jogava bastante Phantasy Star II e isso me influenciou bastante em diversas áreas da minha vida, como por exemplo, na escrita, na compreensão de Glitch, que na época chamávamos simplesmente de bugs e etc. O meu primeiro contato com uma ferramenta Gamer Development foi com o RPG Maker 95, onde eu mais me divertia criando cenários e imaginando como o jogo rodaria neles.
É sério! Ver algo assim na época era mágico! Muito tempo depois, eu soube da existência do RPG Maker XP, onde eu fiz questão de baixar e imprimir os PDF’s tutoriais e me pus a estudar com afinco. Todavia, nele eu não pude fazer metade do que gostaria muito embora tivesse feito bem mais do que no RPG Maker 95 (O que me barrou foi o Ruby Script).
Depois Conheci o RPG Maker VX, mas este eu não me animei muito, mesmo com essa nova ferramenta, ainda sim eu preferia o XP.
Muito embora eu tenha mencionado somente o RPG Maker 95, XP e VX, listando todos, excetuando-se as versões para consoles, temos:

RPG Maker 95;
RPG Maker 2000;
RPG Maker 2003;
RPG Maker XP;
RPG Maker VX;
RPG Maker VX Ace.

Recentemente acabara de ser anunciada na revista japonesa Famitsu a mais nova versão da série de softwares criadores de RPG, este se chama RPG Maker MV, que promete trazer melhorias significativas. Conforme noticiado, as maiores novidades será a possibilidade de se programar jogos para diversos dispositivos (Sincronização?) e múltiplos controles por touchscreens e mouse, fora que além de se permitir rodar em alta definição poderemos nativamente criar jogos com visões "side-view" (Coisa que precisava de Scripts Ruby’s para fazer quando o jogo não era programado no RPG Maker 2003) e os mapas possuirão 3 camadas automáticas.
Muito embora ainda não se tenha uma data definida para seu lançamento, sabe-se que ela poderá ser usada por usuários de PCs com Windows e Mac OS. Interessante que logo no começo do vídeo promocional do RPG Maker 2003 no portfólio da Enterbrain na Steam, ele mostra um ponto na metade do ano de 2015 onde é exibido um possível lançamento. Assista ao vídeo abaixo:
Depois dessa eu me despeço desejando Vida Longa e Próspera à todos!
\\//_

Um comentário: