12 de agosto de 2015

Personagem do Mês de Agosto/2015 – Vega:

Li certa vez numa daquelas HQ’s com temática NÃO infantil que não há o inteiramente bom ou mal, mas sim pontos de vistas, tanto que por essas características estarem inclusas em nossa natureza, o que errou às vésperas de seu julgamento pode já não ser a mesma a ser punida no dia de sua sentença. Portanto, levando-se em consideração que nesta vida não somos necessariamente mocinhos ou vilões, mas sim somente seres humanos com necessidades, desejos e medos, fico me perguntando o que seriam das grandes histórias televisivas, literárias, gamísticas e cinematográficas se não fossem esses completos antagonistas? E o melhor de tudo é que as vezes eles são tão marcantes que, na nossa ânsia por odiá-los, nos damos conta de que estamos ali apenas por amá-los de certa forma.

Se você fosse um vilão, em quais dessas categorias você se encaixaria?

:-)
Foi pensando nisso, em homenagear essas grandes figuras antagônicas, que nós da comunidade Retro-Gamers Brasil G+ resolvemos escolher quatro vilões de games, mas não vilões qualquer, mas aqueles insanos já que Agosto é o mês do cachorro louco para ser capa da nossa comunidade por um mês inteiro.
“Alguém me dê um maldito reconhecimento!”

Os participantes foram Chai do jogo Shenmue, Kefka de Final Fantasy VI, Ryuji Yamazaki dos jogos da série Fatal Fury e The King Of Fighters, e o Veja/Balrog dos jogos da série Street Fighter. Vamos a cada um deles?

Chai (チャイ) (Shenmue):
Chai aparece pela primeira vez em Yokosuka atrás do item “Phoenix Mirror” de posse do Ryo, protagonista do game. Chai é freqüentemente comparado a Gollum dos filmes “Senhor dos Anéis” tanto em sua aparência quanto em comportamento. Ele usa sua arte de luta somente para o mal, muito embora este estilo de luta até hoje seja um mistério.

Kefka Palazzo (ケフカ・パラッツォ) (Final Fantasy VI):

Se existe um verdadeiro cachorro louco nesse grupo de vilões do mês, com certeza Kefka leva o título de mais insano, perturbado, e malvado de todos, ao menos em minha opinião, tanto que eu votei nele e realmente quis que ele levasse essa. Cansado de ser o “Bobo da corte do Imperador Gestahl”, Kefka traiu seu líder na tentativa de destruir toda a existência (Sim! O cara não esta pra brincadeira!). Ele chegou muito perto de conseguir isso, tanto que em sua ânsia por poder, ele drenou a energia das três estátuas que serviam de fonte de força para toda a magia, tornando-se então ele próprio a fonte de todo este poder.
Essa imagem do Kefka proveniente do game Dissidia me faz lembrar muito dos Coringas da série Batman! Por sinal, pensando por certos ângulos, ele até que tem bastante do maior calo no pé que o morcegão já enfrentou.

Ryuji Yamazaki (山崎 竜二) (Fatal Fury, The King of Fighters e Série SNK Vs.):

Eu conheço bem pouco do Ryuji Yamazaki, até porque, excetuando-se o primeiro Fatal Fury, os demais jogos da série de “The King Of” eu já não curti tanto assim. Nascido em Okinawa (Japão), pouco se sabe sobre a parentela de Ryuji que passou sua infância mendigando e sobrevivendo de pequenos assaltos em Hong Kong. Certo dia, um líder da criminalidade o adota como seu filho, fazendo com que Yamazaki crescesse para levar uma vida “profissional” de criminalidades e assassinatos.
Durante as negociações com uma organização criminosa rival, seu grupo foi emboscado por esta gangue que resultou na matança de vários integrantes, incluindo seu “pai”. Diante de seus olhos vendo tudo isso acontecer, Ryuji teve sua mente tomada por uma força sobrenatural que o fez trucidar os assassinos de sua gangue sem deixar sobreviventes. Enlouquecido Ryuji se torna um homem perigoso que, em seus delírios maníaco-depressivos, passa a sentir prazer na tortura de suas vítimas.

Vega (Ocidente) e Balrog (バルログ) (Orinete) (Street Fighter):

Esta aí um personagem que eu sempre achei que fosse me dar bem no gameplay dos Street’s antes de eu experimentar sua versão oficial Champion Edition. Mas acabei me enganando!
Nascido em temporário berço de ouro na Catalunha, uma comunidade autônoma espanhola situada a nordeste da península Ibérica, Vega estudou tourada após sua família adquirir muitas dívidas, e logo depois viajou para o Japão para aprender a arte do ninjutsu, com a qual conseguiu combinar perfeitamente com a tourada. Vega teve sua mãe assassinada por seu padrasto, o que fez com que Vega o matasse por vingança, mas este ato o deixou perturbado, desenvolvendo assim uma dupla personalidade que, durante o dia, se torna um homem nobre e honrado, mas durante a noite um assassino sádico e cruel. E é justamente devida a esta crueldade que ele foi recrutado por M. Bison para ser um de seus guardas pessoais.

Resultado da Enquete:



Vega leva a taça de ouro, atrás dele com a prata ficou o Yamazaki. Meu vilão favorito, Kefka, ficou com o bronze e por fim, com a taça de latão, esta Chai.
O primeiro desafio foi encontrar Sprites do Chai do Shenmue, pois por ele ser um game naturalmente tridimensional com personagens construído de forma poligonal, eu ficaria diretamente dependente de customizações ou pixel arts criadas por terceiros. Após um tempo de pesquisa, felizmente pude encontrar uma imagem boa dele no Forum do shenmuedojo.net:
Clique AQUI

Entretanto, a referida imagem vinha com um cenário de fundo, me obrigando a gastar uns 10 minutos para limpar tudo usando um truque malandro que eu conheço no Paint XP:
Também tropecei com vários outros Sprites de outros personagens de outros jogos que eu acabei salvando aqui para compor uma boa atuação de NPC’s no cenário depois de pronto. Inclusive topei com essa animação misturando o universo Shenmue com Mega-Man:
Mas não achei o database deles, se não eu ia inserir um Ryo MegaManZado
^_^

Já o Kefka Palazzo, por ser um dos meus vilões insanos favoritos, resolvi dar prioridade para os quadros da versão “remake” do IOS que eu acabei encontrando AQUI muito embora tivesse encontrado uma boa pixel art dele, mas com baixa resolução.
Um que eu não imaginava que fosse ter trabalho para encontrar as folhas de Sprites é a do personagem Ryuji Yamazaki, encontrei alguns gifs, mas nenhum deles numa posição condizente com a sua condição de perdedor na votação da Retro-Gamers Brasil G+. Felizmente o meu amigo Daniel Tallarico conseguiu encontrar uma folha de sprites que, embora bem incompleta, era perfeita, pois tinham imagens que eu poderia usar.
Mas você pode baixar um pacotão com todos os quadros do Ryuji Yamazaki do Capcom vs. SNK 2 bastando clicar AQUI. Ao procurar os Sprites do Vega, também tive bastante dificuldade, felizmente pude encontrar um big pacotão do Capcom vs. SNK 2 com todos os quadros, basta clicarem AQUI para baixar os quadros todos.
Como das outras vezes eu havia tomado uma série de atitudes preguiçosas quanto a montagem do cenário, desta vez eu resolvi dar uma trabalhadinha melhor. Observem os elementos do mesmo:
E preenchê-los com os NPC’s e protagonistas da enquete:

Que resultou no seguinte quadro de batalha:

Com o Chai preste a ser arrastado por uma mão gigante, enquanto o Vega dá uma certeira no Ryuji Yamazaki que o deixa “despingolado” de quatro e o DoomGaze pilotado pelo finado General Leo arrastando o Kefka sabe-se lá pra onde. A propósito, que arte fabulosa do DoomGaze eu encontrei na internet:

E creio que seja só isso por hoje. Entretanto, só uma coisinha que eu gostaria de informar, os próximos quadros de batalhas voltarão a ser mais simples em termos de quantidade de NPC’s, reduzindo este valor drasticamente para evitar que o mesmo fique poluído como vem acontecendo tirando o foco dos protagonistas. Na verdade, antigamente os quadros era mais simples, mas depois eu pensei em deixar eles mais carregados visando induzir a pessoa a olhar mais vezes pra ele tentando ver as situações que eu criei com os NPC’s. Mas nos próximos eu vou voltar à simplicidade menos carregada.

E eu vou ficando por aqui desejando, como sempre faço, Vida Longa e Próspera à todos!
\\//_

4 comentários:

  1. Eu confesso que fiquei dividido entre o Kefka e o Yamazaki mas acabei votando no Yamazaki... Ainda tenho um certo ódio do FDP do Kefka kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nem sabia que tinham mudado o nome do Deathgaze na versão f&#@da do game... Devem ter mudado o nome da LV5 Death também né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deathgaze também é bacana! Não sabia que era esse o nome dele...

      Excluir
  2. Muito bom! ^^ O Balrog é meu personagem favorito do ST2, eu sei jogar com ele... :V Yoz é só você ver os comandos dos golpes dele e tentar faze-los e treinar muito, aí você pega com a pratica. Apesar do Balrog ser meu personagem favorito eu votei no Yamazaki, pois eu também gosto deste personagem e queria que ele ganhasse. Mas quem ganhou foi o Balrog... kkkkkkk Só porque eu votei noutro personagem o que eu deixei de votar o Balrog, ganhou... kkkk E ótimo texto, muito bom mesmo. E este belo desenho do Deathgaze foi feito pelo artista Yoshitaka Amano (o responsável por uma boa parte dos desenhos e artes dos jogos de Final Fantasy), ele se garante.

    ResponderExcluir
  3. Eu só lembro da versão maluca do SNES que permitia jogar com os chefes, só que a jogabilidade deles era muito ladra!
    ;-)

    ResponderExcluir