14 de janeiro de 2015

Como configurar e inserir códigos no DeBuGens

Visando ter um post de referência utilitária resolvi criar esse pequeno tutorial básico reaproveitando (E revisando) um antigo texto meu já publicado na internet, mas salientando que eu não estarei ensinando tudo sobre este Emulador, cabe a você também explorar mais o DeBuGens caso opte por usá-lo. O DeBuGens é uma versão do Emulador (De Mega Drive) Gens modificada por Fuzzbuzz que além de permitir a utilização de efeitos de renderização que melhoram os gráficos dos jogos (Como o 2Xsai e HQ2X), ainda é permitido usar as teclas F9, F10, F11 e F12 para retirar e recolocar os elementos gráficos do jogo como cenário, caixas de textos, Sprites e etc permitindo e facilitando assim a captura de Sprites. Eu sempre recomendo este porque além desse trabalho que realizo com capturas de Sprite Sheets, eu ainda o uso como auxiliar para rastreio de códigos de ProAction Replay (As vezes um código encontrado nele não funciona em emuladores como o Fusion).
Clique AQUI para fazer o download do Emulador.

Configuração de Gráficos:

A configuração dos gráficos podem ser feitas seguindo o caminho “GRAPHIC” > “RENDER” > “2xSAI” ou “HQ2X”. Além de dar um trato nas imagens dos jogos, ele deixará a tela numa resolução de 640 (Largura) por 480 (Altura).
Recomendo o uso do efeito HQ2x

Configuração de Sons:

Para economizar palavras, deixe as configurações sonoras desse modo conforme exibido na imagem a seguir.
Configuração de Controle:

Para configurar o controle você precisa ir em “OPTION” > “JOYPADS” para exibir a tela a seguir:

As vezes ocorre do emulador travar depois ou mesmo durante a configuração

Onde primeiramente você terá de escolher qual tipo de controle, se o de 3 ou o de 6 botões, depois clicar em “REDEFINE KEYS” para definir as configurações seguindo o que é pedido em “IMPUT KEY FOR...”, Para isso, basta ir clicando no joystick ou no teclado conforme ele vai sendo solicitando, onde será cima, baixo, esquerda, direita, start, botão A, B e C e X, Y e Z.

Configuração de Bios:

Os pacotes de Bios servem para você rodar jogos de SEGA CD e 32X, você baixa o pacote completo você clicando AQUI (http://www.4shared.com/rar/bZM7F6pzba/_32X_Bios_GCOffline_v15_Genesi.html?), para acessar essa tela de configuração, você deve seguir o caminho “OPTION” > “BIOS/MISC FILES...”

Você clica em “Change” de Configure Genesis bios file e direciona para o arquivo Genesis_OS_ROM.bin, as Bios de 32x são 32X_G_BIOS.BIN em M6800, 32X_M_BIOS.BIN em Master SH2 e 32X_S_BIOS.BIN em Slave SH2. O mesmo ocorre quando for configurar as bios de SEGA CD. Sendo que para “U.S.A” você direciona para us_scd2_9306.bin, do mesmo modo que na Europe você direciona para eu_mcd2_9306.bin, assim como a Japan você direciona para jp_mcd1_9112.bin.

Inserindo códigos de ProAction Replays ou GameGenie:

Com a ROM do jogo carregada, vá em FILE > Game Genie (Ou mantenha pressionado a tecla “Ctrl” e dê um toque na tecla “G”). Em seguida aparecerá essa tela para a inserção do código:

No campo CODE insira o código desejado somente obedecendo a regra de que para códigos de Pro Action Replay são seis caracteres alfa numéricos separados por mais quatro pelo símbolo dos dois pontos (:). Em NAME preencha com algo breve e que descreva da melhor forma o efeito do código. Neste exemplo eu coloquei Debug Menu do jogo Phantasy Star IV. Depois basta clicar em Add code e logo em seguida dê um clique no mesmo para deixá-lo selecionado.

Para códigos de Game Genie a regra muda um pouco, são quatro caracteres alfa numéricos separados de mais quatro por um travessão (-). Acredito que com base neste texto, seu emulador além de estar adequadamente configurado, você ainda esta habilitado tanto para usar códigos de Pro Action Replay quanto para Game Genie.

Os códigos de Pro Action Replay você baixa tanto de diversos sites como aqui mesmo no Desconstrutor de Jogos quando eu estiver falando sobre algum jogo a qual estou desconstruindo. Mas vou por a seguir uma lista de sites a qual você pode baixar códigos.

Sites com PAR Codes ou conteúdo cheat e tradução:













Comandos básicos suplementares:

Você pode usar o F5 para salvar o game, F6 e F7 para navegar nos slots a qual precise salvar o game e F8 para dar load num save já existente.

Bem! Vou ficando por aqui, até a próxima e vida longa e próspera.

\\//_

8 comentários:

  1. WOW!! Mais um tutorial caprichado heim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pensando em escrever um de algum emulador de Master System...

      Excluir
  2. Muito bom!!! Simples e bem completo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eduardo... Quero ver se eu consigo um pouco mais de tempo pra produzir mais textos tutoriais...

      Excluir
  3. É disso que eu gosto: Falou pouco mas falou bonito!
    Belo texto \o/

    ResponderExcluir
  4. Quero só ver as pérolas que os discípulos do Yoz vão achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
      Ainda não estou treinando ninguem pra trabalhar com descobertas de códigos...

      Excluir