28 de setembro de 2015

Papo de colecionador I - Jogos piratas na coleção?!

Um colecionador de videogames, como qualquer outro colecionador, geralmente planeja suas aquisições meses antes de executá-las. Normalmente os itens, por serem genuínos, antigos e ainda pouco disponíveis, possuem valor elevado, o que exige economia e impacta em outros aspectos da vida pessoal do colecionador.

Dito isso, um item em perfeito estado e raro acaba justificando o investimento e o sacrifício. Claro que esta é a menor fatia do todo: a gratificação de ter um item que conheceu na infância e poder usufruí-lo hoje é enorme.

Porém, às vezes, um colecionador se depara com situações inusitadas e inesperadas. Está sendo meu caso agora.

Um dos meus jogos favoritos de SNES é Speedy Gonzales in Los Gatos Bandidos, o "Ligeirinho", como foi traduzido pela Playtronic. Contudo eu conheci este jogo através de um outro, este um tanto obscuro, mas bastante famoso desde sempre: Sonic The Hedgehog 4 para SNES.

Quem jogou sabe que o game trata-se de um hack feito em casa por algum fã dedicado nos Anos 90. Nos créditos aparece apenas 01 nome: UFO-man.

Esta é minha dúvida: devo ou não adquirir este jogo, levando em conta que ele é um item paralelo em todos os sentidos possíveis?

De qualquer forma é um hack game de boa qualidade e bem feito. Os sprites de Sonic e Mario e as suas animações e vozes convencem.




Que acham?

11 comentários:

  1. Se fosse eu, eu compraria. Afinal, Foi um dos primeiros jogos de SNES que eu joguei, e muitas vezes, valorizo mais uma hack bem feita que o jogo original (como é o caso do "ronaldinho campeonato basileiro 98", hack do "international superstar soccer deluxe")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respeito muito este hack do Sonic 4 principalmente pela dificuldade técnica em criá-lo lá nos anos 90 ainda. E eu conheci ele antes do jogo que serviu de base! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Compra uai, não vai macular sua coleção nem te transformar num criminoso imperdoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu sei. Estou estudando adquiri-lo sim. Até porque sua principal proposta, divertir, ele cumpre muito bem!

      Excluir
  3. Compre ele sim.será uma peça excêntrica na sua coleção.Mesmo sabendo que ele não faz parte da gamelist da Nintendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Até porque eu já tenho um outro game pirata na coleção, mas devido a um grande motivo. Caso o amigo queira ler a respeito, postei na Retro-Gamers Brasil do G+ sobre ele: https://plus.google.com/+GleffersonVin%C3%ADciusdeLima/posts/QFShtfqWEQc

      Excluir
  4. Cada colecionador faz suas próprias regras e define seus próprios critérios para coleção, então se você acha interessante acrescentar, manda ver, independente do que outros colecionadores acham. Eu particularmente não curto pegar jogos paralelos, se for pra isto, vou de emulador de uma vez. Mas no caso de hack roms é diferente, porque elas adicionam coisas aos cartuchos originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho interessante por ser um hack feito há 20 anos e por eu ter conhecido antes mesmo de conhecer o game original. Tenho boas lembranças da época que eu alugava o cartucho, há 15 anos. O fator nostalgia bate forte com este game. =P

      Vou postar aqui no blog em breve um texto com dicas de colecionador e falando um pouco sobre as regras que adoto para reger minha coleção. Dentre elas está justamente a regra comum de todo colecionador: incitar a nostalgia à flor da pele! =D

      Excluir
  5. Eu ainda tenho a fita deste jogo (Não lembro onde está, mas tenho, hahaha)...Lembro que até já zerei ele algumas vezes. Kkkk Comprei achando que era do Sonic mesmo. Descobri que era um hack depois de um tempo, com a internet. Nem conhecia essa história da Nintendo e da Sega, achava que era jogo oficial mesmo. Kkkkkkkkk Comprei ele junto com algumas pérolas como Beethoven...

    Bateu até saudades do meu Super Nintendo! ;(

    Ainda tenho algumas fitas como Super Mario World, Donkey Kong 3, Super Bomberman 1, Super Bomberman 3, Beethoven, esse Sonic aí, Final Fight 3, Strike Gunner S.T.G.... Pena que meu SNES estragou kkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela seleção de jogos! Dos que você citou, Strike Gunner S.T.G. é um que sinto a maior saudade, pois foi um dos primeiros jogos que conheci no SNES. Adoro ele! Mas mesmo hoje tentando jogar em emulador eu mau passo da 2ª fase... XD

      Estou atrás dele há tempos. Entretanto, apesar de não ser um jogo do mainstream do console, é cobiçados pelos colecionadores e possui valor elevado. =(

      Excluir
  6. Tenho a fita hack americana donkey kong 2 supreme edition detonado tá a venda 1000,00

    ResponderExcluir