31 de março de 2016

Sonic The Hedgehog em 8 bits: melhor que em 16 bits?!




Olá amigos retro-gamers! Na opinião de vocês, qual Sonic é mais divertido? 8 ou 16 bits? Para os mais apressadinhos, deve ser fácil dizer que "claro que Sonic 16 bits! É 16 bits! É o que veio primeiro!!". Mas será mesmo? Tem bastante gente que considera a aventura de 8 bits mais divertida que a versão 16 bits. E isso se deve a algumas características únicas que o game apresenta em relação a versão do Mega. Portanto, largue seu controle de 03 / 06 botões, pegue seu controle quadrado de 02 botões e vamos explorar o universo 8 bits do Blue Blur!

1991 - A aurora de uma lenda



Em 1991 a SEGA revoluciona o mundo já tradicional dos games de plataforma com o lançamento que marcou aquele ano: em 26 de junho de 1991 Sonic The Hedgehog levou o Mega Drive a mostrar do que ele era capaz! O jogo bateu recordes de pontuação e foi imediatamente aclamado pela crítica especializada. As vendas do Mega explodiram e ainda permitiu a SEGA a dar um belo e merecido soco na cara do gigante absoluto da indústria na época, a Nintendo. Produzido pelos maiores talentos da casa, que juntos formaram o lendário Sonic Team, Sonic The Hedgehog tornou-se um fenômeno arrasa-quarteirão e item obrigatório para qualquer um que tivesse um Mega Drive em casa, ou ainda para o jogador "radical", "fera" e "descolado".

Mas é claro que toda essa revolução e mapa do sucesso não foi apenas no Mega, apenas 04 meses depois, Sonic The Hedgehog chega ao Master System. E o que ele trouxe foi muito além de "uma versão resumida do game de 16 bits"...

Sonic em 8 bits

Lançado no dia 25 de outubro de 1991, Sonic The Hedgehog para Master System foi produzido por um estúdio externo, a Ancient, embora o projeto fora supervisionado de perto pelo Sonic Team.


Com programação de Shinobu Hayashi, design gráfico de Ayano Koshiro e Takefuni Yunoue, produção sonora de Masato Nakamura e música original de Yuzo Koshiro, Sonic 8 bits é um esbanjo de talento, técnica, qualidade e produção. Ao contrário do que muita gente que não tenha tido contato com o game pensa, ele não é uma versão resumida de Sonic 16 bits, muito pelo contrário. É um game completamente novo, independente e paralelo ao universo 16 bits. Pode-se dizer que durante os Anos 90 Sonic teve 02 linhas de tempo paralelas. Entretanto note-se que os títulos do Master complementam os títulos do Mega (mas vamos deixar isso para outro texto...).


Excetuando o universo ser o mesmo, a aventura no Master é completamente diferente da aventura no Mega. As paisagens de algumas fases até são semelhantes, porém há cenários exclusivos. Além disso, os traçados das fases são diferentes. Há itens próprios, músicas próprias e muitos outros elementos únicos nesta versão!

Ah, e falando em música, a trilha sonora deste game é uma obra à parte, tamanha a qualidade! Escute essas delícias dos sintetizadores de ondas quadradas:

Green Hill


The Bridge - muito bonita!


The Jungle


The Labirinth


Scrap Brain - disparado é minha favorita! =D


Sky Base


Special Stages


Ending Theme


Boss Theme



Só para vocês terem uma ideia da qualidade desta trilha sonora, reparem em suposta (e até mesmo óbvia) inspiração que a melodia de The Bridge deu a cantora Janet Jackson, ninguém menos que irmã de Michael Jackson, em sua canção Together Again, aclamado hino da cantora nos Anos 90. Comparem o toque do refrão!



E pra quem curte um metal do capeta como eu, uma versão pauleira da melodia de Scrap Brain gravada pela pioneiríssima banda paulista a fazer shows de game musics no Brasil Mega Driver, para seu álbum Metal Hog:



Ouvidos muito bem massageados e coração palpitando feito louco, agora vamos atentar aos diferenciais de gameplay entre os Sonic


As diferenças de gameplay entre Sonic 8 bits e 16 bits


Vejamos as diferenças com foco na versão 8 bits:

Uma fase que te leva, onde a movimentação da tela é automática (The Bridge Act 2)



Uma fase totalmente vertical (The Jungle Act 2)



Fases bônus desafiantes e que se pode ganhar muita velocidade;



Esmeraldas escondidas nas fases comuns, que estimulam a exploração



Mapa de fases! Isso só foi aparecer posteriormente muitos anos depois em um jogo do Sonic!



Além desses, o game apresenta uma certa ênfase em estratégia, por exemplo:

Cada fase comum, bem como as fases de chefe possuem um e somente um monitor de vida. Encontrá-lo ou conseguir pegá-lo é desafiante, pois enquanto alguns estão "na cara", outros estão muito bem escondidos;

Nas fases bônus, você pode escolher pegar argolas para acumular pontos ou ganhar vida. Como o número zera ao ultrapassar 99 argolas coletadas, pegar uma vida por argola nas fases bônus significa diretamente menos pontos no placar final da fase. E a quantidade de pontos por argola é sempre o dobro da fase bônus anterior, o que significa muitos pontos extras se pegar 99 argolas, por exemplo;

Pegar todas as vidas do jogo até a última fase é recompensada com um monitor de vida no início da última fase. Esse monitor só vai estar lá se pegar todas as vidas mesmo, inclusive nos bônus!

Decidiu pegar bônus? Então não perca nenhum da primeira fase do jogo em diante, pois se falhar em uma fase que seja, não conseguirá pegar todas as 08 fases bônus. Pode testar se quiser...

As fases bônus tem tempo marcado para passar, sendo que quanto mais avançado for a fase bônus, menor é o tempo. Tá lá a 8ª fase bônus para provar, com continue, vida, centenas de argolas e armadilhas e 30 segundos para passar!

Ao terminar o jogo e correr a contagem de pontos final, você será recompensado com uma boa soma por ter coletado todas as vidas, todas as esmeraldas e principalmente todos os bônus. Uma bonificação por cada um destes.

Resumindo: é um tremendo jogo! Não é uma conversão da versão de 16 bits. É uma aventura totalmente independente, com características e dinâmica própria. Nem preciso dizer que é o meu favorito em relação aos 02! É o que mais tenho horas de voo da série, o primeiro Sonic que joguei na vida e pelo qual me apaixonei imediatamente! Se você coleciona retro-games e faz parte do Lado Azul da Força, este item é tão obrigatório quanto Sonic 16 bits. Você nunca irá se arrepender, garanto! =D

Uma verdadeira obra de arte em forma de cartucho, em 8 bits, digna de estar no acervo exposto dos mais sofisticados museus de Arte Contemporânea do mundo!



5 comentários:

  1. Adorei o post, relembrei muito minha infância.

    ResponderExcluir
  2. O meu primeiro video-game foi um Master System 2 que vinha com esse Sonic na memória.
    Por muito tempo, até ganhar meu SNES, esse foi o jogo que me divertia. Adorava explorar cada canto desse jogo, pular no infinito esperando achar algo secreto.
    Sair correndo a primeira fase inteira, fazer a câmera perder o Sonic e "aparecer" no final da fase. Ou então na segunda fase, pular numa mola de certo modo que fazia entrar na parede... Bons tempos.

    Nunca pensei por esse ponto de vista, sempre achei o do Mega melhor. Mas parando pra pensar, me diverti muito mais com o do Master.

    ResponderExcluir
  3. concordo heim, o jogo do Sonic que eu mais gosto é do master, mas é porque joguei pouco os do mega tmbm

    ResponderExcluir
  4. Os meu favorito é sonic blast

    ResponderExcluir