4 de outubro de 2023

Shinobi: Desvendando os Segredos e Provocando Caos nos Códigos

Estava eu aqui pensando sobre escrever algo que desse um pé na cascuda, detonando e desconstruindo algum título do Master System. Quando me botei a pensar nos meus tempos de gamer verde-amarelo, lembrei do meu querido "Altered Beast". Mas, ó, relaxa! Não vou meter a cara nessa nostalgia ainda não, mesmo que minhas mãos já estejam coçando pra virar logo e sair por aí berrando “RISE FROM YOUR GRAVE”. Afinal, o blog está de volta, e preciso ser mais tático que o Solid Snake. Pensando nisso, resolvi dar uma de detetive gamer e caçar uma listinha com os melhores games desse saudoso Master System. E quem diria, achei o canal Critical Hits, lá no tubo (aquele lugar onde os gringos fazem vídeos pagando micos engraçadinhos). O vídeo em questão, que você pode CONFERIR AQUI, me deu aquele click na cuca. Era hora de botar a mão na massa, ou melhor, no controle, e desbravar o mundo do "Shinobi 1". Mas ó! Essa lista é muito boa, tá bem completinha. E esse tipo de material é mais raro que um cogumelo do Mario no mundo real.

Sabe aquele jogo que você encontrava na sala de fliperama, naquela época em que era necessário desembolsar seu rico dinheirinho da merenda pra jogar uma partida nele? Bem, "Shinobi" era exatamente isso, uma mistura destemida entre um shooter de plataforma com pitadas generosas de pancadaria, tudo com um tempero ninja. Desenvolvido e publicado pela Sega em 16 de novembro de 1987, este jogo brilhou nos arcades, encaixado na placa System 16, mas acabou deixando o Genesis de fora dessa festa estranha, ao menos de forma oficial, porque os fans, bem fan é fan, mas essa conversa fica pra depois. No jogo, você assume o papel de Joe Musashi, um ninja que precisa abrir caminho através de várias fases para resgatar crianças reféns, capturadas por uma organização terrorista chamada Zeed. Sim, o clássico "resgatar as crianças" em meio a um caos ninja.

Mas não confunda as bolas! O meu foco aqui hoje não é na versão Arcade, mas sim na de Master System, o que me faz trazer a mente a gostosa sensação nostálgica e o desejo inconsciente de ser puxado de volta no tempo rumo as épocas áureas que eu vivi quando criança. A minha primeira lembrança de "Shinobi" vem de uma sala com vários vídeo-games ligados a várias TV’s numa grande bancadona lá pelo finalzinho dos anos 80. Achei o jogo muito atraente na época, mas ninguém que jogava parecia chegar muito longe, eu mesmo quando joguei, eu não passava do primeiro chefe. E quando eu via alguém conseguindo derrotar o dito cujo, a sensação de vislumbrar a imagem da fase seguinte despertava uma sensação que até hoje eu não sei descrever direito. Mas isso não era exclusivo do Shinobi, quase todos os games tinha isso. Anos depois, com a ajuda dos emuladores e da minha mente de jogador mais bem desenvolvida, finalmente consegui jogar e finalizar este game que para mim, é inesquecível. Tanto que hoje o considero com um título não apenas importante na história dos jogos de plataforma, mas importante para a minha própria vida como jogador. Por isso escolhi este título em vez do "Rise from Your Grave!" do Master System.

Os manuais e o que eles tinham a nos contar:

Ah, os gloriosos anos 80 me foram apresentados como uma época em que os enredos de games e filmes com esta temática eram tão misteriosos quanto um ninja no escuro da noite. Lendo aqui hoje manual nacional do game, sinto como se ele me transmitisse a nítida impressão de que estamos um verdadeiro tesouro do passado: "Shinobi" traduzido do japonês como "Segredo" ou "Discrição", esse termo descreve uma das habilidades mais icônicas do nosso herói, Joe Musashi, o Mestre Ninja. Mas quem é de fato Joe Musashi? Ele não é apenas um ninja comum, ele é o Mestre Ninja, com mãos e pés letais que se equiparam a shurikens, espadas, nunchakus e outras armas mortais. Ele é também um agente secreto do governo, convocado sempre que o destino das nações está à beira do abismo. Sim, estamos falando de um ninja que faz malabarismos entre sua vida nas sombras e sua vida como herói nacional (E sabe Deus o que mais ele faz com o restante do seu tempo). É como se Bruce Wayne fosse também o Batman. Imagine só o drama! Sim, esses manuais fazem a gente viajar na batatinha!

Desta vez, em Shinobi, o cumpadi Musashi se vê confrontando o Círculo dos Cinco, uma organização terrorista liderada por, pasmem, cinco ninjas perversos, cujos poderes são tão impressionantes quanto os do nosso protagonista. É, já viu a enrascada que tu vai te meter né? E não para por aí! Adivinhem só, eles sequestraram os filhos dos líderes das principais nações e os espalharam pelo mundo! Uau! É como se tivessem se inspirado em algum filme de ação dos anos 80. E mesmo hoje eu me pergunto: “Pra que tudo isso?”. Bem... Prosseguindo... Cada um dos reféns está sob a guarda implacável de terríveis mercenários assassinos e dos mais sujos especialistas em artes marciais do mundo. Não, você não leu errado. Estamos falando de um jogo em que um ninja é convocado para salvar o mundo, lutando contra vilões sinistros e resgatando reféns indefesos. É basicamente o trabalho dos sonhos de qualquer ninja com um senso de justiça bem afiado e muito tempo disponível pra gastar com “bobagens”.

E, claro, não seria um jogo de ninja sem algumas missões que o manual nos fazem crer que são épicas. Musashi, sim, Musashi terá que realizar cinco missões, cada uma delas mais desafiadora que a anterior (Verdade! O game tem isso mesmo). Resgatar reféns, repelir capangas do Círculo dos Cinco e derrotar os líderes dessa organização é a tarefa da hora. Os poderes estão todos com eles, mas Joe Musashi não é um ninja comum. Com suas shurikens, ele vai abrir caminho para a vitória e até mesmo ganhar a ajuda da tão misteriosa "Magia Ninja", é meu amigo e minha amiga, vá logo treinando aí aquelas paradinhas com os dedos que você tentava (Eu sei que você tentava) imitar do “O Incrível Ninja” porque você vai ter que se virar no Jiraiya. Portanto, caro leitor, prepare-se pois este não será apenas o trabalho mais duro de Joe Musashi, mas o meu também em estudar, a analisar e escrever um texto caprichado sobre esse game. E assim como o destino das nações está nas mãos de um ninja habilidoso e destemido, estará a árdua tarefa de trazer para vocês, o máximo de conteúdo possível. Então, vista seu traje de ninja virtual, ou faça uma pipoquinha bem dotoza e prepare-se para embarcar em uma aventura clássica que desafiará suas habilidades e seu senso de humor.

Desmontando um Clássico: A Jornada pelos Segredos do Game

Agora que encerramos aqui o "lari lari" da parte não-destrutiva do jogo, é hora de embarcar em uma aventura pelo intrincado mundo dos códigos de programação deste maravilhoso título de Master System. Vamos analisá-los um por um, porém, começando pelos mais simples e avançando até os mais desafiadores. Acredite em mim, eu até mesmo me segurei para não sair em busca desses códigos internet a fora, porque eles são como uma rara espécie no universo dos games.

Antes de mergulharmos de cabeça, uma observação importante: Os códigos que vamos explorar foram testados com sucesso no emulador Fusion364 (aquele que você pode BAIXA AQUI. Prepare-se para descobrir os segredos que estão por trás da magia do jogo:

00C06C:0A = O nosso medidor de vida atual;

00C06D:0A = E o medidor de vida máximo;

00C07A:06 = Ah, as preciosas vidas;

00C1CF:30 = Invencibilidade passiva (você precisa levar um tapa antes de brilhar);

00C1D4:40 = Invencibilidade passiva (sem precisar levar tapa, você é a estrela);

00C1C0:0C = Levitação nível 001/002 (porque flutuar é essencial);

00C65C:85 = E mais levitação nível 002/002 (sério, flutuar é a chave para o sucesso);

OBS: Precisa ligar os dois códigos para que a levitação funcione sem problemas

00C1C9:FA = Salto de ascendência infinita. É um código que não tem lá muito valor, ao menos não consegui ver uma utilidade relevante para ele;

00C71E:00 = Permite saltar para a área mais alta sem elevar a câmera, mas ele buga algumas coisas no cenário;

00C0A6:XX = Define o tipo de arma para combate corpo a corpo, sendo que você deve substituir o “XX” por:

00 = Ataca com socos:

01 = Espada:

02 = Nunchaku:

03 = De acordo com o manual do game, estamos falando da lendária "Corrente Manrikugari". Sim, você leu direito. Imagine-se enfrentando inimigos com uma corrente. Não é exatamente a escolha mais convencional, mas quem se importa? No mundo dos games, tudo é possível!:


OBS: Se adicionarmos mais valores, a diversão só aumenta! Por exemplo, o valor 04 fará com que seu personagem, mesmo estando em pé, se agache para atacar com o pé. Isso é o que chamamos de "combate inusitado". Quem disse que lutar precisa ser sério o tempo todo?

00C0A7:XX = Este código é o segredo para mudar o tipo de arma para ataques de longa distância. Substitua o "XX" por:

00 = Shurikens - A força inicial com a qual seu personagem começa. São como estrelinhas ninjas, uma escolha clássica.

01 = Shurikens+ - Um nível acima das estrelinhas anteriores, mas ainda na forma de Shurikens. Mais pontiagudas, mais poder!

02 = Facas - Mais forte do que as Shurikens. Agora você está arremessando facas excelentes para fatiar inimigos.

03 = Bombas - Mais forte do que uma faca, essas bombas vão causar estragos.

E aqui está o truque para as bombas: Se você estiver deitado, elas se tornam bombas-relógio, explodindo depois de um tempo ou quando um inimigo se aproxima delas. Ou seja, eles olham e perguntam - “O que é isso” – E a resposta é - “Caboom”.

04 = Pistola - Agora você está falando sério! Dispara projéteis que atingem inimigos e até certos tipos de veículos.

Agora, uma observação importante: Se você continuar mexendo nesses valores, o jogo pode ficar... digamos, um tanto quanto "bugado". Mas, ei, quem se importa?

Regra básica sobre como usar a Magia Ninja (“O Caminho da Magia Ninja”):

1) Termine com sucesso uma fase de bônus - Eureka! Você desbloqueou a habilidade de usar a magia ninja;

2) Derrote 10 inimigos - O ícone mágico começa a piscar, indicando que a magia ninja está pronta para ser lançada;

3) Após isso, aperte e segure o Botão 2, e quando seu ninja estiver pronto, pressione o Botão 1 - Prepare-se para a explosão de poder.

Os Truques por Trás do Poder: A magia ninja é o segredo que todo guerreiro quer dominar, e encontrar estes códigos se mostrou tão difícil quanto um ninja na vida real procurando dominar esses “poderes”. E aqui é onde você, que está cansado de seguir as regras, entra com as trapaças.

00C000:84 = Ativando Bônus a Bel-Prazer - Com este código, você pode entrar nas fases de bônus sem cumprir nenhum requisito. Adeus, regras chatas.

OBS: Mas lembre-se, para terminar a fase, você precisa desativar o código. “ Seja um Ninja esperto!”

00C690:09 = Magia Ninja Sem Regras e sem Limites - Mate apenas um inimigo após passar com sucesso pela fase de bônus, e a magia ninja estará pronta para ação. Você será um boy ninja mágico em segundos ( ͡° ͜ʖ ͡°)

00C07C:C1 = +IPC Permite usar as magias nas fases SEM cumprir nenhum requisito (Ou seja, não precisa passar de bônus e matar 10 inimigos). Entretanto, é necessário ativar o código quando entrar nas fases e logo depois desativar o mesmo para poder usar a magia. Ele sozinho já permite o uso da magia, entretanto, é necessário...

00C07D:02 = Quantidade de magias

00C07E:XX = Determina o tipo de magia no slot 1 (Slot que será usado)

00C07F:XX = Determina o tipo de magia no slot 2 (Slot que esta em reserva – Não precisa usar este)

00 = Haraquíri (腹切): Se usarmos uma magia de valor “00” o personagem perderá uma vida e reiniciará a fase;

01 = Magia Paralisante: Imobiliza completamente todos os inimigos temporariamente que se encontram na tela;

02 = Magia de Invencibilidade: Faz com que Musashi fique piscando na tela. Durante esse período, nada lhe causará dano, mesmo se tocar um inimigo ou se for atacado;

03 = Magia das Oito Mãos: Com ela você ativa oito sósias de Musashi que voarão pela tela atacando os inimigos que se encontrarem por perto;

04 = Magia do Raio: Elimina todos os inimigos com um raio lançado na tela;

05 = Magia do Esquilo Voador: Permite com que Musashi vôe por um curto período de tempo. A direção do vôo é determinada pelos comandos no direcional;

06 = Magia do Furacão: Cria um redemoinho ao redor de Musashi que cortará em pedaços qualquer inimigo que apareça.

OBS: A magia ninja é poderosa, mas tem um preço: Quando você derrota inimigos com magia, você não ganha pontos para o seu personagem. Parece que apesar da magia ser uma forma eficaz de eliminar inimigos, você sacrifica os preciosos pontos que poderia ganhar através do combate não mágico. Isso nos induz a montar sabiamente um estratagema quando usado essas habilidades e quando confiar em suas habilidades de combate tradicionais para maximizar sua pontuação no jogo. Também vale mencionar que se ultrapassarmos o valor máximo, as magias se repetirão.

Resumo quanto ao uso prático das magias:

Ative o código 00C07C:C1 para liberar o uso das magias sem restrições. Lembre-se de desativá-lo após ativar o código.

Use o código 00C07E:XX para escolher a magia que deseja usar, substituindo "XX" pelo valor correspondente à magia desejada.

Códigos de Acesso Direto a Fases: Estes códigos permitem você ir pra fase que você quiser jogar. Na tela título, basta ligar um dos códigos abaixo correspondente a fase que você quiser jogar e ser feliz.

00C092:00 = Este é o código que o levará de volta à primeira fase, direto da tela de título. Agora, você pode estar pensando, por que começar do zero? Bem, aqui está o truque - esse código também funciona quando você já avançou. Então, se você está na terceira fase e quer reviver a emoção da primeira, basta ativar o código da primeira fase e concluir a terceira. O código te transportará para onde você desejar levando tudo que você conquistou como se fosse um NewGame + no Chrono Trigger, permitindo que você explore a fase inicial à sua maneira;

Agora veja as fases para qual cada código leva:

00C092:01


Chefe Ken Oh: 00C092:02


00C092:03


00C092:04


00C092:05


Chefe Black Turtle: 00C092:06


00C092:07


00C092:08


00C092:09


Chefe Mandara: 00C092:0A


00C092:0B


00C092:0C


00C092:0D


Chefe Lobster: 00C092:0E


00C092:0F


00C092:10


00C092:11


Chefe Ninja Mascarado: 00C092:12

O código anterior leva pro ultimo chefe da game, se prosseguirmos atribuindo mais valores hexadecimais, iremos provocar alguns bugs no game:

00C092:13


00C092:14

Códigos mistos e experimentos bizarros:

00C004:FF = O Grande Botão de Pausa - Este código pausa o jogo instantaneamente, sem a necessidade de apertar o botão de pausa. A pergunta é: por que alguém faria isso quando é mais fácil simplesmente apertar o botão de pausa? Mistérios do mundo dos códigos!;

00C004:00 = Despause Imediato - Este código é o oposto do anterior. Se você acidentalmente pausou o jogo tanto dedando no botão de pause quanto usando o código bizarro anterior, este o despausará. Talvez não seja tão inútil quanto um "chifre em cabeça de marreco," mas ainda assim, é um daqueles códigos que nos fazem questionar por que eles existem.

Life dos chefes:

Ken Oh (00C092:02): Você pode controlar do life do PRIMEIRO CHEFE usando o código 00C33A:04 (Código que elimina o primeiro chefe com 1 ataque). O engraçado na lógica de programação de life ao menos do primeiro chefe, é que ele não reduz a cada vez que é atingido, o chefe começa com valor ZERO de life, e vai aumentando cada vez que recebe um golpe do protagonista, quando o life dele chega em 4 e ele é atingido mais uma vez, ele morre (Voltando a ficar zerado novamente).

Black Turtle (00C092:06): Já o life do SEGUNDO CHEFE começa com valor 08, e conforme ele é atingido, esse valor decai até ZERO que é quando finalmente ele é derrotado. Você pode controlar isso usando o código 00C33D:XX, mas caso queira eliminá-lo com um ataque, basta usar o código 00C33D:01.

Mandara (00C092:0A): O TERCEIRO CHEFE foi o que me deu mais trabalho, não exatamente em dificuldade de encontrar a lógica, mas por ter levado mais tempo pra mapear todos. Utilizando os códigos a seguir...

00C3FA:07 = Mandara 001;

00C3CA:07 = Mandara 002;

00C39A:07 = Mandara 003;

00C36A:07 = Mandara 004;

00C45A:07 = Mandara 005 e Mandara Final;

00C42A:07 = Mandara 006;

...você elimina cada um deles com um único ataque. Existem ao todo 16 chefes + 1 que é o que define se passamos ou não de fase, e todos eles são controlados por 6 códigos, inclusive um dos Mandaras menores utiliza o mesmo código do Mandara final, que é o 00C45A:07. Cada mandara (Tanto os menores iniciais quanto o final) tem a mesma lógica do chefe Ken Oh, ou seja, começa zerado e vai aumentando conforme eles são atingidos. Cada Mandara menor morre quando seu valor chega em 4, e o Mandara final morre quando este valor chega a 8. Para que cada um desses códigos funcione sem problemas, eu elevei todos eles a 7, ou seja, quando um é atingido, o valor registra 8, fazendo assim com que cada um morra. Sorte a minha que 8 é maior que 4 na lógica do game, ou seja, os Mandaras menores morrem com valor 4, 5, 6, 7 e 8, Mas o Mandara maior só morre quando o valor chega a 8. Um amigo me perguntou se daria pra controlar a velocidade de aproximação desses Mandaras menores, infelizmente eu não consegui encontrar esse código pelo simples fato dele não ter variação de velocidade nativo no jogo, se tivesse, com certeza conseguiríamos um código.

Lobster (00C092:0E): O Life do Lobster, QUARTO CHEFE, não tem mistério, a lógica é a esperada mesmo, ou seja, na prática, o life dele começa com valor 08 e a cada vez que é atingido esse valor vai reduzindo até chegar em 00, que é quando ele tomba no caixão. O código para derrota-lo com um único ataque é 00C339:01.

Ninja Mascarado (00C092:12): O life do QUINTO E ÚLTIMO CHEFE (Masked Ninja) pode ser controlado com o código 00C33A:XX, sendo que você derrota cada forma dele simplesmente usando o código 00C33A:08 (Elevado para valor 8 para que cada forma seja eliminada com um único ataque). O life dele começa com ZERO e vai aumentando conforme ele é atingido, cada vez que uma forma dele é derrotada, o life dele é ZERADO novamente (Voltando a aumentar cada vez que é atingido).

A PRIMEIRA forma dele morre quando o life vai aumentando de ZERO para TRÊS;

A SEGUNDA forma dele morre quando o life vai aumentando de ZERO para TRÊS;

A TERCEIRA forma dele morre quando o life vai aumentando de ZERO para TRÊS;

A QUARTA forma dele morre quando o life vai aumentando de ZERO para OITO;

Códigos de Ataques de Longa e Curta distância: Quando estamos afastados de um inimigo e pressionamos o botão de ataque, este executa um ataque de longa distância, como arremessos de shurikens, facas, bombas e etc. Quando um inimigo esta muito próximo do personagem, este executa ataques de curta distância, como socos, espadadas e etc. Todavia, podemos ativar via código fazendo com que o personagem use somente ou ataques de longas distâncias ou ataques de curta distâncias independente de haver ou não um inimigo perto ou longe. Os códigos para manipular isso são:

00C632:00 = Usa somente ataques a longa distância;

00C632:01 = Usa somente ataques a curta distância.

Magia nos Chefes: Quando as Regras se Alteram. O acesso ao uso das magias não é algo simples de se consegui conforme visto anteriormente neste mesmo post, tanto que não podemos usar magias quando enfrentamos um chefe, e sabe porquê?

Aquelas magias não ofensivas, como a de paralisação, simplesmente não têm efeito contra chefes. Parece que os chefes são imunes aos truques mirabolantes. No entanto, há uma exceção interessante. No primeiro chefe, usar magias de ataque faz com que ele perca os braços e recupere vida. Isso é intrigante, mas ao mesmo tempo, cria um dilema, pois a fase não pode ser finalizada, já que o chefe não pode mais ser atingido.

No segundo chefe a magia de paralização paralisa somente os ninjas que estarão na tela. De resto é a mesma lógica do chefe anterior.

No terceiro chefe a magia de paralização não funciona, e magias de ataque paralisam o chefe impedindo de ser atingido, a segunda forma ele simplesmente desaparece por completo.

No quarto chefe é a mesma coisa, e quando usadas magias ofensivas, o chefe inteiro desaparece.

No ultimo chefe nada funciona nele, e as magias de ataque fazem com ele desapareça e, assim como nos demais outros chefes, o jogo não pode ser prosseguido.

Conclusão: Códigos, Ação e Risadas!

E aqui chegamos ao final desta aventura ninja, onde a verdadeira magia se encontra tanto na exploração dos códigos quanto na nostalgia. Enfrentar chefes poderosos de maneira atípica e desvendar segredos desse jogo nos trouxe momentos memoráveis, mas isso foi tão somente a ponta do iceberg. O que realmente fez nossos olhos brilharem foram os códigos como um todo. Quem teria pensado que poderíamos dominar a arte do combate à distância ou corpo a corpo com apenas modificando e travando alguns dígitos? E aqueles truques engraçados, como pausar o jogo instantaneamente (porque quem precisa do botão de pausa, certo?) ou despausá-lo, deixaram nossa cabeça girando tão rápido quanto uma estrela ninja indo em direção a vítima. E, claro, não podemos esquecer a mágica ninja que nos deu poderes incríveis tanto de seu uso quanto na liberdade para usá-los, mesmo que às vezes à custa de alguns pontos. Mas quem se importa com pontos quando você pode voar como um esquilo voador ou criar redemoinhos mortais aonde e quando bem entender?

Em resumo, este game me proporcionou uma jornada emocionante, repleta de surpresas e desafios, e espero que você, caro leitor, caro leitora, tenha compartilhado isso com igualdade de intensidade. Os códigos secretos nos permite dominar cada desafio de forma única e divertida, principalmente quando usamos a imaginação para forçar as regras do jogo, isso é Desconstruir um Game em sua essência. Agora, é hora de pegar sua espada, lançar algumas shurikens e mergulhar novamente neste mundo ninja sempre que quiser. Que a diversão ninja continue e que cada desafio seja uma oportunidade de dar risada e se surpreender.

Links do balacobaco: Se você está ansioso para mergulhar mais fundo no mundo do Shinobi, aqui estão alguns links incríveis que vão te deixar de queixo caído:

Fotos das Capas, Manuais e Cartuchos: Dê uma olhada nas capas estilosas, manuais informativos e cartuchos clássicos deste jogo.

Informações Adicionais e PDFs dos Manuais: Este link é um verdadeiro tesouro no baú da nostalgia Shinobi, incluindo PDFs dos manuais das diferentes versões do jogo.

Cenários das Fases Montados: Quer dar uma espiada completa em cada fase? Este link oferece uma visão panorâmica de todos os cenários, permitindo que você explore cada detalhe das fases sem rolar a tela 1 centímetro se quer.

SpriteSheets do Jogo: Se você é fã de arte pixelizada quadro a quadro, este link é para você. Confira algumas folhas de sprites e gráficos do jogo em detalhes.

The Cutting Room Floor – Mais segredos do Jogo: Este é um verdadeiro baú de jóias secretas! Descubra informações ocultas e curiosidades sobre o Shinobi que você nunca imaginou.

Gameplay Sem Comentários: Assista ao gameplay do jogo sem comentários, mergulhe na ação e relembre os momentos épicos sem mover um dedo no direcional enquanto degusta uma bacia de pipoca no colo.

Até a próxima, Vida Longa e Próspera!

\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário