3 de outubro de 2016

Personagem do Mês de Outubro de 2016

Não sei quanto a vocês, mas a primeira vez que eu joguei Street Fighter II (Ver. SNES World Warrior), eu senti uma vontade tremenda de experimentar outros títulos do mesmo gênero para conhecer, sobre tudo, seus personagens (Eu gostava de ver o que fora imaginado para seus movimentos normais e especiais) e cenários (Eu gostava de observar a atuação da plateia mediante a batalha que se seguia na tela). Todavia, haviam os casos em que eu não tinha escolha, ou jogava qualquer coisa que tivesse a disposição, ou não jogava coisa nenhuma. Em meio a tudo isso, eu topei com vários jogos conhecidos como Fatal Fury e Art of Fighting, eu curtia por demais o World Heroes (Principalmente o JET), todos do Neo Geo, depois eu joguei algumas conversões desses jogos para SNES e Mega Drive, joguei muito os games da série Mortal Kombat, principalmente em suas conversões para Mega Drive e Super Nintendo, todavia também experimentei algumas pérolas bem desconhecidas para uma penca de sistemas, e é aí que entra a temática do quadro de batalha. Vamos continuar nossa leitura? Cliquem no título do texto e vamos lá!
Por mais assíduos e dedicados que pudéssemos ser dentro do mundo dos lançamentos gamísticos, antigamente era simplesmente impossível conhecer e menos ainda jogar todos os títulos já criados, primeiro porque muitos de nós dependíamos de locadoras, e os donos desses estabelecimentos nunca compravam todos os títulos que vinham a vista, seus alvos maiores eram aqueles que os agradavam mais ou os mais solicitados pela freguesia. Comprar tudo já lançado então, fora de cogitação. Além do mais, mesmo que tivéssemos muito dinheiro e quiséssemos comprar tudo, nunca conseguíamos ter acesso a todos eles, pois alguns jogos bem desconhecidos não tiveram uma abrangência muito dedicada de divulgação e pontos de venda, em outras palavras, haviam lançamentos que passavam desapercebido por nós por diversas razões, quer sejam por desinteresse ou ignorância das revistas de games ou por certos jogos terem meio que se restringido ao mercado japonês. Entretanto, haviam aqueles que se arriscavam num título que nunca ouviram falar mesmo correndo o risco de serem enganados pelas capas desses jogos, e já que estamos falando de capas de jogos, vou aproveitar para deixar três vídeos do Velberan para vocês saberem um pouco mais sobre capas de jogos.

Curiosidades sobre Capas de Jogos #1:


Curiosidades Sobre Capas de Jogos #2:


Curiosidades sobre Capas de Jogos #3:

Hoje, porém, com as facilidades proporcionadas por uma coisa chamada Internet, e outra chamada Emulação, finalmente temos maiores possibilidades para acessarmos quase tudo, digo quase porque ainda é um pouco complicado montar uma biblioteca com todos os jogos, eu mesmo há vários anos comprei alguns CD’s com a ROM Set de Super Nintendo, o vendedor dizia que eram TODOS OS JOGOS JÁ LANÇADOS, mas a verdade é que não havia tudo, eu tive de completar alguns vários games, muitos deles desconhecidos. A temática para a ENQUETE DO PERSNAGEM DO MÊS DE OUTUBRO DE 2016 se baseou na seguinte lógica: Visando a redescoberta de vários mundos novos dentro de franquias antigas, a personagem a representar a nossa comunidade Retro-Gamers Brasil no mês de Outubro vem com a missão de estimular essa descoberta trazendo consigo informações sobre esses games pouquíssimos conhecidos e uma oportunidade para brilharem um pouco visto que elas foram privadas disso na época do lançamento de seus jogos.
Karina Toyota (Asuka 120% Burning Fest): Karina Toyota é uma personagem do game Asuka 120% Burning Fest, um jogo de luta japonês (Originalmente de 1994) pertencente a uma série produzida pela Fill-in-Cafe com publicação e distribuição pela FamilySoft e Kodansha para os sistemas FM Towns, X68000, TurboDuo, PC-Engine, Sega Saturn e PlayStation. Ao mesmo tempo que Karina, pertencente ao Clube de Biologia a qual frequenta, é amiga da protagonista do game, a Asuka Honda, pertencente ao Clube de Química, ambas também são rivais. Nota-se que o clima de disputa entre ambas já parte meio que forma ressaltada devido ao sobrenome das duas garotas: Toyota e Honda, grandes e conhecidíssimas montadoras de carro.
Karina luta com a ajuda de um sapo e é uma das que possui a maior capacidade apelativa do game.

Makendo/Hikari Tsurugino (Makeruna! Makendo 2): Desenvolvido nos estúdios da Datam Polystar pela Success e Fill-In-Café, Makeruna! Makendou 2: Kimero Youkai Souri é um jogo originalmente lançado no dia 17 de março de 1995 para Super Famicom que traz como protagonista a garota com poderes mágicos chamada Hikari Tsurugino
Baseado no anime Makeruna Makendou, o game é de boa qualidade e traz o humor como elemento predominante numa jogabilidade repleta de golpes estranhos, sua protagonista, Hikari, é considerada infantil e tapada, o que acrescenta mais ao humor do game.

Kaori Yanase (Variable Geo): Apresentando uma boa jogabilidade e gráficos bem feitos, Super V.G. ou Variable Geo é um jogo de luta publicado pela TGL em 1995 para Super Nintendo. Uma de suas personagens é a Yanase Kaori, uma garçonete da cafeteria Koohi-Ten e luta na rate do Tae Kwon Do para representar o lugar.

Kaori é a personagem mais inteligente, lutou no tornei anterior contra Jyahana Reimi, mas perdeu. Se querem saber mais sobre esse game e todas as suas personagens, existe uma magnífica matéria sobre este game no blog SNESTalgia escrita pelo meu amigão Soterio Salles.

Liu Yungmie (Fighter's History Mizoguchi Kikkiipatsu e Dynamite): A grande vencedora da enquete foi outra lutadora de Tae Kwon Do, Liu Yungmie, uma personagem feminina que aparentemente não dispensa uma oportunidade para mostrar suas partes íntimas quando desfere seus golpes.

Apesar de ser mal falado, Fighter's History é um game que nos apresenta uma boa jogabilidade, inclusive muito similar a Street Fighter II, tanto que rendeu até processo por plágio parte da Capcom contra a Data East, fabricante do game, o que acabou ajudando a denegrir a imagem desse bom game. Graficamente falando, o jogo até que é razoavelmente bom. Ele foi lançado para Super Nintendo no ano de 1994, entretanto, a verão Arcade apareceu no ano anterior, mais precisamente no mês de Março de 1993.

Os golpes de Liu Yungmie são similares a do Guile do Street Fighter II, por exemplo, o Sonic Boom que ela desfere usando as pernas lembra o golpe especial do americano da Capcon usa os Braços, e ela ainda tem um golpe que lembra bastante o Flash Kick. Na verdade essa é uma das características mais marcantes dessa personagem, a preferência do uso das pernas para o ataque.

Montagem do Quadro de Batalha: Desta vez, comecei a pesquisa pela Kaori Yanase do game Variable Geo. Entretanto, acabei topando com algumas surpresas desagradáveis, a inexistência de Sprite Sheets nos sites especializados em capturas de quadros de movimento. Nem o Spriters-Resource quanto o Sprite Database tem os quadros dela. Quando coisas assim ocorrem, eu expando a pesquisa para outros sites ou através de uma busca direta na Google, ou até mesmo usando uma pequena lista de sites que trabalham com isso. Mas quando tudo falha, o que foi o caso aqui, aí preciso eu mesmo capturar os quadros necessários para a pixel battle art, coisa que consome um tempo adicional que muitas vezes atrapalha a entrega do quadro no dia desejado, mas devido a uma situação muito triste ocorrida recentemente na minha vida, e por ser terapêutico as capturas de Sprites, resolvi eu mesmo encarar a tarefa visto que consigo fazer isso com certa facilidade em jogos de Super Nintendo.

No Spriters-Resource eu ainda encontrei CENÁRIOS enquanto que no Sprite Database além dos cenários, eu achei os quadros da Yuka Takeuchi que eu poderia usar como NPC.

Em seguida eu fui trás da Karina Toyota do game Asuka 120% Burning Fest só para dar com os burros n’água novamente, encontrei somente alguns cenários no site Spriters-Resource, fora que desta vez nem no Sprite Database existia coisa alguma. Então, por se tratar de um game de PSX, resolvi ir atrás de sprites por outras fontes, e foi aí que as coisas se complicaram mais ainda, pois não encontrei nada, então eu tive de Rippar os gráficos dela diretamente do game.

A minha sorte só mudou quando eu fui caçar os Sprites da Makendo 2 do game Makeruna! Makendou 2, encontrei vários quadros dela no site TSGK Captainn:
E por fim, e nenhum pouco menos importante visto que foi a vencedora, temos a Liu Yungmie do game Fighter's History, ou como é conhecido na europa, Karnov's Revenge, sorte que neste caso aqui, eu consegui encontrar os Sprites dela no site Spriters-Resource:

Também peguei um cenário do game Goemon: New Age Shutsudou! e do Taiketsu! Ultra Hero, ambos do Game Boy Advance, e o céu foi extraído do game Battle Moon Wars para PC. A montagem se deu de forma até rápida, primeiro eu quis criar o confronto entre as três para depois inseri-las no cenário que eu faria logo em seguida. O primeiro passo foi pegar um quadro da Yungmie aonde ela ataca para os dois lados ao mesmo tempo.
Em seguida eu decidi quem seria atacada pelos lados, assim, por razões que explicarei mais a frente, decidir por a Kaori Yanase e a Karina Toyota nessas posições...
...e remanescente, nesse caso a Makendo, seria pega na gravata pela Yungmie. Só que nesse caso eu precisei fazer um trabalho minucioso de esquartejamento e separação dos braços da Yungmie para criar uma sobreposição coerente e um braço da Makendo para fazer o mesmo:
Em seguida eu fui montando uma sobre a outra e compensando com a reinserção dos braços de cada uma para criar a coerência até ficar perfeito:
E por fim bastou posicionar as demais integrantes perdedoras da batalha tomando cuidado com o nível do solo e o detalhe final das sombras que foram retiradas do game Street Fighter II:
Agora eu meu objetivo era montar o cenário. Como eu peguei vários arquivos de cenários de games diferentes que apresentavam até uma certa compatibilidade entre si, bastou eu separar os elementos de cada um, reorganizar tentando combinar da melhor forma possível:
Para em seguida começar a montar:
Ao final, comecei a acrescentar os NPC’s, as protagonistas da enquete e outros detalhes do cenário, também deu um corte no céu para comprimir mais as dimensões do cenário.
Resultando no produto final que você viu logo no início deste post. E esperando que tenham gostado do meu simplório quadro de batalha, despeço-me desejando Vida Longa e Próspera.
\\//_

Nenhum comentário:

Postar um comentário