24 de outubro de 2016

Nintendo Switch - Um universo de possibilidades?


E aí, galera? Tudo bem vocês? Esta semana todos nós nos surpreendemos com o que foi mostrando no primeiro trailer da Nintendo apresentando o seu novo videogame, o Nintendo Switch. Primeiro de tudo por ser um console híbrido - tanto de mesa quanto portátil - para em seguida surpreender com as diferentes formas de se usar seu controle padrão. Mas será que você parou por um momento para pensar mais nesta segunda característica? Já imaginou o universo de possibilidades que ela abre? Pensando muito sobre isso ao longo da semana, elaborei um conceito que apresento neste texto. Boa leitura e como sempre digo: espero que apreciem! =D




O NINTENDO SWITCH

O novo console da Nintendo é, para dizer o mínimo, inovador. Jogando com ele à TV, ele é um console de mesa como qualquer outro. Mas assim que você quiser, você pode destacar o tablet do console, que na verdade é um dock, destacar as duas extremidades do seu controle padrão, espetar nas extremidades do tablet e sair jogando, exatamente de onde parou sua partida na TV. Já na rua ao encontrar um amigo, pode convidá-lo para uma partida multiplayer, bastando destacar novamente as duas extremidades do controle, ficar com uma e dar a outra para seu amigo, para assim jogarem com os "mini controles", sem problema algum. Ou ainda se estiver no meio de uma viagem, tal qual mostra o trailer, pode usar os mini controles para jogar sozinho mesmo, com o tablet em pé em uma mesa ou balcão. São muitas formas de se jogar!





Só isso (como se fosse pouco) já torna o Switch inovador e, tal qual diz Juan e seu vídeo sobre suas primeiras impressões do Nintendo Switch, isso o torna muito versátil. Com um pacote básico (console e 01 controle padrão) já é possível jogar com um amigo sem precisar comprar outro controle. Além disso, o console ainda conta com um controle na linha tradicional, que lembra o confortável controle do Xbox One.


Discorrido sobre as principais características e sobre as 02 que mais chamaram a atenção de todos, podemos discutir minha teoria da que pode ser a maior de todas as inovações do console, ou pelo menos a que mais vai trazer possibilidades. E quando digo "possibilidades" eu quero dizer "um mundo de possibilidades"...

CONSOLE MODULAR

O Nintendo Switch é um console que poderá estar trazendo um antigo conceito largamente utilizado outrora pela indústria de videogames. O conceito de console modular. A primeira vez que este conceito foi elevado a um grande nível foi com o Intellivision. Suas expansões poderiam transforma-lo em um eficiente computador completo até para um músico.


E o principal argumento desta proposta era de que ao invés de você precisar comprar outro console nas próximas gerações, bastava atualizar seu Intellivision com novos componentes. Este conceito seria explorado ao máximo no Intellivision III, não fosse o Crash de 1983. No caso do Nintendo Switch, o conceito está ali também.

UM MUNDO DE POSSIBILIDADES: O DOCK

A unidade central do Switch é o tablet. O dock, até o momento da publicação deste texto, tem apenas como função a conexão com a TV, recarregar o tablet e a elevação da resolução do vídeo quando no modo "console de mesa". Mas e se a Nintendo inovar aqui e lançar diferentes tipos de dock? Estas são as possibilidades que imagino neste momento:

- Um dock que eleve a capacidade de vídeo;
- Um dock que eleve a capacidade de processamento e memória RAM;
- Um dock com sensor de movimento por câmeras, como o Kinect;
- Um dock que permita mais controles simultâneos, para ambos os modelos de controle;
- Uma variedade de docks padrão com temas diferentes de cor, estampa, etc.

O dock, por ser um componente auxiliar e não central pode ser customizado. Então imaginar que teremos vários tipos com funções diferentes é algo natural e até esperado. Se a Nintendo trazer este conceito com o Switch, só isso já prolongaria a vida do console por uns bons anos.

UM MUNDO DE POSSIBILIDADES: O CONTROLE

O controle padrão, dividido em 02 componentes independentes + o deck que os reúne em uma peça única é outra inovação. Só isso já permite que diferentes tipos de mini controles possam ser criados e, quando combinados ao tablet, trarão novos recursos. Estes são os que imagino no momento:

- Mini controles com manche analógico maior e com mais precisão;
- Mini controles com botões e gatilhos analógicos;
- Mini controles com acelerômetros ou outro tipo de sensor de movimento;
- Mini controles com câmera e microfone;
- Mini controles com LEDs que mudem de cor de acordo com a ação do jogo;
- Mini controles com vibração estéreo, visando mais imersão no jogo;
- Diversos tipos de mini controle com design e empunhadura diferenciados;
- Uma variedade de mini controles padrão com temas diferentes de cor, estampa, etc.

Imagine quantas combinações de tipos de controle você pode criar jogando no modo portátil! Fora que ainda poderiam lançar 02 linhas distintas de mini controles: aqueles que abusam do design, voltados para jogar combinados ao tablet, e os que trazem novos recursos mas com design limitado ao padrão, para jogar no modo "console de mesa" combinados ao deck do controle padrão. Pensando nesta última ideia, até o deck do controle padrão, que também é um componente auxiliar, poderia ter uma linha de diferentes modelos, com um leque de temas diferentes de cores, estampas, design e funções extras!

Somando este conceito com o dos docks, o Nintendo Switch seria o console mais versátil e cheio de acessórios já feito e com uma vida bastante prolongada, ouso dizer sem exageros.

O QUE O FUTURO TRARÁ?

Esta é a síntese da minha ideia de o que o Nintendo Switch traz de possibilidades, baseado unicamente no que foi apresentado no seu primeiro trailer. Um vislumbre de um futuro muito promissor, se este conceito tiver sido imaginado por seus criadores. E existe uma possibilidade de pelo menos 01 dessas ideias que trouxe neste texto ser verdade. Como pode ser notado no trailer, aparentemente o console não terá sensor de movimento, certo? E isso é mencionado no vídeo do Velberam. E aparentemente, o Switch não será retro-compatível com o Wii e WiiU, ou seja, nada de usar seus controles no novo console. MAS um dos games citados para o lançamento do Switch é Just Dance. Se ele não será compatível com os controles do Wii e WiiU e no trailer dá-se a entender que o console não tem sensor de movimento, então algo novo ainda não foi apresentado. Pode ser que em breve a Nintendo apresente um simples controle à lá Wii Remote, mas e se não for isso?

Em março, mês do meu aniversário, teremos um presentão...

Por fim, quero deixar aqui os vídeos que citei dos canais SNESTalgia e Velberan sobre o novo e revolucionário console da Nintendo que, espero, seja tão inovador como imaginei neste texto! Abraços, até a próxima! =D


Um comentário:

  1. Eu gostei do Switch, mas ainda assim eu vejo ele como algo que "corre por fora". E isso não é ruim, aliás é ótimo. Temos Microsoft e Sony fazendo jogos muito "pesados" e temos a Nintendo inovando com outras formas de games, e todos eles muito bons e necessários. Em resumo o que eu quero dizer é que ao que tudo indica, este console mais uma vez não vai competir com os "top de linha", e mais uma vez a biblioteca do Switch, será incrível porém isolada dos demais, assim como acontece com o WII U.
    O fato de ter várias publicadoras apoiando o lançamento não significa que vamos ter ao longo dos próximos 5 anos jogos saindo tanto para o PC, XBOX E PS4 e seus derivados e saindo também para o Switch.
    Mais uma vez a Nintendo vez algo incrível, porém localizado. A tecnologia atual não consegue fazer um tablet ou "super tablet" ter o mesmo desempenho de um console. Se fosse assim, PS4 e XBOX ONE usariam baterias de smartfone e não fontes, além disso seriam bem menores. Afinal de contas, se tablet fizesse o mesmo trabalho de um console a indústria do hardware estaria perdendo dinheiro com consoles.
    O Swicth deve ser incrível mas limitado para jogos AAA.

    ResponderExcluir