30 de agosto de 2017

After Burner 2 (Arcade) homenageado em Star Fox (SNES)?

Não posso ser considerado um exímio jogador de After Burner mesmo porque foi um game a qual nunca me dei realmente bem. Contraditoriamente, já o Star Fox (Principalmente a versão de Ultra64) eu cheguei a jogar de forma intensiva, mas não o suficiente para fechar o jogo. Entretanto, alguém já notou o que estes dois games tem em comum além do estilo? A resposta esta em dois vídeos no Youtube que revelam uma estranha semelhança além do estilo de jogo. Assistam ao primeiro vídeo:

Esta música foi composta pelo talentoso Hiroshi Kawaguchi, compositor de games como Hang-On, Out Run, Space Harrier, Fantasy Zone dentre vários outros. Agora escutem a música da fase Corneria do Star Fox do Super Nintendo composta por Hajime Hirasawa:

Corrijam-me ou me chame de louco nos comentários se eu estiver errado, mas essas duas músicas não são incrivelmente semelhantes? Lógico que as notas não estão na mesma ordem, mas a semelhança é muito forte.
Escrevam sua opinião! Despeço-me de vocês desejando Vida Longa e Próspera...
\\//_

8 comentários:

  1. Ha! Ha! Ha! ... nunca havia escutado as duas juntas assim. De fato há uma semelhança muito grande entre ambas. Homenagem? inspiração, plágio? Nunca saberemos.

    PS: Yoz, que bom que voltou a postar novos ... posts. Com as redes sociais e o Youtube, canais clássicos como o seu acabam sem muitos comentários, mas não pare. Seus textos são sempre muito bem escritos. Caso seu tempo permita, termine a desconstrução do SotN.

    Old-hutter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca saberemos mesmo. :-) Pois é, meu amigo, padece não apenas de poucos comentários mas também de poucas views, mas quando eu criei esse blog, foi como uma forma de realizar uma auto terapia, mas espero sempre contar com você por aqui, Old-hutter

      Excluir
  2. Nunca joguei nenhum dos dois jogos, apesar de conhecer o Starfox. Mas essas músicas são muito boas (e semelhantes também).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro quando ouvi essa do Star Fox pela primeira vez. Foi durante a década de 90, na casa de um amigo que tinha acabado de ganhar o jogo. Lembro que na época foi impressionante assistir aquela abertura.

      Excluir
  3. Não sou músico mas falando como ouvinte eu senti uma semelhança forte tanto na guitarra quanto na estrutura do som variando os graves e agudos. Muito parecidas mesmo. Isso pode ser apenas coincidência mesmo, nem se quer um plágio ou inspiração. Algumas técnicas de composição se repetem entre os músicos, algumas canções ficam datadas por causa disso. Por exemplo, alguns albums dos anos 80, tipo Laura Branigan e Jannifer Rush, trazem faixas que me lembram as músicas infantis da XUXA no início de carreira. Principalmente as guitarras. E uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas existe semelhança. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizia o "V": "Não existem coincidências, somente a ilusão de uma coincidência", mas mesmo assim, concordo com você, talvez seja só coincidência mesmo. HUAHUAHUAHUHUAHUAHUA O problema é que a anos vivemos num mundo em que já se dizia que nada se cria, tudo se copia. Obrigado por sua presença!

      Excluir