17 de junho de 2015

Arte inGame: One's Side - Langrisser II

Olá pessoal!

A obra de arte que escolhi para iniciar efetivamente a nossa coluna "Arte inGame" é uma faixa chamada "One's Side" da trilha sonora do jogo Langrisser II lançado para Mega Drive.

Antes de tudo, convido-os a ouvirem e se deixarem levar por esta música através do link que compartilho com vocês logo abaixo.




Langrisser II é um jogo de estratégia. Nele, controlamos generais e seus soldados mercenários para derrotar unidades inimigas ao longo de diversos mapas que, em alguns casos, podem levar mais de uma hora para que sejam concluídos.


Portanto, assim como o xadrez, é um jogo em que paramos para pensar com alguma frequência em nossas ações já que qualquer erro pode nos levar a um Game Over, ou comprometer toda a estratégia que tínhamos estabelecido anteriormente. E isso favoreceu muito para que esse fosse um dos games que mais permitia que música rolasse de fundo enquanto pensasse no que fazer.



Essa música que escolhi, que já aparece no primeiro cenário, é uma das melhores do jogo inteiro e me fez parar de pensar no que fazer naquela batalha somente para ouvir algumas vezes seu loop. É um dos movimentos mais bem compostos de toda a trilha sonora.



Caso tenham se deixado levar por ela como propus ao início da postagem, provavelmente sentiram logo ao início um certo sentimento de urgência. Esse começo soa como se fosse um chamado a nos colocar de pé. Os primeiros compassos fazem com que meu espírito e meu ânimo se elevem. Não no sentido de um orgulho qualquer, mas numa atitude de não-desistência.




Quando essa primeira parte se encerra (em torno do quinto segundo da faixa) e começa a segunda, há justamente um segundo movimento daquele que se ergueu sem desistir: arrumar suas armas, sua armadura e preparar-se para o combate com seus primeiros passos lentos e sem temor ao seu adversário. Essa preparação vai até mais ou menos o segundo 18; e caminhada lenta rumo ao objetivo adiante vai daí até o 45 aproximadamente. O interessante é que dá para sentir um crescendo nessa parte, quase como se o número de pessoa que fosse se erguendo nesse trecho maior e se preparassem fosse cada vez maior.



E então temos as partes que mais me seduzem nessa música à sua esfera, mas que só tem seu sentido pleno com o restante que vem anteriormente. Nos cinco segundos entre o 46 e 50, há como que uma nova motivação: não mais para caminhar, mas para avançar e correr contra aquilo que se coloca diante de nós. E os outros cinco segundos (do 51 ao 55), tratam justamente desse encontro com nosso adversário, como o momento em que espadas se chocam várias vezes em um combate que acaba de iniciar.



E a música termina aí, reiniciando desde o seu primeiro segundo com seu loop. Dando certa impressão de que mesmo caídos várias e várias vezes, ainda assim haveria ânimo para ficar de pé e seguir em frente rumo à realização dos objetivos e enfrentamento de obstáculos.




O contexto aqui é irrelevante porque estou justamente "retirando" um elemento estético do jogo para analisá-lo fora dele. Tudo isso que descrevi é o que experimento a despeito do jogo. Mas, claro, ela tem a ver com essa situação quando estamos simplesmente jogando Langrisser II e não nos deixando levar pela sua bela trilha sonora. Por isso acho que vale a pena comentar para demonstrar também o primor do trabalho do compositor Noriyuki Iwadare.



Essa música toca naqueles momentos em que nós (e nossos generais com seus mercenários) estão em uma situação complicada e, repentinamente, um novo turno traz aliados para nós! Assim que os aliados chegam, essa música começa a tocar e ela, claro, nos motiva a continuar tentando vencer os desafios que enfrentamos no momento. A presença de novos amigos renova as forças e nos impele a não desistir.



Se não provaram esse game ainda, recomendo fortemente. Juntamente com Shining Force II, foi o primeiro jogo de estratégia que experimentei e virei fã do estilo a partir deles (sendo até hoje minhas séries favoritas). A trilha sonora desta versão de Mega Drive (presente em todas as outras adaptações) é apenas um de seus pontos fortes.




É isso que queria compartilhar com vocês hoje!

Até a próxima postagem!

6 comentários:

  1. Mais de uma hora pra concluir?! O_o Putz! Não imaginava isso! O único game de Mega que eu lembre agora que chega leva um tempo tremendo só para terminar uma batalha é o Master of Monster, alí creio até que se necessite de uma tarde inteira.
    ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Curiosamente é a mesma média de tempo que levo em cada batalha de Shining Force. É até pouco porque em outros jogos de estratégia mais hardcore eu levava bem mais do que isso. hahahaha

      Em Langrisser, esse tempo aumenta se você ficar caçando todos os itens e locais secretos pelo mapa e buscar cumprir as missões certinho e matar todo mundo (ou proteger todos os civis em algumas delas). Isso exige constantes recomeços inclusive caso faça alguma besteira. hehehe

      Excluir
  2. Eu preciso jogar Langrisser, consegui uma versão em inglês do PSX, mas ainda não tive tempo hábil para apreciá-la como se deve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Langrisser IV do PSX é bem bacana cara, mas não chega perto do Langrisser II na minha opinião. Vale a pena pelos finais diferentes, pela possibilidade de se casar com algumas das heroínas do jogo, a trilha sonora e basicamente isso só. hahahaha Ele é bem fácil e acaba bem rápido também. Bem diferente dos primeiros jogos. hehe E o sistema de combate e tal é ligeiramente diferente: leva um tempo para acostumar. Mas vale a experiência, sem dúvida!

      Excluir
  3. Essa música é contagiante mesmo, uma das minhas preferidas, ao lado dos temas das duas primeiras batalhas e da música do Leon. Eu chamo essa música de "música da Cherie/Sherry" por ela tocar pela primeira vez no Der Langrisser na primeira aparição dela, e ser a música que toca para o inimigo quando você enfrenta ela quando "vira a casaca".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Nem lembrava desses outros momentos! Realmente são bem marcantes de fato! A Neo Holy War é uma das faixas que mais curto ao lado dessa e a do encerramento.

      Excluir