18 de junho de 2015

Estúdio Point of View Lança Protótipo de Sonic X-Theme

Uma coisa que sempre me chamou a atenção foram as versões protótipos de vários jogos de video games, primeiro pelo fato de muitas delas não só as vezes se restringirem a mostrar pequenos elementos que ficaram de fora como também os casos de jogos que são completamente diferentes em sua versão prototipada. A sensação é mais ou menos como se estivesse lendo “O Mundo de Sofia” onde você acaba viajando pela história do modo de pensar do ser humano, ou seja, com jogos é mais ou menos assim, as versões protótipos, alphas, betas e etc as vezes exibem um game tão diferente que, de certa forma, acaba revelando o intuito de como o jogo foi inicialmente planejado. Um desses projetos intrigantes com certeza foi o Sonic X-Theme.


Em meados de 1994 e 1995, a SErvice Games estava tentando emplacar na geração 32 Bits tanto com o SEGA Saturn quanto com o famigerado 32X. Só que essa geração precisava de um jogo da série Sonic para dar continuidade à série principal do SEGA Genesis / Mega Drive, e como esses consoles de 32Bits trabalhavam principalmente com arquitetura poligonal, o que favorecia a construção de uma ambientação tridimensional, nada que mais natural eles saíssem do 2D para se aventurarem no 3D. Na verdade a história envolvendo o desenvolvimento do Sonic X-Theme é tão complicada que chega a dar raiva e até uma certa angústia, a mesma raiva que sentimos quando analisamos os eventos que dividiu SEGA do Japão e SEGA Norte Americana. Eu não vou entrar nessa discussão porque o meu objetivo é apenas divulgar uma notícia, mas para aqueles que tem interesse em saber esse emaranhado de informações, assistam o video a seguir feito pelo amigo Victor Miller Miranda lá do Planeta Sonic onde ele desenrola essa história muito bem:
Nas minhas “navegâncias” pela internet, eu acabei indo parar no site do Sonic Retro com uma notícia do dia 05/11/2015 postada por GENEHF em que ele falava sobre o lançamento deste jogo, assim sendo, pedi para o meu amigo Sotério traduzir o post a qual irei colocá-lo aqui:

Texto original em Inglês no post do site da Sonic Retro traduzido por Soterio Salles:

LANÇADO PROTÓTIPO DE SONIC X-TREME DO POINT OF VIEW

“Liguem seus Saturns, o protótipo de Sonic X-Tremedo Point of View está pronto pra mandar ver.”

“A esta altura, se você acompanha a história de Sonic você deve saber que, jogos não lançados ou protótipos são de certa forma um bom negócio. Desde imagens de um pré-alpha do Sonic 1, ROM dumps ou protótipos para Mega Drive e até materiais um pouco mais novos que pareciam perdidos no tempo (veja a Hidden Pallace que retornou em 2013 e até o protótipo de Windy Valley de Sonic Adventure), nada disso é incomum por aqui.”

“Mas o que há de tão especial nesse protótipo, lançado pelo pesquisador de Sonic X-Treme, JollyRoger? Em seu confuso e desastroso desenvolvimento Sonic X-Treme foi de um protótipo para 32X batizado de Sonic Mars para o Saturn usando a engine 3D de Nights (na verdade uma engine completamente separada batizada de Projeto Condor) e por fim se tornando no mais conhecido estilo visual de "olho de peixe". Todavia antes de descartar por completo o projeto, a SEGA of America ainda fez um último esforço de torná-lo real transferindo o projeto para um estúdio chamado Point of View.”

“O que resulta do vídeo demonstrativo que vemos acima. O usuário do fórum e proeminente pesquisador e guru de Sonic X-Treme, Andrew75 nos conta o quanto esse passo representa acerca do desenvolvimento do game.”
“Pelo que eu compreendo, em um certo ponto do desenvolvimento a SEGA of America enviou para o estúdio Point of View o que havia sido feito de Sonic X-Treme sem o conhecimento do principal programador Ofen Alon e do artista Chris Senn que estavam trabalhando nas engines e fases das versões de Saturn e PC."
Então o Point of View desenvolveu uma ferramenta pra converter o projeto original do SEGA Techinical Institute no código binário usado pelo próprio estúdio que já havia sido usado antes em diversos games e em diversas plataformas como o Saturn, o Playstation, o Nintendo 64 e o PC.”

“Existe muito mais informações no tópico dedicado no fórum e até mesmo no site pessoal do Senn. Porém para aqueles que podem jogar com mídias gravadas no seu Saturn (processo complicado, não tente fazer isso em casa) ou tem como jogar por outros meios, você pode pegar uma cópia da ISO nos links do tópico.”

Fim do texto traduzido.

E é só por hoje, deixo meus agradecimentos ao Sotério pela tradução, e desde já abro espaço no setor de comentários para você que quiser deixar suas impressões ou mesmo se você conhecia ou não essa versão SEGA "Saturnesca" de Sonic - The Hedgehog.
Aos que ficam, me despeço desejando como sempre Vida Longa e Próspera!
\\//_

2 comentários:

  1. Mais uma relíquia do passado há muito desaparecida ressurge das profundezas do infinito!

    Não dá para mensurar o que _Sonic X-Treme_ representa para um fã da SEGA ou de Sonic. Ou até mesmo para qualquer jogador veterano que tenha tido contato com sistemas SEGA lá em meados dos anos 90. O game chegou a ser anunciado! Eu mesmo tenho 02 revistas de videogame de época que mostram _screenshots_ do que seria a versão para o mercado.

    Conforme a data do estipulado lançamento foi se distanciando e em seguida o _Dreamcast_ passou a ser anunciado já com imagens de _Sonic Adventure_, muitos, como eu mesmo, imaginamos que _X-Treme_ tornou-se um projeto tão grande e tão avançado que foi transformado em _Sonic Adventure_, para rodar no então absurdamente avançado hardware do _Dreamcast_. Então era normal se pensar que _Sonic X-Treme_ finalizado era na verdade _Sonic Adventure_.

    Até começarem a aparecer vestígios do protótipo original, que o distanciaram drasticamente do _SA_.

    Eu defendo e crio o título de "*_sotwarearqueologia_*" para esses casos, onde "pesquisadores" vasculham a internet e mesmo os computadores antigos de uma empresa em busca de relíquias em software perdidas no tempo. Protótipos, versões alpha, beta, backup de alguma arte usada no game tal, um som gravado em fita que foi usado ou seria usado na composição da trilha sonora de um jogo, etc.

    E o cara que estuda e procura por esses vestígios o faz tal qual um arqueólogo faz com um artefato antigo: visita lugares do mundo todo seguindo pistas e evidências, cataloga tudo o que encontra e o monta em um grande "quebra-cabeça" que é a história do artefato e onde ele se encaixa na História, investiga informações... Tudo, só que em meio virtual.

    Muito bom o texto, parabéns! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença, Glefferson. Se eu pudesse ter algo em mãos com certeza seria o beta de Phantasy Star IV ISSO se realmente existir um, o que eu acho pouco provável...

      Excluir