14 de julho de 2015

Personagem do Mês de Julho/2015 – Koopa Troopa:

Vilões, o que seriam das grandes histórias se não fossem eles? E o que seria dos grandes vilões se não tivessem seus fieis subalternos que os acompanham em suas cruzadas de vilania mesmo que a casa caia com a vitória do grande herói? Esse foi o princípio que definiu a escolha do personagem do mês para representar a comunidade Retro-Gamers Brasil G+ no mês de Julho, vamos ver como foi a votação e saber um pouco mais dos personagens que participaram?


PS: Leiam até o final porque existem uns avisos interessantes.

Como não poderia ser diferente, houveram quatro participantes que iriam disputar na enquete, Zinger da série Donkey Kong, Os Fantasminhas dos jogos Pac-Man, Metool, aquele antagonista subalterno dos jogos da série Mega Man) e, por fim, Koopa Troopa, o mais injustiçado de todos os antagonistas dos jogos da série Mario:

Zinger (Donkey Kong):
Em ultimo lugar na enquete, com somente 11% das votações, esta Zinger dos jogos da série Donkey Donkey Kong, uma espécies de insetos himenópteros, apídeos que vivem na ilha de Donkey Kong e infernizam a vida do nosso gorila favorito dos video-games.


Conforme indicado na aparência desta criatura, vê-se logo de cara que os Zinger’s não são abelhas comuns (Ao menos eu nunca vi abelhas com ferrões nas costas ^_^), seus múltiplos aguilhões o tornam quase invencíveis, a não ser que lhes sejam arremeçados algo com algum outro método de ataque, excetuando-se os Zinger’s escarlates a qual nada consegue detê-los.

Fantasmas (Pac-Man):
Em segundo lugar estão os fantasmas dos jogos da série Pac-Man, entretanto, muito embora eles viessem em 4, isso rendeu somente a posição de prata na enquete com somente 20% dos votos.


Ao contrário do que muitos possam imaginar, e eu dedicarei um texto sobre isso futuramente aqui no Desconstrutor, é que cada fantasminha possui sua própria denominação e característica. Blinky, por exemplo, age de forma perseguidora procurando a rotas mais curtas para alcançar Pac-Man. Enquanto que Pinky, faz o papel estrategista, ele assume a postura de um emboscador a fim de pegar Pac-Man através de rotas não tão claras. Já Inky, parece sofrer de um caso de bipolaridade, é quase impossível prever sua rota. Por fim, temos Clyde, que se move completamente ao acaso e considerado o menos ameaçador do quarteto.

Metool (Mega Man):
Basicamente um símbolo supremo nos jogos da série Mega Man, os Metool’s são robôs que usam capacetes “indestrutíveis” cujo o tamanho é desproporcional ao resto de seu corpo, e devido a esta propriedade, ou seja, por ser imune a basicamente todas as armas de Mega Man, os Mettol se esconde por de baixo de seus capacetes de construção esperando o momento certo para atacar. Mas mesmo assim, isso não foi suficiente para alcançar o primeiro lugar nas votações, todavia, com os seus 32% de votos, conseguiu chegar em segundo lugar.


Conforme mostrado na imagem anterior, existem também outras variações deste ser mecânico. Todavia, a mais clássica e conhecida de todas são as pequenas.

Koopa Troopa (Série Mario):
E o grande vencedor com 37% dos votos, temos Koopa Troopa, um dos mais icônicos subalternos dos jogos da série Mario.


Criados por Shigeru Miyamoto, os Koopa Troopas, inicialmente chamados de Shellcreepers, são uma constante presencial nos jogos da série Mario desde a sua primeira aparição no jogo Mario Bros para arcade em 1983. 

Fan Art do Koopa Troopa Criada por Lemonzio

Como parte do exercito de Bowser ao lado dos também icônicos Goombas dentre outros, os Koopa Tropas podem vir em várias cores, mas as mais conhecidas são verde e vermelho, sendo que alguns podem até voar devido a suas asas. Na versão de Super Mario World para Super Nintendo, as tartaruguinhas passaram por mudanças em seu design, agora elas caminham sobre duas pernas, usam calçados e podem ser expulsas de seus cascos.


Na versão Paper Mario encontramos os Koopas Troopas amigáveis aos quais habitam em suas próprias cidades. Eles também aparecem na série Mario Party como NPCs (inglês: non-player character = Personagens Não Jogáveis) e passam a ser jogáveis em alguns dos jogos da série Mario Kart e outros de esporte com Paratroopas.



Suas derradeiras aparições foram em Mario Kart 7 (personagem destravável), em Mario Party 9 como um personagem novo, como inimigo no New Super Mario Bros U para Wii U, e, por fim, no recente Mario Maker de 2015.
Agora vamos ao Making-of do quadro de batalha.

Bem, desta vez eu usei algumas idéias do Sotério Salles em que ele sugeriu para que eu fizesse o Koopa Troopa com uma estrela de invencibilidade do Mario e o Zinger levando um tapa de um mata mosca. Com base nessa premissa, fui atrás dos sprites do mata moscas no Mario Paint (Sugestão dele também), mas acabou não dando certo devido ao tamanho do dito cujo (mata moscas). Aliás! Aprendemos que em inglês, mata moscas pode ser Swatter ou Flyswatter e como não encontrei sprites e nem pixel arts disso, eu corri para a busca de imagens de um “Flyswater Clipart” ^_^. Já os cenários eu peguei dos jogo do Mega Man 2: The Power Fighters para Arcade, mais precisamente o cenário Pharoah Man's Tomb capturados pelo Gussprint.


Conforme mostrado na imagem anterior, eu separei os elementos e os re-trabalhei um por um, mas um detalhe interessantes neste cenário é que eu capturei a lua do QuackShot, modifiquei toda a paleta de cor para se parecer com a lua original do cenário do Mega Man e depois redimensionei seu tamanho para melhorar a compatibilidade. Agora vamos aos protagonistas e platéia:



Após coletar, selecionar e separar todos os sprites dos protagonistas da enquete e seus NPC’s, que no caso foram escolhidos personagens das franquias aos quais eles pertencem, eu fui posicionando cada um em seu lugar tentando obedecer o melhor possível as regras de profundidade com base com base no tamanho de cada um deles resultando na imagem a seguir:


E assim nasceu o quadro de batalha do personagem do mês de Julho na Retro Gamers Brasil G+. Mas antes de encerrarmos aqui, dêem uma olhada no gif animado a seguir:



E agora assistam ao vídeo:



A dica foi do amigo Douglas Arakaki lá do G+ e se chama “Pac Man Ghost Light USB Powered Multi-colored Lamp” uma luminária de mesa com a temática dos fantasminhas do Pac Man que tem como características:

- Conexão via cabo USB e Micro-USB (Incluso)
- Alterna entre 16 cores diferentes
- Modo ''festa'' no qual ele muda de cor de acordo com a batida da música
- Modo ''Disco'' para festas

À venda no site Amazon por $36.79 dólares.

E para finalizar, a pedido de um amigo, gostaria de divulgar aqui o grupo "Aperte o Start", dêem uma passadinha por lá pra curtir seus posts.

E por hoje é só pepepepepessoal ^_^ Vida Longa e Próspera à todos!
\\//_

2 comentários:

  1. DesbDesnecessário dique eu como um fã de Rockman estava torcendo pelo Mettol e seu capacete indestrutível Kkkkkkkkkk zer

    ResponderExcluir