28 de maio de 2015

Screentendo, mas apenas para o Mac OSX

Ontem mesmo, enquanto saía do trabalho no final do dia, vi uma jovem mãe levando seu filho que, por sua vez, carregava em suas mãos um boneco de um desses desenhos novos que eu não conheço justamente por eu não assistir mais Televisão. Mas era interessante ver aquela criança porque ela brincava de uma forma muito entusiasmada, despreocupada e repleta por frutos da imaginação, tudo porque por onde ela passava aquilo se tornava cenário para a atuação de seu brinquedo; janelas, carros, muros, tudo era palco de uma batalha nascida na fértil mente infantil daquele jovenzinho, e isso automaticamente me remeteu a momentos bem antigos em que eu mesmo fazia isso com meus brinquedos, concluindo que, independente do tempo, certas coisas jamais mudam. Mas o que isso tem a ver com Screentendo?

Que tal transformar a logomarca do Google em uma fase jogável de "Mario"?
^_^

Por acreditar nessa imutável essência da infância, as vezes penso que elas jamais se acabam, mas permanecem adormecidas em nosso ser mesmo quando alcançamos a idade adulta. Por vezes quando vejo uma garotinha brincar, acabo comentando, por brincadeira,  a seguinte coisa com a minha esposa:

- “Porque você não sai pulando como essa menina?”
Seu olhar repreendedor dirigido à minha pessoa logo desaparecem quando acrescento:
- “Aposto uma Pataca como você era assim quando tinha essa idade!”

Seu semblante logo muda quando não apenas sua mente, mas como a minha também mergulham em recordações áureas de um tempo que não volta mais. Entretanto, o que você faria se tivesse, mesmo em idade adulta, a oportunidade de fazer essas brincadeiras sem correr o risco de se tornar um completo ridículo aos olhos daqueles que o cercam? Claro que NÃO da mesma forma como eu, você ou aquela criança fazia naquele instante, mas de uma forma mais sutil simplesmente transformando os objetos exibidos na tela do seu PC em elementos de uma fase do game do Mario através de uma semitransparente janela que você ajusta manualmente?
Não entenderam? Assista ao vídeo do Screentendo em ação para entender:


Este foi o engenhoso princípio NÃO instalável criado por Aaron Randall que descreveu seu trabalho como sendo um “'hack conceitual”. Os usuários de Mac agora podem transformar as telas de seus PC’s (Ou apenas parte delas se quiserem) em fases jogáveis de plataforma baseadas em Super Mario Bros. Resumindo o processo, o aplicativo captura a imagem sob sua área de abrangência e, fazendo uso de vários filtros, cria um mapa quadriculado com áreas brancas e escuras, as áreas escuras se tornam tilesets que montam o cenário enquanto as demais se tornam espaços vazios para o personagem caminhar.

Infelizmente, o aplicativo não possui suporte para o Windows

Mas como eu uso isso?
Simples até de mais! Basta você abrir o aplicativo definindo uma área de abrangência sobre os objetos da tela de seu Mac e esperar que a “mágica” se faça sozinha em questão de instantes com esses objetos se convertendo em tiles do jogo do encanador bigodugo, e por fim, o personagem aparece na tela para que você possa jogar com ele. Claro que o jogo não possuirá inimigos, mas você pode se divertir por um tempo quebrando todos esses blocos. O link tanto para a explicação do funcionamento assim como o download esta disponível no Blog do próprio Aaron Randall que você acessa bastando clicar AQUI ou AQUI caso possua o CocoaPods instalado em seu sistema.

E por hoje é só, despeço-me de vocês desejando Vida Longa e Próspera.
\\//_

2 comentários:

  1. Isso lembrou que da mesma forma,o MUGEN serve para você trocar os velhos bonecos e juntar muitos dos seus personagens favoritos em um imenso jogo de luta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o MUGEN, eu mexi pouco nele, mas joguei bastante coisas feitas pra ele...

      Excluir